domingo, 1 de maio de 2022

Fatos históricos de 2 de maio

2 de maio é o 122º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 243 para acabar 2022.

Dia Mundial do Autismo - Criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de Dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão.

- Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil - Comemoração que tem sido promovida desde 1967 pelo IBBY (Conselho Internacional de Livros para Jovens ou "International Board On Books for Young People"), a partir da cidade suíça de Zurique, e que também é erroneamente conhecida como "Dia Internacional do Livro Infantil". Objetivo: marcar a data do nascimento do escritor dinamarquês de histórias infantis, Hans Christian Andersen, que veio ao mundo em 2 de abril de 1805, e que escreveu textos que misturam lendas populares, ensinamentos morais e humor, possivelmente influenciados pela criança pobre, desajeitada e alta demais que ele foi, com seus traços delicados e sua voz fina.

Dia Nacional de Luta pela Cidadania, Dignidade e Direitos Humanos na Política Nacional sobre Drogas - Data instituída em 11.02.2012, em Brasília - DF, pela Frente Nacional de Entidades pela Cidadania, Dignidade e Direitos Humanos na Política Nacional sobre Drogas ou FNDDH - Frente Nacional Sobre Drogas e Direitos Humanos. 

- Dia Nacional do Ex-combatente

- Dia Nacional da Ética

EVANGELHO (Jo 6,22-29)

3ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.

23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.

25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Atanásio

EFEMÉRIDES

Paulo Freire   (1921-1997)

1500 - A esquadra de Cabral parte da baía de Cabrália (Brasil) continuando sua viagem para as Índias. A nau comandada por Gaspar de Lemos retorna para Portugal levando a notícia do descobrimento da nova terra.

1519 - Morreu Leonardo da Vinci (Leonardo di Ser Piero da Vinc), em Amboise, França. Nascido em Anchiano, Itália, em 15.04.1452, foi pintor, escultor, arquiteto, físico, engenheiro, botânico e músico do Renascimento italiano. É considerado um dos maiores gênios da história da Humanidade, embora não tivesse nenhuma formação na maioria essas áreas, como na engenharia e na arquitetura. Foi criador de obras como a “Mona Lisa” e ‘Última Ceia”. Também é considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado por Catherine Cox, em 1926, seu QI foi estimado em cerca de 180. Outras fontes mencionam 220.

1536 - Ana Bolena, segunda esposa de Henrique VIII de Inglaterra, é presa na Torre de Londres sob acusações de adultério. 

1559 - John Knox retorna do exílio para a Escócia para se tornar o líder da nascente Reforma Escocesa.

1568 - Maria, Rainha da Escócia, escapa do Castelo de Lochleven.

1604 - Jerônimo de Albuquerque doa sesmarias a seus filhos, Antônio e Matias Albuquerque.

1611 - Publicada a Versão Autorizada do Rei Jaime da Bíblia pela primeira vez em Londres, Inglaterra, pelo editor Robert Barker. 

1808 - Levantamento de dois de maio na Espanha contra os franceses.

1857 - Morreu Alfred de Musset (Alfred Louis Charles de Musset), em Paris, França, onde também nasceu em 11.12.1810. Foi poetanovelista e dramaturgo francês do século XIX, um dos expoentes mais conhecidos do período literário conhecido como o Romantismo. Diz-se que ele foi "o mais clássico dos românticos e o mais romântico dos clássicos".

1866 - Defensores peruanos lutam contra a frota espanhola na Batalha de Callao.

1870 - O compositor Carlos Gomes estreava a ópera O Guarani, no Teatro Alla Sacla (Itália).

1876 - Início da Revolta de Abril na Bulgária otomana.

1884 - Morreu Adelino Fontoura (Adelino Fontoura Chaves), em Lisboa,  Portugal. Foi poeta, jornalista, ator e foi o único patrono na Academia Brasileira de Letras sem um livro publicado. Nasceu em Axixá (MA),em 30.03.1859.

1885 - Criação do Estado Livre do Congo pelo rei Leopoldo II da Bélgica.

1886 - Inaugurado o Passeio Público, em Curitiba (PR).

1889 - Menelik II, imperador da Etiópia, assina o Tratado de Wuchale, dando à Itália o controle sobre a Eritreia.

1892 - Nasceu Manfred Albrecht Freiherr Von Richthofen, em Breslau, Silésia, Alemanha (atual Wroclaw, Polônia). Aviador e herói da I Guerra Mundial, ganhou o apelido por destruir mais de 80 aviões dos Aliados na Primeira Guerra Mundial. É considerado ainda hoje como o "ás dos ases". Sua morte foi creditada ao australiano Cedric Popkin. Ele morreu em Vaux-sur-Somme, França, durante a batalha de Somme, em 21.041918.

1900 - Nasceu Waldemar de Oliveira, em Recife (PE), onde também morreu em 18.07.1977. Foi médico, advogado, diretor de teatro, crítico de arte, compositor e criador da revista Contraponto.

1904 - Nasce o cantor e ator Bing Crosby (Harry Lilis Crosby Jr.), em Tacoma, Washington, EUA. Morreu em Madri, Espanha, em 14.10.1977.

1906 - Cerimônia de encerramento dos Jogos Intercalados de Atenas, Grécia.

1907 - Rui Barbosa partiu para a Europa

1909 - Nasceu Ataulfo Alves (Ataulfo Alves de Sousa), na Fazenda Cachoeira, em Miraí (MG). Foi músico, compositor, cantor e sambista de sucesso nas décadas de 30 e 40, grava mais de 320 músicas; conhecido por sua elegância. É o autor, com Mario Lago, de "Ai que Saudades da Amélia" (1942), entre outros.  Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 20.04.1969.

1927 -  É fundada a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que entrega o prêmio Oscar.

1932 - Morreu Juliano Moreira, no Rio de Janeiro (RJ). Foi médico, um dos pioneiros da psiquiatria brasileira. Negro e de família pobre, em 1886, dois anos antes da abolição oficial da escravatura, entrou na Faculdade de Medicina da Bahia, formando-se aos dezoito anos, em 1891, e se tornando professor da Faculdade. Foi o primeiro professor universitário a citar e incorporar a teoria psicanalítica no seu ensino na Faculdade de Medicina. Nasceu em Salvador (BA),em 06.01.1873.

1933 - Sindicatos independentes da Alemanha são substituídos pela Frente Alemã para o Trabalho.

1941 - Após o golpe de Estado contra o príncipe herdeiro do Iraque no início desse ano, o Reino Unido lança a Guerra Anglo-Iraquiana para restaurá-lo no poder. 

1945 Segunda Guerra Mundial: Batalha de Berlim: a União Soviética anuncia a captura de Berlim e soldados soviéticos içam sua bandeira vermelha sobre o Palácio do Reichstag.

1945 - Campanha da Itália: o general Heinrich von Vietinghoff assina o instrumento oficial de rendição de todas as forças da Wehrmacht na Itália.

1948 - O continente americano torna-se precursor na adoção de instrumentos internacionais destinados à proteção dos direitos e das liberdades fundamentais. Foi a primeira região do mundo a adotar uma declaração sobre a matéria, proclamada durante a IX Conferência Interamericana.

1949 - Nasceu Tizuka Yamasaki, em Porto Alegre (RS). É diretora de cinema e televisão.

1949 - Arthur Miller ganha o Prêmio Pulitzer pela peça A morte do caixeiro-viajante.

1950 - Nasceu Faustão (Fausto Correa da Silva), em Porto Ferreira (SP). Apresentador de televisão (Globo), mas começou no rádio como repórter esportivo. Inventava apelidos para os jogadores, mas o feitiço virou contra o feiticeiro e ele ganhou o apelido de "Capitão Gay" entre os boleiros.

1952 - O primeiro avião do tipo jato comercial do mundo, o de Havilland Comet 1 faz seu primeiro voo, de Londres a Joanesburgo.

1952 - Nasceu Antônio Nóbrega (Antônio Nóbrega), em Recife (PE). É cantor, ator, violonista e dançarino. Seu pai era médico na cidade do Recife.

1955 - Tennessee Williams ganha o Prêmio Pulitzer de Teatro por Gata em Teto de Zinco Quente.

1960 - Oito anos após sua condenação por um homicídio, em 1948, Caryl Chessman é executado na prisão de San Quentin, na Califórnia. Caryl Chesmann nasceu em Saint Joseph, Michigan, EUA, em 27.051921, e foi executado numa câmara de gás na Califórnia, EUA.

1964 - Primeira ascensão do Shishapangma, a décima quarta montanha mais alta do mundo e a mais baixa das montanhas com mais de oito mil metros de altitude.

1965 - O presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, anuncia que 14 mil soldados permanecerão na República Dominicana para impedir que o país se converta em um Estado comunista. 

1967 - O sociólogo brasileiro Gilberto Freire é agraciado com o Prêmio Aspen, no Colorado, EUA.

1968 - França: início das manifestações estudantis de Maio de 1968.

1969 - O navio de passageiros britânico Queen Elizabeth 2 parte de Southampton em sua viagem inaugural com destino a Nova Iorque.

1969 - Morreu Franz Von Papen, em Obersasbach, Alemanha. Foi político e Vice-Chanceler nazista (1933), é absolvido no julgamento de Nuremberg (1946). Morreu em Werl, Westfalen, Alemanha, em 29.10.1879.

1974 - Depois de 120 dias de filmagens, ficou pronto o filme Tubarão, de Steven Spielberg.

1980 - O papa João Paulo II chega ao Zaire, primeira etapa de uma visita que incluiria também Congo, Quênia, Gana, Alto Volta e Costa do Marfim.

1982 - Guerra das Malvinas: o submarino nuclear britânico HMS Conqueror afunda o cruzador argentino ARA General Belgrano.

1985 - O Conselho Monetário Nacional aprova a criação da cédula de cem mil cruzeiros, com a efígie do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

1986 - Acidente nuclear de Chernobil: a cidade de Chernobil é evacuada seis dias após o desastre.

1987 - O gaúcho Ivo Schimidt, de 66 anos, tornou-se o primeiro padre católico a se casar no país. Na época, ele já vivia junto com a mulher há 40 anos e tinha com ela dois filhos.

1989 - Em Volta Redonda (RJ), bomba destrói monumento a operários mortos num confronto com o Exército.

1990 - Morreu Zé Trindade (Milton da Silva Bittencourt), no Rio de Janeiro (RJ). Foi cantor, compositor e comediante. O nome artístico Zé Trindade surgiu como disfarce, porque na época o artista morava com uma tia rica que não via com bons olhos que o sobrinho seguisse a carreira artística. Nasceu em Salvador  (RJ), em 18.04.1915.

1993 - Morreu o ator Armando Bógus, em São Paulo (SP), onde também nasceu em 19.04.1930. Um de seus papéis mais marcantes foi Zé das Medalhas, na novela Roque Santeiro.

1997 - Tony Blair, do Partido Trabalhista, se tornou Primeiro-Ministro do Reino Unido, pondo fim a 18 anos de governo conservador. Com 44 anos, ele é o mais jovem primeiro-ministro em 185 anos.

1997 - Morreu o ator Oliver Reed (Robert Oliver Reed) em Valeta, de ataque cardíaco, quando gravava O Gladiador. Nasceu em Londres, Inglaterra, em 13.02.1938.

1997 - Morreu Paulo Freire (Paulo Reglus Neves Freire), em São Paulo  (SP). Sociólogo e pedagogo foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades como HarvardCambridge e Oxford . Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Em 13 de abril de 2012, foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Paulo Freire nasceu em Recife (PE), em 19.09.1921.

1997 - Criação da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - METROFOR.

1998 - Fundação do Banco Central Europeu em Bruxelas para definir e executar a política monetária da União Europeia.

1999 - Beatificação do padre Pio (Francesco Forgione - canonizado em 16/06/2002).

2000 - Começa a circular o jornal Valor Econômico.

2000 - MST lançou nova ofensiva, em doze estados da federação, invadindo prédios públicos.

2001 - Duas mulheres, Farra Josravi e Turan Jamili, concorrem, pela primeira vez, às eleições presidenciais do Irã, desde a Revolução Islâmica de 1979.

2001 - Criação das Agências de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) e da Amazônia (ADA).

2001 - Fernando Henrique Cardoso assina medida provisória extinguindo a SUDAM e a SUDENE.

2002- Petroleiro de 10 refinarias da Petrobrás fazem greve de 1 dia para reivindicar maior participação nos lucros da empresa.

2002 - Desabrocha em Londres a flor da Amorphophallus titanium, de Sumatra, que exala um forte cheiro, semelhante ao de corpos em decomposição.

2004 - Massacre de Yelwa: cerca de 630 muçulmanos são mortos por cristãos em represália às mortes de 78 cristãos ocorridas em 4 de fevereiro.

2006 - Brasil reconhece soberania da Bolívia na decisão de nacionalizar gás e petróleo.

2006 - O Itaú anuncia a compra do Bank Boston.

2007 - Congresso aprova proposta que proíbe anúncios sexuais nos meios de comunicação.

2007 - Papa Bento XVI fala, em português, sobre sua viagem ao Brasil.

2008 - Ciclone Nargis atinge Myanmar matando mais de 138 000 pessoas e deixando milhões de desabrigados.

2008 - Erupção do vulcão Chaitén, no Chile, força a evacuação de mais de 4 500 pessoas.

2008 - Sob novo governo de Raúl Castro, computadores chegam pela primeira vez às lojas cubanas.

2009 - Morreu Augusto Boal (Augusto Pinto Boal), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 16.03.1931. Foi diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta brasileiro, uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional. Fundador do Teatro do Oprimido, que alia o teatro à ação social, suas técnicas e práticas difundiram-se pelo mundo, notadamente nas três últimas décadas do século XX.

2010 - O Fortaleza vence (2 X 1) o Ceará e conquista o Campeonato Cearense

2010 - Manifestação pelo Projeto Ficha Limpa no Rio de Janeiro.

2011 - Surto de E. coli atinge a Europa, principalmente a Alemanha, deixando mais de 30 pessoas mortas e muitas outras doentes.

2011 - Paquistaneses protestam contra EUA após morte de Osama Bin laden.

2012 -  O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo alcança R$ 500 bilhões em impostos.

2012 - A pintura O Grito, de Edvard Munch, é vendido por 119,9 milhões de dólares, tornando-se a obra mais cara de sempre em leilão.

2013 - Fim do prazo para que os réus no julgamento do mensalão apresentem embargos.

2013 - Grupo de índios ocupa um dos canteiros de obra da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no Pará.

2014 - Morreu Mãe Dináh (Benedicta Finazza), em São Paulo (SP),onde também nasceu em 05.12.1930.  Foi uma vidente que após adquirir fama com suas previsões na década de 90, teve uma passagem-relâmpago pela TV Gazeta e foi candidata a vereadora pela cidade de São Paulo em 1996 pelo PFL.

2014 - Flórida aprova uso médico de maconha com baixo teor de THC.

2014 - PT oficializa a candidatura de Dilma Rousseff à reeleição presidencial.

2014 - Lobão lança o livro “Manifesto do Nada na Terra do Nunca”.

2015 - Morte de cinco peregrinos atropelados enquanto se dirigiam ao santuário de Fátima.

2015 - Rebeca Andrade ganha medalha de prata na Copa do Mundo de Ginástica Artística.

2016 - Revista Veja associa Celso Daniel (1951-2002) à operação Lava Jato.

2016 - Morreu Tereza Rachel Teresinha Malka Brandwain Taiba de La Sierra, no Rio de Janeiro (RJ). Nascida em Nilópolis (RJ), em 10 de março de 1934, foi uma atriz e produtora brasileira de peças teatrais. Fundou em 1971 e inaugurou no ano seguinte o Teatro Tereza Rachel, adquirido através de um financiamento. O teatro abrigou espetáculos de êxito nos anos 80. Tereza produziu peças inéditas ligadas à vanguarda, fazendo de sua casa de espetáculos grande destaque do teatro carioca do período. Em entrevista à Rádio Italiana, Tereza Rachel explicou que em 2001 foi obrigada a arrendar o teatro para a Igreja Universal do Reino de Deus, devido a dificuldades na manutenção. Em 2013 passou a se chamar Theatro Net Rio. Tereza Rachel foi casada com um espanhol e, posteriormente, com o cineasta Ipojuca Pontes.

2017 - Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprova regulamentação para uso de drones no país.

2017 - Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal determina a liberação de José Dirceu.

2017 - Tribunal de Contas da União anuncia que vai investigar operações do BNDES com o Grupo JBS.

2018 - Na África do Sul, girafa mata o cineasta Carlos Carvalho com cabeçada.

2018 - Na Inglaterra foi publicada teoria de Stephen Hawking na revista “Journal of High Energy Physics”.

2018 - Centro de Ciências Agrárias comemora 100 anos de criação da Escola de Agronomia do Ceará.

2018 - Em assembleia, estudantes iniciam “Greve Geral UnB resiste”.

2018 - Supremo Tribunal Federal retoma julgamento sobre foro privilegiado de deputados e senadores.

2019 - Presidente Trump reitera apoio à “digna luta pela liberdade” na Venezuela.

2019 - Juan Guaidó convoca “mobilização de paz” em quartéis da Venezuela.

2019 - Na Itália ocorre a celebração dos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci.
2019 - Justiça de Minas Gerais homologa primeiros acordos entre Vale e vítimas e Brumadinho.

2019 - Odebrecht Engenharia muda a marca e adota a sigla OEC (mas a Lava Jato continua...)

2019 - Ministra Damares Alves (DA) indefere 101 pedidos de anistia; jornais afirmam que ela pediu a Bolsonaro para deixar o governo.

2019 - Na Venezuela, presidente Nicolás Maduro faz marcha com militares para reafirmar lealdade das tropas.

2019 - Comissão do Senado aprova pressão sobre Venezuela.

2019 - Presidente Bolsonaro sobre Venezuela: “Vamos até o limite do Itamaraty”.

2019 - Ministro Dias Toffoli (STF) cria grupo para avaliar uso de redes sociais por juízes.

2020 - Portugal passa do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade; A ministra da Saúde, Maria Temido, abre porta às celebrações de Fátima.

2020 - Espanhóis saem para passear após 48 dias confinados.

2020 - Inteligência francesa contradiz acusações de Trump sobre origem do novo coronavírus.

2020 - Nos EUA, presidente Trump telefona para o presidente paraguaio, Mario Abdo Benitez, e doa 250 respiradores; Congressistas americanos se recusam a fazer teste da covid-19; Morte do esgrimista norte-americano Robert Beck.

2020 - México confirma mais de 22 mil casos de coronavírus.

2020 - Rússia registra recorde de quase 10 mil casos de coronavírus em 24 horas.

2020 - Na Colômbia, presidente Iván Duque pede punições severas pelo escândalo que envolve efetivos do Exército.

2020 - Na Bolívia, avião militar que transportava testes de Covid-19 cai após decolar da cidade de Trinidad.

2020 - Na Grécia, terremoto de magnitude de 6,4 atinge a ilha grega de Creta.

2020 - Na Arábia Saudita, o ministro das Finanças, Mohammed Al-Jadan, diz que impacto da covid-19 é esperado.

2020 - Manifestantes protestam contra o ministro do STF Alexandre Moraes, em São Paulo.

2020 - Amazonas recebe doação de 3,4 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual e álcool em gel.

2020 - O prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto (PSDB) pede ajuda a Greta Thunberg.

2020 - Manifestantes se aglomeram em frente à PF para chegada do ex-ministro Sérgio Moro.

2020 - Senado aprova socorro aos estados e municípios de R$ 120 bilhões com congelamento de salários.

2020 - Presidente Bolsonaro chama Sérgio Moro de Judas: “O Judas, que hoje deporá, interferiu para que não se investigasse?”

2020 - Supremo Tribunal Federal suspende expulsão de 34 diplomatas venezuelanos.

2020 - TRF-3 suspende ordem que obrigava Bolsonaro a entregar resultados de exames de coronavírus.

2020 - Brasil registra mais 421 mortes por coronavírus e total se aproxima se aproxima de 7 mil.

2020 - Liberado comércio e shoppings de Canoas (RS).

2020 - Polícia Rodoviária apreende 5 toneladas de maconha em carreta- tanque em Montes Claros (MG).

2021 - Lewis Hamilton vence o Grande Prêmio de Portugal da F!.

2021 - Na Itália, ministério da Cultura apresenta projeto para reconstruir arena do Coliseu de Roma.

2021 - Nos EUA, cápsula Crew Dragon da SpaxeX amerissa com 4 astronautas no litoral da Flórida.

2021 - África do Sul anuncia planos para reprimir a criação de leões para caça.

2021 - Argentina ultrapassa 3 milhões de casos da covid-19 e se aproxima de 65 mil mortes.

3032 - Nos EUA, Facebook e Instagram ameaçam se tornarem serviços pagos em disputa com a Apple.

2021 - Na Colômbia, presidente Iván Duque retira reforma tributária após protestos.

2021 - Chega na Índia avião com 28 toneladas de equipamentos médicos fretado pela França.

2021 - Coreia do Norte qualifica diplomacia de Joe Biden como “hostil”.

2021 - Brasil recebe 3.4 milhões de doses da Covaxs Facility.

2021 - Reabertura do comércio de rua em Salvador (BA).

2021 - Morte da culinarista maranhense Ana Lula (“Juja”).

2021 - Aparecida de Goiânia (GO) entra no cenário verde de risco baixo.

2021 - O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), decide se licenciar por 30 dias do cargo.

2021 - Fantástico revela com exclusividade nova carta da mãe de Henry Borel, escrita na cadeia.  

TÚNEL DO TEMPO

Relembre Ataulfo Alves

 

SITES CONSULTADOS:                                 

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://datasdodia.net

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário