quinta-feira, 21 de abril de 2022

Fatos históricos de 22 de abril

22 de abril é o 112º dia no calendário gregoriano. Faltam 253 para acabar 2022.

- Dia Internacional da Mãe Terra - Comemoração que foi iniciada em 1970 como o "Dia da Terra", quando o senador norte-americano, Gaylord Nelson, convocou o primeiro protesto nacional de estadunidenses contra a poluição do nosso planeta, tendo recebido a adesão de vários países após 1990 e sendo ratificada pela 80ª Assembleia Geral da ONU Organização das Nações Unidas na Resolução A/RES/63/278 de 22 de abril de 2009).

- Dia do Descobrimento do Brasil

- Dia da Comunidade luso-brasileira - Comemoração de portugueses e brasileiros relacionada com o Dia do "Descobrimento" das Terras Brasilis, que está oficializada no Brasil pela Lei Nº 5.270, de 22.04.1967).

- Dia da FAB ou Dia da Aviação de Caça - Comemoração da FAB - Força Aérea Brasileira, conforme Decreto Nº 58.221, de 19.04.1966. Lembra o dia em que o 1º Grupo Brasileiro de Aviação de Caça realizou 11 missões, o maior número de missões de brasileiros num só dia durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália, envolvendo 44 decolagens, e com apenas 22 pilotos.

- Dia Nacional do Agente de Viagem.

- Dia Nacional da Mandioca - Comemoração de brasileiros, que foi criada em 2007 pela EMBRAPA, para ser festejada no "Dia do Descobrimento do Brasil", em tributo desse produto que os colonizadores portugueses chamaram de "pão dos trópicos”.

EVANGELHO (Jo 21, 14-14)

Oitava da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus.

3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.

6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.

8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.

11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.

13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

SANTO DO DIASão Sotero, São Caio e Santo Agapito, Papas

EFEMÉRIDES

Immanuel Kant (1724-1804)

238 - Ano dos seis imperadores: o senado romano destitui o imperador Maximino Trácio por suas proscrições sanguinárias em Roma e nomeia dois de seus membros, Pupieno e Balbino, ao trono.

1056 - Observada uma supernova na Nebulosa do Caranguejo.

1073 - É eleito o Papa Gregório VII.

1418 - Encerramento do Concílio de Constança, que resultou no fim do Grande3 Cisma do Ocidente.

1145- 19ª passagem registrada do Cometa de Halley.

1418 - Encerramento do Concílio de Constança, que resultou no fim do cisma da Igreja.

1500 - O navegador português Pedro Álvares Cabral torna-se oficialmente o primeiro europeu a chegar ao Brasil. Depois de 44 dias de viagem, no dia 22 de abril de 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral vislumbrava terra firme. Os 13 navios ficaram reconhecendo a nova terra e seus habitantes, os índios. Era o início da história do Brasil. A carta de Pero Vaz de Caminha, enviada ao rei de Portugal, relatou detalhadamente o fato. As caravelas comandadas por Pedro Álvares Cabral aportaram na costa brasileira, em frente ao Monte Pascal na praia de Porto Seguro, no atual Estado da Bahia, no evento que se tornou o marco oficial do descobrimento do Brasil.

1519 - O conquistador espanhol Hernán Cortés estabelece um assentamento em Veracruz, atual México.

1529 - Tratado de Saragoça divide o hemisfério oriental entre Espanha e Portugal ao longo de uma linha a 297,5 léguas do leste das ilhas Molucas.

1724 - Nasceu Immanuel Kant, em Königsberg, Alemanha, onde também morreu em 12.02.1804. Filósofo, entre seus trabalhos encontram-se Crítica da Razão Pura, Crítica da Razão Prática, Crítica do Julgamento. Pesquisador, autor de uma teoria sobre a gênese do Sistema Solar; em sua obra "A Religião nos Limites da Simples Razão", examina a vontade maligna do ser humano - o mal radical. Ele morreu em 12 de fevereiro de 1804. Frases: 1) A religião é o reconhecimento de todos os nossos deveres como preceitos divinos. 2) O homem é o único animal que precisa trabalhar. 3) Amizade é como café, uma vez frio nunca volta o sabor original, mesmo aquecido. 4) A mulher, com o casamento, adquire a liberdade - o homem perde-a.

1775 - Nascimento de Carlota Joaquina de Bourbon, no Palácio de Aranjuez, Espanha. Rainha de Portugal e Imperatriz do Brasil (1816), era casada com D.  João VI, com quem teve 3 filhos (inclusive D. Pedro e D. Miguel) e as filhas Maria Teresa, Maria Isabel, Maria da Assunção, Isabel Maria, Maria Francisca de Assis e Ana de Jesus Maria. Morreu no Palácio de Queluz, Lisboa, Portugal, em 07/01/1830, Palácio de Queluz, Lisboa, Portugal.

1809 - Segundo dia da Batalha de Eckmühl: o exército austríaco é derrotado pelo exército do Primeiro Império Francês liderado por Napoleão e fogem ao longo do Danúbio até Regensburgo.

1821 - O patriarca Gregório V de Constantinopla é enforcado pelo governo otomano no portão principal do Patriarcado e seu corpo é jogado no Bósforo. 

1821 - Dom Pedro, filho de João VI (rei de Portugal), é nomeado regente da Coroa no Brasil.

1864 - A inscrição 'In God We Trust' é colocada pela 1ª vez nas moedas norte-americanas

1868 - Nasceu José Viana da Mota, em Ilha de São Tomé, Portugal. Músico (pianista), compositor e pesquisador erudito. Morreu em Lisboa, Portugal, em 01/06/1948.

1870 - Nasceu Vladimir Lenin (Vladimir Ilich Ulianov), em Simbirski (atual Ulianovsk), Rússia. Lênin significa "do Lena", rio siberiano em cujas margens viveu Foi líder político e revolucionário, filósofo marxista, idealizador da Revolução de 1917 e fundador da União Soviética. Sua morte deflagraria a luta que levaria Stálin ao poder. Morreu de derrame (já numa cadeira de rodas, sem movimentos e fala, devido a duas hemorragias cerebrais anteriores), num sanatório em Gorki (atual Nijni Novgorod), Rússia, em 21/01/1924.

1893 - Nasceu advogado e compositor Gastão Lamounier  Gastão Marques Lamounier), em São Paulo (SP). Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 28/01/1984. 

1901 - Nasceu Adhemar Pereira de Barros, em Piracicaba (SP). Foi médico, interventor de São Paulo no governo de Getúlio Vargas (1938), torna-se Governador (1947), Prefeito (1957) e Governador (1962) pela segunda vez; cassado em 1966 pela Ditadura. Morreu em 12.09.1969, em Paris, França.

1904 - Nasceu Julius Robert Oppenheimer, em Nova Iorque, EUA. Físico nuclear, coordenador do projeto da Bomba Atômica. Morreu em Princeton, EUA, em 18/02/1967.

1906 - Tem início em Atenas os Jogos Olímpicos de Verão, atualmente não reconhecidos como parte dos Jogos Olímpicos oficiais.

1915 - Os alemães usaram, pela primeira vez, gás venenoso como arma de guerra. Foi contra as tropas britânicas durante a segunda batalha de Ypres.

1920 - Assassinato, em Pernambuco, de José Ferreira da Silva, pai de Virgulino Ferreira da Silva (Lampião).

1924 - Morreu Vicente de Carvalho (Vicente Augusto de Carvalho), em Santos (SP), onde também nasceu em 05/04/1866. Jornalista, político, magistrado, poeta (tido como "o poeta do mar"), contista e membro da ABL.

1934 - Morreu Augusto de Lima (Antônio Augusto de Lima), no Rio de Janeiro (RJ).  Foi jornalista, poeta, magistrado, jurista, professor universitário e político.  Foi também governador de Minas Gerais (1891), tendo decidido a mudança da capital do estado de Ouro Preto para Belo Horizonte. Também foi deputado federal (1906) pelo Rio de Janeiro. Nasceu em Nova Lima (MG), então Congonhas de Sabará, em 05.04.1859.

1945 - Segunda Guerra Mundial: revolta de prisioneiros no campo de concentração de Jasenovac. Quinhentos e vinte são mortos e cerca de oitenta fogem.

1945 -  Führerbunker: depois de saber que as forças soviéticas tomaram Eberswalde sem luta, Adolf Hitleradmite a derrota em sua casamata subterrânea e afirma que o suicídio é seu único recurso.

1947 - Inauguração da Via Anchieta, estrada que liga São Paulo a Santos.

1949 - Inauguração da primeira linha de trólebus da cidade de São Paulo, que partia da Praça General Polidoro, na Aclimação e ia até a Praça João Mendes, no centro.

1949 - Nasceu a cantora Maria Alcina, em Cataguases, (MG).

1952 - EUA fazem explodir, em teste, uma poderosa bomba atômica, sob a observação de correspondentes de jornais, rádio e televisão.

1958 - O presidente Tito reafirma em discurso na Liga Comunista Iugoslava a liberdade do partido em relação aos comunistas soviéticos.

1960 - Fidel Castro, em discurso pela televisão, acusa os EUA de tramarem a derrubada do seu governo.

1961 - O presidente da França, Charles de Gaulle, recebe poderes ditatoriais para eliminar a rebelião na Argélia.

1963 - O governo de Cuba liberta 27 americanos em troca de três cubanos e um cubano-americano detidos nos EUA.

1965 - Brasil e Argentina se unem por mercado comum

1965 - Uma bomba explodiu nas oficinas do jornal O Estado de São Paulo.

1967 - Astronauta russo, Vladimir Komarov, morre durante aterrisagem.

1970 - É comemorado o primeiro Dia da Terra.

1972 - Chegam ao Brasil os restos mortais de Dom Pedro I a bordo do navio Funchal.

1974 - Nasceu do cantor e compositor Belo (Marcelo Pires Vieira), em São Paulo (SP).

1977 - Utilizada pela primeira vez a fibra ótica como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados.

1982 - Nasceu Kaká (Ricardo Izecson dos Santos Leite), em Gama (DF).  Jogador de futebol do Real Madri, Espanha.

1983 - A revista Stern, da Alemanha Ocidental, anuncia a compra de documentos manuscritos que seriam os diários de Adolf Hitler.

1985 - José Sarney assume a presidência da República.

1990 - O professor americano Robert Polhill é libertado em Beirute, depois de passar 1.183 dias em poder da organização Jihad.

1993 - Lei n° 8.650 dispõe sobre as relações de trabalho do treinador profissional de futebol.

1994 - Morreu Richard Milhous Nixon, em Nova Iorque, EUA. Único presidente americano a renunciar. Ele deixou o cargo por envolvimento no caso Watergate. Ele nasceu em Yorba Linda, EUA, em 09/01/1913.

1997 - Militares peruanos invadem a residência do embaixador japonês em Lima (Peru) e libertaram 72 pessoas mantidas como reféns por guerrilheiros do MRTA (Movimento Revolucionário Tupac Amaru) desde dezembro de 1996.

1998 - O Reino Animal da Disney é aberto ao público no Walt Disney World.

1999 - A revista americana Science publicou a descoberta de um ancestral humano. O fóssil, que teria 2,5 milhões de anos, foi encontrado na Etiópia.

2000 - O menino cubano Elián González foi devolvido ao pai depois de passar meses sob custódia de parentes que vivem nos Estados Unidos. O menino foi salvo do naufrágio de um bote com cubanos que fugiam para a Flórida.

2001 - É concluído, em Quebec, Canadá, o III Encontro das Américas com o compromisso dos governos, com exceção de Cuba, de colocar em prática, antes de finalizar o ano 2005, uma área de livre comércio desde o Alasca até Terra de Fogo.

2002 - O brasileiro José Maurício Bustani é destituído da direção-geral da Organização para a Proscrição das Armas Químicas, da ONU.

2004 - Anunciada a liberação de R$ 75milhões parao Programa Nacional de Agricultura Familiar.

2005 - Primeira reunião do Papa Bento XVI com os cardeais.

2006 - Hebe Camargo comemora o programa de nº 1.000 pelo SBT.

2007 - Descarrilamento de trem da Companhia de Transportes de Salvador perto de Praia Grande.

2008 - Terremoto de 5,2 graus na escala Richter a cerca de 200 km de São Vicente (SP)

2008 - Morreu Francisco Martins Rodrigues, em Lisboa, Portugal. Um dos principais teóricos do marxismo, foi político e fundador do primeiro movimento marxista-leninista nacional. Nasceu em Moura, Portugal, em  1927.

2009 - 47ª Assembleia da Conferência Nacionaldos Bispos  do Brasil  (CNBB).

2009 - Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lança Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.

2010- Ciro Gomes afirma, em entrevista, que Lula está navegando na maionese.

2010 - Criação do Conselho Empresarial Brasil-Líbano.

2011 - Bienal Internacional de Dança (Curitiba - PR).

2011 - Após 40 anos, Cardeal Eugênio Sales  encerrou também a publicação de sua coluna semanal nos jornais.

2012 - Polícia Federal reforça o efetivo no sul da Bahia.

2013- Hackers invadem contas oficiais da FIFA e do presidente Joseph Blatter no Twitter.

2014 - Caixa Econômica Federal define regras para portabilidade de crédito imobiliário do FGTS.

2014 - Senado aprova Marco Civil da Internet.

2014 - Comissão nacional da Verdade conclui que Juscelino Kubitschek não foi assassinado.

2015 - Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova voto distrital para eleição de vereadores.

2015 - ANVISA simplifica importação de produtos derivados de canabidiol.

2015 - Anistia Internacional exige operação conjunta para salvar vidas no Mediterrâneo.

2015 - Presidenta Dilma Rousseff aprova a Lei Gearl das Antenas.

2015 - Câmara dos deputados aprova novas regras da terceirização.

2016 - Decreto cria programa que oferece repelente para gestantes do Bolsa Família.

2016 - Na ONU, presidenta Dilma Rousseff diz que “povo saberá impedir qualquer retrocesso”.

2016 - A Organização das Nações Unidas assina o Acordo de Paris.

2017 - Mulheres de policiais fazem protesto em Paris.

2017 - Registradas 20 mortes em três violentos protestos na Venezuela.

2017 - Terremoto de magnitude 6,0 atinge a região central do Chile.

2018 - Papa Francisco pede o fim da violência na Nicarágua.

2018 - Na França, presidente Macron diz que “Nunca devemos mostrar fraqueza diante de Vladimir Puti”.

2019 - Sri Lanka decreta estado de emergência.

2019 - Sismo em LuzonFilipinas, deixa 18 mortos e cerca de 282 feridos.

2019 - Michel Bloomberg doa US$ 5,5 milhões para compensar cortes dos EUA a ONU.

2019 - Carlos bolsonaro parte para o ataque frontal contra o vice-presidente Hamilton Mourão.

2019 - O vice-presidente Hamilton Mourão dez que Olavo de Carvalho deve se limitar `função de astrólogo. 

2021 - Na Espanha, Agência Tributária confirma que a cantora Shakira fraudou 14,5 milhões de euros.

2021 - Nos EUA, Facebook começa a testar anúncios nos Reels do Instagram.

2021 - Abertura da Cúpula do Clima convocado pelo presidente Joe Biden.

2021 - Alemanha promete investir US$ 4 bilhões para políticas ambientais em países em desenvolvimento.

2021 - Japão registra primeiro o caso de covid envolvendo revezamento da tocha olímpica.

2021 - No México, presidente André Manuel López Obrador diz que migração “não se resolvem com medidas coercitivas”.

2021 - Na Argentina, a ministra da Saúde, Carla Vizzotti, reconhece que casos de covid “não vão diminuir; Argentina registra o maior número de mortes (537) por covid-19 em um único dia.

2021 - Senado do Chile aprova terceiro saque dos “fondos previsionales”.

2021 - O ministro da Defesa, Sergey Kuzhugetovich Shoygu, supervisiona exercícios militares na Crimeia.

2021 – Na Suíça, Credit Suisse registra seu segundo prejuízo trimestral consecutivo.

2021 - Peru oficializa segundo pedido de extradição contra ex-presidente Alejandro Toledo por caso Odebrech.

2021 - Índia bate recorde mundial de casos (314.835) de coronavírus em 24 horas.

2021 - Confronto entre palestinos e ultranacionalista em Jerusalém; Israel bombardeia posições sírias após míssil atingir Neguev.

2021 - China volta a cobrar compromisso com a redução de emissões de países desenvolvidos.

2021 - Vaticano iniciado processo de beatificação do padre Gilberto Maria Defina (1935-2004).

2021 - O pesquisador argelino Said Dejabelkhir é condenado por “ofensa aos prefeitos do Islã”.

2021 - Papa Francisco anuncia “maratona” de oração ao longo de 05/2021 pelo fim da pandemia.

2021 - Greve dos rodoviários da empresa Monte Cristo, em Belém (PA).

2021 - Webinar trata sobre desafios da farmacovigilância no Brasil.

2021 - Morte do jornalista escritor e artista plástico Alípio Freire.

2021 – A operadora Vivo lança programa de desenvolvimento de carreira para profissionais negros.

2021 - Começa a funcionar a Casa da Mulher Brasileira no Distrito Federal (inaugurada em 20/04/2021).

2021 - Supremo Tribunal Federal (STF) decide que processos de Lula vão para Justiça do Distrito Federal.

2021 - Plenário do STF forma maioria para manter suspeição de Sérgio Moro para jusgar Lula.

2021 - Último dia para contestar auxílio emergencial negado pelo governo. 2021 – Presidente Bolsonaro promete eliminar desmatamento ilegal no Brasil até 2030.

2021 - Davi Alcolumbre (DEM) promete eliminar desmatamento ilegal no Brasil até 2030.

TÚNEL DO TEMPO

Maria Alcina - Fio Maravilha (Jorge Benjor)

SITES CONSULTADOS

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://datasdodia.net

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário