domingo, 13 de março de 2022

DE OLHO NA LÍNGUA - Prof. Antônio da Costa (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 13.03.22)

Cliente ou freguês (Qual a diferença?)

Cliente é a pessoa que utiliza os serviços de um profissional liberal. Freguês é aquele que frequentemente compra coisas numa mesma loja, num mesmo armazém, num mesmo supermercado, etc. ou aquele que costuma ir sempre ao mesmo bar, restaurante, etc. A palavra é estrita ao comércio, seja legal, seja ilegal. 

Dolo (ó) - Incesto (é)

A palavra dolo (ó), a qual significa ato consciente, ou intenção, com que se induz, mantém ou confirma outrem num erro, má-fé, tem o primeiro “ó” bem aberto. Ex.: Não houve dolo (ó) naquela atitude. Incesto (é) significa união ilícita... A pronúncia do ‘e’ aberta. Não tem nada a ver com cesto. No Português contemporâneo essas pronúncias não são seguidas à risca.

Missa de Sétimo Dia (Texto completo)

Apesar de ser assim anunciada, a expressão castiça é: Missa do sétimo dia. Quando o substantivo é determinado, usa-se o artigo obrigatoriamente. Ademais, antes de numeral ordinal não se deixa de empregar o artigo. Exs.: Comi o segundo bife; Estamos no sétimo andar; Procure ler o quarto capítulo. Por isso é que temos de usar o artigo, ainda nessas expressões: Comemorações do primeiro aniversário; Missa do trigésimo dia; Supletivo do Primeiro e do Segundo Graus (Grau), além de outras. Pois, então, não se diz “missa do primeiro aniversário, missa do sétimo aniversário?’’ Por que, então, dizer “missa de sétimo dia?” Deixemos, contudo, esses acontecimentos do sétimo dia e passemos a outro, menos triste.

Goleada (O que é exatamente?)

Goleada é uma vitória por diferença igual ou superior a três gols. Por exemplo, quando o Santos vence o São Paulo por 4 a 1. Outro exemplo, quando o Palmeiras vence o Corinthians por 4 a 1; quando o Palmeiras é derrotado pelo Vitória por 2 a 7. Mas uma vitória por 4 a 3 do Corinthians não é goleada, nem uma de 5 a 4. Muitos jornalistas esportivos pensam que goleada é a feitura de muitos gois numa partida, independentemente da diferença no placar. Está certo que pensar não ofende, mas que aborrece, ah!, isso aborrece! A goleada, senhores jornalistas esportivos, está na diferença, e não na quantidade.

Qual a pronúncia correta de Watt?

É “uót”, embora muitos insistam em dizer “vát”. Estamos cansados de ouvir locutores e repórteres dizerem que suas emissoras possuem potência de mil váts. Alguns têm a coragem de dizer “uáts”.

Chocalhar - Chacoalhar

Chocalhar vem de chocalho. Quem diz “chacoalhar” (Ou: Dar uma chacoalhada) está usando uma forma variante coloquial. A forma original é chocalhar (Agitar, sacudir, aborrecer). Deriva-se de chocalho e significa também “tocar chocalho”.

“Eu pareço muito com você” (Há impropriedade na frase?)

Há, sim. O verbo parecer, nesse caso, é pronominal, por isso não dispensa a companhia do pronome oblíquo. Assim, sem impropriedade a frase fica desta forma: Eu me pareço muito com você. Veja que construímos assim: “Nós nos parecemos muito”, sempre usando o pronome. 


(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (88) 99373-7724.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário