terça-feira, 3 de maio de 2022

ARTIGOS: Um filme excepcional (Por Dr. Francisco Santamaria Mont'Alverne Parente*)


Aos 18 anos de idade assisti no saudoso Cine Art, em Fortaleza, ao excepcional filme "O Evangelho Segundo São Mateus", do grande cineasta/poeta/escritor/pensador italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975 - foto), honra e glória da cinematografia mundial, e saí da sessão em estado de graça, extasiado com tanta beleza espiritual oculta em uma obra de paupérrima cenografia, em preto-e-branco, mas de conteúdo sublime, que toca profundamente o âmago do espectador, sugerindo reflexões de excelente pertinência sobre Jesus Cristo. Por sinal, é o filme favorito do Papa Francisco - o argentino Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires/Argentina, em 1936.

A extraordinária trilha sonora inclui a magnífica peça hoje explicitada em minha mostra, de autoria deste titã da música erudita chamado Johann Sebastian Bach (1685-1750), extraída de seu belíssimo oratório "A Paixão Segundo São Mateus", composto em 1727.

O impacto desta música durante a projeção cinematográfica na excruciante paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo desnorteia qualquer um.

Não resta dúvida: A obra-prima de Pasolini é cinema em estado puro.

No altar de meu Panteon cinematográfico, ocupa local de absoluto destaque, ao lado de outras gigantescas produções da sétima arte.

Película obrigatória para qualquer cinéfilo que se preze.

(*) Francisco Santamaria Mont'Alverne Parente - Juiz de Direito. Membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras. Membro da Academia Cearense de Cinema. Ator de radionovela sob a direção de Marques da Cruz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário