domingo, 17 de abril de 2022

O que é a Páscoa? (Por Wilson Moura*)

Páscoa é uma palavra do hebraico (pesach), que significa passagem. A Bíblia fala de duas Páscoa, a do Antigo Testamento e do Novo Testamento. A do Antigo Testamento tem sua origem na história com o povo de Israel. Eles viveram cativos no Egito por 400 anos, povo descendente de Abraão, Isaque e de Jacó e foram libertos por Moisés para sair do Egito.

Este momento histórico de libertação do povo de Israel foi marcada por uma cerimônia instituída por Deus e o nome dessa cerimônia é chamada de Páscoa hebraica. No novo Testamento comemoramos a Páscoa Cristã de outra maneira, Jesus nos deixou um outro memorial: "A Ceia do Senhor".

A Ceia é para lembrar a morte e ressureição de Cristo, razão de havermos sido poupados por Ele, da morte definitiva. Ou seja, a passagem da morte para a vida eterna.

Páscoa é renovação é fazer renascer em nós a fé, o amor, a paz, a fraternidade, a comunhão e a alegria. Páscoa é renascimento é a passagem do velho para o novo é transformação iluminada pelo Cristo vivo. É ter a certeza de que nas mãos de Deus, até a morte será transformada em vida.

Que todos possam viver no Cristo ressuscitado e motivados para uma nova vida. Feliz Páscoa!




(*) Engenheiro, escritor e compositor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário