domingo, 13 de março de 2022

Fatos históricos de 14 de março

14 de março é o 73º dia no calendário gregoriano. Faltam 292 para acabar 2022.

- Dia Internacional de Ação contra as Represas e em Defesa dos Rios, da Água e da Vida - Comemoração também conhecida como "Dia Internacional contra as Barragens" ou ainda "Dia Internacional de Ação pelos Rios", que foi instituída em 1997 pelo "1º Congresso Internacional de Afetados por represas" na cidade brasileira de Curitiba (PR).

- Dia Mundial da Incontinência Urinária.

- Dia Mundial dos Carecas – A comemoração é conhecida mundialmente como “Be Bald and Free Day”

- Ex-Dia Nacional da Poesia - Em homenagem à data do nascimento do abolicionista e poeta brasileiro do romantismo, Antônio Frederico de Castro Alves (ou simplesmente, Castro Alves) – 14.03.1847.

- Dia Nacional do Livreiro - Comemorado no Brasil para marcar a data do nascimento do abolicionista e poeta brasileiro da Bahia Castro Alves.

- Dia Estadual de Atenção ao Prematuro ou Dia de Atenção ao Prematuro - Comemoração do Estado do Ceará, conforme Lei Nº 14.397, de 07.07.2009, que conta com o aval do Grupo de Apoio ao Prematuro, "Viver e Sorrir". Marcar a data do nascimento do físico estadunidense de origem alemã, Albert Einstein -14.03.1879. Einstein nasceu na condição de prematuro, mas conseguiu sobreviver sem sofrer seqüelas, num tempo em que as condições de apoio aos prematuros eram bem mais adversas, tendo se convertido em personalidade do século XX, além de ter sido laureado com o Nobel de Física de 1921.

- Dia Nacional dos Animais - No Brasil, outras datas também visam à conscientização da população sobre os direitos dos animais, como: o Dia da Adoção Animal (17 de agosto) e o Dia da Libertação Animal (18 de outubro).

EVANGELHO (Lc 6,36-38)

2ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor. 

SANTO DO DIA: Matilde 

EFEMÉRIDES

Albert Einstein (1878 - 1955

1309 - Abu al-Juyuch Nasr ascende ao trono do reino nasrida de Granada após a deposição do seu meio-irmão Maomé III de Granada.

1492 - A rainha Isabel I de Castela ordena a seus súditos judeus e muçulmanos que se convertam ao Cristianismo ou serão expulsos do país.

1519 - Hernán Cortés desembarca no Golfo do México com 700 homens para finalizar a conquista do país.

1558 - Ferdinando I assume o título de Sacro Imperador Romano mesmo sem a benção do Papa.

1592 - O verdadeiro “Segundo do Pi”: a maior correspondência entre as datas do calendário e os dígitos de π (pi) desde a introdução do calendário juliano.


1647 - Guerra dos Trinta Anos: Baviera, Colônia, França e Suécia assinam a Trégua de Ulm.

1653 - Primeira Guerra Anglo-Holandesa: vitória de uma frota neerlandesa sobre uma esquadra inglesa na Batalha de Leghorn, próximo a Leghorn (Livorno), Itália.

1794 - Eli Whitney recebe a patente do descascador de algodão, uma invenção que revolucionou a indústria de algodão estadunidense.

1800 - O cardeal Barnaba Chiaramonti é eleito Papa Pio VII.

1801 - Organização dos Correios no Brasil.

1804 - Nasceu Johann Strauss, dito I (nascido Johann Baptist Strauß ou Johann Baptist Strauss), em Viena Áustria, onde também morreu em 25.09.1849. Foi um compositor e Kapellmeister austríaco, pai de Johann Strauss II, Josef --Strauss, Eduard Strauss, avô de Johann Strauss III, nascido em 1866. Sua peça mais famosa é provavelmente a Marcha Radetzky (do nome de Joseph Radetzky von Radetz).

1812 - Nasceu José Pereira da Graça (Barão de Aracati), em Aracati (CE)  foi juiz e político. Foi eleito deputado pela província do Ceará três vezes, além de desembargador, ministro do Supremo Tribunal de Justiça e vice-governador da província de Maranhão. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 29.01.1889.

1813 - Nasceu José Tomás Nabuco de Araújo, em Salvador (BA), onde também morreu em 19.03.1813. Magistrado e político, foi deputado geral, presidente de província, ministro da Justiça e senador do Império do Brasil de 1858 a 1878. Em 1840, casa-se com Ana Benigna de Sá Barreto, com quem teria sete filhos - dentre os quais, o historiador, diplomata e político abolicionista Joaquim Nabuco, que lhe consagrou o livro “Um estadista do Império”, considerado uma das grandes obras de referência da história política brasileira.

1822 - Nasceu a imperatriz Teresa Cristina, em Nápoles, Itália. Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, cujo nome completo em italiano era Teresa Cristina Maria Giuseppa Gasparre Baltassarre Melchiore Gennara Rosalia Lucia Francesca d'Assisi Elisabetta Francesca di Padova Donata Bonosa Andrea d'Avelino Rita Liutgarda Geltruda Venancia Taddea Spiridione Rocca Matilde. Foi uma princesa do reino das Duas Sicílias, do ramo italiano daCasa de Bourbon, e a terceira e última imperatriz-consorte do Brasil, esposa do imperador Dom Pedro II. Foi a mãe de D. Isabel e D. Leopoldina, princesa imperial do Brasil e princesa do Brasil, respectivamente. Morreu no Porto, Portugal, em 28.12.1889. 

1844 - D.Pedro II anistia os líderes da revolução de 1842. 

1847 - Nasceu Castro Alves (Antônio Frederico de Castro Alves), na Fazenda Cabaceiras, próxima a Curralhinho, atual Castro Alves.. Foi poeta romântico, escritor conhecido como o "Poeta dos Escravos". Obras – Poesia: Espumas Flutuantes, 1870; A Cachoeira de Paulo Afonso, 1876; Os Escravos, 1883; Hinos do Equador, em edição de suas Obras Completas (1921); Tragédia no Mar; O Navio Negreiro, 1869. Teatro: Gonzaga ou a Revolução de Minas, 1875. Morreu em Salvador (BA), em 06.07.1871, aos 24 anos. Em homenagem a Castro Alves, a data do seu nascimento tornou-se o Dia Nacional da Poesia. Em 2015, a Lei 13.131 determinou que o Dia Nacional da Poesia fosse comemorado em 31 de outubro, dia do nascimento de Carlos Drummond de Andrade.

1874 - Nasceu Manuel da Silva Gomes, em Salvador (BA). Dom Manuel foi o 1º arcebispo de Fortaleza (CE), tendo atuado durante 30 anos no Ceará. Morreu em Salvador (BA), em 14.03.1950, data em que completava 76 anos.

1879 - Nasceu Albert Einstein, em Ulm, Alemanha. Foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos. Cem físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos. É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoelétrico. No entanto, o prêmio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade. Morreu em Princeton, EUA, em 18.04.1955. Albert Einstein recebe homenagem em Sobral como Museu do Eclipse. Nesta cidade foi constatada a Teoria da Relatividade durante o Eclipse Total do Sol no dia 29.05.1919.

1883 - Morreu Karl Marx (Karl Heinrich Marx), em Londres, Inglaterra. 

Foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. 

O pensamento de Marx influencia várias áreas, tais como, Filosofia, Geografia, História, Direito, Sociologia, Literatura, Pedagogia, Ciência Política, Antropologia, Biologia, Psicologia, Economia, Teologia, Comunicação, Administração, Design, Arquitetura, entre outras. Em uma pesquisa realizada pela Radio 4, da BBC, em 2005, foi eleito o maior filósofo de todos os tempos. Karl Marx nasceu em Tréveris, Alemanha, em 05.05.1818.

1885 - The Mikado, uma ópera cômica por W. S. Gilbert e Arthur Sullivan, recebe a sua primeira apresentação pública em L

1895 - O Compositor Carlos Gomes chega a Belém (PA) para dirigir o Conservatório de Música de Belém.

1897 - Inauguração da linha de bondes elétricos em Salvador (BA).

1897 - Euclides da Cunha escreve sobre Canudos para o jornal O Estado de São Paulo.

1903 - O Tratado Hay-Herran, que garante aos Estados Unidos o direito de construírem o Canal do Panamá, é ratificado pelo Senado dos Estados Unidos. O Senado colombiano, mais tarde, rejeitaria o acordo.

1903 - Nasceu Benedito Lacerda, em Macaé (RJ). Foi compositor, flautista, fundador de Regional, parceiro e grande amigo de Pixinguinha. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 16.02.1959.

1905 - Termina o estado de sítio no Brasil.

1914 - Nasceu Abdias do Nascimento, em Franca (SP). Político e ativista social, foi um dos maiores defensores da defesa da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil, nome de grande importância para a reflexão e atividade sobre a questão do negro na sociedade brasileira. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 24.05.2011.

1915 - Primeira Guerra Mundial: encurralado na costa do Chile pela Marinha Real Britânica depois de fugir da Batalha das Ilhas Malvinas, o cruzador rápido alemão SMS Dresden é abandonado e afundado por sua tripulação.

1918 - O Governo soviético estabelece sua sede em Moscou e se instala no Kremlin.

1926 - Nasceu Carlos Heitor Cony, no Rio de Janeiro (RJ). É escritor, jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras. É editorialista da Folha de São Paulo.

1927 - Nasceu o ator Sérgio Luiz Viotti, em São Paulo (SP), onde também morreu em 26.07.2009.

1927 - Nasceu Lúcio Mauro (Lúcio de Barros Barbalho), em Belém (PA). Ator que atua principalmente como ator de comédias. É irmão do político paraense e empresário radialista Laércio Wilson Barbalho, sendo assim tio paterno do político Jader Barbalho. Fez sucesso ao lado de Chico Anysio. Faleceu no Rio de Janeiro (RJ), em 11.05.2019.

1930 - Nasceu Edson Reis de França, em Natal (RN). Foi violonista e compositor. Juntamente com Paulo Gilvan Duarte Bezerril e João Manoel de Araújo Costa Netto, criou em 1950 o Trio Irakitan, que fez sucesso no exterior (Venezuela, Colômbia, Caribe e México) e no Brasil, após o seu retorno, em 1954. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 15.04.1965.

1931 - Estreia de Alam Ara, o primeiro filme com som da Índia.

1932 - Morreu o fotógrafo americano George Eastman, em Rochester, EUA. É o fundador da Kodak. Nasceu em Waterville, EUA, em 12.07.1854.  

1933 - Nasceu Manoel Carlos (Manoel Carlos Gonçalves de Almeida), em São Paulo (SP). Também conhecido como Maneco, é um escritor e autor de telenovelas. Seus trabalhos são conhecidos por retratar a sociedade carioca contemporânea, principalmente no bairro do Leblon.É pai da atriz Júlia de Almeida. 

1936 - A primeira versão totalmente falada do filme Show Boat é apresentada no Radio City Music Hall. (Houve uma versão parcialmente falada em 1929.)

1937 - O Papa Pio XI condena o nazismo, na Encíclica Mit brennender Sorge (Com profunda preocupação).

1939 - A República da Checoeslováquia é dissolvida, abrindo caminho para a ocupação nazista. 

1939 - Nasceu o cineasta, roteirista, ator e escritor Glauber Rocha (Glauber de Andrade Rocha), em Vitória da Conquista (BA). Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 22.08.1981.

1939 - Tropas nazistas invadem as províncias de Boemia e Morávia, na Tchecoslováquia.

1942- Criação da Sociedade dos Escritores Brasileiros.

1943 - Segunda Guerra Mundial: o Gueto de Cracóvia é "liquidado".

1945 - Segunda Guerra Mundial: a Força Aérea Real utiliza operacionalmente pela primeira a bomba de Grand Slam, em Bielefeld, na Alemanha.

1945 - Getúlio Vargas convocou o general Eurico Gaspar Dutra para seu sucessor nas próximas eleições presidenciais.

1945 - Morreu Antônio Francisco Braga, no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 15.04.1868. Foi compositor, regente e professor. Em 1905 compôs o Hino à Bandeira, cujos versos são de Olavo Bilac.

1947 - Emissão de selo comemorativo do centenário de Castro Alves.

1947 - Ministério da Educação realiza Exposição Castro Alves.

1948 - O Senado dos Estados Unidos aprova o Plano Marshall.

1950- Criação da Ordem do Mérito.

1951 - Guerra da Coreia: pela segunda vez, as tropas das Nações Unidas retomam Seul.

1951 - Fotógrafo da United Press tira a mais conhecida foto de Albert Einstein.

1953 - Os EUA juntam-se formalmente às negociações anglo-egípcias sobre a retirada das tropas britânicas da zona do canal de Suez.

1955 - O príncipe Mahendra Bir Bikram Shah Dev é proclamado rei do Nepal.

1957 - O presidente Sukarno decreta a lei marcial na Indonésia após a renúncia do gabinete de Ali Sastroamidjojo.

1957 - Criação do município de Arneiroz (CE), através da Lei estadual nº 3.554.

1962 - Nasceu o escritor, jornalista e político português Francisco José Viegas, em Vila Nova de Foz CoaPocinho, Portugal.

1964 - Jack Ruby é condenado pela morte de Lee Harvey Oswald (assassino de John Kennedy).

1969 - URSS acusa a China de interceptar suas remessas de armas ao Vietnam do No

1970 - A primeira Exposição mundial na Ásia é inaugurada em Osaka, pelo imperador japonês Hirohito, sob o lema "Progresso e Harmonia".

1970 - Morreu Cel. Ludugero (Luiz Jacinto Silva), vítima de desastre aéreo na Baía de Guajará, em Belém (PA) e seu corpo só foi encontrado em 30 de março. Também morreram Irandir Costa (Otrope) e outros do grupo de humor. Ludugero nasceu em Caruaru (PE), em 1929.

1972 - O editor e ativista político italiano Giangiacomo Feltrinelli é morto por uma explosão perto de Segrate.

1972 - Morreu Cosme de Farias, em Salvador (BA), onde também nasceu em 02.04.1875. Foi um rábula e político brasileiro, tornado célebre na capital baiana pela sua defesa dos pobres no foro, a luta contra o analfabetismo e a defesa das liberdades democráticas.

1974 - O governo português demite os generais António de Spínola e Francisco da Costa Gomes dos cargos de Vice-Chefe e Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, respectivamente, pelo fato do primeiro ter escrito, com a cobertura do segundo, um livro, "Portugal e o Futuro", no qual, pela primeira vez uma alta patente advogava a necessidade de uma solução política para as revoltas separatistas nas colônias e não uma solução militar.

1976 - O presidente al-Sadat anuncia que o governo egípcio resolvera romper o tratado de amizade firmara com a URSS em 1971.

1977 - Portaria 56 aprova as Normas e o Padrão de Potabilidade de Água.

1978 -  Morreu o sambista Ismael Silva (Mílton de Oliveira Ismael Silva), no Rio de Janeiro (RJ). Nasceu em Niterói (RJ), em 14.09.1905.

1978 - As Forças de Defesa de Israel, invadem e ocupam o sul do Líbano, na Operação Litani.

1979 - Na China, um Hawker-Siddeley Trident bate em uma fábrica perto de Pequim, matando 44 pessoas e ferindo pelo menos 200.

1980 - Na Polônia, o voo LOT Polish Airlines 007 cai durante a aproximação final perto de Varsóvia, matando 87 pessoas, incluindo uma equipe de boxe americana de 14 homens.

1983 - A OPEP concorda em diminuir o preço do petróleo em 15%. A medida foi a primeira do gênero em seus 23 anos de história.

1984 - Guerrilheiros atacam a cidade colombiana de Florência, matando 32 pessoas. O governo decreta estado de sítio na região. 

1985 - Tancredo Neves foi internado em Brasília para retirar um tumor benigno a doze horas de sua posse como Presidente da República. 38 dias depois, Tancredo morreu. No seu lugar, o Congresso Nacional empossou o vice José Sarney.

1991 - Presidente Fernando Collor de Melo lança o Projeto de Reconstrução Nacional.

1993 - Estreia do brasileiro Rubens Barrichello na Fórmula 1.

1993 - Morreu o cantor Cascatinha (Francisco dos Santos), em São José do Rio Preto (SP). Fez dupla com Inhana (Ana Eufrosina da Silva Santos - falecida). Nasceu em Araraquara (SP), em 20.04.1919.

1994 - Lançamento da versão 1.0.0 do núcleo Linux.

1995 - Norman Thagard se torna o primeiro astronauta americano a entrar a bordo de um foguete russo. Ele e dois cosmonautas russos partem a bordo da Soyuz em direção a estação espacial Mir. 

1997 - Lei 9.442 cria a Gratificação de Condição Especial de trabalho para os servidores militares.

1998 - Um terremoto, medindo 6,9 na escala de Richter, atinge o sudeste do Irã.

2000 - Cientistas escoceses anunciam a obtenção por clonagem de cinco leitões.

2001 - A Câmara dos Deputados aprova o projeto da deputada Iara Bernardi (PT-SP) que criminaliza o assédio sexual.

2002 - Sérvia e Montenegro, as duas repúblicas que compõem a federação iugoslava, assinam um acordo para reestruturar suas instituições e formalmente abandonar o nome Iugoslávia. 

2003 - Morto a tiros numa emboscada o juiz José Antônio Machado Dias. Ele era corregedor do presídio de Presidente Bernardes SP, no qual se encontrava custodiado o traficante Fernandinho Beira-Mar. Sua morte foi comemorada pelos presidiários.

2003 - Morreu o ator Cyll Farney (Cilênio Dutra e Silva), no Rio de Janeiro (RJ),onde também nasceu em 14.09.1925. Era irmão do cantor Dick Farney.

2004 - Vladimir Putin é reeleito presidente da Rússia, enquanto o PSOE de José Luis Rodríguez Zapatero ganha as eleições em Espanha alguns dias depois dos atentados de 11.03.2004 em Madrid.

2004 - A ginasta brasileira Daianne dos Santos ganha medalhas de ouro e prata em Lyon.

2004 - Presidente da Rússia, Vladimir Putin, é reeleito para um mandato de quatro anos.

2004 - O pontificado do papa João Paulo II passou a ser, oficialmente, o terceiro em duração na história da Igreja Católica.

2005 - Grande manifestação contra a influência Síria no Líbano em Beirute, fazendo parte da Revolução do Cedro.

2006 - Membros do exército chadiano fracassam em uma tentativa de golpe de Estado.

2006 - O caseiro Francelino Santos Costa acusa Antonio Palocci.

2008 - Uma série de protestos a favor da independência do Tibet em relação à China invadem Lhasa, a capital do território.

2008 - Morreu Chiara Lubich, em Trento, Itália. Foi a fundadora do Movimento dos Focolares, um movimento que tem como finalidade a construção de um mundo unido. Nasceu em Trento, Itália, em 22.01.1920.

2008 - Presidente Luiz Inácio Lula da Sila alerta para os risco de volta da inflação.

2008 - Governo brasileiro anuncia mistura de 3% de biodeisel no diesel a partir de julho/2008.

2011 - Lançamento do Internet Explorer 9.

2011 - O presidente do Senado, José Sarney, defende a rediscussão do uso de energia nuclear no País.

2012 - Enciclopédia Britânica deixará de ser impressa após 244 anos.

2012 - Senado instala comissão para debater financiamento do sistema de saúde.

2012 - USP está na lista das 100 universidades com melhor reputação do mundo.

2013 - Brasil ocupa a 18ª posição em novo ranking da FIFA.

2013 - Criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.

2013 - Procon divulga o Cadastro Nacional de Reclamações.

2013 - Lançamento do Plano Inova Empresa.

2013 - Papa Francisco diz que Igreja não pode ser uma “ONG piedosa”.

2014 - EUA abrem mão de poder sobre órgão que gerencia registros na web.

2014 - Polícia prende 57 pessoas acusadas de integrarem o Primeiro Comando do Maranhão.

2014 - Papa Francisco conclui seus exercícios espirituais na cidade de Ariccia.

2015 - Presidenta Dilma Rousseff divulga vídeo no qual defende a “livre manifestação”.

2016 - Justiça manda para Sérgio Moro denúncia e pedido de prisão do ex-presidente Lula.

2016 - Justiça divulga íntegra de depoimento (04/03/2016) de ex-presidente Lula.

2016 - Advogados de Lula anunciam recurso contra envio de denúncia para Curitiba.

2016 - Juízes no Rio de Janeiro manifestam apoio a Sérgio Moro e à independência do Judiciário.

2017 - Pressionada, Casa Branca divulga Imposto de Renda de Donald Trump.

2017 - Supremo Tribunal Federal aceita denúncia conta o deputado Vander Loubet (PT-MS).

2017 - Uma cerimônia de batismo para o elemento químico nihônio ocorre em Tóquio, com a presença do Príncipe Herdeiro Naruhito. 

2017 - Procuradoria-Geral da República pede ao STF abertura de 83 inquéritos com base em delações.

2017 - À Justiça, o ex-presidente Lula nega ter obstruído a Lava Jato e diz sofrer “quase um massacre”.

2018 - Como resposta ao envenenamento de Sergei e Yulia Skripal com agente nervoso, o Reino Unido expulsa 23 diplomatas russos.

2018 - Morreu Stephen William Hawking, em Cambridge, Inglaterra.Nascido em Oxford, Inglaterra, em 08.01.1942, foi um físico teórico e cosmólogo britânico reconhecido internacionalmente por sua contribuição à ciência, sendo um dos mais renomados cientistas do século. Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano emérito na Universidade de Cambridge, um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage. Foi, pouco antes de falecer, diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge.

2018 - Morreu Marielle Francisco da Silva, no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 27.07.1979. Foi uma socióloga, política, feminista e defensora dos direitos humanos brasileira. Filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), elegeu-se vereadora do Rio de Janeiro para a Legislatura 2017-2020, durante a eleição municipal de 2016, com a quinta maior votação. Crítica da intervenção federal no Rio de Janeiro e da Polícia Militar, denunciava constantemente abusos de autoridade por parte de policiais contra moradores de comunidades carentes. Em 14 de março de 2018, foi assassinada a tiros junto de seu motorista, Anderson Pedro Mathias Gomes, no Estácio, Região Central do Rio de Janeiro. 

2018 - Senado aprova projeto que limita ligações de telemarketing.

2018 - PSOL aciona Supremo Tribunal Federal contra intervenção federal no Rio de Janeiro.

2018 - Presidente Temer promete aumentar Bolsa Família “muito proximamente”.

2019 - O ciclone Idai atinge a costa perto da Beira, em Moçambique, causando inundações devastadoras e mais de 1 000 mortes. 

2019 - EUA revogam vistos de 230 venezuelanos, incluindo 107 diplomatas.

2019 - Na França, presidente Emmanuel Macron faz uma chamada a assinar um pacto mundial pelo meio ambiente.

2019 - Reino Unido lança moeda para homenagear Stephen Hawking.

2019 - Governadores do Nordeste assinam no Maranhão documento que cria consórcio entre estados.

2019 - STF reafirma competência da Justiça Eleitoral julgar crimes comuns conexos e delituosos.

2019 - O presidente do STF, Dias Toffoli, anuncia inquérito para investigar fake News.

2019 - Justiça absolve Adélio Bispo de Oliveira (autor da facada em Bolsonaro) e determina internação.

2020 - Espanha declara estado de emergência por duas semanas para conter coronavírus.

2020 - Na França, coletes amarelos desafia o governo e realizam protesto em Paris. O primeiro-ministro francês Edouard Philippe ordenou o fechamento de todos os locais públicos.

2020 - Teste coronavirus de Donald Trump apresenta resultado negativo.

2020 - Na Argentina, Maradona apoia “até morrer” recusa do River de entrar em campo em razão do coronavírus.

2020 - No Chile, exército anuncia que permite o ingresso de pessoas com tatuagens em suas escolas

2020 - Na Rússia, Presidente Putin sanciona reforma constitucional que permite sua permanência no poder

2020 - Bolívia proíbe entrada de passageiros da China, Coreia do Sul, Itália e Espanha.

2020 - Polônia fecha fronteiras.

2020 - Entra em vigor suspensão de viagens da Europa aos Estados Unidos para conter coronavírus.

2020 - Morreu Gustavo Bebianno Rocha, em Teresópolis (RJ). Nascido no Rio de Janeiro (RJ), em 18.01.1964. Foi um advogado e político brasileiro. Exerceu o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República em 2019.

2021 - O tenista russo Daniil Medvedev vence Pierre-Hugues Herbert e conquista o ATP de 250 de Marselha.

2021 - Nos EUA, Strokes levam premiação de Melhor Álbum de Rock no Grammy 2021; Beyoncê conquista 28º Grammy e se torna a mulher que mais ganhou o prêmio na História; Spacex lança mais 60 satélites do projeto Starling a partir de um foguete Falcon 9.

2021 - Eleições regionais na Alemanha (o partido de Angela Merkel, CDU, sofre derrotas).

2021 - Na Holanda, polícia dispersa protesto contra as rigorosas medidas de restrição em Haia.

2021 - Marielle Franco é homenageada com placa no metrô argentino.

2021 - No Chile, o ex-ministros e atual candidato, Ignacio Briones, critica “abandono e indiferença do poder político”.

2021 - Na Bolívia, Ministério Público pede seis meses de prisão para a ex-presidente Jeanine Áñex.

2021 - Encerradas as restrições por causa da pandemia em Israel.

2021 - No Afeganistão, Ministério da Educação investiga proibição de meninas maiores de 12 anos de cantar em público.

2021 - Papa Francisco pede o fim da guerra na Síria.

2021 - Jordânia tem protestos contra o governo após mortes por falta de oxigênio.

2021 - União Europeia pede transferência na Bolívia após revisão da ex-presidente Jeanine Áñex.

2021 - Inaugurada placa em homenagem a Marielle Franco na praça da Cinelândia, no Rio de Janeiro.

2021 - Apoiadores do presidente Bolsonaro fazem carreata em Teresina (PI).

2021 - Mato Grosso do Sul passa a ter toque de recolher das 20h às 5h.

2021 - Grupo Faz carreata pró-Bolsonaro e contra medidas de restrição à covid-19, em Brasília-DF.

2021 - General Eduardo Pazuello alega problemas de saúde e pede para deixar Ministério da Saúde.

2021 - Ministro Alexandre de Moraes (STF) determina prisão domiciliar do deputado Daniel Silveira (PSL-SP).

2021 - Tubarão aparece na Praia do Balbino, no Ceará, e é morto por seis pessoas.

TÚNEL DO TEMPO

Hino à Bandeira

(Olavo Bilac e Francisco Manuel da Silva)

 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário