quarta-feira, 4 de maio de 2022

Fatos históricos de 5 de maio

5 de maio é o 125º dia no calendário gregoriano. Faltam 240 para acabar 2022. 

- Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante - A data serve para sensibilizar os condutores sobre a necessidade de uma condução segura, de forma a prevenir acidentes, proteger a sua vida e a de outros condutores e passageiros.

Dia Internacional da Parteira - comemoração promovida desde 1991 pela Confederação Internacional de parteiras, com o apoio da OMS e o apoio de entidades de defesa das mulheres por todo o mundo.

- Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar - Comemoração lançada em 2012 pela ANHP (Associação Nacional de Hipertensão Pulmonar) da Espanha, para marcar a data da morte da 1ª criança espanhola com um diagnóstico de Hipertensão Pulmonar de que se tem notícia na História, ocorrida num 5 de maio.

- Dia Internacional do Celíaco - Comemoração proposta durante o 9º "Simposium Internacional da Doença Celíaca" na cidade norte-americana de Baltimore pelo pediatra e gastroenterologista norte-americano, Alessio Fasano. A celebração foi oficializada no Uruguai como o "Día Nacional del Celíaco" pela Lei Nº 18436 de 22 de dezembro de 2008, mas que outros países comemoram em outras datas diferentes por não haver consenso sobre essa Data Comemorativa.

- Dia Mundial de Higienização das Mãos - Comemoração lançada pelo Departamento de Segurança dos Pacientes da OMS em 2009, com um "Desafio Global" pela Segurança dos Pacientes. Iniciou-se a partir de uma jornada de mobilização pela higienização das mãos, visto que a prática ainda é uma das principais formas de prevenção contra a disseminação de microrganismos no ambiente hospitalar.

- Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona - Comemorado em todo o espaço lusófono e instituído em 2005 pela CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), uma organização que é formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, e e que conta com Guiné Equatorial, Maurícia e Senegal na condição de observadores.

- Dia Nacional das Comunicações, Dia Nacional do Expedicionário e Dia do Rondonista - Em homenagem à data do nascimento do engenheiro, militar e sertanista brasileiro, Cândido Mariano da Silva Rondon (05.05.1865), que contribuiu para a expansão das comunicações no Brasil.

- Dia Nacional do Líder Comunitário - Conforme Lei Nº 11.287, de 27.03. 2006.

EVANGELHO (Jo  6, 44-51)

3ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.

48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Ângelo


 EFEMÉRIDES
Mons. José Aloísio Pinto (1906-1991)

553 - Início do Segundo Concílio de Constantinopla.

1215 - Os barões rebeldes renunciam a sua lealdade ao rei João da Inglaterra - parte de uma sequência de eventos que leva à assinatura da Magna Carta.

1260 - Kublai Khan torna-se governante do Império Mongol.

1494 - Cristóvão Colombo descobre a ilha de Santiago, atualmente chamada Jamaica, durante sua segunda viagem à América.

1762 - Rússia e Prússia assinam o Tratado de São Petersburgo.

1789 - Na França, os Estados Gerais reúnem-se pela primeira vez desde 1614.

1808 - Criação da Escola Naval, no Rio de Janeiro (RJ).

1811 - O exército aliado anglo-luso derrota o exército francês na Batalha de Fontes de Onor.

1818 - Nasceu Karl Marx, em Tréveris, AlemanhaFoi intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. O pensamento de Marx influencia várias áreas, tais como Filosofia, Geografia, História, Direito, Sociologia, Literatura, Pedagogia, Ciência, Política, Antropologia, Biologia, Psicologia, Economia, Teologia, Comunicação, Administração, Design, Arquitetura, entre outras. Em uma pesquisa realizada pela Radio 4, da BBC, em 2005, foi eleito o maior filósofo de todos os tempos. Karl Marx morreu em Londres, Inglaterra, em 14.03.1883.

1821 - Morreu Napoleão Bonaparte, morreu no exílio na ilha de Santa Helena, território britânico. Foi líder político, militar e imperador francês. Nasceu em Ajaccio, França, em 15.08.1769.

1860 - Giuseppe Garibaldi parte de Gênova, liderando a expedição dos Mil para conquistar o Reino das Duas Sicílias.

1862 - Cinco de Mayo: tropas lideradas por Ignacio Zaragoza impedem uma invasão francesa na Batalha de Puebla no México.

1865 - Nasceu Marechal Rondon (Cândido Mariano da Silva Rondon), em Mimoso, hoje Santo Antonio de Leverger (MT). Foi militar, sertanista, escolhido Patrono das Comunicações pelos relevantes trabalhos, entre 1890 e 1916, em prol da interligação, via telegráfica, do Mato Grosso e Amazônia aos centros do Sul e Sudeste, além de um inestimável trabalho cartográfico. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 19.01.1958, aos 92 anos.

1866 - Memorial Day é comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos em Waterloo, Nova Iorque.

1877 - Guerras indígenas nos Estados Unidos: Touro Sentado leva o seu grupo de dacotas para o Canadá para evitar a perseguição do Exército dos Estados Unidos sob o comando do coronel Nelson A. Miles.

1906 - Nasceu o sacerdote e educador Mons. José Aloísio Pinto, em Sobral (CE), onde também morreu em 09.05.1991. Saiba mais clicando aqui:http://artemisiodacosta.blogspot.com.br/2014/05/cantinho-da-saudade-por-thiago-alves.html

1911 - Dilermando de Assis é absolvido pela morte de Euclides da Cunha.

1917 - Nasceu a cantora Dalva de Oliveira (Vicentina Paula de Oliveira), em Rio Claro (SP). Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 30.08.1972.  Segundo a revista Rolling Stone, Dalva de Oliveira foi considerada uma das maiores vozes da música brasileira de todos os tempos. Dalva realizou mais de 400 gravações e sua voz está em vários coros de discos de Carmen Miranda, Orlando Silva, Francisco Alves, Mário Reis entre outros. Foi casada com Herivelto Martins, com quem teve dois filhos: Os cantores Peri Oliveira Martins, o Pery Ribeiro, e Ubiratan Oliveira Martins. A União durou até 1947.

1918 - Nasceu Dino Sete Cordas (Horondino José da Silva), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 27.05.2006. Foi um violonista reconhecido como maior influência do violão de 7 cordasinstrumento musical no qual desenvolveu sua linguagem e técnica. Foi também um dos maiores instrumentistas de choro.

1920 - Santa Joana d'Arc é canonizada pelo Papa Bento XV em Roma.

1922 - É fundada oficialmente a Liga da Juventude Comunista da China.

1925 - O governo da África do Sul oficializa o africâner como língua oficial do país.

1940 - Primeiro jogo Palmeiras, na época Palestra Itália, e Corinthians no estádio do Pacaembu, com vitória do Palestra Itália por 2 a 1.

1945 - Segunda Guerra Mundial: começa o Levante de Praga como uma tentativa da resistência tcheca de libertar a cidade da ocupação alemã.

1946 - Começa em Tóquio o julgamento, pelo Tribunal Militar Internacional para o Extremo Oriente, de vinte e oito militares japoneses e funcionários do governo acusados de crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

1946 - A China começou a enfrentar três anos de guerra civil que terminaria com a vitória dos comunistas e a ascensão de Mão-TséTung.

1946 - Nasceu a cantora Beth Carvalho (Elizabeth Santos Leal de Carvalho), no Rio de Janeiro (RJ). Foi uma cantoracompositora e instrumentista brasileira. Desde que começou a fazer sucesso, na década de 1970, Beth se tornou uma das maiores intérpretes do samba, ajudando a revelar nomes como Luiz Carlos da VilaJorge AragãoZeca PagodinhoAlmir Guineto, grupo Fundo de QuintalArlindo Cruz e Quinteto em Branco e Preto. Beth Carvalho faleceu em 30 de abril de 2019, aos 72 anos de idade. Estava internada desde o dia 8 de janeiro, no Hospital Pró-Cardíaco Rio. A causa foi uma infecção generalizada. O velório aconteceu no Salão Nobre da sede do Botafogo de Futebol e Regatas.

1949 - É criado o Conselho da Europa, a mais antiga organização política da Europa ainda em funcionamento.

1954 - Nasceu Chitãozinho (José Lima Sobrinho), em Astorga (PR). Astro da música sertaneja brasileira.

1955 - Cândido Rondon recebe o título de Marechal do Exército.

1956 - Os EUA detonam uma bomba nuclear no campo de testes de Eniwetok, iniciando nova série de experiências.

1960 - Decreto nº 48.004 autoriza o funcionamento da Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A.

1961 - O astronauta Alan Shepard torna-se o primeiro norte-americano a viajar no espaço, realizando um voo sub-orbital de 15 minutos na cápsula Freedom7, integrada no Programa Mercury;

1962 - Fundação da Academia Brasileira de Neurologia.

1964 - Conselho da Europa declara o dia 5 de maio como o Dia da Europa.

1965 - Morreu o poeta Ascenso Carneiro Gonçalves Ferreira, em Recife (PE). Nasceu em Palmares (PE), em 09.05.1895. Usava sempre um grande chapéu de palha, que era uma verdadeira logomarca.

1968 - Estudantes franceses invadiram a Universidade de Sorbonne. Cerca de 600 foram presos.

1970 - Inauguração do Estádio Vivaldo Lima (Vivaldão), em Manaus (AM).

1971 - Decreto nº 2.116 cria a Comissão de Defesa Civil do Estado do Amazonas.

1972 - Emissão de selo comemorativo do cinquentenário da Semana da Arte Moderna de 1922.

1973 - Éder Jofre conquista o título mundial de boxe peso-pena.

1980 - Operação Nimrod: o Serviço Aéreo Especial britânico ataca a embaixada iraniana em Londres depois de um cerco de seis dias.

1980 - No Vaticano, a Congregação para a Doutrina da Fé publica Declaração sobre eutanásia.

1983 - O Instituto Pasteur de Paris identifica o vírus da AIDS.

1984 - Inauguração da primeira unidade geradora da Usina Hidrelétrica de Itaipu (Itaipu Binacional), a maior do mundo. As 18 unidades geradoras foram sendo instaladas ao ritmo de duas a três por ano; a 18ª entrou em operação em 9 de abril de 1991, a 18A está prevista para Novembro/2005 e a 9A para o início de 2006, perfazendo 20 máquinas.

1986 - Em Portugal, assinado Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre Brasil e aquele país.

1987 - Caso Irã-Contras: início das audiências televisivas no Congresso dos Estados Unidos.

1990 - João Paulo II dá início a uma nova visita ao México. Dois dias depois, o México e o Vaticano restabelecem relações diplomáticas, após 130 anos de desentendimentos.

1991 - Milhares de pessoas realizam uma passeata em Taipei, capital de Formosa, contra a construção de uma usina nuclear.

1992 ­- Catástrofe do Estádio Armand Césari em Bastia (Córsega): 18 pessoas morrem e 2.300 ficam feridas quando uma arquibancada desmorona antes do jogo de futebol entre o SC Bastia e o Olympique de Marseille.

1994 - A assinatura do Protocolo de Bisqueque entre a Armênia e o Azerbaijão congela efetivamente o conflito de Nagorno-Karabakh.

1994 - Morreu Mario Quintana (Mário de Miranda Quintana), em Porto Alegre (RS). Foi um poeta, tradutor e jornalista. Mário Quintana não se casou e nem teve filhos. Solitário, viveu grande parte da vida em hotéis. Nasceu em Alegrete (RS), em 30.07.1906.

2000 - Criação da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.

2001- Aparece em Santana do Livramento RS, o primeiro foco de febre aftosa no Brasil desde que se declarou a epidemia, na Argentina e no Uruguai.

2003 - Morreu o poeta e compositor Waly Salomão (Waly Dias Salomão), no Rio de Janeiro (RJ). Nasceu em Jequié (BA), em 03.09.1943.

2004- Quadro de Picasso, "Menino com cachimbo", quebra recorde em leilões. A obra é vendido por 104 milhões de dólares em NY.

2004 - Senado rejeita medida que proibia o funcionamento de bingos e máquinas caça-níqueis no país.

2005 - Biólogo brasileiro Luiz Fábio Silveira descobre nova espécie de pássaro.

2006 - O Jornalista Antonio Pimenta Neves é condenado a 19 anos de prisão.

2008 - Inauguração do Hospital de Urgência de Teresina (PI).

2009 - Ministro Eros Grau (TSE) renuncia a vaga no Tribunal Supremo Eleitoral.

2010 - Início de protestos em massa na Grécia em resposta às medidas de austeridade impostas pelo governo como resultado da crise da dívida pública grega.

2010 - Na Argentina, Câmara aprova projeto de lei permitindo casamento entre pessoas do mesmo sexo.

2010 - Presidente Lula defende o diálogo entre as potências ocidentais e o Irã.

2010 - Papa Bento XV apela por um mundo sem armas nucleares.

2011 - Câmara aprova plebiscito para decidir sobre divisão do Estado do Pará.

2011 - Supremo Tribunal Federal do Brasil decide que casais homossexuais também podem firmar contratos de união estável assim como casais heterossexuais.

2012 - Início da Campanha de Vacinação contra a Gripe.

2013 - Peu Sousa (Pedro Sérgio dos Santos Maia de Souza) morreu em Salvador (BA), onde também nasceu em 22.07.1977. Foi guitarrista, compositor e produtor musical, tendo ficado famoso por acompanhar a cantora baiana Pitty.

2013 - Na França, diversas manifestações contra a legalização do casamento homossexual.

2013 - Papa Francisco demonstra solidariedade a vítimas de abusos sexuais.

2014 - PSDB entra na Justiça contra pronunciamento da presidente Dilma Rousseff no Dia do Trabalho.

2014 - O jornal Financial Times pede um “choque de credibilidade” no Brasil.

2014 - Entra em vigor a nova regra sobre a portabilidade de crédito imobiliário com recursos do FGTS.

2015 - Correios lançam emissão comemorativa aos 150 anos de Nascimento do Marechal Rondon.

2015 - PT defende combate à corrupção e luta contra terceirização.

2015 - Congresso retoma análise de vetos presidenciais.

2016 - ONU defende mudança radical de economia global.

2016 - Comissão Interamericana de Direitos Humanos envia à Corte caso do jornalista Vladimir Herzog.

2016 - A agência Fitch rebaixa a nota de crédito soberano do Brasil para ‘BB’

2016 - Justiça homologa acordo de leniência de R$ 1 bilhão com empreiteira Andrade Gutierrez.

2016 - ANEEL suspende serviços de teleatendimento ao consumidor.

2016 - Presidenta Dilma Rousseff sanciona alteração no Código Brasileiro de Trânsito.

2016 - STF determina afastamento de Eduardo Cunha (PMDB) do mandado de deputado federal.

2016 - Comissão de impeachment do Senado ouve defesa de Dilma Rousseff.

2017 - Morreu Almir Guineto (Almir de Souza Serra), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 12.07.1946. Foi um sambista e compositor brasileiro. Fundador do Fundo de Quintal, Almir Guineto foi um dos maiores representantes do samba de raiz. Além disso, Almir inovou o samba ao introduzir o banjo adaptado com um braço de cavaquinho. Destacou-se também pelo modo extremamente original de executar o instrumento, afinando-o à moda das últimas cordas do violão e palhetando-as velozmente, fazendo-as tremular conforme o suingue do repique de mão e do tantã. Entre seus principais sucessos, destacavam-se "Caxambu", "Conselho", "Jiboia", "Lama nas Ruas", "Mel na Boca" e "Coisinha do Pai". O “Guineto” de seu apelido é uma derivação da palavra magnata, que evoluiu para magneto e, então, Guineto.

2017 - Organização Mundial de Saúde alerta que pode haver mais de 600 mil casos de cólera na Somália.

2017 - ONU cobra mais ações no combate a violações de direitos humanos no Brasil.

2017 - O ex-presidente Lula chama João Doria (PSDB-SP) de “almofadinha” e “coxinha”.

2017 - Renato Duque diz que o ex-presidente Lula conhecia e comandava propinas repassadas ao PT.

2017 - O ex-presidente Lula diz que Lava Jato “já tem a tese pronta”.

2017 - Presidente Michel Temer diz que não tem “intenção” de continuar na política após 2018.

2018 - No Paquistão, explosão de gás metano em mina de carvão mata 16 trabalhadores na região de Quetta.

2018 - Flávio Rocha (PRB) diz que Lula e Bolsonaro são “caminhos para o mesmo desastre”.

2018 - Universidade Federal do espírito Santo comemora 64 anos.

gordura de porco do brasil00.

2019 - Israel anuncia a morte do comandante do Hamas na Faixa de Gaza, Hamed Ahmed Abed Khudri.

2019 - Estados Unidos enviam o porta-aviões USS Abraham Lincoln para o Oriente Médio.

2019 - Voo Aeroflot 1492 faz um pouso de emergência seguido de fogo na fuselagem no Aeroporto Internacional Sheremetievo, em Moscou, matando 41 das 78 pessoas a bordo.

2019 - Presidente Bolsonaro anuncia que a China autorizou importação de gordura de porco do Brasil.

2020 - Portugal fica sem energia a partir de carvão pela primeira vez em 35 anos. O país registra a primeira morte de pessoa com menos de 30 anos por covid-19.

2020 - França registra 330 mortes por coronavírus em 24 horas.

2020 - Presidente Trump promete que EUA revelarão origem do coronavirus em breve.

2020 - Twitter testa informar usuários sobre respostas ofensivas antes da publicação.

2020 - Justiça alemã pede ao Banco Central Europeu que justifique seu programa anticrise.

2020 - Japão aposta em antiviral Avigan no combate ao coronavírus.

2020 - Argentina anuncia que permitirá retorno de cidadãos retidos em outras províncias.

2020 - Rússia registra mais de 10.000 casos de covid-19 pelo terceiro dia consecutivo.

2020 - Colômbia estende quarentena nacional até o dia 25/05/2020.

2020 - Uruguai aumentará controle em fronteiras “preocupado” com coronavirus no Brasil.

2020 - Israel anuncia descoberta de anticorpo para o coronavírus.

2020 - China lança com sucesso seu maior e mais novo foguete, chamado de Long March-5B.

2020 - Militantes do Estado Islâmico intensificam ataques às forças de segurança iraquianas.

2020 - Arábia Saudita aloca US$ 533 milhões para a importação de produtos agrícolas.

2020 - No Brasil, Live debate o futuro para o ensino público.

2020 - São Luís Maranhão (MA) primeiro dia de bloqueio total (lockdown) das atividades.

2020 - Comissão aprova pedido de calamidade pública de 11 municípios de Mato Grosso.

2020 - Presidente Bolsonaro acusa Sérgio Moro de “crime federal” por mentir à polícia. Disse Bolsonaro: “Só quero rebater uma questão do senhor Sérgio Moro. Em nenhum momento eu pedi relatórios de inquéritos. Isso é mentira deslavada por parte dele, mentira deslavada. Tenho até vergonha de falar isso aqui “

2020 - Senado define prioridades para votação do mês de maio

2020 - Justiça Federal impede reabertura de comércio no Distrito Federal.

2020 - Ministro Celso de Mello (STF) determina a entrega em 72 horas de vídeo de reunião citada por Moro.

2020 - Governo do Paraná anuncia lockdown em 10 municípios, serviços essenciais não serão fechados.

2020 - Registradas 7.485 mortes provocadas pela covid-19 e 110.156 casos confirmados no Brasil.

2020 - Agência Fitch reduz de estável para negativa a perspectiva da nota da dívida pública brasileira.

2020 - Presidente Bolsonaro crítica o jornal Folha de São Paulo: “Que imprensa a Folha de São Paulo. Canalha é elogio para a Folha de São Paulo.

2021 - Em Portugal, sessão solene na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

2021 - Na Espanha, anunciada a vitória do Partido Popular nas eleições regionais em Madrid; Alberto Sanchez Gomes é condenado por matar sua mãe, desmembrar e comer o corpo.

2021 - França concede cidadania a mais de dois mil trabalhadores estrangeiros.

2021 - Estados Unidos anunciam apoio a suspensão de patentes e vacinas contra covid; Nos EUA, foguete Starship SN15 da SpaceC aterrissa com sucesso em Boca Chica, no Texas; The New York Times ultrapassa 7,8 milhões de assinantes; Twitter lança recurso que pede aos usuários que revisem suas respostas “potencialmente ofensivas”; Conselho de supervisão do Facebook mantém suspensão de Donald Trump.

2021 - Na Inglaterra, supermercados ameaçam interromper compra de produtos do Brasil pelo desmatamento na Amazônia.

2021 - Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel anuncia a criação de um centro de inteligência para o combate a pandemia; Governo alemão anuncia revisão das metas de redução de emissões de gases do efeito estufa.

2021 - Canadá autoriza uso da vacina da Pfizer contra covid-19 em adolescentes.

2021 - Gabinete de ministros da Rússia aprova proposta de deixar o Tratado Céus Abertos.

2021 - Banco Central da Índia anuncia pacote para combater a devastadora segunda onda de covid-19.

2021 - No Equador, o presidente Lenín Moreno acusa Nicolás Maduro de se intrometer nas manifestações colombianas.

2021 - A ex-presidente do Equador, Rosalia Braga, anuncia candidatura para secretário-geral da ONU.

2021 - Guatemala recebe primeiras 50 mil doses da Sputnik V.

2021 - Síria acusa Israel de bombardeios no noroeste do país.

2021 - Em El Salvador, presidente Nayib Bukele convoca embaixadores para reclamar de críticas ao país.

2021 - Prefeitura de Porto Seguro (BA) altera funcionamento do comércio e autoriza cultos religiosos.

2021 - Jair Bolsonaro sugere que a China se beneficiou economicamente da pandemia.

2021 - 2ª Conferência de Povos de Matriz Africano, em Bento Gonçalves (RS).

2021 - Entram em funcionamento três novos radares das ruas de Curitiba (PR).

2021 - Frevo é tema de concerto da Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes na Sala São Paulo.

2021 - Governo define Onyx Lorenzoni como coordenador do grupo governista na CPI da Covid.

2021 - Depoimento do ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, na CPI da Covid.

021 - Senado aprova projeto que suspende pagamento do Fies em 2021.

2021 - Senado aprova aumento de punições para fraudes eletrônicas.

2021 - Justiça do Rio de Janeiro anula todas medidas de combate à covid decretadas por Eduardo Paes.

2021 - Fortaleza (CE) começa a vacinar cardíacos, diabéticos e gestantes.

2021 - Falta de imunizantes interrompe aplicação da segunda dose da CoronaVac em Salvador (BA).

2021 - Brasil completa 50 dias com média de mais de 2 mil mortes diárias por covid.

2021 - Startup 180o Seguros (fundada em 10/2020) anuncia ter recebido investimento de R$ 44 milhões.

TÚNEL DO TEMPO

Ouça Mario Quintana

 

SITES CONSULTADOS:                                 

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário