domingo, 17 de abril de 2022

Fatos históricos de 18 de abril

18 de abril é o 108º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 257 para acabar 2022.

Dia Mundial do Radioamador - Instituído para marcar a data de 18 de abril de 1925, em que foi fundada a União Internacional do Radioamador.

- Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Históricos - Instituído em 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, sendo também aprovada pela UNESCO com o fim de dar visibilidade aos monumentos históricos, sítios arqueológicos, entre outros patrimônios da humanidade.

- Dia dos Espíritas - Comemorado entre outros nos Estados brasileiros do Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e São Paulo, para marcar a data da publicação do 1º livro do Pentateuco Kardequiano: "O Livro dos Espíritos", que foi codificado pelo francês, Hippolyte Léon Denizard Rivail, conhecido como Allan Kardec, e que foi lançado em Paris, em 18.04.1857.

- Dia Nacional do Livro Infantil - Conforme Lei Nº 10.402, de 08.01.2002, para marcar a data do nascimento do escritor de livros infantis, José Bento Monteiro Lobato, nascido em Taubaté (SP), em 18.04.1882.

Dia Nacional do Autor e do Editor.

- Dia da Convenção Republicana - Comemorado por brasileiros, para marcar a data da "1ª Convenção Republicana" do Brasil, que foi realizada na cidade brasileira de Itu-SP em 18 de abril de 1873 na casa do então deputado do império brasileiro, Prudente de Morais, com a participação de 133 convencionais, sendo 78 cafeicultores e 55 de outras profissões.

- Dia de Monteiro Lobato - Instituído conforme a Lei Federal nº 2.402/02.

EVANGELHO (Mt 28, 8-15)

Oitava da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.

10Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”.

15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Apolônio


EFEMÉRIDES

Padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830)

309 - É eleito o Papa Eusébio, o 31º papa, que sucedeu o Papa Marcelo I.

1025 - Boleslau I é coroado em Gniezno, tornando-se o primeiro rei da Polônia.

1491 - Fernando, o Católico inicia em Córdova a marcha para a conquista de Granada.

1468 - É assinado o Tratado dos Touros de Guisando, que põe fim à revolta dos nobres e no qual o rei de Castela Henrique IV reconhece a sua meia-irmã Isabel como sua sucessora.

1480 - Nasceu Lucrecia Borgia, em Subiaco, Itália. Famosa assassina que utilizava veneno para matar seus maridos. Ela foi a filha ilegítima de Rodrigo Bórgia, importante personagem espanhol do Renascimento, que viria a se tornar o papa Alexandre VI. O irmão de Lucrécia foi o conhecido déspota César Bórgia. A família Bórgia acabou por representar na história a política maquiavélica e a corrupção sexual consideradas como características dos papados no período do renascimento. Lucrécia morreu em Ferrara, Itália, em 24.06.1519.


1491 - Fernando, o Católico inicia em Córdova a marcha para a conquista de Granada.

1506 - O Papa Júlio II coloca a primeira pedra da Basílica de São Pedro em Roma.

1518 - Bona Sforza torna-se rainha consorte da Polónia ao casar com Sigismundo I, o Velho.

1689 - Estala a Revolta de Boston contra o administrador colonial inglês Edmund Andros, que é deposto.

1768 - Nasceu Jean-Baptiste Debret, em Paris, França, onde também morreu em 28.06.1848. Pintor e desenhista, integrou a Missão Artística Francesa (1816), que fundou, no Rio de Janeiro, uma academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionou pintura.

1775 - Revolução Americana: começa o avanço britânico por mar.

1783 - Compromisso dos Três Quintos: a quantidade de escravos nos Estados Unidos, reduzida a três quintos, seria somada à quantidade de pessoas livres de cada estado para determinar a repartição dos impostos, numa resolução do Congresso da Confederação. Isso foi posteriormente adotado na Constituição de 1787.

1791 - Revolução Francesa: tentativa de fuga do rei Luis XVI, de Paris.

1797 - O Tratado de Leoben, assinado entre Napoleão Bonaparte e Francisco I da Áustria, põe fim à Guerra da Primeira Coligação.

1830 - Morreu Padre José Maurício Nunes Garcia, no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 22.09.1767. Foi um compositor de música erudita que viveu a transição entre o Brasil Colônia e o Brasil Império. É considerado um dos maiores compositores das Américas de seu tempo.

1842 - Nasceu Antero de Quental (Antero Tarquínio de Quental), em Ponta Delgada, Portugal, onde também morreu em 11.09.1891. Desde de jovem destacou-se pelas suas opiniões revolucionárias e pela forma de estar na vida. Lutador e muito congruente com os seus ideais socialistas. Antero espalhou saber pela poesia, filosofia e política. O açoriano estudou direito em Coimbra, onde brilhou como líder estudantil. Tinha uma personalidade complexa, que oscilava entre a euforia e a mais profunda depressão, acabando em suicido.

1847 - Guerra Mexicano-Americana: os Estados Unidos vencem o México na batalha de Cerro Gordo.

1857 - Lançamento de "O Livro dos Espíritos", que marca o nascimento do Espiritismo, na França, por Allan Kardec.

1882 - Nasceu o maestro Leopold (Anthony) Stokowski, em Londres, Inglaterra. Foi um famoso regente orquestral, bem conhecido por conduzir sem batuta. Nos Estados Unidos, Stokowski conduziu: a Orquestra Sinfônica de Cincinnati, Orquestra da Filadélfia, Orquestra Sinfônica NBC, Filarmônica de Nova Iorque e a Sinfônica do Ar. Morreu em Hampshire, Inglaterra, em 13.09.1977.

1882 - Nasceu Monteiro Lobato (José Bento Monteiro Lobato), em Taubaté (SP). Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Expoente na área da Literatura Juvenil, com seus adoráveis personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Morreu em São Paulo (SP), em 04.07.1948.

1897 - Declaração oficial da Guerra dos Trinta Dias, entre o Império Otomano e a Grécia.

1902 - Um terremoto destrói a cidade de Quezaltenango, a segunda mais importante da Guatemala.

1906 - Nasceu Augusto Frederico Schmidt, no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 08.02.1965. Foi poeta da segunda geração do Modernismo; falou de morte, ausência, perda e amor em seus poemas. Foi também editor, dono da Livraria Schmidt Editora, no Rio de Janeiro. Foi casado com Yedda Ovalle Schmidt. Foi poeta da segunda geração do Modernismo, falou de morte, ausência, perda e amor em seus poemas. Entre seus principais livros estão O Galo Branco, Estrela Solitária e Prelúdio à Revolução. Como editor, ele publicou livros importantes como Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freire, e Caetés, de Graciliano Ramos. Também foi o principal editor do Integralismo em sua fase inicial. Além de poeta, Augusto Frederico Schmidt também foi presidente do Club de Regatas Botafogo entre 1941 e 1942. Um de seus últimos atos de sua gestão foi idealizar a fusão do clube que presidia com o homônimo de futebol, Botafogo Football Club, criando assim o Botafogo de Futebol e Regatas.

1906 - Um terremoto de cerca de 8 graus na escala Richter matou três mil pessoas e destruiu 30 mil prédios em São Francisco, EUA.

1908 - Nasceu Vicente Paiva (Vicente Paiva Ribeiro), em São Paulo (SP). Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 18.02.1964. Foi compositor, arranjador, pianista, cantor e regente. Era pai da vedete Dayse Paiva. Responsável por grandes sucessos de nossa música popular como o da marchinha mais famosa de todos os carnavais, "Mamãe eu quero", além da "Marcha do Cordão do Bola Preta", do sucesso de Carmen Miranda "Disseram que eu voltei americanizada", composto em função da fria recepção do público à volta da "Pequena notável" ao Brasil, depois de temporada nos Estados Unidos, e muitos outros.

1909 - Joana d'Arc é beatificada em Roma.

1912 - O RMS Carpathia traz 705 sobreviventes do RMS Titanic para Nova Iorque.

1915 - Nasceu Zé Trindade (Milton da Silva Bittencourt), em Salvador (BA). Foi cantor, compositor e comediante. O nome artístico Zé Trindade surgiu como disfarce, porque na época o artista morava com uma tia rica que não via com bons olhos que o sobrinho seguisse a carreira artística. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 02.05.1990.

1925 - Formada em Paris a União Internacional de Radioamadores.

1928 - É nomeado em Portugal o 4.º governo da Ditadura Militar, chefiado pelo presidente do Ministério José Vicente de Freitas. 

1935 - Nasceu Walter Nunciato Abreu Avancini, em São Caetano do Sul (SP). Foi um escritor, autor e diretor de telenovelas e minisséries. Era também pai da atriz Andréa Avancini, do diretor de novelas Alexandre Avancini e do artista plástico Otávio Avancini. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 26.09.2001.

1938 - Nasceu Chiquinha do Acordeom (Francisca de Assis Germano), em Santa Cruz (RN). Instrumentista (acordeom) e cantora. Casada com o cantor e compositor Zito Borborema, em 1956, mudou-se para o Rio de Janeiro. Iniciou a carreira artística em 1954, quando, ao lado das irmãs Francisca Francineide e Francisca Canideia, formou o trio vocal Irmãs Ferreira, com o qual se apresentou em programas de calouros.

1942 - Segunda Guerra Mundial: Em resposta ao ataque japonês a Pearl Harbor, bombardeiros B-25 liderados pelo coronel James Doolittle atacaram Tóquio, causando pouco dano mas abalando a moral japonesa.

1943 - Morreu Yamamoto (Isoroku Yamamoto), no espaço aéreo das Ilhas Salomão, na Melanésia. Foi o almirante japonês que criou os planos de ataque a Pearl Harbor, durante a Segunda Guerra Mundial. Nasceu em Nagaoka, Japão, em 04.04.1884.

1945 - O Decreto-lei nº 7474, que concedia anistia a presos políticos, foi assinado. O documento beneficiou Luís Carlos Prestes, que foi solto depois de passar 10 anos na prisão. O presidente brasileiro, Getúlio Vargas, concede anistia a todos os presos políticos.

1945 - Nasceu compositor Sidney Miller (Sidney Álvaro Miller Filho), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 16.07.1980. Teve seu trabalho como compositor registrado pela primeira vez em 1965, com a gravação de "Queixa", samba feito em parceria com Zé Kéti e Paulo Tiago. 

1946 - O Tribunal Internacional de Justiça faz a sua reunião inaugural em Haia, Países Baixos. 

1946 - É dissolvida a Liga das Nações.

1949 - É proclamada formalmente a República da Irlanda.

1949 - Nasceu o ator Antônio Fagundes (Antônio José da Silva Fagundes Filho), no Rio de Janeiro (RJ).

1955 - Morreu Albert Einstein, aos 76 anos, em Princeton, EUA. Foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos. Cem físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos. É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoelétrico. No entanto, o prêmio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade. Albert Einstein recebe homenagem em Sobral como Museu do Eclipse. Nesta cidade foi constatada a Teoria da Relatividade durante o Eclipse Total do Sol, ocorrido no dia 29.05.1919. Albert Einstein nasceu em Ulm, Alemanha, em 14.03.1879.

1955 - Começa a Conferência Internacional de Bandung (Indonésia), em que participam 29 países da Ásia e da África. Todos estavam reunidos para se lançar à guerra contra o subdesenvolvimento. Evidentemente, condenaram também o racismo e a dominação colonial. 

1956 - Doze países, incluindo a URSS, concluíram minuta para uma Agência Internacional de Energia Atômica.

1956 - Presidente Juscelino Kubitschek anuncia a construção de Brasília.

1957 - Nasceu a atriz Cissa Guimarães (Beatriz Gentil Pinheiro Guimarães), no Rio de Janeiro (RJ).

1960 - Nasceu Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira, em Campo de Goitacazes (RJ). É um radialista e político. Foi o 58º governador do Rio de Janeiro e candidato à presidência da República em 2002.

1961 - Assinatura da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas.

1961 - CONCP é fundada em Casablanca como uma frente unida de movimentos africanos contrários ao domínio colonial português.

1964 - EUA admitem extinguir serviço militar obrigatório.

1965 - Morreu Guillermo González Camarena, em Las Lajas, México. Foi um cientista e inventor. Em 1940, inventou um sistema para transmitir televisão em cores: o sistema tricromático sequencial de campos. Ele também inventou mais tarde, nos anos 1960, um sistema simplificado de geração de cores: o sistema bicolor simplificado. Guillermo lançou a televisão em cores no México anos antes da implementação do sistema NTSC. Nasceu em Guadalajara, México, em 17.02.1917.

1966 - Mao Tsé-Tung (foto) lança a grande Revolução Cultural na China Popular, para combater o revisionismo, afastando o Partido Comunista de seus adversários. Mao combateu, assim, a política econômica pragmática, baseada em incentivos materiais e individuais.

1967 - Fundação da Escola Superior de Agronomia de Mossoró, que em 2005, se tornou a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

1972 - O presidente Médici assina decreto que isenta vários alimentos do IPI.

1973 - O Reino Unido e a URSS firmam acordo de cooperação econômica, científica e industrial.

1973 - Nasceu Adriane Galisteu, em São Paulo (SP). É atriz, modelo e apresentadora de televisão.

1975 - Nasceu o cantor Pedro Mariano  (Pedro Camargo Mariano),em São Paulo (SP). É filho da cantora Elis Regina e do pianista César Camargo Mariano. Irmão do músico João Marcelo Bôscoli e da cantora Maria Rita.

1977 - Estreia o primeiro telejornal matutino brasileiro, o Bom Dia São Paulo.

1978 - O ditador chileno, Augusto Pinochet, anunciou a formação de um governo de civis, o primeiro desde o golpe de 1973.

1980 - Fundação da República do Zimbabwe (antiga Rodésia), com Canaan Banana como o primeiro presidente do país.

1982 - Criação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

1983 - Um bombista suicida destrói a embaixada norte-americana em Beirute, no Líbano, causando a morte a 63 pessoas.

1988 - Guerra Irã-Iraque: os Estados Unidos atacam as instalações petrolíferas iranianas na península de Fao, em apoio a uma ofensiva iraquiana. 

1988 - O Instituto Paraibano de Arqueologia anunciou a descoberta de um sítio arqueológico entre as cidades de Ingó e Campo Grande.

1991 - Morreu Gabriel Celaya (Rafael Gabriel Juan Múgica Celaya Leceta), em Madri, Espanha. Foi poeta e escritor espanhol. Nasceu em Hernani, Guipúzcoa, Espanha.

1992 - O VI Congreso de Deputados da Rússia concorda em adotar uma nova Constituição, em que não permite ao presidente da Federação o direito de dissolver o Parlamento.

1995 - Estudos revelam que população indígena dobrou no Brasil nos últimos quarenta anos.

1998 - Morreu, no Rio de Janeiro (RJ), Nélson Gonçalves (Antônio Gonçalves Sobral), aos 78 anos, em decorrência de um enfarte. Ele nasceu em Santana do Livramento (RS), em 21.06.1919. Segundo maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 75 milhões de copias vendidas, fica atrás apenas de Roberto Carlos, com mais de 120 milhões. Seu maior sucesso foi a canção A volta do boêmio. Do Rio Grande do Sul mudou-se com os seus pais portugueses para São Paulo, no bairro do Brás. Quando criança, era levado, para praças e feiras pelo seu pai, que fazendo-se de cego, tocava violino, enquanto ele cantava. Foi jornaleiro, mecânico, engraxate, polidor e tamanqueiro. Foi também lutador de boxe na categoria peso-médio, recebendo aos dezesseis anos o título de campeão paulista.

1999 - Canonização de Marcelino Champagnat.

2001 - A Comissão dos Direitos Humanos da ONU condena a situação de Cuba e pede que as suas autoridades recorram à cooperação internacional para assegurar as liberdades fundamentais ao povo cubano. 

2002 - Avião se choca contra o prédio mais alto de Milão, o Pirellone, causando pânico e suspeita de ataque terrorista.

2005 - Adobe Systems compra a Macromedia por 3.4 bilhões de dólares.

2005 - Começava o conclave que elegeria mais tarde o Papa Bento XVI.

2006 - Alemanha anuncia abertura de arquivos do Holocausto.

2007 - Uma série de atentados, dois deles sendo suicídios, ocorrem em Bagdá, matando 198 pessoas e ferindo outras 251.

2007 - Supremo Tribunal Federal recebe novo inquérito relacionado ao mensalão.

2008 - O Papa Bento XVI discursa na ONU.

2008 - Foguete europeu Ariane-5 Eca coloca satélite brasileiro Star One C2 em órbita.

2008 - Rogério Clementino torna-se o primeiro brasileiro negro a disputar competição olímpica de hipismo.

2008 - Tucanos acusam Dilma Rousseff de ter praticado crime eleitoral.

2011 - Fernando Henrique Cardoso desafia Luiz Inácio Lula da Silva a disputar novas eleições.

2012 - Ministro Ricardo Lewandowsky renuncia ao mandato como membro do Tribunal Superior Eleitoral

2012 - A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

2012 - Governo anuncia R$ 505 milhões para SUS tratar câncer.

2012 - Dilma Rousseff, Graça Foster e Eike Batista na lista dos 100 mais influentes da “Time”.

2013 - NASA anuncia a descoberta de dois sistemas que contêm planetas capazes de abrigar água líquida.

2013 - Índios protestam na entrada principal do Palácio do Planalto.

2013 - Ministério da Defesa recebe ufólogos para tratar de documentos sobre OVNIs.

2013 - Milhares de argentinos saem às ruas para protestar contra governo Cristina Kirchner.

2014 - Blecaute no aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro.

2014 - Polícia Federal instaura inquérito por supostos crimes financeiros de Eike Batista

2015 - Presidente Barack Obama diz que alterações climáticas são “a maior ameaça ao planeta”.

2015 - Chacina deixa oito mortos em sede de torcida do Corinthians, em São Paulo.

2015 - Papa Francisco pede maior empenho internacional na ajuda de imigrantes africanos.

2016 - Justiça dos EUA rejeita apelação contra projeto de biblioteca digital no Google.

2016 - Marina Silva (Rede) defende que TSE faça novas eleições ainda este ano.

2016 - ANATEL impede redução ou corte de internet fixa sem aviso ao consumidor.

2016 - Pedido de impeachment de Dilma Rousseff chega ao Senado.

2016 - Imprensa mundial destaca processo de impeachment de Dilma.

2017 - Presidente Trump determina revisão de programa de visitas para incentivar contratação de americanos.
2017 - Presidente Michel Temer diz que “é mentira” que reforma vá atingir os mais pobres.

2017 - Relator da reforma da Previdência reduz de 65 para 62 anos idade mínima para mulher se aposentar.

2017 - Câmara aprova texto-base de projeto de socorro aos Estados.

2017 - Supremo Tribunal Federal nega recurso do Flamengo e mantém Sport como campeão de 1987.

2018 - O rei Mswati III da Suazilândia anuncia a mudança do nome de seu país para Essuatíni.

2018 - Arábia Saudita inaugura o primeiro cinema com o filme “Pantera Negra”.

2018 - TRF não conhece novos embargos de declaração do ex-presidente Lula.

2018 - Justiça nega pedido do Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel para visitar Lula.

2018 - A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, convida mundo árabe para participar de atos em defesa de Lula.

2019 - Na França, presidente Emmanuel Macron homenageia bombeiros que salvaram a Catedral de Notre Dame.

2019 - Brasil cai três posições em ranking mundial de liberdade de imprensa.

2019 - Presidente Bolsonaro diz que “pequenas diferenças” com a imprensa devem ser eixadas de lado.

2019 - Ministro Alexandre de Moraes (STF) revoga censura dos sites O Antagonista e da revista Crusoé.

2019 - Ministro Celso de Mello (decano do STF) aplica vexatória descompostura em Toffoli e Moraes.

2019 - Presidente Bolsonaro revela que Lei Rouanet deverá ter teto de R$ 1 milhão por projeto.

2019 - Domínio “.br” completa 30 anos, um marco para a Internet no Brasil. 

2020 - Espanha prolonga confinamento obrigatório até 09/05/2020.

2020 - O governador do Banco da França, François Villeroy de Galhau, prevê queda de 8% do PIB.

2020 - Aumentam os protestos nos EUA contra confinamento.

2020 - Presidente diz que China sofrerá consequência se país tiver responsabilidade na pandemia.

2020 - Reino Unido registra 888 mortes por coronavírus em 24 horas.

2020 - Na Venezuela, presidente Nicolás Maduro chama Jair Bolsonaro de “coronalouco”.

2020 - Índia confirma 21 caso de covid-19 entre militares da Marinha em Mumbai.

2020 - Israel anuncia que começará gradualmente a retirar as medidas de distanciamento social.

2020 - Repatriados 1.765 cidadãos turcos nas últimas 24 horas.

2020 - Irã supera 5.000 mortes provocada pelo coronavírus

2020 - Mais de 160 mil mortos no mundo provocada pelo coronavírus.

2020 - Fiesp propõe retomada em 45 dias após covid controlada,

2020 - Gisele Bundchen cria fundo de apoio a causas emergenciais no Brasil durante a pandemia.

2020 - Presidente Jair Bolsonaro conversa com apoiadores em frente à rampa do Palácio do Planalto.

2020 - Museu do Futebol exibe online o documentário “Mestre Dicá”.

2020 - Ceará registra 155 mortes por covid-19 e tem 2.747 pacientes com a doença.

2021 - Na Espanha, polícia desmantela em Tenerife oficina ilegal de fabricação de armas com impressora 3D.

2021 - Na Itália, rara aparição de uma baleia-cinzenta na baía de Nápoles; EUA alertam Rússia de que haverá consequências caso o opositor Alexei Navalny morra.

2021 - Nos EUA, Madonna defende proibição de armas de fogo nos EUA.

2021 - Na Inglaterra, Boris Johnson condena plano de clubes Ingleses de futebol de criar de criar Super League.

2021 - Governo canadense anuncia apoio para a província de Ontário, após aumento de casos de covid-19.

2021 - No México, o presidente Andrés Manuel López Obrador anuncia plano para ordenar migração irregular.

2021 - Rússia anuncia que vai sair do projeto da estação espacial internacional em 2025.

2021 - Rússia expulsa diplomatas tcheques.

2021 - Na Suíça, coleção de vinhos raros é leiloada por 8,7 milhões de euros.

2021 - Peru recebe 276 mil doses de vacina anticovid e AstraZeneca pelo fundo Covax.

2021 - Na Venezuela, presidente Nicolás Maduro confirma pagamento de US$ 120 milhões para compra de vacinas.

2021 - Com recorde de casos de covid-19, Índia atrasa entrega de vacinas.

2021 - Israel suspende obrigatoriedade máscaras ao ar livre.

2021 - Grécia e Israel assinam acordo bilateral na área da defesa.

2021 - Foguetes atingem base aérea que abriga aviões americanos no Iraque.

2021 - No Irã, terremoto de magnitude 5,8 na província de Bushehr.

2021 - Coreia do Norte se recusar a dialogar com Japão.

2021 - Clubes europeus nos campeonatos inglês, italiano e espanhol anunciam criação da Superliga.

2021 - Papa Francisco reaparece na praça de São Pedro para sua oração dominical.

2021 - Abertura de restaurantes, comércios e shoppings nas cidades da Baixada Santista.

2021 - Volta a vigorar a Feira de Artesanato do Largo da Ordem, em Curitiba (PR).

2021 - Academia Livre de Música e Artes realiza o Festival “Fiato al Brasile”.

2021 - Mostra SESC Brasília de Pinturas Impressionistas, com seis obras do Museu d´Orsay.

2021 - Bolsonaristas lançam campanha no Twitter contra Renan Calheiros -(MDB-AL) na relatoria da CPI.

2021 - Brasil chega a 373 mil mortos por convite.

2021 - Grávida de 42 anos é a primeira morte relacionada à variante delta no Brasil.

2021 - Caixa Econômica Federal deposita benefício para o 6º grupo, os nascidos em junho.

2021 - Morte do jornalista cearense Gilmar de Carvalho.

2021 - Fiscalização fecha cassino ilegal em São José dos Campos (SP).

TÚNEL DO TEMPO

Chiquinha do Acordeom e Zito Borborema




 



SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

 

11111111111111111111111111111111

Nenhum comentário:

Postar um comentário