sexta-feira, 15 de abril de 2022

Fatos históricos de 16 de abril

16 de abril é o 106º dia no calendário gregoriano. Faltam 259 para acabar 2022.

- Dia Internacional de Luta Contra a Escravidão Infantil - Comemorado para marcar a data da morte do menino paquistanês, Iqbal Mashib, que foi traiçoeiramente assassinado a tiros pela máfia da tapeçaria em 16 de abril de 1995, com apenas 12 anos de idade. Seguidor do catolicismo e militante da sessão infantil da Frente de Libertação do Trabalho Forçado, o menino passou a trabalhar pelo fechamento de várias empresas paquistanesas em que todos os trabalhadores eram crianças escravas, depois de ele também haver sido forçado a trabalhar numa fábrica de tapetes em condições de escravidão desde os 5 anos de idade.

- Dia Mundial do Empreendedorismo - Comemoração criada com o objetivo de incentivar o mundo corporativo, universidades e instituições a promoverem atividades e eventos relacionados a empreendedorismo e inovação.

Dia de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - Comemorado no Estado de São Paulo, conforme Lei Nº 12.929, de 23.04.2008.

Dia Mundial e Nacional da Voz - Comemoração mundial voltada para atender e orientar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde vocal. Está ratificada no Brasil pela Lei Nº 11.704, de 18.06.2008, para uma Data Comemorativa de brasileiros que já vinha sendo celebrada desde 1999 na "Campanha Nacional da Voz", a partir de um movimento nascido de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e a Sociedade Brasileira de Laringologia.

- Dia Nacional do Leonismo - Comemorado no Brasil e oficializado nos Estados brasileiros do Mato Grosso e Rio de Janeiro, para marcar a data da fundação do 1º Lions Clube do país, hoje Lions Clube Centro. Foi constituído com 40 sócios em 16 de abril de 1952 na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e graças ao trabalho do advogado brasileiro, Armando Fajardo.

EVANGELHO (Lc 12, 1-12)

SÁBADO SANTO - VIGÍLIA PASCAL

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

1No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. 2Elas encontraram a pedra do túmulo removida. 3Mas, ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus 4e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens com roupas brilhantes pararam perto delas. 5Tomadas de medo, elas olhavam para o chão, mas os dois homens disseram: “Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? 6Ele não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou, quando ainda estava na Galileia: 7‘O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia’”.

8Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus. 9Voltaram do túmulo e anunciaram tudo isso aos Onze e a todos os outros. 10Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos. 11Mas eles acharam que tudo isso era desvario, e não acreditaram.

12Pedro, no entanto, levantou-se e correu ao túmulo. Olhou para dentro e viu apenas os lençóis. Então voltou para casa, admirado com o que havia acontecido.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

SANTO DO DIAEusébia

 

EFEMÉRIDES

Charles Chaplin  (1889-1977)

1457 a.C. - Provável data da Batalha de Megido entre Tutmés III e uma grande coalizão cananeia sob o comando do rei de Cades, a primeira batalha a ser registrada no que é aceito como um detalhe relativamente confiável.

73 - Massada, uma fortaleza judaica, cai sob o domínio romano depois de vários meses de cerco, terminando com a Grande Revolta Judaica.

556 - É eleito o Papa Pelágio I.

1209 - Fundação da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, ordem fundada por São Francisco de Assis.

1346 - Duchan, o Poderoso, é proclamado imperador, com o Império Sérvio ocupando grande parte dos Bálcãs.

1520 - Início da Revolta dos Comuneiros, na Espanha, contra o governo de Carlos V.

1521 - Reforma Protestante: a primeira apresentação de Martinho Lutero perante a Dieta de Worms para ser examinado pelo sacro imperador romano Carlos V e outras autoridades do império.

1581 - Filipe II da Espanha é reconhecido rei de Portugal, com o nome de Filipe I

1705 - A rainha Anne da Inglaterra concede a Isaac Newton o título de Cavaleiro do Império Britânico. Newton é reconhecido como um dos maiores cientistas da história, famoso por sua teoria da gravidade universal.

1746 - A Batalha de Culloden é travada entre os jacobitas, apoiados pelos franceses, e as forças britânicas de Hanôver, comandadas por Guilherme, Duque de Cumberland, na Escócia. Depois da batalha, muitas tradições das Terras Altas foram proibidas.

1780 - Fundação da Universidade de Münster, na Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.

1844 - Nasceu Anatole France (Jacques Anatole François Thibault), em Paris, França. Foi escritor, crítico sarcástico dos costumes de seu tempo. Ganhou o Nobel de Literatura, em 1921. Morreu em Saint-Cyr-syr-Loire, França, em 12.10.1924. Frases: 1) "Se 5 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo uma coisa estúpida". 2) Só os pobres pagam à vista, mas não por virtude - é porque não têm crédito. 3) Somente as mulheres e os médicos é que sabem quão necessária é a mentira para os homens. 4) O bem público é formado por um grande número de males privados. 5) Saibamos sofrer. Se soubermos sofrer, sofreremos menos.

1854 - Um terremoto destrói San Salvador, transferindo a capital de El Salvador, provisoriamente, a Cojutepeque.

1863 - Nasceu Álvaro Alvim (Álvaro Freire de Vilalba Alvim), em Vassouras (RJ). Foi médico introdutor de novos conhecimentos na medicina brasileira, como o tratamento hidrelétrico, massagens elétricas, etc.; pioneiro da Fisioterapia, Eletroterapia, Radiologia e Radioterapia no país; Medalha Humanitária (dada pelo Presidente Arthur Bernardes). Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 21.05.

1866 - A Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai) declara guerra contra o Paraguai. A batalha se estendeu até 1870, custando a este país 500 mil mortos e a ruína econômica.

1867 - Nascimento de Wilbur Wright, em Millville, Indiana, EUA. Morreu em Dayton, EUA, em 30.05.1912. Um dos irmãos Wright, que, por alguns, são tidos inventores do primeiro de um aparelho voador controlado, "mais pesado que o ar".

1889 - Nascimento de Charles Chaplin (Charles Spencer Chaplin), em Londres, Inglaterra. Ator, produtor, roteirista e diretor de cinema. É conhecido pelo cinema mudo, em preto e branco. Alguns de seus filmes: Uma Vida de Cão (1918); Charlot é Sempre Charlot (1918) e Um Dia Bem Passado (1919). Londres, Inglaterra. Morreu em Corsier-sur-Vevey, Suíça, em 25.12.1977. Frase: 1) Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade. 2) A vida é maravilhosa se não se tem medo dela. 3) O tempo é o melhor autor - sempre encontra um final perfeito. 4) O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar. 

1909 - Pelo menos 30 mil armênios são chacinados por soldados turcos, na região de Adana, na Silícia. O tumulto começou quando um armênio matou dois turcos a tiros.

1912 - Harriet Quimby se torna a primeira mulher a pilotar um avião através do canal da Mancha.

1917 - Chegada de Vladimir Ilyich Lênin a Petrogrado, após anos de exílio.

1917 - Vladimir Lenin retorna a Petrogrado, Rússia, depois de seu exílio na Suíça.

1919 - Mahatma Gandhi organiza um dia de "oração e jejum" em resposta à morte de manifestantes indianos no Massacre de Jallianwala Bagh pelas tropas coloniais britânicas ocorrido três dias antes.

1922 - A União Soviética restabelece relações diplomáticas com a Alemanha, quatro anos depois do fim da Primeira Guerra Mundial.

1927 - Nasceu Papa Bento XVI (Joseph Alois Ratzinger), em Marktl am Inn, Alemanha. É teólogo conservador e escritor. Foi ordenado sacerdote (29/06/1951); Arcebispo de Munich (03/1977) e Cardeal (27/06/1977); Presidente por quase 25 anos (desde 1981) da Congregação para a Doutrina da Fé (conhecida como Santo Ofício da Inquisição). É tido como "Guardião do Dogma". Fez calar sacerdotes da "Teologia da Libertação" (principalmente latino-americanos, como frei Leonardo Boff). É pianista e tem preferências por Mozart e Bach. é Papa Emérito da Igreja Católica. Seu outro título é Romano Pontífice Emérito. Foi papa da Igreja Católica e bispo de Roma de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, quando oficializou sua abdicação. Desde sua renúncia é Bispo emérito da Diocese de Roma, foi eleito, no conclave de 2005, o 265º Papa, com a idade de 78 anos e três dias, sendo o sucessor de João Paulo II e sendo sucedido por Francisco.

1934 - Foi criada a Viação Aérea de São Paulo, a VASP.

1941 - Segunda Guerra Mundial: a Ustaše, uma organização ultranacionalista croata, é colocada no comando do Estado Independente da Croácia pelas Potências do Eixo depois do término da Operação 25.

1941 - Tropas alemãs invadem Sarajevo e destroem a principal sinagoga da cidade.

1943 - O químico suíço Albert Hofman consome, acidentalmente, LSD e descobre os efeitos alucinógenos da droga. Hofman havia sintetizado o LSD em 1938, durante seus trabalhos nos laboratórios Sandoz, na Suíça. A droga foi proibida em 1970.

1945 - Segunda Guerra Mundial: o Exército Vermelho dá início ao assalto final sobre as forças alemãs nos arredores de Berlim, com quase um milhão de soldados lutando na Batalha de Seelow.

1945 - Mais de 7 000 refugiados alemães morrem quando o navio Goya é afundado por um submarino soviético.

1947 - Desastre de Texas City: uma explosão a bordo de um cargueiro no porto, provoca um incêndio em Texas City, Texas, matando aproximadamente 600 pessoas.

1947 - Bernard Baruch chama de Guerra Fria para indicar as relações diplomáticas entre os Estados Unidos e a União Soviética.

1947 - O milionário Bernard Baruch usa o termo "guerra fria" em um discurso para descrever as relações entre os Estados Unidos e a União Soviética. O termo logo foi adotado em todo o mundo.

1948 - A Organização Europeia de Cooperação Econômica é fundada em Paris, se constituindo em um dos primeiros passos para a unidade europeia e o futuro Mercado Comum. 

1957 - Chega ao Vaticano o envelope contendo o 3º segredo de Fátima.

1961 - Em um discurso transmitido nacionalmente, o líder cubano Fidel Castro declara que é um marxista-leninista e que Cuba adotará o comunismo.

1964 - Canadá descobre jazidas de cobre, prata e zinco, com um volume de minério superior a 25 milhões de toneladas.

1964 - EUA e Colômbia estudam construção de canal em território colombiano para ligar ao nível do mar, o Atlântico e o Pacífico.

1970 - Venezuela e URSS restabelecem relações diplomáticas, interrompidas em 1952.

1970 - Começa, em Viena, a conferência Salt, entre a União Soviética e os Estados Unidos, na qual os países trataram sobre a limitação de armas estratégicas.

1972 - NASA lança a nave Apolo 16, com três tripulantes.

1973 - É determinado pelo governo brasileiro que toda revista tem que se submeter à censura. São proibidas 46 publicações estrangeiras e 14 nacionais.

1974 - Brasil afirma estar disposto a colaborar com os EUA no auxílio às nações menos desenvolvidas do continente.

1976 - A Índia anuncia uma política mais rigorosa de controle do crescimento demográfico.

1978 - Morreu o radialista Vicente Leporace, em São Paulo (SP). Nasceu em São Tomaz de Aquino (MG), em 26.01.1912. Comunicador, iniciou a carreira na Rádio Clube Hertz (1941); destacou-se na Bandeirantes, onde ficou por décadas; estreou no cinema em "Luar do Sertão" (1949). Seu programa "O Trabuco" (1951) ficou quase 30 anos no ar. Foi colunista de diversos jornais paulistas.

1982 A rainha Elizabeth II, da Inglaterra, proclamou a nova Constituição do Canadá e pôs fim à dominação inglesa no país.

1984 - Mais de 1 milhão de pessoas cantam o Hino Nacional acompanhados pela Orquestra Sinfônica de Campinas durante o maior comício brasileiro da campanha das Diretas-Já, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

1985 - O governo da África do Sul abole a lei que proíbe o casamento entre negros e brancos.

1986 - Raul Alfonsin propõe a fundação da Segunda República na Argentina e a transferência da capital a Viedma, no sul do país.

1986 - O Congresso Nacional brasileiro aprovou o Plano Cruzado.

1988 - Abu Jihad, chefe militar da OLP, é assassinado em sua casa, em Túnis.

1992 - Entra em vigor no Vietnã a nova Constituição, que permite a propriedade privada.

1993 - O Conselho de Segurança da ONU declara zona de segurança a cidade de Srebrenica, na Bósnia e Herzegovina.

1999 - Cientistas dos EUA descobrem bactéria, a Thiomargarita namibiensis, que pode ser vista a olho nu.

2002 - Dom Mautro Morelli (bispo de Duque de Caxias - RJ) afirma aprovar as invasões realizadas pelo MST

2003 - Senado aprova o Estatuto do Torcedor.

2003 - Senado aprova, em votação simbólica, aumento da pena máxima no Brasil de trinta para quarenta anos.

2006 - Papa Bento XVI pede solução diplomática para a questão nuclear com o Irã.

2007 - A nadadora Maria Lenk, primeira brasileira a participar de uma Olimpíada, morreu aos 92 anos, depois de sofrer uma parada cardíaca enquanto treinava.

2007 - Um estudante sul-coreano lança uma série de tiroteios na Universidade Estatal e Instituto Politécnico de Virginia provocando 33 mortos, incluindo o próprio homicida, foi o Massacre de Virginia Tech.

2007 - Ônibus despenca em precipício na Serra de Ibiapaba - CE (11 vítimas).

2008 - Tribunal Superior Eleitoral institui o Diário da Justiça Eletrônico.

2008 - 13º Dia Mundial da Conscientização Sobre o Ruído (60 segundos de silêncio entre 14h25 e 14h26).

2008 - Justiça de Mônaco decide pela extradição do banqueiro Salvatore Cacciola, preso desde 2007.

2009 - Câmara anuncia corte de 20% na cota de passagens aéreas a parlamentares.

2009 - TSE confirma cassação do governador (MA), Jackson Lago, e do seu vice Luís Carlos Porto.

2010 - Governo japonês reclama da burocracia no Brasil.

2011 - Morreu, aos 46 anos, Ana Paula Rossi Ferreira, vítima de uma parada cardíaca. Era filha do casamento de Nice Braga, primeira mulher de Roberto, mas sempre foi considerada como uma filha pelo Rei. Era casada com Paulinho Coelho, músico da banda que acompanha o cantor.

2012 - A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton chega ao Brasil para a 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para Governo Aberto com a presidente Dilma Rousseff.

2012 - Começa o julgamento de Anders Behring Breivik, o "Atirador da Noruega", que matou 77 pessoas no dia 22 de julho de 2011, em um terreno de um acampamento de jovens do Arbeiderpartiet norueguês (Partido dos Trabalhadores) na ilha de Utøya.

2012 - Paulo Freire é declarado patrono da educação brasileira.

2012 - CMV lança Ambiente Virtual de Aprendizagem com cursos gratuitos.

2012 – MST invade sede do ministério do Desenvolvimento Agrário, em Brasília (DF)

2013 - Câmara realiza o seminário internacional Marco da Primeira Infância.

2013 - Senado revoga cassação do mandato de Luís Carlos Prestes.

2013 - Centenas de índios invadem o Plenário da Câmara dos Deputados.

2013 - FMI reduz previsão de crescimento do Brasil para 3% em 2013.

2014 - A balsa MV Sewol, transportando mais de 450 pessoas, vira perto da ilha Jindo, na costa da Coreia do Sul, deixando 295 passageiros e tripulantes mortos e mais 9 desaparecidos.

2014 - Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova proposta para criação de municípios.

2014 - Senado confirma fim de doações privadas a campanhas.

2015 - NASA divulga imagem de Plutão e sua lua maior, Caronte, obtida pela sonda News Horizons.

2015 - Petrobras anuncia a descoberta de uma nova acumulação de óleo e gás na Bacia do Amazonas.

2015 - Relançamento da Frente Parlamentar Mista da Educação na Câmara dos Deputados.

2015 - Câmara aprova aumento de pena para receptação de mercadorias roubadas.

2016 - Na Bolívia, presidente Evo Morales descreve Jesus Cristo como o “primeiro socialista do mundo’.

2016 - Sismo de 7,8 graus na escala Richter atinge as cidades de Muisne e Pedernales no Equador.

2016 - Após 32 horas, partidos encerram mais de 270 discursos sobre impeachment.

2016 - Manifestações pró e contra impeachment ocupam Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

2016 - Dilma e Lula lançam dura ofensiva para barrar impeachment.

2017 - Papa Francisco implora pela paz na Síria e no Oriente Médio.

2017 - O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) acusa governo de preparar atentado terrorista.

2017 - Dilma Rousseff e Lula lançam dura ofensiva para barrar impeachment.

2018 - Morreu André Singer (Paul Israel Singer), em São Paulo (SP). Nascido em Viena, Áustria, em 24.03.1932, foi um economista e professor brasileiro.

2018 - Morreu a cantora e compositora dona Ivone Lara (Yvonne Lara da Costa), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 13.04.1922. Tornou-se enfermeira, formando-se logo depois em Assistente Social. Especializou-se em Terapia Ocupacional, dedicando-se a trabalhos em hospitais psiquiátricos, tendo trabalhado no Serviço Nacional de Doenças Mentais, com a doutora Nilse da Silveira. Aposentou-se no hospital em 1977, passando a dedicar-se, exclusivamente, à carreira artística. “Sonho meu" é sua música mais conhecida. Figura constante nos espetáculos do Teatro Opinião, nos anos 60, passou a ser chamada de "Dona" Ivone Lara, tratamento respeitoso e reverencial que lhe foi conferido pelo radialista Adelzon Alves.

2018 - Nos EUA, Beyoncé anuncia que doará US$ 100 mil em bolsas de universidades para negros.

2018 - O ex-diretor do FBI, James Comey, diz que o presidente Trump é moralmente inapto”.

2018 - Inaugurada a Estação de Transferência e a Planta de Produção de Gás Natural Renovável, em Caucaia (CE).

2018 - Sindicatos promovem greve na Eletrobras contra privatização.

2018 - Morreu Paulo Barbosa

2018 - Aécio Neves (PSDB-MG) argumenta sore “a falta de provas” em processo contra ele.

2018 - Decreto libera FGTS para deficiente comprar próteses e órteses.

2019 - Na França, presidente Emmanuel Macron anuncia redução de impostos.

2019 - NASA apresenta estratégia para defender a Terra de possíveis impactos de asteroides.

2019 - Presidente Bolsonaro afirma que não quer e não pode intervir em política de preços da Petrobras.

2019 - Justiça Federal anula concessão de passaporte diplomático para Edir Macedo.

2019 - Senadores anunciam que pedirão impeachment de Toffoli e Moraes por inquérito do STF.

2019 - Governo anuncia crédito de R$ 30 mil para caminhoneiros e investimento de R$ 2 bilhões em rodovia.

2019 - Senado aprova projeto que anistia multas aplicadas a partidos políticos. Também aprova Medida Provisória que extingue acordo com Ucrânia para uso da Base de Alcântara.

2020 - Morreu Christophe (Daniel Bevilacqua), em Brest, França. Nascido em Juvisy-sur-Orge, Paris, França, em 13.10.1945, foi um cantor, compositor e ator francês. Seu primeiro grande sucesso foi "Aline", de 1965, produzida inicialmente por Jean Michel Jarre e Umberto Tozzi. No mesmo ano, lançou "Les Marionettes", que também foi um de suas principais músicas. Além de cantar em francês, interpreta ainda em alemão e italiano.

2020 - Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, entrega projeto de renovação do Estado de Emergência.

2020 - Morre, na Espanha, o escritor chileno Luis Sepulveda.

2020 - EUA ordenam retorno de bombardeiros nucleares enviados para “demonstração de força” no Pacífico.

2020 - FMI pede que governos usem todas as ferramentas contra a recessão por coronavírus.

2020 - Presidente Donald Trump anuncia a abertura gradual da economia dos Estados Unidos.

2020 - Reino Unido provoca confinamento por ao menos três semanas.

2020 - Japão amplia Estado de Emergência a todo país.

2020 - México prorroga por um mês suspensão de atividades não essenciais.

2020 - Argentina propõe suspender pagamentos de sua dívida externa até 2023.

2020 - Arábia Saudita exorta países a destinarem mais de US$ 8 bilhões contra covid-19.

2020 - CNI lança calculadora para auxiliar em acordos de redução de jornada e salário. 2020 - Fiesp lança campanha sobre uso de máscaras.

2020 - Presidente Bolsonaro sanciona uso da telemedicina.

2020 - O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, é demitido.

2020 - Presidente Bolsonaro anuncia Nelson Teich como ministro da Saúde.

2020 - Bolsonaro crítica o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia: “Eu lamento a posição de Rodrigo Maia, que resolveu assumir o papel do Executivo com ataques bastante contundentes à nossa posição. Ele tem que entender que ele é o chefe do Legislativo e tem que me respeitar como chefe do Executivo.

2020 - O ministro do STF, Luís Roberto Barroso, é eleito presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

2020 - Governo de Pernambuco decreta quarentena em Fernando de Noronha.

2021 - Governo português anuncia que vai levantar a suspensão de voos com o Reino Unido e o Brasil.

2021 - França apoia pedido da Ucrânia de retirada das tropas russas.

2021 - Nos WUA, manifestação contra violência policial na cidade de Nova York.

2021 - Diversos grupos pressionam Mark Zuckerberg para desistir de versão infantil do Instagram.

2021 - YouTube anuncia que irá remover vídeos que recomendem cloroquina ou ivermectina para tratar covid-19.

2021 - Nos EUA, senadores democratas pedem em carta que o presidente Joe Biden não dê recursos ao Brasil.

2021 - Nasa escolhe a SpaceX para levar os próximos astronautas americanos à Lua.

2021 - Alemanha apoia pedido da Ucrânia de retirada das tropas russas.

2021 - Justiça chinesa condena à prisão o ex-senador Jaime Orpis (União Democrática Independente).

2021 - Rússia proíbe entrada de funcionários do alto escalão dos EUA.

2021 - O diplomata ucraniano Alexandr Sosonyuk é preso na Rússia.

2021 - Google é condenado na Austrália por coletar dados de localização com sistema Android.

2021 - Congresso bane Martín Vizcara de cargos públicos por 10 anos por furar a fila da vacina.

2021 - Em Cuba, Raúl Castro confirma que deixa a liderança do Partido Comunista.

2021 - Finlândia se oferece para sediar a cúpula Putin-Biden.

2021 - Paquistão fecha o acesso ao Facebook, Twitter e outros sites de mídia social.

2021 - Guatemala proíbe viagens do Brasil, Reino Unido e África do Sul.

2021 - Egito anuncia a descoberta de complexos relacionados à mineração de esmeraldas.

2021 - Na Ucrânia, chancelaria comunica que espera que a China se junte ao processo de “conter a agressão russa”.

2021 - No Irã, o presidente do Parlamento, Mohammad Bagher Ghalibaf, anuncia o enriquecimento de urânio a 60%.

2021 - ONU anuncia antecipação de 4 milhões de doses de vacinas contra covid ao Brasil.

2021 - Papa Francisco alerta para o combate “contra o vírus da indiferença, gerador de injustiça social”.

2021 - Caixa Econômica Federal inicia pagamento do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família.

2021 - Colégios estaduais do Paraná realizam mais uma distribuição de alimentos da merenda escolar.

2021 - Prefeitura do Rio de Janeiro provoca medidas restritivas até 27/04/2021.

2021 - Ford Mustang Mach 1 chega ao Brasil por R$ 499.000.

2021 - Conselho de administração confirma general Silva e Luna na presidência da Petrobras.

2021 - Leandro karnal é eleito para cadeira na Academia Paulista de Letras.

2021 - Justiça do Rio de Janeiro determina penhora de direitos autorais de livro de Eduardo Cunha.

2021 - Divulgado boletim médico que revela que câncer de Bruno Covas atinge fígado e ossos.

2021 - Prefeitura de Manaus abre as inscrições para o benefício “Auxílio Empreendedor”.

2021 - Universidade Federal do Oeste do Pará lança série de livros com pesquisas sobre sociedade amazônica.

TÚNEL DO TEMPO

Cristo ressuscitou



SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://datasdodia.net

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

 

  

Fatos históricos de 16 de abril

 

16 de abril é o 106º dia no calendário gregoriano. Faltam 259 para acabar 2022.

 

- Dia Internacional de Luta Contra a Escravidão Infantil - Comemorado para marcar a data da morte do menino paquistanês, Iqbal Mashib, que foi traiçoeiramente assassinado a tiros pela máfia da tapeçaria em 16 de abril de 1995, com apenas 12 anos de idade. Seguidor do catolicismo e militante da sessão infantil da Frente de Libertação do Trabalho Forçado, o menino passou a trabalhar pelo fechamento de várias empresas paquistanesas em que todos os trabalhadores eram crianças escravas, depois de ele também haver sido forçado a trabalhar numa fábrica de tapetes em condições de escravidão desde os 5 anos de idade.

 

- Dia Mundial do Empreendedorismo - Comemoração criada com o objetivo de incentivar o mundo corporativo, universidades e instituições a promoverem atividades e eventos relacionados a empreendedorismo e inovação.

 

Dia de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - Comemorado no Estado de São Paulo, conforme Lei Nº 12.929, de 23.04.2008.

 

Dia Mundial e Nacional da Voz - Comemoração mundial voltada para atender e orientar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde vocal. Está ratificada no Brasil pela Lei Nº 11.704, de 18.06.2008, para uma Data Comemorativa de brasileiros que já vinha sendo celebrada desde 1999 na "Campanha Nacional da Voz", a partir de um movimento nascido de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e a Sociedade Brasileira de Laringologia.

 

- Dia Nacional do Leonismo - Comemorado no Brasil e oficializado nos Estados brasileiros do Mato Grosso e Rio de Janeiro, para marcar a data da fundação do 1º Lions Clube do país, hoje Lions Clube Centro. Foi constituído com 40 sócios em 16 de abril de 1952 na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e graças ao trabalho do advogado brasileiro, Armando Fajardo.

EVANGELHO (Lc 12, 1-12)

SÁBADO SANTO - VIGÍLIA PASCAL

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

1No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. 2Elas encontraram a pedra do túmulo removida. 3Mas, ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus 4e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens com roupas brilhantes pararam perto delas. 5Tomadas de medo, elas olhavam para o chão, mas os dois homens disseram: “Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? 6Ele não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou, quando ainda estava na Galileia: 7‘O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia’”.

8Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus. 9Voltaram do túmulo e anunciaram tudo isso aos Onze e a todos os outros. 10Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos. 11Mas eles acharam que tudo isso era desvario, e não acreditaram.

12Pedro, no entanto, levantou-se e correu ao túmulo. Olhou para dentro e viu apenas os lençóis. Então voltou para casa, admirado com o que havia acontecido.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

https://www.youtube.com/watch?v=cLwr3-aDm80

 

SANTO DO DIAEusébia

 

https://www.youtube.com/watch?v=2_M-Av0d3Dc

 

EFEMÉRIDES

Charles Chaplin  (1889-1977)

1457 a.C. - Provável data da Batalha de Megido entre Tutmés III e uma grande coalizão cananeia sob o comando do rei de Cades, a primeira batalha a ser registrada no que é aceito como um detalhe relativamente confiável.

73 - Massada, uma fortaleza judaica, cai sob o domínio romano depois de vários meses de cerco, terminando com a Grande Revolta Judaica.

556 - É eleito o Papa Pelágio I.

1209 - Fundação da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, ordem fundada por São Francisco de Assis.

1346 - Duchan, o Poderoso, é proclamado imperador, com o Império Sérvio ocupando grande parte dos Bálcãs.

1520 - Início da Revolta dos Comuneiros, na Espanha, contra o governo de Carlos V.

1521 - Reforma Protestante: a primeira apresentação de Martinho Lutero perante a Dieta de Worms para ser examinado pelo sacro imperador romano Carlos V e outras autoridades do império.

1581 - Filipe II da Espanha é reconhecido rei de Portugal, com o nome de Filipe I

1705 - A rainha Anne da Inglaterra concede a Isaac Newton o título de Cavaleiro do Império Britânico. Newton é reconhecido como um dos maiores cientistas da história, famoso por sua teoria da gravidade universal.

1746 - A Batalha de Culloden é travada entre os jacobitas, apoiados pelos franceses, e as forças britânicas de Hanôver, comandadas por Guilherme, Duque de Cumberland, na Escócia. Depois da batalha, muitas tradições das Terras Altas foram proibidas.

1780 - Fundação da Universidade de Münster, na Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.

1844 - Nasceu Anatole France (Jacques Anatole François Thibault), em Paris, França. Foi escritor, crítico sarcástico dos costumes de seu tempo. Ganhou o Nobel de Literatura, em 1921. Morreu em Saint-Cyr-syr-Loire, França, em 12.10.1924. Frases: 1) "Se 5 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo uma coisa estúpida". 2) Só os pobres pagam à vista, mas não por virtude - é porque não têm crédito. 3) Somente as mulheres e os médicos é que sabem quão necessária é a mentira para os homens. 4) O bem público é formado por um grande número de males privados. 5) Saibamos sofrer. Se soubermos sofrer, sofreremos menos.

1854 - Um terremoto destrói San Salvador, transferindo a capital de El Salvador, provisoriamente, a Cojutepeque.

1863 - Nasceu Álvaro Alvim (Álvaro Freire de Vilalba Alvim), em Vassouras (RJ). Foi médico introdutor de novos conhecimentos na medicina brasileira, como o tratamento hidrelétrico, massagens elétricas, etc.; pioneiro da Fisioterapia, Eletroterapia, Radiologia e Radioterapia no país; Medalha Humanitária (dada pelo Presidente Arthur Bernardes). Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 21.05.

1866 - A Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai) declara guerra contra o Paraguai. A batalha se estendeu até 1870, custando a este país 500 mil mortos e a ruína econômica.

1867 - Nascimento de Wilbur Wright, em Millville, Indiana, EUA. Morreu em Dayton, EUA, em 30.05.1912. Um dos irmãos Wright, que, por alguns, são tidos inventores do primeiro de um aparelho voador controlado, "mais pesado que o ar".

1889 - Nascimento de Charles Chaplin (Charles Spencer Chaplin), em Londres, Inglaterra. Ator, produtor, roteirista e diretor de cinema. É conhecido pelo cinema mudo, em preto e branco. Alguns de seus filmes: Uma Vida de Cão (1918); Charlot é Sempre Charlot (1918) e Um Dia Bem Passado (1919). Londres, Inglaterra. Morreu em Corsier-sur-Vevey, Suíça, em 25.12.1977. Frase: 1) Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade. 2) A vida é maravilhosa se não se tem medo dela. 3) O tempo é o melhor autor - sempre encontra um final perfeito. 4) O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar. Charles Chaplin morreu em Manoir de Ban, Suíça, em 25.12.1977.

1909 - Pelo menos 30 mil armênios são chacinados por soldados turcos, na região de Adana, na Silícia. O tumulto começou quando um armênio matou dois turcos a tiros.

1912 - Harriet Quimby se torna a primeira mulher a pilotar um avião através do canal da Mancha.

1917 - Chegada de Vladimir Ilyich Lênin a Petrogrado, após anos de exílio.

1917 - Vladimir Lenin retorna a Petrogrado, Rússia, depois de seu exílio na Suíça.

1919 - Mahatma Gandhi organiza um dia de "oração e jejum" em resposta à morte de manifestantes indianos no Massacre de Jallianwala Bagh pelas tropas coloniais britânicas ocorrido três dias antes.

1922 - A União Soviética restabelece relações diplomáticas com a Alemanha, quatro anos depois do fim da Primeira Guerra Mundial.

1927 - Nasceu Papa Bento XVI (Joseph Alois Ratzinger), em Marktl am Inn, Alemanha. É teólogo conservador e escritor. Foi ordenado sacerdote (29/06/1951); Arcebispo de Munich (03/1977) e Cardeal (27/06/1977); Presidente por quase 25 anos (desde 1981) da Congregação para a Doutrina da Fé (conhecida como Santo Ofício da Inquisição). É tido como "Guardião do Dogma". Fez calar sacerdotes da "Teologia da Libertação" (principalmente latino-americanos, como frei Leonardo Boff). É pianista e tem preferências por Mozart e Bach. é Papa Emérito da Igreja Católica. Seu outro título é Romano Pontífice Emérito. Foi papa da Igreja Católica e bispo de Roma de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, quando oficializou sua abdicação. Desde sua renúncia é Bispo emérito da Diocese de Roma, foi eleito, no conclave de 2005, o 265º Papa, com a idade de 78 anos e três dias, sendo o sucessor de João Paulo II e sendo sucedido por Francisco.

1934 - Foi criada a Viação Aérea de São Paulo, a VASP.

1941 - Segunda Guerra Mundial: a Ustaše, uma organização ultranacionalista croata, é colocada no comando do Estado Independente da Croácia pelas Potências do Eixo depois do término da Operação 25.

1941 - Tropas alemãs invadem Sarajevo e destroem a principal sinagoga da cidade.

1943 - O químico suíço Albert Hofman consome, acidentalmente, LSD e descobre os efeitos alucinógenos da droga. Hofman havia sintetizado o LSD em 1938, durante seus trabalhos nos laboratórios Sandoz, na Suíça. A droga foi proibida em 1970.

1945 - Segunda Guerra Mundial: o Exército Vermelho dá início ao assalto final sobre as forças alemãs nos arredores de Berlim, com quase um milhão de soldados lutando na Batalha de Seelow.

1945 - Mais de 7 000 refugiados alemães morrem quando o navio Goya é afundado por um submarino soviético.

1947 - Desastre de Texas City: uma explosão a bordo de um cargueiro no porto, provoca um incêndio em Texas City, Texas, matando aproximadamente 600 pessoas.

1947 - Bernard Baruch chama de Guerra Fria para indicar as relações diplomáticas entre os Estados Unidos e a União Soviética.

1947 - O milionário Bernard Baruch usa o termo "guerra fria" em um discurso para descrever as relações entre os Estados Unidos e a União Soviética. O termo logo foi adotado em todo o mundo.

1948 - A Organização Europeia de Cooperação Econômica é fundada em Paris, se constituindo em um dos primeiros passos para a unidade europeia e o futuro Mercado Comum. 

1957 - Chega ao Vaticano o envelope contendo o 3º segredo de Fátima.

1961 - Em um discurso transmitido nacionalmente, o líder cubano Fidel Castro declara que é um marxista-leninista e que Cuba adotará o comunismo.

1964 - Canadá descobre jazidas de cobre, prata e zinco, com um volume de minério superior a 25 milhões de toneladas.

1964 - EUA e Colômbia estudam construção de canal em território colombiano para ligar ao nível do mar, o Atlântico e o Pacífico.

1970 - Venezuela e URSS restabelecem relações diplomáticas, interrompidas em 1952.

1970 - Começa, em Viena, a conferência Salt, entre a União Soviética e os Estados Unidos, na qual os países trataram sobre a limitação de armas estratégicas.

1972 - NASA lança a nave Apolo 16, com três tripulantes.

1973 - É determinado pelo governo brasileiro que toda revista tem que se submeter à censura. São proibidas 46 publicações estrangeiras e 14 nacionais.

1974 - Brasil afirma estar disposto a colaborar com os EUA no auxílio às nações menos desenvolvidas do continente.

1976 - A Índia anuncia uma política mais rigorosa de controle do crescimento demográfico.

1978 - Morreu o radialista Vicente Leporace, em São Paulo (SP). Nasceu em São Tomaz de Aquino (MG), em 26.01.1912. Comunicador, iniciou a carreira na Rádio Clube Hertz (1941); destacou-se na Bandeirantes, onde ficou por décadas; estreou no cinema em "Luar do Sertão" (1949). Seu programa "O Trabuco" (1951) ficou quase 30 anos no ar. Foi colunista de diversos jornais paulistas.

1982 A rainha Elizabeth II, da Inglaterra, proclamou a nova Constituição do Canadá e pôs fim à dominação inglesa no país.

1984 - Mais de 1 milhão de pessoas cantam o Hino Nacional acompanhados pela Orquestra Sinfônica de Campinas durante o maior comício brasileiro da campanha das Diretas-Já, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

1985 - O governo da África do Sul abole a lei que proíbe o casamento entre negros e brancos.

1986 - Raul Alfonsin propõe a fundação da Segunda República na Argentina e a transferência da capital a Viedma, no sul do país.

1986 - O Congresso Nacional brasileiro aprovou o Plano Cruzado.

1988 - Abu Jihad, chefe militar da OLP, é assassinado em sua casa, em Túnis.

1992 - Entra em vigor no Vietnã a nova Constituição, que permite a propriedade privada.

1993 - O Conselho de Segurança da ONU declara zona de segurança a cidade de Srebrenica, na Bósnia e Herzegovina.

1998 –

1999 - Cientistas dos EUA descobrem bactéria, a Thiomargarita namibiensis, que pode ser vista a olho nu.

2002 - Dom Mautro Morelli (bispo de Duque de Caxias - RJ) afirma aprovar as invasões realizadas pelo MST

2003 - Senado aprova o Estatuto do Torcedor.

2003 - Senado aprova, em votação simbólica, aumento da pena máxima no Brasil de trinta para quarenta anos.

2006 - Papa Bento XVI pede solução diplomática para a questão nuclear com o Irã.

2007 - A nadadora Maria Lenk, primeira brasileira a participar de uma Olimpíada, morreu aos 92 anos, depois de sofrer uma parada cardíaca enquanto treinava.

2007 - Um estudante sul-coreano lança uma série de tiroteios na Universidade Estatal e Instituto Politécnico de Virginia provocando 33 mortos, incluindo o próprio homicida, foi o Massacre de Virginia Tech.

2007 - Ônibus despenca em precipício na Serra de Ibiapaba - CE (11 vítimas).

2008 - Tribunal Superior Eleitoral institui o Diário da Justiça Eletrônico.

2008 - 13º Dia Mundial da Conscientização Sobre o Ruído (60 segundos de silêncio entre 14h25 e 14h26).

2008 - Justiça de Mônaco decide pela extradição do banqueiro Salvatore Cacciola, preso desde 2007.

2009 - Câmara anuncia corte de 20% na cota de passagens aéreas a parlamentares.

2009 - TSE confirma cassação do governador (MA), Jackson Lago, e do seu vice Luís Carlos Porto.

2010 - Governo japonês reclama da burocracia no Brasil.

2011 - Morreu, aos 46 anos, Ana Paula Rossi Ferreira, vítima de uma parada cardíaca. Era filha do casamento de Nice Braga, primeira mulher de Roberto, mas sempre foi considerada como uma filha pelo Rei. Era casada com Paulinho Coelho, músico da banda que acompanha o cantor.

2012 - A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton chega ao Brasil para a 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para Governo Aberto com a presidente Dilma Rousseff.

2012 - Começa o julgamento de Anders Behring Breivik, o "Atirador da Noruega", que matou 77 pessoas no dia 22 de julho de 2011, em um terreno de um acampamento de jovens do Arbeiderpartiet norueguês (Partido dos Trabalhadores) na ilha de Utøya.

2012 - Paulo Freire é declarado patrono da educação brasileira.

2012 - CMV lança Ambiente Virtual de Aprendizagem com cursos gratuitos.

2012 – MST invade sede do ministério do Desenvolvimento Agrário, em Brasília (DF)

2013 - Câmara realiza o seminário internacional Marco da Primeira Infância.

2013 - Senado revoga cassação do mandato de Luís Carlos Prestes.

2013 - Centenas de índios invadem o Plenário da Câmara dos Deputados.

2013 - FMI reduz previsão de crescimento do Brasil para 3% em 2013.

2014 - A balsa MV Sewol, transportando mais de 450 pessoas, vira perto da ilha Jindo, na costa da Coreia do Sul, deixando 295 passageiros e tripulantes mortos e mais 9 desaparecidos.

2014 - Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova proposta para criação de municípios.

2014 - Senado confirma fim de doações privadas a campanhas.

2015 - NASA divulga imagem de Plutão e sua lua maior, Caronte, obtida pela sonda News Horizons.

2015 - Petrobras anuncia a descoberta de uma nova acumulação de óleo e gás na Bacia do Amazonas.

2015 - Relançamento da Frente Parlamentar Mista da Educação na Câmara dos Deputados.

2015 - Câmara aprova aumento de pena para receptação de mercadorias roubadas.

2016 - Na Bolívia, presidente Evo Morales descreve Jesus Cristo como o “primeiro socialista do mundo’.

2016 - Sismo de 7,8 graus na escala Richter atinge as cidades de Muisne e Pedernales no Equador.

2016 - Após 32 horas, partidos encerram mais de 270 discursos sobre impeachment.

2016 - Manifestações pró e contra impeachment ocupam Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

2016 - Dilma e Lula lançam dura ofensiva para barrar impeachment.

2017 - Papa Francisco implora pela paz na Síria e no Oriente Médio.

2017 - O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) acusa governo de preparar atentado terrorista.

2017 - Dilma Rousseff e Lula lançam dura ofensiva para barrar impeachment.

2018 - Morreu André Singer (Paul Israel Singer), em São Paulo (SP). Nascido em Viena, Áustria, em 24.03.1932, foi um economista e professor brasileiro.

2018 - Morreu a cantora e compositora dona Ivone Lara (Yvonne Lara da Costa), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 13.04.1922. Tornou-se enfermeira, formando-se logo depois em Assistente Social. Especializou-se em Terapia Ocupacional, dedicando-se a trabalhos em hospitais psiquiátricos, tendo trabalhado no Serviço Nacional de Doenças Mentais, com a doutora Nilse da Silveira. Aposentou-se no hospital em 1977, passando a dedicar-se, exclusivamente, à carreira artística. “Sonho meu" é sua música mais conhecida. Figura constante nos espetáculos do Teatro Opinião, nos anos 60, passou a ser chamada de "Dona" Ivone Lara, tratamento respeitoso e reverencial que lhe foi conferido pelo radialista Adelzon Alves.

2018 - Nos EUA, Beyoncé anuncia que doará US$ 100 mil em bolsas de universidades para negros.

2018 - O ex-diretor do FBI, James Comey, diz que o presidente Trump é moralmente inapto”.

2018 - Inaugurada a Estação de Transferência e a Planta de Produção de Gás Natural Renovável, em Caucaia (CE).

2018 - Sindicatos promovem greve na Eletrobras contra privatização.

2018 - Morreu Paulo Barbosa

2018 - Aécio Neves (PSDB-MG) argumenta sore “a falta de provas” em processo contra ele.

2018 - Decreto libera FGTS para deficiente comprar próteses e órteses.

2019 - Na França, presidente Emmanuel Macron anuncia redução de impostos.

2019 - NASA apresenta estratégia para defender a Terra de possíveis impactos de asteroides.

2019 - Presidente Bolsonaro afirma que não quer e não pode intervir em política de preços da Petrobras.

2019 - Justiça Federal anula concessão de passaporte diplomático para Edir Macedo.

2019 - Senadores anunciam que pedirão impeachment de Toffoli e Moraes por inquérito do STF.

2019 - Governo anuncia crédito de R$ 30 mil para caminhoneiros e investimento de R$ 2 bilhões em rodovia.

2019 - Senado aprova projeto que anistia multas aplicadas a partidos políticos. Também aprova Medida Provisória que extingue acordo com Ucrânia para uso da Base de Alcântara.

2020 - Morreu Christophe (Daniel Bevilacqua), em Brest, França. Nascido em Juvisy-sur-Orge, Paris, França, em 13.10.1945, foi um cantor, compositor e ator francês. Seu primeiro grande sucesso foi "Aline", de 1965, produzida inicialmente por Jean Michel Jarre e Umberto Tozzi. No mesmo ano, lançou "Les Marionettes", que também foi um de suas principais músicas. Além de cantar em francês, interpreta ainda em alemão e italiano.

2020 - Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, entrega projeto de renovação do Estado de Emergência.

2020 - Morre, na Espanha, o escritor chileno Luis Sepulveda.

2020 - EUA ordenam retorno de bombardeiros nucleares enviados para “demonstração de força” no Pacífico.

2020 - FMI pede que governos usem todas as ferramentas contra a recessão por coronavírus.

2020 - Presidente Donald Trump anuncia a abertura gradual da economia dos Estados Unidos.

2020 - Reino Unido provoca confinamento por ao menos três semanas.

2020 - Japão amplia Estado de Emergência a todo país.

2020 - México prorroga por um mês suspensão de atividades não essenciais.

2020 - Argentina propõe suspender pagamentos de sua dívida externa até 2023.

2020 - Arábia Saudita exorta países a destinarem mais de US$ 8 bilhões contra covid-19.

2020 - CNI lança calculadora para auxiliar em acordos de redução de jornada e salário. 2020 - Fiesp lança campanha sobre uso de máscaras.

2020 - Presidente Bolsonaro sanciona uso da telemedicina.

2020 - O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, é demitido.

2020 - Presidente Bolsonaro anuncia Nelson Teich como ministro da Saúde.

2020 - Bolsonaro crítica o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia: “Eu lamento a posição de Rodrigo Maia, que resolveu assumir o papel do Executivo com ataques bastante contundentes à nossa posição. Ele tem que entender que ele é o chefe do Legislativo e tem que me respeitar como chefe do Executivo.

2020 - O ministro do STF, Luís Roberto Barroso, é eleito presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

2020 - Governo de Pernambuco decreta quarentena em Fernando de Noronha.

2021 - Governo português anuncia que vai levantar a suspensão de voos com o Reino Unido e o Brasil.

2021 - França apoia pedido da Ucrânia de retirada das tropas russas.

2021 - Nos WUA, manifestação contra violência policial na cidade de Nova York.

2021 - Diversos grupos pressionam Mark Zuckerberg para desistir de versão infantil do Instagram.

2021 - YouTube anuncia que irá remover vídeos que recomendem cloroquina ou ivermectina para tratar covid-19.

2021 - Nos EUA, senadores democratas pedem em carta que o presidente Joe Biden não dê recursos ao Brasil.

2021 - Nasa escolhe a SpaceX para levar os próximos astronautas americanos à Lua.

2021 - Alemanha apoia pedido da Ucrânia de retirada das tropas russas.

2021 - Justiça chinesa condena à prisão o ex-senador Jaime Orpis (União Democrática Independente).

2021 - Rússia proíbe entrada de funcionários do alto escalão dos EUA.

2021 - O diplomata ucraniano Alexandr Sosonyuk é preso na Rússia.

2021 - Google é condenado na Austrália por coletar dados de localização com sistema Android.

2021 - Congresso bane Martín Vizcara de cargos públicos por 10 anos por furar a fila da vacina.

2021 - Em Cuba, Raúl Castro confirma que deixa a liderança do Partido Comunista.

2021 - Finlândia se oferece para sediar a cúpula Putin-Biden.

2021 - Paquistão fecha o acesso ao Facebook, Twitter e outros sites de mídia social.

2021 - Guatemala proíbe viagens do Brasil, Reino Unido e África do Sul.

2021 - Egito anuncia a descoberta de complexos relacionados à mineração de esmeraldas.

2021 - Na Ucrânia, chancelaria comunica que espera que a China se junte ao processo de “conter a agressão russa”.

2021 - No Irã, o presidente do Parlamento, Mohammad Bagher Ghalibaf, anuncia o enriquecimento de urânio a 60%.

2021 - ONU anuncia antecipação de 4 milhões de doses de vacinas contra covid ao Brasil.

2021 - Papa Francisco alerta para o combate “contra o vírus da indiferença, gerador de injustiça social”.

2021 - Caixa Econômica Federal inicia pagamento do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família.

2021 - Colégios estaduais do Paraná realizam mais uma distribuição de alimentos da merenda escolar.

2021 - Prefeitura do Rio de Janeiro provoca medidas restritivas até 27/04/2021.

2021 - Ford Mustang Mach 1 chega ao Brasil por R$ 499.000.

2021 - Conselho de administração confirma general Silva e Luna na presidência da Petrobras.

2021 - Leandro karnal é eleito para cadeira na Academia Paulista de Letras.

2021 - Justiça do Rio de Janeiro determina penhora de direitos autorais de livro de Eduardo Cunha.

2021 - Divulgado boletim médico que revela que câncer de Bruno Covas atinge fígado e ossos.

2021 - Prefeitura de Manaus abre as inscrições para o benefício “Auxílio Empreendedor”.

2021 - Universidade Federal do Oeste do Pará lança série de livros com pesquisas sobre sociedade amazônica.

TÚNEL DO TEMPO

Cristo ressuscitou

https://www.youtube.com/watch?v=9QRDhEJemXg

 

 

 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://datasdodia.net

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário