domingo, 13 de março de 2022

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 12.03.22)


RÁDIO EDUCADORA EM NOVO TEMPO: FM 107,5 

Desde sua fundação há 62 anos, a Rádio Educadora do Nordeste AM 950, além de permanecer evangelizando, educando e entretendo sadiamente, também tem como meta constante a renovação e a inovação para acompanhar o avanço tecnológico. 

Por conta disso, depois de longo processo e muito trabalho, a Diocese de Sobral conseguiu dotar sua Emissora de Frequência Modulada. Entrou no ar em caráter experimental no dia 04 de março de 2022, sob a denominação de Educadora FM 107,5, e continuará funcionando nas dependências da Cúria Diocesana. 


À frente dos trabalhos, o Bispo Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos e o Padre Lucas do Nascimento Moreira, Diretor da Rádio Educadora (RE) e Jornal Correio da Semana desde 19 de agosto de 2018, e José Wilson Fernandes Calixto (Assessor Financeiro). Além disso, esses empreendedores também contaram com a colaboração de todo o clero e dos fiéis católicos da região. 

Acalantado há tempo, o sonho de transformar a Emissora de AM em FM foi-se transformando em realidade com a contratação do Dr. Gilson da Costa Moreira, experiente engenheiro eletrônico responsável pelos estudos iniciais. Em seguida, foi solicitado levantamento geral da situação da Rádio Educadora junto a Agência Nacional de Comunicações (ANATEL) e no Ministério das Comunicações. Foram também efetuados o autocadastramento da emissora na plataforma digital mosaico (ANATEL), a renovação de outorga e o cadastramento eletrônico na plataforma digital CADSEI do Ministério das Comunicações. 

Segundo Pe. Lucas do Nascimento, foram atualizados todos os dados e os documentos da emissora junto às duas principais instituições que administram e regulam todo o sistema de radiodifusão no Brasil. “Só ficamos aliviados quando atualizamos todas os documentos e informações que foram solicitados e pagamos todas as pendências. Num processo complexo como esse, estar sem nenhuma pendência é critério fundamental para conquistar algo”, informou o diretor da nova FM 107,5.



Em 7 de maio de 2020, através de um ofício ao Ministério das Comunicações, foi solicitada a adaptação de outorga da emissora - de Ondas Médias (OM) para Frequência Modulada (FM). Dada a morosidade do processo, ainda foi necessário passar pelo processo interno de mudança do Ministério das Comunicações. A mudança de AM para FM foi acelerada com o surgimento do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações e o consequente fortalecimento da Secretaria de Radiofusão, com ênfase no processo de migração de AM para FM.

No dia 22 de abril de 2021 a emissora recebeu do Ministério das Comunicações o termo aditivo de concessão, celebrado entre a União e a Rádio Educadora do Nordeste LTDA. Com isso, ficou formalizada a migração da Rádio Educadora. Com o termo aditivo ficou definido que a Educadora iria operar o canal 298, na frequência 107,5 MHZ e classe A2.

Construção da Torre.

Em 02 de novembro de 2021, a torre galvanizada de 42 metros, custando R$ 30 mil, foi comprada do grupo Red Net. Feita a vistoria, o desmonte e transportada para Sobral, teve início sua montagem.

Transmissor

Em 17 de fevereiro de 2022 foi iniciada a instalação do transmissor da Tecnologia Teletronix, de 6 kW de potência, que custou R$ 87 mil, sob a supervisão do técnico Murilo Gomes. E desde 04 de março do corrente ano a Educadora FM 107,5 está no ar em caráter experimental.

Novo transmissor

Inauguração oficial

Com vasta Programação a Inauguração oficial ocorrerá no dia 21 de março de 2022. Terá como atração principal a celebração de uma Missa de Ação de Graças na Igreja do Abrigo.

Estúdio

Na quarta-feira (10) foi concluída a reforma e adaptação do estúdio e recebeu melhoramentos na estrutura física, além de mesa dos apresentadores e microfones novos, televisor e outros equipamentos.

Localização atual (Cúria Diocesana

Programação

Segundo seu diretor, a mais nova de Sobral - 107,5 - também passará por mudanças em sua programação, que ainda está em fase de conclusão. “As mudanças na grade de programação da emissora está dentro do previsto pela própria Diocese e de seu Bispo Diocesano. A Diocese deseja que a Rádio Educadora continue exercendo sua missão: evangelizar, educador, informar e levar a boa notícia”, declarou Pe. Lucas do Nascimento.

Neste momento de profunda de profunda transformação da Rádio Educadora, o diretor expressa seu sentimento: “Externo aqui meu imenso sentimento de gratidão a Deus e ao Bispo Dom Vasconcelos por me confiar essa missão tão complexa e desafiadora”.

História

Como a segunda emissora criada em Sobral, a Rádio Educadora do Nordeste – ZYH 593/ 950 kHz – nasceu do idealismo e dos esforços do Monsenhor Sabino Guimarães Loyola (foto), que teve como primeiros colaboradores os amigos José Patriarca de Lima e do Monsenhor José Aloísio Pinto. 

O sonho do religioso era criar uma emissora mais voltada para os interesses da Educação e da Igreja Católica. Com esse objetivo, por muito tempo levou a educação pelas ondas hertzianas a muitos locais da região norte do Ceará, através de programas genuinamente educativos e até avançados para aquela época.

