Cursos de
instituições públicas federais obtiveram os melhores resultados no Conceito
Preliminar de Curso (CPC), divulgado hoje (9) pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O CPC é um dos
principais indicadores de qualidade do ensino superior. Os resultados são
referentes a 2019. Entre os cursos avaliados estão medicina, enfermagem e
engenharias.
O indicador segue
uma escala de 1 a 5. O conceito 3 é uma espécie de média. Aqueles que tiveram
um desempenho menor que a maioria recebe conceitos 1 ou 2. Já os que obtiveram
desempenho superior, recebem os conceitos 4 ou 5.
Ao todo, 1.008
cursos de instituições federais obtiveram conceito 4 e 68 cursos, conceito 5.
Isso significa que 75,7%, ou três a cada quatro cursos avaliados nessas
instituições, estão “acima da média”, com conceitos 4 ou 5.
Entre as
instituições privadas, que são as que concentram mais de 75% das matrículas de
estudantes dos cursos avaliados, 1.068, o equivalente a 31% dos cursos de
instituições com fins lucrativos, e 1.047, o equivalente a 38% dos cursos de
instituições sem fins lucrativos, obtiveram os maiores conceitos.
Educação a
distância
Entre os cursos a
distância, 23,3% obtiveram conceitos 4 ou 5. A educação a distância representa,
no entanto, apenas 2% de todos os cursos avaliados. Considerando somente os
cursos presenciais, a porcentagem “acima da média” foi maior, 42,7% obtiveram
conceitos 4 ou 5.
Indicador de
qualidade
O CPC leva em
consideração diferentes aspectos dos cursos de graduação, como o desempenho dos
estudantes nas provas do Exame Nacional de Desempenho de
Estudantes (Enade) e, no Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem), a percepção dos próprios estudantes em relação ao curso e à
formação dos professores.
A cada três anos,
um conjunto diferente de cursos é avaliado no Enade. São os mesmos que têm o
CPC divulgado pelo Inep. No ano passado, foram cursos das áreas de ciências
agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e
urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde,
produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.
Ao todo, foi o
calculado o CPC de 8.188 cursos de graduação de 1.215 instituições de ensino
superior. Considerando todas as instituições e as modalidades, 22 cursos -
o equivalente a 0,3% - obtiveram conceito 1, o mais baixo; 665 cursos, ou 8%, o
conceito 2; 4.034 cursos, ou 49,3%, conceito 3; 3.255 cursos, ou 39,8%,
obtiveram conceito 4; e, 212, ou 2,6%, o conceito 5, o máximo.
De acordo com o
Inep, além de subsidiar a definição de políticas públicas, os resultados do CPC
são utilizados como critério seletivo ou de distinção em processos de
supervisão e regulação da educação superior; na construção de matriz de
distribuição orçamentária para a Rede Federal de Educação Profissional,
Científica e Tecnológica; e em programas e políticas públicas do governo
federal, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa
Universidade para Todos (ProUni).
(Ag. Brasil)
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