terça-feira, 12 de abril de 2022

Fatos históricos de 13 de abril

13 de abril é o 103º dia no calendário gregoriano. faltam 262 para acabar 2022.

- Dia Internacional do Beijo - O mundo celebra hoje o Dia Internacional do Beijo. Primeiramente, esta festa surgiu no Reino Unido como o Dia Nacional do Beijo mas, com a divulgação da Internet, recebeu um status internacional. Esta festa incomum foi inventada em século XIX por dentistas britânicos, que viram uma ligação entre beijos frequentes e higiene bucal. A data foi oficialmente aprovada pelas Nações Unidas há cerca de 20 anos.  Também é comemorado em 6 de julho.

- Dia do Hino Nacional - Instituído para marcar a data da 1ª Execução de uma música inicialmente composta para bandas e que se tornara popular naquela ocasião, ao ser ilustrada com versos que saudavam a abdicação do imperador Dom Pedro I, recebendo nova letra na época da coroação do novo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Converteu-se extraoficialmente no Hino Nacional Brasileiro até o princípio da República, quando a vontade do povo fez com que o então Presidente da República, Deodoro da Fonseca, oficializasse a já popular composição do músico brasileiro, Francisco Manuel da Silva, como o nosso Hino Nacional Brasileiro. Foi definitivamente coroado em 1922, com uma letra do jornalista brasileiro, Joaquim Osório Duque Estrada.

- Dia Nacional da Alegria - Comemoração móvel de brasileiros, a partir de uma ação de responsabilidade social nas empresas brasileiras associadas, que foi sugerida pelo saudoso empresário brasileiro do entretenimento, Beto Carrero, tendo sido encampada pelo SINDEPAT (Sindicato Nacional de Parques e Atrações Turísticas) em parceria com a Adibra (Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil).

EVANGELHO (Mt 26,14-25)

Quarta-feira da Semana Santa

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.

17No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” 18Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”.

19Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. 21Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. 22Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?”23Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” 25Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Gema Galganni

EFEMÉRIDES 

Visconde de Saboia (1838-1909)

0585 - Morte de Santo Hermenegildo, em Tarragona, Espanha.

1059 - O Papa Nicolau II lança um decreto sobre a eleição dos papas, declarando que apenas cardeais devem ter poder de elegê-los.

1111 - Henrique V é coroado imperador do Sacro Império Romano-Germânico.

1179 - O Papado, através da Bula Relatum est auribus nostris que Alexandre III dirige à Ordem do Templo em Portugal, reconhece pela primeira vez o reino de Portugal e seu rei D. Afonso Henriques.

1204 - Cerco de Constantinopla pelas tropas da Quarta Cruzada termina com a conquista e saque da cidade.

1519 - Nasceu Catarina de Medici (Caterina Maria Romola di Medici), em Florença, Itália. Foi rainha consorte (casada com Henrique II) de França. Morreu em Blois, França, em 05.01.1589.

1598 - O rei Henrique IV da França decreta o Edito de Nantes, conferindo liberdade de religião aos huguenotes (calvinistas).

1612 - Miyamoto Musashi derrota Sasaki Kojirō na ilha de Funajima.

1695 - Morreu Jean de La Fontaine, em Paris, França.  Antes de vir a ser fabulista, foi poeta, tentou ser teólogo e cafifa. Além disso, também entrou para um seminário, mas ai perdeu o interesse. Nasceu em Château-Thierry, França, em 08.07.1621.

1726 - Fundação da cidade de Fortaleza (CE).

1742 - É feita a primeira interpretação de O Messias, de Haendel, em Dublin. 

1743 - Nasceu Thomas Jefferson, em Shadwell, EUA. Foi um advogado e político, terceiro presidente dos Estados Unidos da América (de 1801 a 1809). Além de estadista, foi também um filósofo político, um revolucionário, proprietário agrícola, arquiteto, arqueólogo, autor e um espírito elucidativo do Iluminismo grande estadista. Morreu em Monticello, EUA, em 04.07.1826.

1756 - Morreu Johann Gottlieb Goldberg, em Dresden, Alemanha. Foi um virtuose alemão do cravo, organista e compositor do barroco tardio e do início do período clássico. Sua maior fama foi emprestar o seu nome, provavelmente como o intérprete original, às famosas Variações Goldberg de Johann Sebastian Bach. Johann Gottlieb Goldberg nasceu em Gdańsk, Pomerânia, e foi batizado em 14.03.1727.

1808 - Nascimento de Antonio Meucci (Antonio Santi Giuseppe Meucci), em San Frediano, hoje um bairro de Florença-Itália, no ano de 1808.  Ele é o verdadeiro inventor do telefone, Foi reconhecido como tal pela Resolução Nº269, de 11 de junho de 2002, do Congresso dos Estados Unidos. Morreu em Nova Iorque, EUA, em 18.10.1889.

1813 - A Assembleia Geral Constituinte do Rio da Plata decreta um novo cunho para a moeda, substituindo os bustos dos reis da Espanha pelas armas das Províncias Unidas do Rio da Plata.

1829 - O Ato de Ajuda Católica concede aos católicos romanos no Reino Unido o direito de votar e de ser eleito para o Parlamento.

1829 - O Parlamento Inglês concede liberdade religiosa aos católicos.

1831 - O imperador do Brasil, Dom Pedro I, embarca em uma viagem para a Europa, após firmar sua abdicação ao trono brasileiro.

1836 - Nasceu Visconde de Saboia (Vicente Cândido Figueira de Saboia), em Sobral (CE). Foi primeiro e único barão e depois visconde de Saboia. Doutor em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro [1858]. Opositor da Seção Cirúrgica [1859]. Catedrático de Clínica Cirúrgica [1871]. Diretor da Faculdade de Medicina [1881]. Médico do Paço [1882]. Conselheiro [1884]. Comendador da Ordem de Cristo. Escreveu: Estreitamentos orgânicos de uretha no Homem - tese para obter o grau de doutor, Rio, 1858; Fracturas complicadas - tese de concurso à Cadeira de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, 1871; Cirurgia Contemporânea, Rio; Contribuição para a cirurgia contemporânea, Rio, 1877; e Physiologia obstétrica, Rio, 1862. Formou-se em medicina aos 22 (vinte e dois) anos e logo obteve por concurso nomeação para opositor da seção cirúrgica, indo a Europa a fim de estudar a organização do ensino superior. O seu relato foi adotado por decreto de 19 de abril de 1879, abolindo os métodos rotineiros e iniciando uma etapa de vida moderna e adiantada. Diversas vezes visitou a Europa, frequentando as maiores clínicas, aperfeiçoando seus conhecimentos de cirurgia, que depois haveria de transmitir a legiões de médicos da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Visconde de Saboia morreu em Petrópolis (RJ), em 18 de março de 1909.

1846 - Inaugurado o Teatro Nacional D. Maria II, durante as comemorações do 27 aniversário de D. Maria II.

1849 - Hungria se torna uma república.

1861 - Guerra de Secessão: Forte Sumter se rende às forças confederadas.

1866 - Nasceu o bandido americano Butch Cassidy (Robert Leroy Parker), Beaver, EUA. Ainda jovem adotou o pseudônimo de Butch Cassidy, em homenagem ao velho salteador, Mike Cassidy, que lhe ensinara a roubar gado. Por algum tempo, seu melhor amigo foi Elzy Lay, com quem roubou bancos, trens, carruagens pagadoras, cavalos e gado. Após a prisão de Elzy (1899), juntou-se a Sundance Kid (Harry Longabaugh), formando uma dupla que se tornaria legendária. Afirma-se que, embora fosse assaltante e portasse armas, jamais matou alguém. A versão oficial da morte de Butch e Sundance, diz que, em 1908, próximo a San Vicente, Bolívia, os dois bandidos foram perseguidos por soldados bolivianos, e foram mortos com rajadas de metralhadora.

1906 - Nasceu Samuel Beckett, em Dublin, Irlanda. Foi um dramaturgo e escritor, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1969. É considerado um dos principais autores do denominado teatro do absurdo. Sua obra mais famosa no Brasil é a peça Esperando Godot. Morreu em Paris, França, em 22.12.1989.

1909 - Os militares do Império Otomano revertem a contrarrevolução otomana de 1909 para forçar a queda do sultão Abdulamide II.

1917 - O Brasil confisca navios alemães ancorados em seus portos.

1918 - Nasceu a cantora, compositora e instrumentista (violão e piano) Marília Batista  (Marília Monteiro de Barros Batista), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 09.07.1990.

1919 - Formação do Governo Provisório da República da Coreia.

1919 - Massacre de Jallianwala Bagh: tropas britânicas matam cerca de 379 manifestantes desarmados em Amritsar, no norte da Índia; 1 200 ficam feridos.

1922 - Nasceu a cantora e compositora Ivone Lara (Yvonne Lara da Costa), no Rio de Janeiro (RJ), onde também faleceu em 13.04.1922. Tornou-se enfermeira, formando-se logo depois em Assistente Social. Especializou-se em Terapia Ocupacional, dedicando-se a trabalhos em hospitais psiquiátricos, tendo trabalhado no Serviço Nacional de Doenças Mentais, com a doutora Nilse da Silveira. Aposentou-se no hospital em 1977, passando a dedicar-se, exclusivamente, à carreira artística. “Sonho meu" é sua música mais conhecida. Figura constante nos espetáculos do Teatro Opinião, nos anos 60, passou a ser chamada de "Dona" Ivone Lara, tratamento respeitoso e reverencial que lhe foi conferido pelo radialista Adelzon Alves.

1928 - Nasceu Maria Zilah Machado, em Porto Alegre (RS), onde também morreu em 07.01.2011. Foi uma cantora, compositora e percussionista. Afilhada de Lupicínio Rodrigues e considerada uma referência no samba do Sul do país

1931 - Primeira execução do Hino Nacional Brasileiro.

1936 - O Ministro da Guerra, Gaspar Dutra, expediu uma circular negando o envolvimento do Exército em conspiração e manifestando o apoio das Forças Armadas ao governo.

1941 - Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão e a União Soviética assinam um pacto de não agressão.

1943 - Foi inaugurado pelo ex-presidente americano Franklin Roosevelt, o Jefferson Memorial, local onde são enterrados os presidentes dos Estados Unidos.

1945 - II Guerra Mundial: O exército vermelho toma Viena.

1943 - É descoberta, em Katyn (URSS), uma fossa com cadáveres de 4 mil oficiais poloneses executados pelos russos que faziam parte dos prisioneiros de 1939.

1947 - Nasceu o cantor e compositor Sérgio Sampaio (Sérgio Morais Sampaio), em Cachoeiro de Itapemirim (ES).   Obra: “Eu quero é botar meu bloco na rua”, histórica marcha-rancho, um dos mais eloquentes protestos da MPB contra a ditadura. Morreu em 15.05.1994, no Rio de Janeiro, RJ, vítima de pancreatite.

1944 - O governo da Carolina do Sul ignora o direito ao voto dos negros, apesar de uma sentença do Tribunal Supremo dos EUA dando este direito.

1949 - Iniciam-se os diálogos de paz entre comunistas e nacionalistas chineses.

1951 - EUA rejeita a proposta britânica para que a China comunista participe das negociações para um tratado de paz com o Japão.

1952 - Nasceu a cantora Rosa Passos (Rosa Maria Faria Passos), em Salvador (BA).

1953 - O diretor da CIA, Allen Dulles, inicia o programa de controle mental, o Projeto MKUltra.

1954 - Nasceu Roberto Dinamite (Carlos Roberto de Oliveira), em Duque de Caxias (RJ). Ex-jogador e atual presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama. É tido como maior ídolo do Vasco pelos torcedores, e é considerado o maior goleador da história do clube. É também o jogador com maior número de gols na história do Campeonato Brasileiro (190) e do Campeonato Carioca (279). Considerado pela IFFHS o quinto maior goleador do futebol mundial em campeonatos nacionais de primeira divisão, com 470 gols em 758 jogos. Como político, foi eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro e quatro vezes deputado estadual no estado do RJ.

1955 - A Argentina suspende o ensino da doutrina católica em todas as escolas públicas do país.

1957 - O governo americano anuncia a quarta explosão nuclear experimental da URSS em dez dias.

1958 - Guerra Fria: o norte-americano Van Cliburn vence a competição inaugural da Internacional Tchaikovsky em Moscou.

1960 - Os EUA lançam o "farol espacial" experimental, o Transit I-B, para orientar a navegação aérea.

1961 - ONU condena a política racista da África do Sul.

1960 - Lei nº 3.751 cria a Prefeitura do Distrito Federal

1963 - Sidney Poitier se tornou o primeiro negro a receber o Oscar de melhor ator, por Uma Voz nas Sombras (Lilies of the Field).

1964 - NASA informa que Virgil I. Grissom e John W. Young seriam os tripulantes do primeiro voo da nave espacial Gemini.

1964 - No Óscar, Sidney Poitier se torna o primeiro afro-americano a ganhar o prêmio de Melhor Ator pelo filme de 1963 Lilies of the Field.

1966 - Morre, aos 82 anos, o escritor Georges Duhamel, membro da Academia Francesa.

1967 - ALALC aprova redução de barreiras alfândegárias entre seus membros, num prazo não superior a 15 anos, a partir de 1970.

1970 - A NASA cancela alunissagem da Apolo 13 e determina seu imediato regresso a Terra, em virtude da perda de oxigênio. Um tanque de oxigênio a bordo da Apollo 13 explode, colocando a tripulação em grande perigo e causando grandes danos à nave espacial, durante a viagem de ida à Lua.

1971 - A música Apesar de Você, de Chico Buarque, foi proibida em um show de Elizete Cardoso. Segundo a censura, a letra seria uma referência ao general Médici.

1972 - A União Postal Universal decide reconhecer a China como a única representante legítima chinesa, efetivamente expulsando Taiwan.

1974 - A Western Union (em cooperação com a NASA e a Hughes Aircraft) lança o primeiro satélite comercial de comunicações geoestacionário dos Estados Unidos, o Westar 1.

1975 - François Tombalbaye, presidente do Tchad, é assassinado em N'Djamena.

1975 - Massacre do Ônibus no Líbano: um ataque realizado pela resistência falangista mata 26 membros da milícia da Frente Popular para a Libertação da Palestina, marcando o início da Guerra Civil Libanesa, que duraria quinze anos.

1980 - Um raio atinge um avião no Brasil, causando a morte de 54 pessoas.

1980 - Morreu Abel Ferreira, no Rio de Janeiro (RJ). Foi clarinetista, saxofonista e compositor. Ele nasceu em Coromandel (MG), em 15.02.1925. 

1982 - Nasceu Bruno Gagliasso (Bruno Gagliasso Marques), no Rio de Janeiro (RJ). Irmão mais velho do também ator Thiago Gagliasso, que fez uma novela na Record.

1986 - O Papa João Paulo II visita uma sinagoga em Roma, primeira visita papal registrada a uma sinagoga.

1986 - Na estreia do circuito de Jerez de La Frontera, ocorreu o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Espanha. O brasileiro Ayrton Senna, que era piloto da Lotus-Renault, numa grande disputa, ganhou com a ínfima margem de 0.014s em relação a Nigel Mansell, da Williams.

1987 - Portugal e China assinam a "Declaração Conjunta Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau", um acordo sobre a devolução de Macau em 1999 à República Popular da China.

1989 - Congresso dos EUA aprova ajuda de 9,7 milhões de dólares para os "contras" da Nicarágua (antissandinistas).

1990 - URSS reconhece massacre de quinze mil oficiais poloneses durante a segunda guerra mundial, perto da floresta de Katyn.

1991 - Vinte quadros de Van Gogh são roubados do Museu Van Gogh, em Amsterdam, mas são recuperados horas depois.

1995 - Lei nº 9029 proíbe a exigência de atestados de gravidez e esterilização

1998 - Nasceu a primeira cria da ovelha Doly (primeiro animal clonado da história) ela foi batizada com o nome de Bonnie.

1998 - Os dez sequestradores do empresário Abílio Diniz entram em greve de fome, exigindo que os estrangeiros fossem expulsos do país, e que o único brasileiro pudesse cumprir a pena em liberdade. Em 1999, os estrangeiros foram extraditados para suas terras-natais e o brasileiro, transferido para o Ceará, onde conseguiu a condicional.

1999 - É condenado a 25 anos de prisão nos Estados Unidos, Jack Kevorkian, o Doutor Morte, por praticar crimes de eutanásia em pacientes terminais

2002 - Morreu Oswaldo Sargentelli, no Rio de Janeiro (RJ), onde nasceu em 08.12.1924. Foi radialista, apresentador de televisão e empresário da noite brasileiro.

2007 - A Polícia Federal deflagrou a Operação Hurricane, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, e no Distrito Federal. O objetivo é desarticular uma organização criminosa que atuava na exploração do jogo ilegal e cometia crimes contra a administração pública.

2008 - Retorno do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rangel após seis meses no continente Antártico.

2009 - Anatel regulamenta sistema de banda larga pela rede elétrica.

2009 - No Brasil, os Presidentes dos Três Poderes assinam o II Pacto Republicano de Estado.

2009 - Começam as inscrições para o programa “Minha Casa, Minha Vida”.

2010 - Entra em vigor o Código de Ética Médico Brasileiro.

2011 - Criação das Províncias Eclesiásticas de Pelotas, Passo Fundo e Santa Maria.

2011 - Governo do Estado do Ceará entrega a terceira etapa do Conjunto Leonel Brizola.

2011 - Greve nacional dos servidores do Poder Judiciário (mobilização em favor da PEC 190).

2012 - Ceará registra terceira morte por Gripe A em 2012.

2012 - Conselho de Segurança da ONU condena o desastrado lançamento do foguete da Coreia do Norte.

2012 - STF lança a Central Nacional de Informações Processuais e Extraprocessuais.

2012 - Presidente Dilma Rousseff defende queda da taxa de juros.

2013 - Partido Popular Socialista (PPS) aprova a fusão com o Partido da Mobilização Nacional (PMN).

2014 - Conselho de Segurança da ONU fez reunião de emergência para analisar a situação na Ucrânia.

2014 - Fantástico denuncia que Hospital Universitário Pedro Ernesto acumula 40 corpos de bebês.

2015 - Polícia Federal deflagra operação de combate a fraudes no seguro DPVAT.

2015 - Comissão de Transporte da Câmara aprova projeto que isenta motocicletas de pedágio.

2015 - Presidenta Dilma Rousseff se manifesta contra a redução da maioridade Penal.

2015 - 77,8% dos deputados da comissão especial defendem redução da maioridade penal.

2015 - CNA defende prorrogação do prazo do Cadastro Ambiental Rural.

2015 - Arábia Saudita reduz os poderes de sua polícia religiosa.

2016 - Senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Eduardo Amorim (PSC-SE) defendem afastamento de Dilma Rousseff.

2016 - Justiça manda Petrobras parar venda da Gaspetro.

2016 - ANEEL realiza leilão de 6500 km de linhas de transmissão.

2016 - Morreu Rogério Duarte Guimarães, em Brasília (DF). Nascido em Ubaíra (BA), foi um desenhista, músico, escritor e intelectual. É considerado um dos criadores da Tropicália.

2017 - Estados Unidos lançam maior bomba não-nuclear da história sobre o Afeganistão, a GBU-43, numa zona então supostamente ocupada por elementos do Daesh.

2017 - Papa Francisco lava os pés de 12 detentos em um presídio próximo a Roma.

2017 - Lançamento do selo “500 Anos de Reforma Luterana”.

2017 - Segunda pesquisa do Instituto Vox Populi aprovação ao presidente Temer cai a 5%.

2017 - Ministério da Fazenda autoriza reajuste de 7,48% em tarifas de Correios.

2017 - O ex-presidente Lula considera como absurdas as acusações feitas pelos delatores da Odebrecht. 

2018 - No Paquistão, Supremo Tribunal decide pela inabilitação perpétua do ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif.

2018 - Rússia diz que ataque químico na Síria foi encenado e não aconteceu.

2018 - Roraima entra com ação no STF para pedir fechamento da fronteira com a Venezuela.

2018 - Defesa do ex-presidente Lula afirma ao STF que ordem de prisão foi prematura.

2018 - Ministra Cármen Lúcia assume a Presidência da República em decorrência de viagem de Michel Temer.

2018 - Procuradoria-Geral da República denuncia Jair Bolsonaro (PSL-RJ).

2018 - Anistia Internacional pede que Brasil dê prioridade à resolução do assassinato de Marielle Franco.

2019 - Scaled Composites Stratolaunch, a maior aeronave do mundo por envergadura, faz seu voo inaugural.

2019 - Presidente Trump diz que a relação com Kim Jong-um “é excelente”.

2019 - ONU denuncia deslocamento de comunidades indígenas na Colômbia devido a combates.

2019 - Papa pede aos jovens que se libertem da “dependência do celular”.

2019 - Janaína Paschoal diz que “O PSOL está cada vez mais parecido com o PT”.

2020 - Nos EUA, George Soros alerta para “catástrofe do emprego”.

2020 - FMI aprova recurso para aliviar a dívida de 25 países pobres.

2020 - Presidente Vladimir Putin (Rússia) alerta para situação “extraordinária” por covid-19.

2020 - Rússia aloca US$ 681 milhões para profissionais da saúde.

2020 - Bogotá limita circulação de pessoas com rodízio por gênero.

2020 - Benjamin Netanyahu e Benny Gantz ganham mais 48 horas para formar governo de emergência.

2020 - China nega ter discriminado africanos durante pandemia.

2020 - Na Turquia, parlamento aprova lei que determina a libertação de milhares de presos diante do risco de contágio.

2020 - Coreia do Sul registra menor número diário de novos casos de coronavírus.

2020 - Rússia e Turquia registram violações do cessar-fogo na Síria.

2020 - Ucrânia, incêndios na zona rural de Chernobyl se aproximam dos depósitos de resíduos radioativos.

2020 - Papa Francisco pedem que autoridades pensem nas pessoas quando encerrar pandemia.

2020 - Morreu Moraes Moreira (Antônio Carlos Moraes Pires), no Rio de Janeiro (RJ). Nascido em Ituaçu (BA), em 08.07.1947, foi um músico brasileiro. Durante a década de 1970, ele foi membro do grupo Novos Baianos, entrando mais tarde numa carreira solo que rendeu 29 álbuns. Moraes esteve envolvido na gravação de 40 álbuns completos com os Novos Baianos e o trio elétrico Dodô e Osmar, além de mais dois álbuns com o guitarrista Pepeu Gomes. Tornando-se um dos compositores mais versáteis do Brasil,] sintetizou gêneros como rocksambachorofrevobaião e música erudita. Em 2012, foi eleito como o 57º maior artista da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil.[6] Acabou Chorare, lançado pelos Novos Baianos em 1972, foi classificado pelo mesmo periódico como o maior álbum brasileiro de todos os tempos.

2020 - Ministro Sergio Moro reconhece que houve piora na disseminação do novo coronavírus nos presídios.

2020 - Governo da Bahia autoriza transporte intermunicipal em cidades sem casos de coronavírus.

2020 - Presidente Bolsonaro veta uso de celular para monitorar isolamento social no Brasil.

2020 - Governador Dória (PSDB-SP) fala em corrente de amor para aderir ao isolamento social.

2020 - O ministro da Saúde, Luiz Sérgio Mandetta, perde apoio dos militares.

2020 - Câmara aprova projeto que repõe a estados e municípios perdas com ICMS e ISS.

2020 - Governo de PE prorroga por mais uma semana o fechamento de praias.

2020 - Brasil tem 1.328 mortos e pelo menos 23.430 infectados por coronavírus.

2020 - Governo Wilson Witzel (PSC-RJ) prorroga medidas restritivas até o dia 30/04/2020.

2021 - Governo português anuncia o plano nacional de combate ao racismo e à discriminação.

2021 - Itália anuncia que recuperou na Bélgica uma estátua romana roubada em 2011 na Villa Marini Dettina.

2021 - EUA advertem que farão o possível para impedir conclusão do gasoduto europeu Nord Stream 2; EUA suspendem restrição de entrada a noivos e acompanhantes de menores; Eficácia da vacina contra covid da Moderna cai 94,1% para 90% em novo estudo; Oversight Board do Facebook passa a aceitar apelos de usuários sobre conteúdo de outras pessoas.

2021 - Japão confirma que lançara no oceano água radioativa de Fukushima.

2021 - México anuncia que aprovará vacina própria contra covid-19 até o final do ano.

2021 - Justiça argentina encerra processo contra Cristina Kirchner

2021 - Austrália descarta o uso da vacina da Johnson & Johnson.

2021 - Uruguai tem a maior taxa de contágios diários de covid-19 no mundo.

2021 - Na Bolívia, o ministro Edwin Characayo é detido após ser flagrado recebendo propina.

2021 - Na Turquia, presidente Recep Tayyip Erdogan anuncia “lockdown parcial” nas primeiras duas semanas do Ramadã.

2021 - Coreia do Sul protesta contra decisão do Japão de despejar água radioativa em Fukushima no oceano.

2021 - Egito exige US$ 900 milhões para liberar o navio “Ever Given” que bloqueou Canal de Suez.

2021 - Irã revela que começará a enriquecer urânio a 60%.

2021 - IRÃ adverte que Rússia precisa encerrar mobilização militar na Ucrânia.

2021 - Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) retoma atendimento presencial.

2021 - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) diz que não é a hora de discutir impeachment.

2021 - Senado oficializa a criação da CPI da Covid.

2021 - Colégio de Procuradores do MP-RJ afasta o promotor Horácio Afonso de Figueiredo da Fonseca.

2021 - Ministro Edson Fachin (STF) determina perícia para avaliar condições de saúde de Paulo Maluf.

2021 - Entra em vigor o novo decreto de armas (Decreto nº 10.52).

2021 - Ministro Ricardo Lewandowski (STF) determina que Anvisa decida sobre importação da Sputnik V. 

TÚNEL DO TEMPO

Ivone Lara - Tendência 

 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário