segunda-feira, 7 de março de 2022

Fatos históricos de 7 de março

7 de Março é o 66º dia no calendário gregoriano. Faltam 299 para acabar 2022.

- Dia do Corpo de Fuzileiros Navais - Comemorado por brasileiros para marcar a data em que a Rainha portuguesa, Dona Maria I, criou a Brigada Real da Marinha de Portugal em 7 de maio de 1797, a partir da qual seria criado mais tarde o CFN (Corpo de Fuzileiros Navais) do Brasil.

- Dia Nacional do Paleontólogo - Comemorado no Brasil, conforme Artigo XXXVI do Título VIII do Estatuto da SBP (Sociedade Brasileira de Paleontologia) para marcar a data da fundação da SBP, que foi constituída em 7 de março de 1958. Ela está aberta aos profissionais das áreas de Geologia, Biologia, Geografia, Arqueologia, Medicina e Química, na ciência que estuda fósseis animais e vegetais.

- Dia Nacional da Advocacia Pública - Comemoração sugerida em 2010 pela UNAFE (União dos Advogados Públicos Federais do Brasil) e APESP (Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo), que está ratificada no Brasil pela Lei Nº 12.636, de 14.05.2012, como função essencial à justiça, com o fim de marcar a data de 07.03.1609. Nesse dia foram criados os cargos dos Feitos da Coroa, da Fazenda e do Fisco ainda na época do Brasil-Colônia, naquele que é tido como o 1º registro histórico do que hoje se conhece por Advocacia Pública para os brasileiros.

EVANGELHO (Mt 25, 31-46)

1ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


SANTO DO DIA: Perpétua e Felicidade

EFEMÉRIDES

Ziembiński  (1908-1978)

322 a.C. - Morreu Aristóteles, Em Atenas. Foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Nasceu em Estagira, Grécia, em 384 a.C.

161 - O Imperador Romano Antonino Pio morre e é sucedido pelos coimperadores Marco Aurélio e Lúcio Vero, um arranjo político sem precedentes no Império Romano.

238 - Súditos romanos da África Proconsular se revoltam contra Maximino Trácio e elegem Gordiano I como imperador.

321 - O imperador romano Constantino I decreta que o dies Solis - dia do sol, (domingo) é o dia de descanso no Império.

1274 - Morreu Tomás de Aquino (Tommaso d´Aquino), em Fossanova, Itália. Religioso (frade dominicano), teólogo, filósofo e alquimista (autor da obra "Aurora Consurgens"). Tido como Santo, ele conseguiu atingir um profundo entendimento da espiritualidade cristã. Nasceu no Castelo de Roccassecca, Campania, perto de Aquino, Itália, em 1226.

1553 - Luís de Camões recebe carta de perdão (estava preso após luta de espadas com certo Gonçalo Borges, em 16 de junho de 1552).

1557 - Chega à Baía de Guanabara um grupo de huguenotes, ironicamente sob a liderança do católico Nicolas Durand de Villegagnon.

1699 - Nasceu Antonio Nunes Ribeiro Sanches, em Penamacor, Portugal. Foi um médico e grande intelectual, considerado por muitos como um verdadeiro enciclopedista (médico, filósofo, pedagogo, historiador, etc.). Escreveu largas dezenas de manuscritos, sob a influência do pedagogismo no século das Luzes, dos quais apenas nove foram publicados em vida, a maioria continua nos arquivos. Na medicina, onde se distinguiu na venereologia, sendo por isso também chamado o médico dos males de amor, escreveu a pedido de D'Alembert e Diderot para a Enciclopédia. O seu nome está na primeira fila dos grandes mestres do pensamento europeu da sua época, o Marquês de Pombal vai aproveitar muito do seu saber para implementar a sua ação cultural e científica, na sua tarefa de modernização de Portugal. Morreu em Paris, França, em 14.10.1783.

1761 - Criação por carta régia do Colégio dos Nobres, em Portugal, o qual começaria a funcionar em 1766;

1765 - Nasceu Nicéphore Niépce (Joseph Nicéphore Niépce), em Chalon-sur-Saône, França. Químico, inventor e pioneiro da fotografia. Considera-se que ele produziu a primeira fotografia em metal do mundo. Morreu em Saint-Loup-de-Varennes, França, em 05.07.1883.

1774 - Os britânicos fecham o porto de Boston para o comércio.

1788 - Nasceu Antoine César Becquerel, em Châtillon-Coligny, França. Foi um físico descobridor da célula fotovoltaica (1839), é considerado o pai da eletroquímica. Morreu em Châtillon-sur-Loing, França, em 18.01.1878.

1792 - Nasceu John Frederick William Herschel, em Slough, Inglaterra. Foi um matemático e astrônomo. Morreu em Hawkhurst, Kent, Inglaterra, em 11.05.1871.

1799 - Napoleão Bonaparte captura Jafa na Palestina.

1808 - D. João VI chegou ao Rio de Janeiro acompanhado da família real e outras 10.000 pessoas da corte portuguesa. O monarca deixou Portugal depois que o país, invadido por Napoleão, foi dividido entre França e Espanha no Tratado de Fontainebleau.

1808 - D. João VI autoriza a instalação de estabelecimentos industriais em qualquer lugar do Brasil.

1810 - Rodrigo de Sousa Coutinho consegue conduzir D. João VI a divulgar uma carta Régia, que defende uma crítica do sistema mercantilista, desarmamento alfandegário, prioridade conferida à agricultura numa primeira fase de acumulação de capitais, desenvolvimento sucessivo do comércio e da indústria;

1815 - Napoleão Bonaparte encontra as tropas do 5º Regimento enviado por Luís XVIII em Grenoble e as convence a se unirem a ele na sua marcha para Paris;

1821 - Dom João VI nomeia Dom Pedro I regente do Brasil.

1851 - Chega ao Rio de Janeiro o vapor Teviot (primeira linha de navegação Brasil-Inglaterra).

1861 - Ato assinado em Turim declara que o cume do Monte Branco, a mais alta montanha da Europa Ocidental, é a divisa entre a França e a Itália.

1871 - O Visconde de Rio Branco assume a presidência do Conselho de Ministros. 

1875 - Nascimento de Ravel (Joseph Maurice Ravel), em Cibourne, França. Foi um compositor e pianista francês, conhecido, sobretudo, pela sutileza das suas melodias instrumentais e orquestrais, entre elas, o Bolero, que considerava trivial e descreveu como "uma peça para orquestra sem música". Morreu em Paris, França, em 28.12.1937.

1876 - Alexander Graham Bell recebe a patente de 'um aparelho que transmite a voz eletronicamente' - o telefone.

1900 - O transatlântico alemão SS Kaiser Wilhelm der Grossetorna-se o primeiro navio a enviar sinais telegráficos sem fio à costa.

1906 - A Finlândia se torna o primeiro país do mundo a dar às mulheres o direito ao voto. 

1908 - Nasceu Ziembiński (Zbigniew Marian Ziembiński), em Wielisczka, Polônia. Foi diretor e ator de teatro e TV radicado no Brasil (desde julho/1941). Inaugurou o moderno teatro brasileiro com "Vestido de Noiva" (1943) de Nelson Rodrigues e se destacou na Rede Globo. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 18.10.1978.

1912 - Roald Amundsen anuncia que sua expedição alcançou o Polo Sul em 14 de dezembro de 1911.

1914 - Príncipe Guilherme de Wied chega na Albânia e dá início a seu governo como rei.

1917 - Nasceu Pekim (Péricles Moreira da Rocha), em Fortaleza (CE), onde também morreu em 22.05.2000. Foi um político, tendo sido deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará em 1950, candidato a prefeitura de Fortaleza em 1964.

1918 - Primeira Guerra Mundial: a Finlândia faz uma aliança com a Alemanha.

1918 - Partido Bolchevique transforma-se em Partido Comunista Russo. 

1928 - Publicada a primeira edição do jornal brasileiro Estado de Minas.

1931 - Morreu Juvenal Galeno (Juvenal Galeno da Costa e Silva), em Fortaleza (CE), onde também nasceu  em 27.09.1836. Foi um poeta de grande destaque nas letras cearenses. Filho de José Antônio da Costa e Silva, proeminente agricultor, e de Maria do Carmo Teófilo. Pelo lado paterno, era primo do Barão de Aratanha e, através de sua mãe, sobrinho do político Manuel Teófilo Gaspar de Oliveira e primo do igualmente poeta Rodolfo Teófilo.

1937 - Nasceu Rogério Cardoso (Rogério Cardoso Furtado), em Mococa (SP). Foi Comediante de teatro, cinema e televisão. Com 50 anos de carreira, fez mais de 40 peças; destacou-se em filmes como "Amor & Cia." (1998), "Bossa Nova" (2000), "O Auto da Compadecida" (2000), etc; Foi sucesso em programas humorísticos como "A Cidade se Diverte" e "Times Square" (TV EXCELSIOR), "Praça da Alegria" (TV RECORD) e com o personagem ROLANDO LERO (da "Escolinha do Professor Raimundo" de Chico Anísio, TV GLOBO). Também participou da Grande Família (Globo), no papel de Epitáfio. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 24.07.2003.

1936 - Prelúdio da Segunda Guerra Mundial: violando os tratados de Locarno e de Versalhes, a Alemanha reocupa a Renânia. 

1940 - Guerra de Inverno: duas divisões soviéticas chegam à margem setentrional da baía de Vyborg e rompem a linha de defesa finlandesa.

1943 - Nasceu o violonista Turíbio Santos (Turíbio Soares Santos), em São Luís (MA).

1945 - Nasceu Rubens Ewald Filho, em Santos (SP). É um jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. É também o crítico de cinema do portal R7. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde está atualmente com o programa TNT+Filme e onde comenta as entregas do Oscar. Atualmente, está no maior site em língua portuguesa da América Latina, o Universo Online (UOL). Também é o crítico de cinema da Rádio Bandeirantes. Também comenta os filmes exibidos no Cine Clube, da Rede Bandeirantes, todo sábado as 22h.

1945 - Segunda Guerra Mundial: tropas americanas capturam a Ponte de Remagen sobre o rio Reno em Remagen. 

1947 - Terroristas atacam uma delegacia de polícia em Assunção, Paraguai, dando origem a cinco meses de sangrenta guerra civil. 

1947 - Nasceu a atriz Nívea Maria (Nívea Maria Cândido Graieb), em São Paulo (SP). Foi modelo e hoje é atriz de teatro e televisão, tendo participado de inúmeras novelas.

1948 - Nasceu Danilo Caymmi (Danilo Candido Tostes Caymmi), no Rio de Janeiro (RJ). Filho de Dorival Caymmi e Stella Maris, é cantor, compositor e arranjador.

1950 - Guerra Fria: a União Soviética emite um comunicado negando que Klaus Fuchs serviu como espião soviético.

1951 - O general MacArthur revela que, sob as condições então vigentes, as forças das ONU não teriam chances de vitória na guerra da Coreia.

1953 - O estado-unidense James Watson e o britânico Francis Crick decifram a estrutura de dupla hélice para o DNA.

1957 - Primeira transmissão em direto e início das emissões regulares da RTP. A Rádio e Televisão de Portugal (RTP) MH IH é uma empresa estatal portuguesa que inclui a rádio e a televisão públicas

1963 - Nasceu a cantora Rosana (Rosana Fiengo), em São Paulo (SP). Surgiu em 1981, quando participou discretamente do MPB Shell, festival da Rede Globo. Só viria a se tornar conhecida do grande público em 1987, quando gravou a música que mais marcou a sua carreira: "O amor e o poder", tema da novela homônima da Rede Globo.

1965 - Domingo Sangrento: um grupo de 600 manifestantes dos direitos civis é brutalmente atacado por policiais estaduais e locais em SelmaAlabama.

1965 - Descoberto perto de Montevidéu o cadáver de Herbert Çükürs, responsável pela morte de 30.000 judeus lituanos na segunda guerra mundial.

1969 - Golda Meir é a primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro de Israel.

1977 - Morreu Big Boy (Newton Alvarenga Duarte), em São Paulo (SP), onde também nasceu em 01.06.1943. Dj ("disc jockey"), tido como um dos mais importantes de sua época, revolucionando o rádio brasileiro com uma linguagem jovem e irreverente. Ficou conhecido por seu jargão "Hello, Crazy People!".

1977 - Estreia o famoso programa infantil de televisão “Sítio do Pica-Pau-Amarelo”.

1980 - Início das emissões regulares a cores da RTP.

1981 - O ministro César Cals de Oliveira anunciou a descoberta de uma reserva de quase três bilhões de toneladas de carvão no Rio Grande do Sul.

1984 - Descobrimento do cometa Russell 4.

1987 - O pugilista Mike Tyson venceu Bonecrusher Smith e tornou-se o campeão de pesos pesados pela Associação Mundial de Boxe.

1988 - Morreu Edmund Berkeley (Edmund Callis Berkeley), em Newton, Massachusett, EUA. Foi um cientista estadunidense da área de computação, que cofundou a Association for Computing Machinery (ACM) em 1947. Também foi um ativista que trabalhou para obter condições que minimizassem a ameaça de uma guerra nuclear. Nasceu em Nova York, EUA, em 22.02.1909.

1988 - Mais de trezentos objetos da época dos faraós, alguns deles retirados do túmulo de Tutankhamen, foram achados no castelo de Highclere, na Inglaterra.

1989 - China decreta lei marcial no Tibet depois de três dias de protestos anti-China. 

1989 - O Conselho de Estado da China decreta lei marcial em Lhasa, Tibete. 

1989 - Por causa do lançamento do livro Versos Satânicos, do escritor inglês Salman Rushdie, o Irã rompeu relações diplomáticas com o Reino Unido.

1990 - Morreu Luiz Carlos Prestes, no Rio de Janeiro ((RJ). Foi militante comunista, tendo participado do Movimento Tenentista (década de 1920). Liderou a Coluna Prestes (cerca de 1.500 homens) e fez a "Grande Marcha" pelo interior do país durante 29 meses (1932), percorrendo 25.000 km. Conhecido como "Cavaleiro da Esperança", foi preso com sua mulher Olga (março/1936). Foi senador pelo Distrito Federal (1946 a 1951) e esteve exilado na Rússia (1964). Nasceu em Porto Alegre (RS), em 03.01.1898.

1991 - Forças leais a Saddam Hussein executam mais de 400 pessoas no Sul do Iraque nos dias seguintes a uma rebelião em Basra. 

1992 - O presidente russo, Boris Yeltsin, encerra o controle de preços no país. 

1992 - Morreu Paulo Machado de Carvalho, em São Paulo (SP), onde também nasceu em 09.11.1901. Foi empresário, criou as Emissoras Unidas; adquiriu a Rádio Panamericana (1944) e logo após a Record de São Paulo (SP) e a TV Record (1953). Foi um dos grandes nomes das telecomunicações brasileiras. Vendeu a rádio e TV Record para a Igreja Universal do Reino de Deus (1990, Bispo Edir Macedo). Foi também dirigente esportivo, liderando as Seleções de Futebol Campeãs nas Copas de 1958 (Suécia) e 1962 (Chile), pelo que é conhecido por "Marechal das Vitórias". Seu nome é dado ao Estádio Municipal do Pacaembu.

1994 - Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano, rejeita a proposta de dividir a África do Sul conforme sugestão de alguns cidadãos brancos de extrema direita.

1995 - Senado aprova lei que proíbe o fumo em recintos fechados de uso público e em veículos de transporte coletivo.

1996 - Pela primeira vez, o Parlamento palestino é eleito democraticamente. 

1997 - Numa operação não-oficial na favela Naval, em Diadema (SP), policiais militares assassinaram um homem com um tiro na nuca. A cena foi gravada por um cinegrafista amador e chocou o país inteiro.

1997 - O Comitê Olímpico Internacional desclassifica o Rio de Janeiro como candidata a sediar os Jogos Olímpicos de 2004.

1999 - Morreu Stanley Kubrick, em Hertfordshire, Inglaterra. Foi um dos grandes cineastas americanos. Suas histórias não-convencionais, como 2001 - Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica e O Iluminado arrebanharam multidões de fãs. Nasceu em Nova Iorque, EUA, em 26.07.1928.

1999 - Morreu Antonio Houaiss, no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 15.10.1915. Foi diplomata, sociólogo e professor, um dos maiores estudiosos da língua portuguesa. Autor do dicionário que leva seu nome.

2000 - Californianos rejeitam o casamento gay em um plebiscito. 

2001 - Ariel Sharon se torna primeiro-ministro de Israel.

2002 - Confrontos entre hindus e muçulmanos deixam mais de 600 mortos no Estado indiano de Gujarat. 

2003 - O presidente Lula e o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, selam um pacto de cooperação mútua no combate ao tráfico de drogas.

2004 - Igreja Episcopal tem o primeiro bispo homossexual. A nomeação do bispo em novembro de 2003, causou reações na ala conservadora da igreja.

2004 - A ginasta Daiane dos Santos ganha medalha de ouro na Copa do Mundo da Alemanha.

2005 - O pedreiro Severino Elias dos Santos morre após passar 12 horas em fila do INSS.

2007 - Senado aprova projeto que endurece o regime de pena por crimes hediondos.

2007 - Primeira reunião do Fórum Nacional da Previdência Social.

2007 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva critica a “hipocrisia” no debate sobre prevenção da AIDS.

2008 - O governo espanhol suspende campanha eleitoral após o assassinato de um ex-vereador socialista no País Basco (norte) e convoca reunião todos os partidos políticos no Congresso dos Deputados.

2008 - Comissão de anistia do MJ aprova indenização para Clara Charf, viúva de Carlos Marighella.

2009 - Lançamento do observatório espacial Kepler, projetado para descobrir planetas semelhantes à Terra orbitando em outras estrelas.

2009 - Suspensa a visitação pública ao Palácio do Planalto.

2010 - Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anula em todo o país a segunda fase do exame de Ordem.

2011 - Pesquisa da BBC informa que Brasil é o país que mais cresce em popularidade.

2011 - Início das obras de terraplenagem da usina de Belo Monte.

2012 - Copom decide baixar a taxa básica de juros da economia de 10,5% ao ano para 9,75% ao ano.

2012 - Protestos contra a votação do novo Código Florestal em diversas cidades do Brasil.

2012 - Comissão aprova “torpedo” mais barato para pessoas com deficiência auditiva ou da fala.

2012 - Brasil sobe para o quinto lugar no ranking da FIFA.

2013 - Senado aprova acordo para intercâmbio de informações tributárias entre Brasil e EUA.

2013 - O Brasão papal é retirado de jardim do Vaticano.

2013 - Pesquisa revela que 74%dos brasileiros querem a renúncia de Renan Calheiros.

2013 - Senado aprova criação do Ministério da Micro e Pequena Empresa.

2013 - Congresso derruba veto à Lei dos Royalties.

2013 - Câmara aprova Orçamento para 2013.

2014 - A Williams anuncia homenagem a Ayrton Senna na lateral esquerda do bico dos carros.

2014 - Boeing 777 da Malaysia Airlines desaparece em voo entre Kuala Lumpur e Pequim.

2014 - Tesouro Nacional anuncia aporte de R$ 1,2 bilhão nas distribuidoras de energia.

2014 - Marcos Valério é condenado por envolvimento no “mensalão mineiro”.

2015 - O ministro da Justiça nega, José Eduardo Cardozo, nega interferência na operação “Lava Jato”.

2015 - Paraíba lança a campanha “Direitos Garantidos, Vidas em transformação- Mulher Forte e de Valor”.

2015 - Senado promove o seminário “Fechando as contas”.

2016 - O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, é notificado sobre processo pelo Conselho de Ética.

2016 - Ministério da Fazenda anuncia ações de incentivo aos investimentos em infraestrutura.

2016 - Suprema Corte favorece mãe homossexual que perderia filhos adotivos.

2016 - A mulher de Eduardo Cunha, Cláudia Cruz, tenta manter no STF investigação sobre contas na Suíça.

2016 - A agência Fitch reduz previsão para PIB do Brasil em 2016, de -2,5% para -3,5%.

2017 - ONU alerta para retrocessos nos direitos das mulheres em diversos países.

2017 - Lançamento do livro “Cicatrizes: Histórias de vítimas do ex-médico Roger Abdelmassih”.

2017 - IBGE revela que PIB recuou 3,6% em 2016 e fecha ano em R$ 6,3 trilhões.

2017 - O programa “Criança Feliz”, da primeira-dama Marcela Temer, é vetado na cidade de São Paulo.

2017 - Presidente Michel Temer recebe o empresário Joesley Batista no Palácio do Jaburu.

2017 - Decreto institui o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância.

2018 - Presidente Putin diz que Rússia apenas usará armas nucleares em resposta a ataques.

2018 - Sri Lanka bloqueia redes sociais em meio a conflito entre budistas e muçulmanos.

2018 - Câmara aprova crime de importunação sexual e aumenta pena para estupro coletivo.

2018 - Comissão do Senado rejeita proposta de legalização dos jogos de azar.

2018 - Marcelo Odebrecht é condenado a dez anos e seis meses de prisão.

2018 - Supremo Tribunal Federal mantém poder do TSE para cassar mandatos de políticos eleitos nos estados.

2018 - Senado aprova proposta que criminaliza a chamada vingança pornográfica.

2019 - Huawei processa os EUA por proibir seus produtos a administração federal.

2019 - Apagão deixa Venezuela às escuras, presidente Nicolás Maduro denuncia uma sabotagem.

2019 - Juan Guaidó pede à Europa que intensifique[AdC1]  sanções contra regime de Nicolás Maduro.

2019 - Em Portugal, o primeiro-ministro António Costa assume que a violência doméstica tem de ter um fim.

2019 - FUNAI inicia sua maior expedição dos últimos 20 anos para entrar em contato com índios isolados.

2019 - O vice-presidente Hamilton Mourão afirma que o presidente Jair Bolsonaro foi “mal interpretado”.

2019 - Presidente Jair Bolsonaro participa de evento de fuzileiros navais o Rio de Janeiro.

2019 - Petrobras fecha venda de participação em operações o Paraguai e na Bacia de Campos.

2020 - Consumidores invadem mercados em Los Angeles com Pânico do coronavírus.

2020 - Presidente Donald Trump recebe Jair Bolsonaro na residência de Mar-a-Lago na Flórida.

2020 - Governador de Nova York como declara a emergência para combater o novo coronavírus.

2020 - Alemanha e protestam em Hamburgo para exigir que o governo aceite receber migrantes.

2020 - Confirmada a primeira morte por coronavírus na Argentina.

2020 - Colômbia confirma primeiro caso de coronavírus.

2020 - Presidente Maduro acusa EUA e Brasil e fazerem plano de guerra para justificar invasão à Venezuela.

2020 - Wesley Safadão compartilha seu batizado nas águas do rio Jordão, em Israel.

2020 - Ronaldinho Gaúcho chega algemado para audiência em Assunção. Paraguai.

2020 - Entra em vigor a reforma da Previdência dos servidores de São Paulo. 2020 - Postagem do Detran para homenagear mulheres no ar e revolta internautas: Mulher você pode ser o que quiser! Inclusive, numa boa motorista”.

2020 - Chamado de Bolsonaro para ato (15.03.2020) gera indignação nas cúpulas de STF e Congresso.

2020 -  Senador Renan Calheiros diz que Bolsonaro ameaça paz na América do Sul.  

2020 - Belém amanhece alagada após mais de 10 horas de chuva chuva.

2021 - O território francês da Nova Caledônia (Pacífico Sul) registra os primeiros casos de coronavirus.

2021 - Morte do político e bilionário francês Olivier Dassault em acidente de helicóptero.

2021 - Bombardeiro norte-americano B-1B pousa na região acima do Círculo Polar Ártico.

2021 - Eleitores suíços votam a “proibição da burca”.

2021 - Bolívia elege governadores e prefeitos.

2021 - Em visita a Israel, o chanceler brasileiro Ernesto Araújo é advertido por não usar máscara.

2021 - Coalizão liderada pela Arábia Saudita lança ataques aéreos contra rebeldes no Iêmen.

2021 - Em El Salvador, manifestação pela descriminalização do aborto em San Salvador.

2021 - Papa Francisco visita as cidades iraquianas de Erbil, Mosul e Qaraqosh.

2021 - Comércios de alimentos são proibidos de funcionar em Boa Vista (RR).

2021 - Campanha Solidária aos Trabalhadores da Música da Paraíba.

2021 - Morte do ator e humorista brasileiro Kleber Lopes.

2021 - Polícia apreende 900 animais silvestres em ônibus na Fernão Dias, em Atibaia (SP). 

TÚNEL DO TEMPO

Ray Conniff e Orquestra

Bolero (Maurice Ravel)

 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário