domingo, 12 de abril de 2020

PRIMEIRO PLANO - Prof. Leunam Gomes (*)

Betanistas são denominados aqueles que estudaram no Seminário São José, de Sobral, que ficava localizado no bairro da Betânia. Hoje o prédio é alugado para o Estado.

Ali vem funcionando, desde o seu início, a Universidade Estadual Vale do Acaraú. Lá está a Reitoria da UVA, Pró-Reitorias e vários de seus cursos.

Os Betanistas formam um grupo que preserva, com muito gosto, as melhores lembranças do Seminário. Estive na Betânia como Seminaristas e, depois, como Professor e Pro Reitor da UVA.

Considerando a importância daquele Seminário em nossas vidas idealizei e realizamos uma grande parceria em que 65 ex-alunos escreveram sobre o período em que ali estudaram.

O Projeto resultou na publicação do livro SEMINÁRIO DA BETÂNIA – AD VITAM – 65 DECLARAÇÕES DE AMOR, lançado em 2015. Com a presença da grande maioria dos 65 coautores. (foto)

Os pesquisadores e cientistas brasileiros que foram maltratados e perseguidos em suas atividades, com cortes de recursos para seus estudos, são agora reconhecidos.

Não pelo governo, mas pela sociedade que está vendo a importância dos Estudos, Pesquisas e Orientações que eles estão propondo. Os teimosos e palpiteiros estão perdendo.

Será que estaríamos na mesma situação se os médicos cubanos não tivessem sido expulsos do país pelo governo recém instalado? Agora, estão em diversos países, socorrendo a população.

Os médicos cubanos chegaram aqui vaiados. Conquistaram o respeito pelo trabalho que foram realizando, mas o povo soube reconhecer-lhes os méritos.

Os poetas portugueses encontraram um jeito de ficar em casa, com a realização da Tertúlia Poética que envolve várias regiões, por meio do Facebook.

Na edição de amanhã, às 19 horas, horário de Brasilia, “Iremos ainda para além do Atlântico, até IPU, no Estado do Ceará, no Brasil” com a poetisa Aninha Martins. Parabéns!

A  Professora, Advogada e Escritora Luzirene Sena, de Pires Ferreira, criou o Laboratório de Redação Online com a finalidade de orientar os alunos para as redações do ENEM.

Luzirene Sena foi minha aluna na UVA e, certo dia, me falou de um romance que havia escrito aos quinze anos. Com o nosso estímulo, transformou seu texto num bom livro: A Carmencita. (foto)



(*) LEUNAM GOMES - Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário