sexta-feira, 16 de novembro de 2018

PRIMEIRO PLANO - Prof. Leunam Gomes (*)

Hoje, logo após as comemorações do aniversário da Luciene, minha irmã e afilhada, cinco das sete irmãs embarcarão para as festas natalinas em Gramado.

As outras duas já estiveram lá. Aí na foto, estamos todos os irmãos no casamento de Laíza e Pedro Barroso. Uma raridade, um encontro de todos no mesmo local.
Herculano Costa, um dos maiores conhecedores do Padre Arnóbio Andrade, conviveu com ele no Instituto dos Oblatos Diocesanos, em Sobral. Os estudos sobre sua beatificação estão em andamento.

Tive também a oportunidade de conhecer bem o Padre Arnóbio, tanto como Professor de Latim quanto como Diretor Espiritual, no Seminário de Sobral.

A propósito de Herculano Costa, vai sair brevemente o seu livro de lembranças de Meruoca e Sobral. Será indispensável aos estudiosos de Geografia, História e Sociologia da região.

Será dia 28 de novembro, a participação do escritor Mailson Furtado Viana no encontro Tapioca Amiga, promovido mensalmente pelo betanista Juarez leitão, em Fortaleza.








Em seu apartamento, reúne os grandes nomes da Literatura Cearense. Recebi dele a missão de convidar e apresentar aos convidados o ganhador do Prêmio Jabuti, que tem merecido muitas homenagens. (foto)
O Centro de Desenvolvimento Humano está estruturando, com base na Educação Biocêntrica, uma excelente proposta de Jornada Pedagógica para os municípios.

Será um forma concreta e prática de prepara os professores para que acolham e mantenham, durante o ano letivo, uma relação mais humanizada com suas turmas.

Os tempos são outros e não dá mais continuar com a metodologia baseada na rotina em que tudo é repetido no dia seguinte na sala de aula. Na sala de aula, a rotina é não ter rotina.

É a tal rotina que leva professores a dizer que detestam a sala de aula. Como serão as aulas de quem detesta o que faz?

Neste sábado, em Guaraciaba do Norte, acontecerá a primeira colação de uma turma de licenciados em Música. A convite, serei o Paraninfo.

A propósito, constatei ontem que foi minha colega na quarta série do Primário, a primeira Médica nascida em Guaraciaba do Norte. Trata-se da Dra. Edilma Saboia Fernandes.

A segunda foi Fátima Fernandes Veras, atual Reitora da UNIFOR. Minha vizinha, na infância.  Ambas, bisnetas da minha primeira professora, Emília Botelho – Dona Milica. 

Acho que um reconhecimento público, da Câmara de Vereadores às duas, seria muito oportuno para destacar o pioneirismo feminino no campo da profissionalização. Bons exemplos.

(*) LEUNAM GOMES - Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário