sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Mais de 30 empresas no Ceará são denunciadas por falta de pagamento da 1ª parcela do 13º salário

O total de 31 empresas do Ceará foram denunciadas por não pagamento da 1ª parcela do 13º salário. A informação é do setor de fiscalização do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho. O pagamento deveria ter sido feito até o último dia 30 de novembro.

De acordo com o setor, o número significa quase R$ 12 milhões devidos aos trabalhadores, que também devem receber a 2ª parcela até o dia 20 de dezembro.

Com relação a Medida Provisória 936, criada para permitir a suspensão de contratos de trabalho e a redução de jornada para reduzir os efeitos da pandemia de Covid-19 no país, a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia delimitou que o pagamento este ano deveria ser feito baseado na remuneração integral do trabalhador e seguir os preceitos dos anos anteriores.

O cálculo do 13º é feito com base nos meses em que o trabalhador prestou serviços por mais de 15 dias durante o ano em questão.

FGTS e INSS

Apesar de o número de denúncias a empresas não ser tão fora dos padrões, a Superintendência Regional do Trabalho no Ceará ressalta para o comprometimento da arrecadação dos cofres públicos, afinal de contas os repasses estão diretamente relacionados do FGTS e o INSS. (G1)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário