domingo, 3 de abril de 2022

ARTIGOS: Strawberry Fields Forever (Por Dr. Francisco Santamaria Mont'Alverne Parente*)

Extraordinária canção do maior grupo musical de todos os tempos, absolutamente imbatível - THE BEATLES -, gravada em dezembro de 1966 no histórico e emblemático estúdio de Abbey Road, Londres.

O fabuloso quarteto de Liverpool - os "Fab Four -, uma explosão de esplendoroso talento que encantou toda a geração que vivenciou a insurreta década de 1960 do século pretérito.


Os pósteros não passaram incólumes à axiomática genialidade dos quatro jovens ingleses, que são reverenciados por todos até hoje e certamente assim permanecerá pelos séculos que advirão.

Os Beatles marcaram indelével presença no firmamento musical de todos os tempos.

Loas merecidas a John Lennon (1940-1980), Paul McCartney (1942), George Harrison (1943-2001) e Ringo Starr (1940)!

The Beatles: Honra e glória da música universal! A propósito, a belíssima composição hoje homenageada, "Strawberry Fields Forever", refere-se aos campos de morango situados no imenso horto do antigo orfanato "Strawberry Fields" - lá também existiam canteiros de rododendros, amoras pretas e outras plantas de singular exotismo -, pertencente ao Exército da Salvação, meritória e caritativa denominação cristã, de espectro protestante, fundada no ano de 1865 pelo benemérito pastor metodista William Booth (1829-1912) - o primeiro General da instituição - e sua dedicada esposa Catherine Booth (1829-1890).

John Lennon morava nas cercanias desse lar destinado às crianças órfãs, na companhia de sua emblemática tia Mimi - Mary Elizabeth Smith (1906-1991): "Tudo bem em ter uma guitarra, John, mas você jamais ganhará a vida com ela" -, e costumava frequentar, tanto na infância como em sua adolescência, com amigos e também com a tia que o criava, o terreno respectivo, onde vivenciava lúdicos e salutares momentos de agradáveis folguedos. Essas felizes puerícias muitas vezes eram substituídas por solitárias visitas do futuro beatle àquele majestático e arborizado sítio, atraído pela atmosfera misteriosa do gótico cenário, tão propícia ao seu recolhimento com o próprio mundo interior, já habitado por desconcertantes fantasmagorias que tanto lhe inquietavam o espírito, por causa de sua manifesta timidez e introspecção.

Relata o fleugmático biógrafo e poeta inglês Steve Turner, nascido em 1949, em seu valioso livro "The Beatles - Todas as Músicas, Todas as Letras, Todas as Histórias", que, para aquele músico genial, essas visitas "se pareciam com as aventuras de Alice pela toca do coelho e através do espelho. Era como se entrasse em outro mundo, mais próximo do seu eu interior, e, quando adulto, ele viria a associar esses momentos de êxtase à infância perdida e também à sensação da perda do ego".

Em inesquecível viagem realizada no ano de 2002, tive o imenso privilégio de passar algumas horas - 12:00 às 20:00 - em Liverpool; ali cheguei a ver o horto dos campos de morango - Strawberry Fields - eternizados nos insólitos versos da impactante melodia sob comento.



(*) Francisco Santamaria Mont'Alverne Parente - Juiz de Direito. Membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras. Membro da Academia Cearense de Cinema. Ator de radionovela sob a direção de Marques da Cruz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário