domingo, 6 de março de 2022

Fatos históricos de 6 de março

6 de março é o 65º dia no calendário gregoriano. Faltam 300 para acabar 2021.

Dia Internacional do Desempregado - Comemoração surgida de uma campanha internacional de marchas e manifestações. Foi iniciada pela Internacional Comunista e coordenada por diversos dos seus partidos membros, marcada por centenas de milhares de pessoas nas principais cidades ao redor do mundo, que tomaram as ruas em 6 de março de 1930 para protestar em massa contra o desemprego associado com a "Grande Depressão".

- Dia Mundial (e Nacional) do Optometrista - Comemoração do Brasil, oficializada na cidade de Aracaju (SE) pela Lei Nº 3.679, de 05.03.2009, relacionada com os profissionais especializados na optometria. Trata-se de uma ciência da área da saúde, com base na física, que existe no mundo há mais de cem anos e é praticada em mais de 130 países.

EVANGELHO (Lc 15,1-3.11-32)

2ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.

3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada.

14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queira matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.

17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’.

20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’.

22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa.

25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’.

28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’.

31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado”’.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Rosa de Vitero

EFEMÉRIDES

 
Gabriel Garcia Márquez (1928-2014)

12 a.C. - Imperador romano Augusto é nomeado Pontífice máximo, incorporando a posição na de imperador.

845 - Execução dos 42 mártires de Amório em Samarra.

961 - A tomada de Chandax, a capital do Emirado de Creta, pelo Império Bizantino após sete meses de cerco, marca o fim daquele estado muçulmano de Creta.

1447 - Nicolau V torna-se Papa.

1454 - Guerra dos Treze Anos: delegados da Confederação Prussiana prometem fidelidade ao rei Casimiro IV da Polônia, que concorda em disponibilizar suas forças na luta da Confederação por sua independência dos Cavaleiros Teutônicos.

1475 - Nasceu Michelângelo Buonarroti (Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni), em Caprese, Itália. Foi pintor, escultor e arquiteto, símbolo do Humanismo Renascentista, autor dos afrescos da abóbada da Capela Sistina, no Vaticano (1508 a 1512). Morreu em Roma, Itália, em 18.02.1564.

1480 - Ratificação dos termos do Tratado das Alcáçovas-Toledo pelos Reis Católicos - Portugal cede as Ilhas Canárias à Castela em troca das reivindicações em África Ocidental.

1629 - Guerra dos Trinta Anos: Fernando II emite o Édito da Restituição anulando todos os direitos dos protestantes às propriedades católicas expropriadas a partir da Paz de Augsburgo.

1665 - O primeiro secretário-adjunto da Royal Society, Henry Oldenburg, publica a primeira edição da Philosophical Transactions of the Royal Society.

1714  Tratado de Rastatt: término da Guerra da Sucessão Espanhola.

1775 - Prince Hall (1748–1807) torna-se o primeiro maçom negro dos EUA.

1788  Primeira Frota chega à ilha Norfolk, a fim de fundar uma colônia penal.

1815 - Astrônomos descobrem o cometa Olbers.

1817 - Início da Revolução Pernambucana, movimento de revolta contra o domínio português.

1820 - O Compromisso do Missouri é transformado em lei pelo presidente James Monroe. O acordo permite que o Missouri faça parte da União como um estado de escravos, traz o Maine para a União como um estado livre, e torna livre da escravidão o restante da parte norte do território da compra da Louisiana. 

1821 - Criação do Ministério da Fazenda no Brasil.

1826 - D. João VI nomeia uma junta de regência. Ele morreria quatro dias mais tarde.

1836 - Revolução do Texas: Batalha do Álamo – Após um cerco de treze dias realizado por 3 000 soldados mexicanos, os 187 voluntários texanos, incluindo Davy Crockett e o coronel Jim Bowie, que defendiam Alamo, são mortos e o forte é capturado.

1838 - A Vila de São João del-Rey é elevada à categoria de cidade.

1843 - Nasceu Arthur Napoleão dos Santos, em Porto, Portugal. Foi um pianista, compositor, editor de partituras musicais, professor e comerciante. Mas viveu a maior parte da vida no Brasil. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 12.05.1925.

1853 - Estréia La Traviata, de Verdi, no teatro La Fenice, de Veneza, Itália. 

1855 - Manuel da Mota Coqueiro entrou para a história como o último condenado à morte que teve a pena executada no Brasil. Manuel da Mota Coqueiro (Manuel da Mota Coqueiro Ferreira da Silva), apelidado de "A Fera de Macabu", nasceu Campos dos Goytacazes (RJ) e morreu (enforcado) em Macaé (RJ), em 03.03.1855. Foi um rico fazendeiro da região norte fluminense condenado à pena de morte por ter - supostamente - mandado matar toda uma família de colonos residente em suas terras. O caso é um dos crimes mais famosos do Brasil, pois muitos consideram que foi executado um inocente, além do que foi condenado um homem branco e rico, o que sempre foi muito incomum no Brasil.

1857 - Prolatada a sentença do Caso Dred Scott pela Suprema Corte dos Estados Unidos, um dos fatos que levaram à Guerra de Secessão.

1869 - Dmitri Mendeleev apresenta a primeira tabela periódica à Sociedade Russa de Química.

1880 - Decreto cria o atual Instituto de Educação no Rio de Janeiro (RJ).

1881 - André Rebouças dirige um festival em homenagem aos abolicionistas cearenses. André Pinto Rebouças (Cachoeira-BA, 13.01.1838 - Funchal-Portugal, 09.05.1898) foi um engenheiro, inventor e abolicionista. Foi também deputado e conselheiro de D. Pedro II (1840 - 1889), seu pai era filho de uma escrava alforriada e de um alfaiate português. Seus irmãos Antônio Pereira Rebouças Filho e José Rebouças também eram engenheiros.

1882 - Refundado o Reino da Sérvia.

1889 - Anunciado o primeiro milagre de Padre Cícero.

1899 - Felix Hoffmann patenteia seu invento: a aspirina. A Bayer registra a aspirina como propriedade industrial.

1902 - Fundação do Real Madrid, time de futebol da Espanha.

1906 - Nasceu Lou Costelo (Louis Francis "Lou" Costello), em Paterson, EUA. Foi um ator e comediante, mais conhecido por integrar a dupla Abbott e Costello  junto a Bud Abbott. Morreu em Beverly Hills, EUA, em 03.03.1959.

1920 - Nasceu Joubert de Carvalho (Joubert Gontijo de Carvalho), em Uberaba (MG). Foi um médico e compositor, autor de canções como "Maringá" e "Ta-hi". Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 20.09.1977.

1921 - O Partido Comunista Português é fundado como a secção Portuguesa do Internacional Comunista (Comintern).

1928 - Nasceu Gabriel Garcia Márquez, em Aracataca, Colômbia. É um escritor, jornalista, editor, ativista e político. Recebeu o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra, que entre outros livros inclui o aclamado Cem Anos de Solidão. Foi responsável por criar o realismo mágico na literatura latino-americana. Viajou muito pela Europa e vive atualmente em Cuba. É pai do cineasta Rodrigo García. Em 1 de abril de 2009 declarou que se aposentou e não pretende escrever mais livros. Morreu na Cidade do México, México, em 17.04.2014.

1933 - Estreia o filme A Voz do Carnaval, com Carmem Miranda.

1937 - Nasceu Valentina Tereshkova (Valentina Vladimirovna Tereshkova),  em Maslennikovo, URSS. Foi a primeira cosmonauta da história e a primeira mulher a ir ao espaço, em 16.06.1963.

1939 - Nasceu Perry Salles (Perilúcio José de Almeida), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 17.06.2009. Foi ator e ator. Era filho adotivo da também atriz Yara Salles.

1940 - Nascimento do ator Paulo Figueiredo, em São Paulo (SP)

1940 - Guerra de Inverno: Um armistício é assinado pela Finlândia e a União Soviética.

1945 - Adotado na Conferência Interamericana sobre Problemas de Guerra e Paz, na Cidade do México, a Acta de Chapultepec – proclamava que a agressão perpetrada contra qualquer Estado americano seria considerada como dirigida contra todos os signatários.

1945 - Segunda Guerra Mundial: começa a Operação Frühlingserwachen, a última grande ofensiva alemã da guerra.

1946 - Guerra do Vietnã: Ho Chi Minh assina um acordo com a França, que reconhece o Vietnã como um Estado autônomo.

1951 - Estados Unidos: tem início o julgamento do caso Julius e Ethel Rosenberg. 

1952 - Nasceu Ritchie (Richard David Court), em Beckenham, Inglaterra. é cantor e compositor radicado no Brasil, autor de diversos sucessos como "Menina veneno", "Pelo telefone', dentre outras.

1953 - Gueórgui Malenkov substitui Joseph Stalin como premier da URSS.

1955 - Egito, Arábia Saudita e Síria anunciam um acordo para o fortalecimento político, econômico e militar conjunto dos três países.

1957 - Gana torna-se independente.

1958 - Morreu (suicídio), o compositor Assis Valente (José de Assis Valente), no Rio de Janeiro (RJ). É autor de vários sucessos cantados por Carmen Miranda, além de músicas como "Brasil Pandeiro", "Camisa Listrada" e "Boas Festas" (clássico natalino). Nasceu em Santo Amaro (BA), em 19.03.1911.

1959 - Fundação do Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, no Rio de Janeiro (RJ).

1964 - O pugilista americano Cassius Caly converteu-se ao islamismo e mudou seu nome para Muhammad Ali.

1968 - O Sport Club Corinthians Paulista quebra o tabu de 22 anos e onze jogos contra o rival Santos Futebol Clube de Pelé.

1969 - Fundação do Rotary Club de Fortaleza - Alagadiço.

1969 - Primeira transmissão de televisão via satélite (lançamento da Apolo IX).

1970 - Guerrilheiros sequestram na Guatemala o diplomata americano Sean Holly e exigem a libertação de quatro presos políticos para seu resgate

1970 - O disco Let it be, último do Beatles, foi lançado no Reino Unido.

1970 - O líder de seita e suspeito de assassinato Charles Manson lança um álbum intitulado Lie: The Love & Terror Cult para ajudar nas despesas de sua defesa.

1972 - O Brasil e os EUA chegam a um acordo segundo o qual não seriam mais apreendidos barcos de pesca americanos em atividade dentro de águas territoriais brasileiras.

1975 - Acordos de ArgelIrã e Iraque anunciam uma solução para as disputas territoriais entre os dois países.

1979 - Os 5 quilômetros iniciais do metrô do Rio de Janeiro, que ligam as estações Glória e Praça Onze, foram inaugurados.

1979 - Papa João Paulo II redige a primeira parte do seu testamento.

1980 - Executado o coronel Pak Hung Ju, um dos sete condenados à morte pelo assassínio do presidente da Coreia do Sul, Park Chung Hee.

1980 - A escritora belga Marguerite Yourcenar torna-se a primeira mulher eleita para a Academia Francesa.

1981 - O Peru e o Equador aceitam que Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos sirvam como mediadores na questão de fronteira entre os dois países.

1983 - Helmut Kohl, do Partido Democrata Cristão, é eleito para o cargo de chanceler da República Federal da Alemanha.

1985 - Acontece a primeira luta profissional de Mike Tyson.

1985 - Cinco poderosas explosões abalam as instalações militares de El Chipote, no centro de Manágua, capital da Nicarágua.

1986 - Missão Vega: A sonda espacial russa VeGa 1 (lançada em 1984) passa a 8890 km do cometa Halley.

1987 - O navio britânico Herald of Free Enterprise naufraga perto do porto belga de Zeebrugge. Morrem 174 pessoas e 408 são salvas. 

1990 - O Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição anuncia que a desnutrição das crianças brasileiras menores de cinco anos teve queda acentuada em 1989.

1992 - Vírus de computador Michelangelo começa a afetar os computadores.

1997 - A pintura de Picasso, Tête de femme, é roubada de uma galeria de Londres e recuperada uma semana depois. 

1989 - Pelo menos 109 pessoas morrem depois de beber uma aguardente feita em casa, na Índia. 

1990 - O Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição anuncia que a desnutrição das crianças brasileiras menores de cinco anos teve queda acentuada em 1989.

1990 - O último dos chefes militares do Khmer Vermelho ainda livre, Ta Mok, de 72 anos, é capturado perto da fronteira com a Tailândia.

1992 - Menina irlandesa de 14 anos, vítima de estupro, consegue autorização para interromper a gravidez.

1996 - Morte de José de Magalhães Pinto, no Rio de Janeiro (RJ). Sua vida profissional se iniciou quando tinha dezesseis anos. Seu primeiro emprego foi no Banco Hipotecário e Agrícola de Minas Gerais. Com 17 anos já era gerente da agência. Foi presidente da Associação Comercial de Minas Gerais presidindo a Federação de Comércio daquele estado. Em 1943 foi diretor do Banco da Lavoura. Assinou o "manifesto dos mineiros" sendo afastado por imposição do governo federal. Em 1944 fundou o Banco Nacional de Minas Gerais. Conservador, foi fundador também da União Democrática Nacional (UDN). Foi deputado à Assembleia Constituinte de 1946, renunciou ao mandato para ocupar o cargo de secretário de Finanças de Minas Gerais no governo Milton Campos. Governou o estado de 1961 a 1966, quando criou o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. Nesta época, financiou o Ipes e foi um dos principais artífices do golpe militar de 1964. Após o Golpe de 1964, sua fortuna se multiplicou e incorporou mais seis bancos em 1972. Criando em seguida o Banco Nacional S/A, com sede em Belo Horizonte. No governo Costa e Silva, foi ministro das Relações Exteriores, articulador de empréstimos internacionais para o financiamento de obras de infraestrutura para o desenvolvimento do Brasil, cuja política ficou conhecida como "Diplomacia da Prosperidade". Magalhães Pinto nasceu em Santo Antonio do Monte (MG), em 28.06.1909.

1997 - A pintura de Picasso, Tête de Femme, é roubada de uma galeria de Londres e recuperada uma semana depois.

1998 - A agência espacial americana, a Nasa, anunciou a descoberta de gelo abaixo da superfície lunar, nas regiões polares.

1999 - O último dos chefes militares do Khmer Vermelho ainda livre, Ta Mok, de 72 anos, é capturado perto da fronteira com a Tailândia.

2000 - Encontrado no Paraná o corpo do cônsul de Portugal, Miguel José Fawor.

2001 - Morreu o governador de São Paulo, Mário Covas (Mário Covas Júnior), que já estava licenciado de suas funções. Ele lutava contra um câncer intestinal havia anos. Nasceu em Santos (SP), em 21.04.1930.

2001 - Um juiz federal argentino declara inconstitucionais as leis de anistia de Ponto Final e Obediência Devida, que impediram o julgamento de mais de mil militares e policias pelos crimes cometidos durante a ditadura.

2002 - A Assembleia Nacional da França acedeu ao pedido de devolver os restos mortais da Vênus Hotentote à sua terra natal.

2003 - Fidel Castro é reeleito pela Assembleia Nacional de Cuba.

2003 - É anunciado, que as análises fotográficas feitas, por ocasião da passagem da sonda Cassini-Huygens por Júpiter, sugerem que os cinturões sejam áreas de movimento atmosférico no planeta.

2003 - Lançamento de novo livro do papa João Paulo II.

2003 - Um Boeing 737-200 da Air Algérie, que tinha acabado de decolar de Tamanssaret, cai e mata os 102 passageiros e tripulantes.

2006 - Começa a ser distribuída a vacina contra o rotavírus.

2007 - Parlamentares do PSDB cobram a instalação da CPI do Apagão Aéreo.

2008 - Ministro Gilberto Gil (Cultura) lança o Observatório de Editais.

2009 - Presidente Lula afirma que “a medicina está mais correta que a Igreja”.

2009 - A menina pernambucana que teve a gravidez interrompida recebe alta.

2010 - Nos EUA, o nadador brasileiro César Cielo ganha medalha de ouro nos 100m livre no Grand Prix de Austin.

2011 - Rebeldes líbios recuam após ataque das forças leais de Muammar El-Khadafi.

2012 - Senado rejeita indicado de Dilma (Bernardo Figueiredo) à direção-geral da ANTT.

2012 - Comissão da Lei Geral da Câmara dos Deputados libera consumo de bebidas alcoólicas na Copa.

2012 - Câmara aprova Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

2012 - IBGE informa que PIB do Brasil registrou aumento de 2,7% em 2011 na comparação com 2010.

2013 - Exército Livre da Síria captura Raqqa, a primeira grande cidade a ficar sob controle rebelde na Guerra Civil Síria. 

2013 - Presidenta Dilma Rousseff se reúne com governadores e defende royalties para educação.

2013 - Morreu Chorão (Alexandre Magno Abrão), em São Paulo (SP), onde também nasceu em 09.04.1970. Foi um cantor, compositor, cineasta, poeta, roteirista e empresário. Foi o vocalista, principal letrista e cofundador da banda santista Charlie Brown Jr., formada em 1992, junto com Renato Pelado, Marcão, Champignon e Thiago Castanho, sendo o único integrante a participar de todas as formações. Com o Charlie Brown, lançou dez discos, que venderam mais de cinco milhões de cópias.

2013 - Centrais sindicais iniciam a 7ª Marcha de Brasília.

2013 - ONU informa que número de refugiados sírios em 1 milhão.

2013 - Comitê de Política Monetária (Copom) decide manter a taxa básica de juros em 7,25% ao ano.

2014 - Morreu Sérgio Guerra (Severino Sérgio Estelita Guerra), em São Paulo (SP). Nascido em Recife (PE), em 09.11.1947, foi um economista e político. Seus últimos cargos na vida pública foram os de presidente nacional do PSDB e deputado federal por Pernambuco.

2014 - A Receita Federal começa a receber as declarações de Imposto de Renda Pessoa Física 2014.

2015 - Posse do jornalista e escritor Zuenir Ventura na Academia Brasileira de Letras.

2015 - WhatsApp começa a liberar chamada de voz no Brasil.

2015 - Tribunal de Contas da União aponta fragilidades no Programa Mais Médicos.

2015 - STF autoriza abertura de inquérito e revoga sigilo em investigação sobre Petrobras.

2016 - Morreu Nancy Davis Reagan (Anne Frances Robbins), em los Angeles, EUA. Nascida em Nova Iorque, EUA, 06.07.1921, foi primeira-dama dos Estados Unidos entre 1981 e 1989. Antes do casamento com Ronald Reagan, atuou em vários filmes de Hollywood nas décadas de 1940 e 1950 sob o nome artístico de Nancy Davis.

2016 - Grupo faz ato em apoio ao PT em frente à casa da presidenta Dilma Rousseff em Porto Alegre.

2016 - Advogados diem que investigação contra Lula atende anseio pessoal de autoridades.

2016 - O vice-presidente Michel Temer defende união entre os três poderes para fim à crise.

2017 - Presidente Donald Trump assina nova ordem migratória e veta entrada de migrantes de seis países.

2017 - A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) propõe “greve” de mulheres no Senado.

2017 - Pedidos de abertura de inquérito contra políticos no âmbito da Lava Jato completa 2 anos. 

2018 - Comissão da ONU acusa coalizão ocidental e Rússia de crimes na Síria.

2018 - Carta de Albert Einstein por US$ 103.700 em Jerusalém.

2018 - Governadores assinam termo para monitorar membros de facções em presídios do Nordeste.

2018 - Câmara aprova suspensão de CNH para motoristas envolvidos em contrabando.

2018 - Anvisa aprova o registro do medicamento Lixiana (edoxabana).

2018 - STF nega pedido de defesa de Lula para suspender execução provisória da pena de prisão.

2019 - Netflix anuncia que vai produzir uma série baseada no livro Cem anos de Solidão.

2019 - EUA ameaçam com sanções bancos que ajudem o governo de Nicolás Maduro.

2019 - ONU pede libertação de mulheres ativistas sauditas.

2019 - Governo da Nicarágua e oposição iniciam diálogos de paz.

2019 - Universidade Hebraica de Jerusalém revela 110 páginas de manuscritos originais de Albert Einstein.

2019 - Governo britânico lança campanha contra tabu em torno da menstruação.

2019 - A procuradora-geral Raquel Dodge diz que medidas do Estado não podem discriminar o cidadão.

2019 - Em nota, presidente Bolsonaro diz que não pretendia criticar o Carnaval com vídeo no Twitter.

2019 - Cerimônia de abertura da Campanha da Fraternidade na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

2019 - O ator José de Abreu recebe ameaça de processo do presidente Jair Bolsonaro.

2019 - O suposto operador de dinheiro ilegal para o PSDB. Paulo Preto, é condenado a 145 anos de prisão.

2020 - Líbano se encaminha para declarar a primeira moratória de sua história.

2020 - União Europeia anuncia aumento de fundos para investigar o novo coronavírus.

2020 - Itália aprova verba de 7,5 bilhões de euros para enfrentar coronavírus.

2020 - O ex-presidente Bill Clinton diz que teve caso com Monica Lewinsky para lidar com ansiedades.

2020 - Olavo de Carvalho diz que evangélicos são responsáveis por tudo o que acontece de mau no Brasil.

2020 - Rússia rejeita novos cortes na produção de petróleo propostos pela OPEP.

2020 - Vaticano confirma primeiro caso de coronavírus.

2020 - Organização Mundial da Saúde adverte que países não estão levando a sério a epidemia de coronavírus.

2020 - Peru registra o primeiro caso confirmado de coronavírus.

2020 - Procuradoria do Equador pede sete anos de prisão para o ex-presidente Rafael Correar.

2020 - Ronaldinho Gaúcho e irmão são detidos no Paraguai no caso dos passaportes falsos.

2020 - Detidos dois membros da família real saudita por um intento de golpe.

2020 - Salão do Automóvel de São Paulo é adiado para 2021.

2020 - Presidente Jair Bolsonaro restringe regras de uso de aeronaves da FAB por parte de autoridades.

2020 - Operação da Gaeco mira esquema de caça-níquel em Belo Horizonte (MG).

2020 - Brasil tem 13 casos confirmados do novo coronavírus.

2021 - Em Portugal, o ex-presidente Cavaco Silva critica “políticas erradas” do governo.

2021 - Na França, polícia dispersa grupos aglomerados nas margens do rio Sena, na região central de Paris.

2021 - Na Itália, a promotoria pede prisão perpétua para os assassinos do policial Mario Cerciello Rega.

2021 - Força Aérea dos EUA apresenta seu novo caça F-15EX; Estados Unidos repudiam “ataque direto” da China sobre autonomia de um Hong Kong.

2021 - Bélgica anuncia plano para desconfinamento progressivo.

2021 - No Chile, governo anuncia prorrogação do programa de “Ingreso Familiar de Emergência (IFE).

2021 - No Peru, bancada da Acción Popular populares exige esclarecimentos sobre a eficácia da vacina Sinopharm.

2021 - Na China, a diretora chinesa Chloé Zhao é chamada de traidora após supostas críticas ao país.

2021 - No Paraguai, presidente Mario Abdo Benítez anuncia mudanças no gabinete após protestos.

2021 - Papa Francisco visita as cidades iraquianas de Najaf e Nassiriya.

2021 - Estado de São Paulo entra na fase vermelha.

2021 - Brasil acumula 10 mil mortes por dia em uma semana.

2021 - Vacinação em três drive-thrus para atender os idosos com 75 anos ou mais em Brasília-DF.

2021 - Polícia apreende embarcação com 3 toneladas de drogas em Coari (AM).

2021 - O governador João Dória (PSDB) registra queixa por vídeo que dizia haver festa em sua casa

TÚNEL DO TEMPO

Diabos do Céu - Boas festas (Assis Valente)

 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário