sábado, 18 de abril de 2020

PRIMEIRO PLANO - Prof. Leunam Gomes (*)

Este isolamento social tem sido um momento para muito aprendizado, desde que não seja levado para o lado do stress.

É preciso aprender a conviver com a situação, especialmente, sabendo que é a única alternativa de que dispomos, para o bem coletivo. São os cientistas da saúde que orientam.

Para aqueles que se irritam com a própria sombra, será sempre difícil. Reclamarão de tudo, mesmo sabendo que seus gemidos não produzirão efeitos. Só irritar os outros.

Aqueles que reclamam de tudo, tornam a situação mais difícil. Melhor é encontrar alternativas e até extrair algum proveito da situação com leituras, filmes, músicas, exercícios físicos, etc.

O isolamento não impediu que família e amigos celebrassem, dia 16, o aniversário da Professora Ruth Cavalcante. O intercâmbio foi pela internet, numa vídeo/comemoração.

Até o Davi, seu filho que mora no Canadá, participou, com a família, da celebração. O que todos queriam mesmo era manifestar o carinho e respeito à grande criadora da Educação Biocêntrica. (foto)
A Escola “Maria Marina Soares”, de Guaraciaba do Norte, continua a sua experiência de ensino à distância para compensar a ausência dos alunos.

Segundo o professor Fabiano Martins, os resultados têm sido positivos e os alunos estão, de fato, participando e dando retorno.

Imagino que, se bem conduzidos, programas radiofônicos poderiam ser muito importantes para o apoio aos alunos de Educação de Jovens e Adultos.

Nas décadas de 60 e 70, o rádio era usado, nas dioceses do norte e nordeste, para alfabetização de adultos, por meio do MEB – Movimento de Educação de Base. Foi lá que eu comecei, em 68.

É lamentável que muitas pessoas estejam, por puro exibicionismo, fugindo do isolamento, achando que de nada serve. E com isto levam o vírus para casa ou para a rua.

Muito triste e lamentáveis os pronunciamentos do novo Ministro da Saúde e do Presidente do Banco Central, com suas discriminações em relação aos idosos. Idosos não serão preferenciais.

Para eles, os idosos darão prejuízos, num processo de escolha entre mais novos. Esquecem que todos contribuíram com a Previdência, exatamente para as necessidades da velhice.

Muito triste: o mundo inteiro, países ricos, aderem ao isolamento. Aqui, com a desculpa da economia há os que preferem as perigosas aglomerações. Ignorância ou má fé?

“Leunam, você é um professor com prazer. Admiro seu trabalho, li, com atenção, seu livro, sua vivência, atuação no magistério. Teríamos uma escola diferente se seguíssemos suas diretrizes”

Esta foi uma mensagem que me deixou muito feliz, recebida do Teoberto Landim, ex-colega no Seminário de Sobral, atual Presidente da Academia Cearense de Língua Portuguesa.

Na família, mais dois aniversários, nesta semana: a irmã Neiva, (foto) dia 13, e o primo Padre Luís Gonzaga Gomes Furtado, dia 16.


(*) LEUNAM GOMES - Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário