sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Fatos históricos de 12 de dezembro

12 de dezembro é o 347º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 19 dias para acabar 2020.

- Dia Internacional da Criança na Mídia – criado pelo UNICEF – A data foi criada pela UNICEF em parceria com o Conselho Internacional da Academia de Televisão, Artes e Ciências e, desde 1994, é celebrado em vários países.

- Dia Internacional do Heavy Metal.

- Dia do Plano Nacional de Educação - Comemorado no Brasil, conforme LEI Nº 12.102 de 1 de dezembro de 2009.

- Dia Nacional do Despachante Documentalista - Comemoração do Brasil que está oficializada no Ceará pela Lei Nº 14.107, de 29.04.2008 e prevista em nível nacional no Projeto de Lei Nº 773 de 2007, em tramitação no Congresso Nacional brasileiro, para marcar a data da sanção da Lei Nº 10.602 de 12 de dezembro de 2002, que então legislou sobre os despachantes documentalistas brasileiros). 

EVANGELHO (Lc 1, 39-47)

2ª Semana do Advento

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor. 

SANTO DO DIA: Nossa Senhora de Guadalupe 

EFEMÉRIDES

Gustave Flaubert (1821-1880)

627 - Batalha de Nínive: um exército bizantino sob o comando do imperador Heráclio derrota as forças persas do imperador Cosroes II, comandadas pelo general Razates.

884 - O rei Carlomano II morre após um acidente de caça. Ele é sucedido por seu primo, o imperador Carlos, o Gordo, que pela última vez reúne o Reino Franco.

1098 - Primeira Cruzada: Cerco de Maarate Anumane: cruzados rompem as muralhas da cidade e massacram cerca de 20 000 habitantes. Depois de se encontrarem com comida insuficiente, eles alegadamente recorrem ao canibalismo.

1254 - É eleito o Papa Alexandre IV, sucedendo ao Papa Inocêncio IV.

1408 - A Ordem do Dragão, uma ordem monárquica de cavalaria, é criada por Sigismundo do Luxemburgo, então rei da Hungria.

1761 - Nascimento de Joana Angélica de Jesus, EM Salvador(BA). Foi uma religiosa concepcionista baiana, nascida no Brasil colônia, que morreu defendendo o Convento da Lapa em Salvador (Bahia) contra soldados portugueses. Sóror Joana Angélica de Jesus morreu em Salvador (BA), assassinada a golpes de baioneta em 19.02.1822.

1804 - Espanha declara guerra à Inglaterra.

1821 - Nascimento de Gustave Flaubert, em Rouen-França. Escritor romancista, autor de obras como "Madame Bovary" (1857), que o leva aos tribunais acusado de ofensa à moral e à religião; tido como Mestre do Realismo. Morreu em Croisset, França, em 08.05.1880.

1873 - Supremo Tribunal indicia Dom Vital (bispo de Olinda) e ordena a sua prisão.

1877 - Morte de José de Alencar (José Martiniano de Alencar), no Rio de Janeiro (RJ), vítima da tuberculose. Foi jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo. Nasceu em Messejana (CE), em 01.05.1829. Frase: "Só a ignorância aceita e a indiferença tolera o reinado da mediocridade." 

1897 - Inauguração da Cidade de Minas, em 1897, que em 1903 passou a chamar-se Belo Horizonte.

1901 - O físico italiano Guglielmo Marconi testa a transmissão sem fio a longa distância ao enviar um sinal de uma antena na Inglaterra para um receptor no Canadá.

1911 - Deli substitui Calcutá como a capital da Índia.

1913 - O famoso quadro Mona Lisa, do pintor Leonardo Da Vinci, reapareceu num hotel de Florença, Itália, depois de ficar sumido por dois anos.

1914 - Toma posse em Portugal o 8.º governo republicano, chefiado pelo presidente do Ministério Victor Hugo de Azevedo Coutinho. 

1915 - O Presidente da República da China, Yuan Shikai, anuncia sua intenção de restabelecer a monarquia e se proclamar Imperador da China.

1915 - O primeiro avião totalmente de metal, feito pelo alemão Hugo Junkers, voou pela primeira vez.

1915 - Nasceu o cantor e ator Frank Sinatra (Francis Albert Sinatra), em Hoboken, New Jersey (EUA). Morreu em Los Angeles, Califórnia (EUA).  “New York, New York” (John Kander e Fred Ebb) é uma das mais famosas canções interpretadas por Sinatra.

1917 - Toma posse em Portugal o 15.º governo republicano, chefiado pelo presidente do Ministério Sidónio Pais. 

1925 - Os Majlis do Irã votam para coroar Reza Khan como o novo Xá do Irã, iniciando a dinastia Pahlavi.

1930 - Nasceu Sílvio Santos (Senor Abravanel), no Rio de Janeiro(RJ). Apresentador e dono do canal de televisão brasileiro SBT.  Senor Abravanel, menino que mais tarde se tornaria Silvio Santos, nasceu no bairro carioca da Lapa no dia 12 de dezembro de 1930. Seus pais, Alberto e Rebecca Abravanel eram imigrantes, ele da Grécia e ela da Turquia. Juntos tiveram seis filhos, Senor foi o primogênito do casal.

Silvio conta que seu pai queria que se chamasse Dom. Mas no cartório, o nome não foi permitido. Para seu Alberto, Dom era um sinônimo de senhor e ele decidiu batizar seu filho mais velho com uma palavra parecida. Então, o registrou com Senor. Já a mãe Rebecca não gostou, não entendeu e passou a chamar seu filho de Silvio, gerando o famoso nome artístico do apresentador.

Senor cresceu e adotou oficialmente o nome artístico "Silvio Santos"(segundo ele, "Silvio" um nome mais fácil de se lembrar e "Santos", pois eles ajudam) e hoje tem seis filhas. As duas primeiras, Cíntia e Silvia, foram adotadas durante seu casamento com Maria Aparecida Abravanel. Cidinha, como era conhecida a primeira esposa do apresentador, morreu de câncer em 1977.

1935 - O Projeto Lebensborn, um programa de reprodução nazista, é fundado por Heinrich Himmler.

1936 - Incidente de Xi’an: o Generalíssimo da República da China, Chiang Kai-shek, é sequestrado por Zhang Xueliang.

1940 - Nascimento de Arnaldo Jabor, comentarista, ator e diretor brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ).

1941 - Segunda Guerra Mundial: o Reino Unido declara guerra à Bulgária. Hungria e Romênia declaram guerra aos Estados Unidos. A Índia declara guerra ao Japão.

1942 - Segunda Guerra Mundial: tropas alemãs iniciam a Operação Tempestade de Inverno, uma tentativa de aliviar as forças cercadas do Eixo durante a Batalha de Stalingrado.

1945 - Nasceu Wagner Tiso  (Wagner Tiso Veiga), em Três Pontas (MG). Compositor, instrumentista (pianista e tecladista), maestro, arranjador e diretor musical. Autodidata, aperfeiçoou seus estudos, mais tarde, com Paulo Moura.

1946 - É adotada a Resolução 13 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, relativa à admissão do Sião nas Nações Unidas.

1946 - Nasceu o piloto Emerson Fittipaldi  brasileiro, em São Paulo (SP). Bicampeão mundial de Fórmula 1 (1972/74), Campeão Mundial de F-Cart em 1989 e bi-campeão das 500 milhas de Indianápolis.

1949 - Nasceu Ruy Maurity  (Rui Maurity de Paula Afonso), em Paraíba do Sul (RJ). Compositor e cantor.

1953 - Fundado o município de Mucambo (CE). Através da lei estadual nº 2160, de 12,12.1953, foi desmembrado de Ibiapina, tornando-se município autônomo. Foi instalado em 25.03.1955.

1953 - Fundado o município de Ipaumirim. Sua denominação original era Unha de Gato, depois Alagoinha.

1955 - O maior ato de filantropia mundial é feito pela Ford Fundation, que doa US$ 500 milhões a hospitais, faculdades e escolas de medicina.

1956 - É adotada a Resolução 121 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, relativa à admissão do Japão nas Nações Unidas.

1958 - Guiné é admitida como Estado-Membro da ONU.

1959 - O Papa São João XXIII no dia 12 de dezembro por meio da bula Ecclesia Sancta, cria a Diocese de Jales, desmembrada da diocese de São José do Rio Preto e pertence à Província Eclesiástica de Ribeirão Preto. 

1962 - Morreu Pagu (Patrícia Rehder Galvão), em São Paulo (SP). Romancista, poetisa, autora de "pulp fictions" (1944), cronista e correspondente internacional, o mais autêntico símbolo da ousadia e inconformismo artístico e cultural de sua época; "Musa do Modernismo" ou "Musa Antropofágica", acusada de degenerada, presa como agitadora; autora do primeiro romance proletário brasileiro: "Parque Industrial" (1933). Nasceu em São João da Boa Vista (SP), em 09.06.1910.

1963 - O Quênia obtém sua independência do Reino Unido.

1968 - Congresso recusa a licença para processar o deputado Márcio Moreira Alves, acusado de injuriar as Forças Armadas.

1969 - Uma bomba explode no Banco Nacional da Agricultura, em Milão, causando a morte de 14 pessoas.

1972 - Os países produtores de café decidem limitar suas quotas de exportação no primeiro semestre de 1973.

1972 - Jorge Amado lançou o livro “Teresa Batista Cansada de Guerra”.

1976 - As primeiras eleições autárquicas, na Terceira República Portuguesa.

1979 - Golpe de Estado de 12 de Dezembro: o major-general do Exército da Coreia do Sul, Chun Doo-hwan, ordena a prisão do chefe do Estado Maior do Exército Jeong Seung-hwa sem autorização do presidente Choi Kyu-hah, alegando envolvimento no assassinato do ex-presidente Park Chung-hee.

1979 - O Estado não reconhecido do Zimbabwe-Rodésia retorna ao controle britânico e recomeça usando o nome Rodésia do Sul.

1981 - Morte do escritor Raimundo Magalhães Júnior, no Rio de Janeiro (RJ). Foi um jornalista, poeta, biógrafo, historiador e teatrólogo brasileiro. Assinava R. Magalhães Jr.. Autor polêmico, entre muitas outras obras escreveu Rui: o homem e o mito (1964), na qual contestava o culto prestado a Rui Barbosa, apontando contradições e impropriedades nas suas ações políticas e em suas obras. Foi também poeta, autor de várias obras sobre teatro e pesquisador de autores e eventos da história brasileira. Foi casado com a escritora Lúcia Benedetti e pai da carnavalesca Rosa Magalhães. Nasceu em Ubajara (CE), em 12.02.1907.

1982 - Eduardo Gomes é proclamado "Patrono do Correio Aéreo Nacional".

1985 - O voo Arrow Air 1285, um McDonnell Douglas DC-8, cai após a decolagem em Gander, Terra Nova, matando todas as 256 pessoas a bordo, incluindo 236 membros da 101.ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos.

1986 - China assina convenção da ONU contra tortura e tratamentos ou penas cruéis ou degradantes.

1991 - A Federação Russa retira-se do Tratado de Criação da União Soviética.

1991 - Em 12 de dezembro de 1991, as Coreias do Sul e do Norte lançam a base para a coexistência. É concluído o Acordo de Reconciliação, Não-Agressão e Cooperação e assinada uma Declaração Conjunta Sobre a Desnuclearização da Península Coreana. Ambas as Coreias aderiram às Nações Unidas em 1991.

1992 - São Paulo Futebol Clube torna-se campeão mundial de clubes, ao vencer o FC Barcelona por 2 a 1.

1993 - O São Paulo Futebol Clube conquista o bicampeonato mundial de clubes, ao vencer o Milan, da Itália por 3 a 2.

1994 - O governo de Mato Grosso do Sul proíbe a pesca com fins comerciais em todo o estado.

1994 - O Supremo Tribunal Federal absolveu, por cinco votos a três, o presidente Fernando Collor e seu tesoureiro Paulo César Farias do crime de corrupção passiva.

1996 - Udai Hussein, filho do presidente do Iraque, Saddam Hussein, é ferido a tiros num atentado em Bagdá. 

2000 - A Suprema Corte do EUA proíbe a recontagem manual de votos populares na Flórida, acabando com as esperanças do vice-presidente Al Gore de eleger-se presidente.

2000 - A Usina Nuclear de Chernobil é desligada.

2002 - Morreu Orlando Villas Boas, em São Paulo (SP). Humanista, destaca-se na história da colonização do Brasil-Central; único brasileiro indicado 2 vezes ao Nobel da Paz (com os irmãos); luta pela preservação de 16 nações indígenas e consegue a oficialização do Parque Indígena do Xingu (1961). Nasceu em Botucatu (SP), em 12.01.1914.

2002 - O jurista e membro da Academia Brasileira de Letras - ABL, Evandro Lins e Silva, sofre traumatismo craniano ao bater a cabeça no chão quando deixava o saguão do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ). Ele morreu em 17 de dezembro de 2002.

2004 - Daiane dos Santos conquista a medalha de ouro no solo e se torna a primeira latino-americana a vencer uma final da Copa do Mundo de ginástica artística.

2006 - O músico brasileiro Sivuca (Severino Dias de Oliveira) é internado. Morreu em 14.12.2006.

2006 - O corpo de Augusto Pinochet é cremado.

2007 - Oscar Niemeyer é nomeado com a distinção francesa “Comendador da Legião de Honra”.

2008 - Senado rejeita proposta de ajuda emergencial para montadoras.

2009 - Manifestação em Brasília contra o governador do  Distrito Federal, José Arruda.

2010 - Lançamento do foguete BSV-30 no Centro de Lançamento de Alcântara (MA).

2011 - 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres - Brasília.

2011 - A ex-ministra Marina Silva pede à presidenta Dilma Rousseff que vete o Código Florestal.

2012 - Comissão de Educação do Senado aprova Ato Médico.

2012 - Presidenta Dilma Rousseff afirma que pretende construir 80 novos aeroportos regionais.

2012 - O asteroide 4179 Toutatis passa próximo à Terra.

2012 - Polícia Federal desbarata quadrilha que fraudava vestibulares de medicina.

2013 - Justiça decide que Pelé terá de pagar pensão para dois netos  (filhos de Sandra Arantes)

2013 - Acontece o 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).

2014 - ONU admite fracasso no plano de conter a propagação do ebola na África Ocidental.

2014 - Na França, Presidente François Hollande propõe sedação até a morte em doentes terminais.

2014 - Prazo de validade de passaportes brasileiros é ampliado de cinco para dez anos.

2014 - Presidenta Dilma Rousseff defende o fortalecimento das Forças Armadas. 

2015 - É adotado o Acordo de Paris relativo à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.

2015 - O irlandês Conor McGregor venceu o campeão brasileiro invicto por uma década José Aldo e se tornou o Campeão Peso Pena do UFC.

2015 - Aconteceu no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, O último show da Turnê de Despedida da banda nacional brasileira Forfun.

2016 - Cristiano Ronaldo conquista a quarta Bola de Ouro (prêmio Ballon d´Or) da revista “France Football”.

2016 - Pesquisa Datafolha revela que Marina Silva lidera todos os cenários de 2º lugar para 2018.

2016 - Banco do Brasil informa que 9,4 mil funcionários aderiram ao plano de aposentadoria.

2016 - Polícia Federal indicia Lula, Marisa Letícia e Antônio Palocci por propina da Odebrecht.

2016 - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso descarta a possibilidade de concorrer à presidência.

2016 - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, protocola nova denúncia contra Renan Calheiros.

2016 - Polícia Federal indicia a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

2016 - Governo assina acordo para desenvolver Internet das Coisas no Brasil.

2017 - Anistia Internacional acusa União Europeia de cumplicidade em abusos na Líbia.

2017 – STF torna senador Agripino Maia (DEM-RN) réu por desvios em arena da copa em Natal.

2017 - Senado estende até 2024 prazo para estados e municípios quitarem precatórios.

2018 - Presidente Maduro acusa EUA de planejarem complô com Brasil e Colômbia para tirá-lo do poder.

2018 - Google divulga lista de “tendências” de 2018 com Bolsonaro no Top 10.

2018 - Fiocruz alerta para a possibilidade de epidemia de chikungunya e febre amarela, no Rio de Janeiro.   

2018 - Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, culpa europeus por falta de acordo entre Mercosul e União Europeia.

2018 - Copom mantém taxa Selic pela sexta vez e taxa de juros termina ano em 6,50%.

2019 – Portugal anuncia que vai acolher os oito jovens migrantes que desembarcaram na praia do Algarve.

2019 - Presidente Trump (EUA) ironiza a ativista do clima Greta Thunberg: “Calma, Greta, calma”.

2019 - Presidente Alberto Fernández envia o emissário Daniel Scioli para o Brasil.

2019 - INEP divulga indicadores que avaliam cursos e instituições.

2019 - PSL decide expulsar deputada federal Bia Kicis por infidelidade partidária.

2019 - PSOL questiona conduta de Sergio Moro em defesa da senadora Selma Arruda.

2019 - O ex-diretor da Odebrecht, Jorge Barata, detalha reuniões com esposa de ex-presidente do Peru.

TÚNEL DO TEMPO

Frank Sinatra - New  York, New York


SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário