sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

DE OLHO NA LÍNGUA - Prof. Antônio da Costa (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 19.01.19)

Modelo é substantivo sobrecomum ou comum de dois gêneros?
Para o Dicionário Aurélio e para o Vocabulário Ortográfico da ABL é sobrecomum, ou seja, a forma masculina “o modelo” serviria para homem ou mulher. Já o Dicionário Houaiss considera modelo substantivo de dois gênero: o modelo e a modelo.

A grama ou o grama?
A forma feminina é a relva: A grama do jardim estava bem aparada. A forma masculina refere-se a massa (peso): Comprei duzentos gramas de muçarela. Acredito que a forma feminina (a grama) para massa (peso) está de tal forma consagrada que provavelmente venha a ser aceita em breve.

Um telefonema ou uma telefonema?
As palavras de origem grega terminadas em “ema” são masculinas: o problema, o emblema, o eczema, o teorema, o tema, o estratagema, o telefonema, o fonema, o dilema, etc.

O gambá ou a gambá?
As duas formas são corretas.

Personagem é sobrecomum ou comum de dois gêneros?
Originariamente, personagem era substantivo sobrecomum. A personagem para homens e para mulheres. Hoje em dia personagem é comum de dois gêneros: o personagem (para homens) e a personagem (para mulheres).

O guaraná ou a guaraná?
É substantivo masculino: o guaraná.

Manias da Língua
No duro, no duro, “final” é adjetivo. Tem obrigação de acompanhar o substantivo. É o caso de partida final, placar final, resultado final, capítulo final. Fora isso, é a vez do “fim”: Deseja-se bom fim de semana; Chega-se ao fim do ano letivo; O árbitro anuncia o fim da partida; Daqui a um mês chegará o fim do ano.

“Final” está errado? Não. O Português é língua versátil. Boazinha, deixa que qualquer palavra vire substantivo. Quer ver? Amanhecer é verbo: O dia amanhece antes das 6 horas. Com um artigo na frente, vira substantivo: O amanhecer de Brasília encanta os turistas.  

“Final” tem o mesmo tratamento das outras palavras. Pode ser substantivo, mas mantém o ranço do adjetivo. Melhor obedecer ao lé com lé, cré com cré. Volta pro teu lugar, cara!

“Ouvi-os cantarem” ou “Ouvi-os cantar”?
Quando o sujeito do infinitivo é um pronome átono, ou um substantivo que venha depois dele, o infinitivo fica obrigatoriamente na forma não flexionada. Exs.: Ouvi-os cantar (sujeito pronome átono); Ouvi cantar os pássaros (sujeito depois do infinitivo).

Quando o substantivo sujeito vem antes do infinitivo, este pode flexionar-se ou não, indiferentemente: Ouvi os pássaros cantar (ou cantarem).

Veja outros exemplos: O general mandou as tropas recuar (ou recuarem); O general mandou recuar tropas; O general mandou-as recuar; O inspetor viu alguns alunos sair (ou saírem); O inspetor viu sair alguns alunos; O inspetor viu-os sair.

Time derrotado
“O time adentrou no gramado com ar de vencedor, mas acabou perdendo o jogo”.
Certamente! O verbo adentrar é transitivo direto, isto é, o complemento é sem preposição. A construção correta é: “O time adentrou o gramado com ar de vencedor, mas acabou perdendo o jogo”. Em tempo: “Adentrar ao gramado” também é incorreto.


(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos: (88) 99762-2542 e (88) 98141-2183.



Nenhum comentário:

Postar um comentário