A emissora foi ao ar, em caráter experimental, a 20 de maio de 1959. Sua fundação oficial data de 21 de junho de 1959, e teve como primeiro locutor Francisco Marques dos Santos (Marcos da Cruz). Este saudoso radialista também atuou como mestre-de-cerimônias na festa inaugural realizada em 8 de julho do mesmo ano, no (extinto) Cine Rangel. A solenidade contou com as presenças de ilustres personalidades municipais e estaduais, dentre elas, o governador do Ceará, Parsifal Barroso.

Marcos da Cruz

Depois de anos sob o comando do Mons. Sabino Loyola, a emissora foi adquirida pela Diocese de Sobral. Durante décadas funcionou em vários locais, todos na Avenida Dom José. Inicialmente, no histórico sobrado de Domingos José Pinto Braga, que fica na esquina da Av. Dom José com Rua Domingos Olímpio, onde funcionou a Academia Sobralense de Estudos e Letras. Também esteve (provisoriamente) instalada no prédio do Museu Diocesano Dom José. No período mais longo, funcionou em frente ao Colégio Sant´Ana. Atualmente, está na Cúria Diocesana, na Praça Quirino Rodrigues.

Merece destaque especial o amor e o trabalho incansável dispensados por seu fundador e sócios-fundadores, superintendentes (bispos, ecônomos da Cúria), diretores da emissora e funcionários de todos os níveis. A obra iniciada por Mons. Sabino Loyola teve como continuadores os bispos da Diocese de Sobral Dom José Tupinambá da Frota, Dom João José da Mota e Albuquerque, Dom Walfrido Teixeira Vieira, Dom Aldo di Cillo Pagotto; Dom Fernando Antônio Saburido, Dom Odelir José Magri e, atualmente, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos. Cada um merecedor de reconhecimento e aplauso pela importante parcela de contribuição.

No decorrer desses sessenta anos, a Emissora passou por significativos melhoramentos. Dentre as diversas reformas, merece menção a ocorrida em 2000, na administração de Dom Aldo di Cillo Pagotto: a Rádio Educadora e o Jornal Correio da Semana ganharam novas instalações, passando a funcionar na Cúria Diocesana. Tempos depois, já na gestão de Dom Fernando Antônio Saburido, foi adquirido um moderno transmissor de 6 kW e sua programação foi reformulada. Atualmente, Dom Vasconcelos vem desenvolvendo importantes melhoramentos na Emissora da Diocese de Sobral.

Foi imprescindível o trabalho dos ecônomos. Cônego Egberto Rodrigues de Andrade (foto) dedicou grande parte de sua vida à Cúria, à Radio Educadora e ao Jornal Correio da Semana no governo episcopal de Dom Walfrido. Além do Cônego Egberto, notável atuação teve Francisco Valmir Andrade, conceituado contador e empresário sobralense, que colaborou com Dom Aldo Pagotto na construção de obras como o novo Seminário. Vale lembrar, ainda, a valiosa contribuição da Edna Maria Chaves da Silva e de Pe. Raimundo Nonato Bastos, atual  ecônomo, de comprovada dedicação e competência no cargo, prestando relevante auxílio a Dom Vasconcelos.

Além desses importantes colaboradores, muito ajudou no engrandecimento da emissora a atuação de diretores, como Mons. Francisco Sadoc de Araújo, Professor José Ribamar Coelho e Carlos Gomes Carneiro. A dedicação e o empenho dos três vêm servindo de exemplo e estímulo ao novo diretor Padre Lucas do Nascimento Moreira, que também comanda o hebdomadário da Diocese com muita maestria.

Além de todos os colaboradores retromencionados, há um grupo especial sem o qual a história da Rádio Educadora teria estagnado logo no seu nascedouro. São aqueles e aquelas que diariamente emprestaram e ainda emprestam seu conhecimento técnico, sua criatividade e seu talento e, enfim, suas vozes para levar longe a mensagem da Emissora.

E não são poucos os locutores, locutoras e sonoplastas que deram ou continuam dando tudo de si para que a Rádio Educadora atingisse o lugar de destaque e de respeito na Comunicação. Grande número deles atuando como funcionários da empresa; outros trabalhando sob o regime de arrendamento de horários. O amor. O talento e a garra dessas pessoas à comunicação continua sendo o grande propulsor da Rádio Educadora.


É grande o número dos que profissionalmente nasceram na Emissora da Diocese, nela se aperfeiçoaram e cresceram, garantindo, assim, seus espaços entre os mais gabaritados e competentes na comunicação. Aos que já cumpriram sua missão na terra, respeito e gratidão eternos. Aos que continuam sua caminhada na “emissora do povo cristão”, força e amor para continuar empunhando fielmente uma das bandeiras da Educadora que, além de evangelizar, também contempla “instruir divertindo” e “divertir instruindo”.

O tempo passa e a missão precípua de evangelizar, instruir e entreter da Rádio Educadora continua inabalável. Em tempo algum sentiu-se propensa a desviar-se de sua filosofia inicial, que escuda seus dirigentes e colaboradores para não cederem diante das armadilhas do mal. O respeito e a confiança depositados na Emissora por quem consome seus produtos radiofônicos ou nela faz divulgação de publicidades prende-se ao fato de a Rádio Educadora permanecer coerente com sua missão, endossada pela fé católica: propagar o amor a Deus e ao próximo; respeitar e zelar as tradições sadias; respeitar o Vernáculo e promover o entretenimento sadio, através de uma comunicação séria, responsável, equilibrada e cativante.

Doravante, como Educadora FM, além poder ser captada através da frequência FM 107,5, sua seleta programação também está disponível na rede mundial de computadores.


(Por
  Artemísio da Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário