sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

PRIMEIRO PLANO - Prof. Leunam Gomes (*)

Hoje, acontece a tradicional “última novena” da Festa de São Sebastião. Ele é o padroeiro de muitas paróquias. Ipu e Pedra Branca estão em festa neste fim de semana.

De Sobral para Fortaleza, tive a oportunidade de ouvir, ontem, o programa de Luis Siqueira, na Jangadeiro FM. O tema em destaque era a diferença nos preços de combustíveis.

Abasteci em Sobral com o Etanol de 3,79.  Completei o tanque em Fortaleza ao preço de 3,25. É muita diferença. Fotografei para confirmar. A quem apelar? 
Em Sobral, vários betanistas prestigiaram o lançamento do livro dos Sermões do Padre Osvaldo, no Teatro São João. Lotado, mesmo sem a presença do personagem principal.

Padre Zelinhares e Juarez Leitão se destacaram como oradores porque conheciam muito de perto o grande professor de Português.

Em nosso livro AD VITAM, sobre o Seminário da Betânia, está a poesia FAROL DE ALEXANDRIA, que Juarez recitou, em homenagem ao Professor.

Reencontrei os colegas betanistas João Ribeiro, Orion Paiva, Aguiar Moura, Davi Helder, Juarez Leitão e Aloisio Ribeiro da Ponte. E outros de turmas mais novas no Seminário.

Fui presenteado com o livro HISTÓRIAS DE LEVI E OUTRAS, autografado pelo próprio autor Davi Helder Vasconcelos. A apresentação é de Aloisio Ribeiro da Ponte.

E por falar em Betanistas, ainda ressoa em nossos corações o encontro que realizamos em Brasília há uma semana. Ainda hoje, falando com Antonio Martins, referiu-se, encantado, com aquele momento.

Na mesma hora cobrou a realização do próximo encontro de colegas da Betânia. Nas rodas de amigos com que se encontra em Brasília, o tema principal foi a reunião dos betanistas.

Aí o Grêmio Recreativo e Cultural Guaraciabense, de muitas histórias. Ele nasceu o idealismo de alguns cidadãos. Foi construído com a colaboração de inúmeras pessoas. 
É um patrimônio que precisa ser preservado. Foram Sócios de modalidades diversas. Efetivos ou Contribuintes, mas sócios. A relação nominal é uma comprovação de quantos se envolveram.

O título Nº 001, de sócio proprietário era de Antonio Meton Silvano Gomes, de 20/10/1956. Assinado por José Ivan Rodrigues, Secretário; Hipólito Moraes Rocha, Presidente e José Raimundo Gomes Sobrinho, Tesoureiro. Este último, meu pai.

Zelar pelo Grêmio será sempre uma forma de preservar a memória de nossos antepassados. É um patrimônio da comunidade e espaço privilegiado que precisa ser cuidado com carinho.

Com José Abner, estamos escrevendo um livro sobre Guaraciaba do Norte de nossos tempos de crianças. O Grêmio estará lá, com destaque


(*) LEUNAM GOMES Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário