segunda-feira, 20 de junho de 2022

Fatos históricos de 21 de junho

21 de junho é o 172º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 193 para acabar 20221.

- Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica - Criado pela Aliança Internacional das Associações de ELA (Esclerose Lateral Amiotrofica), uma doença que é conhecida na França como "Doença de Charcot" e nos Estados Unidos da América como "Doença de Lou Gehrig".

- Dia Mundial da Hidrografia - Instituído pela IHO (Organização Hidrográfica Internacional ou "International Hydrographic Organization"), durante a sua "Conferência Hidrográfica" de 2002.

- Dia Mundial do Humanismo - Comemorado por Humanistas e promovido pela IHEU - União Internacional Humanista e Ética ou "International Humanist and Ethical Union", como uma forma de difundir a consciência do humanismo filosófico como uma postura de vida e os meios para se efetuar tal mudança no mundo.

- Dia Mundial de Andar de Skate - Instituída em 2004 pela IASC - Associação Internacional das Companhias de Skate ou "International Association of Skateboard Companies".

- Dia Mundial da Ioga.

- Dia Universal Olímpico

- Dia Nacional da Academia Brasileira de Letras - Em homenagem à data do nascimento do escritor brasileiro, Joaquim Maria "Machado" de Assis, primeiro presidente da ACBL.

- Dia Nacional de Controle da Asma - Conforme Portaria Nº 776 de 1999, que conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Está ratificada no Estado do Espírito Santo como "Dia Estadual de Combate à Asma" pela Lei Nº 9.743. de 08.12.2011, para alertar sobre a 3ª causa de internação hospitalar no Brasil.

Dia do Intelectual.

-  Dia da Juventude Católica - Comemorado em louvor a São Luiz Gonzaga, que é tido na conta de patrono da Juventude, mais especificamente dos adolescentes, além de também ser considerado padroeiro dos jovens estudantes e da juventude católica.

- Dia do Profissional de Mídia.

- Dia do Aperto de Mão.

EVANGELHO (Mt 7, 1-5)

12ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não julgueis e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes.

3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Luís Gonzaga

EFEMÉRIDES

 
Machado de Assis (1839-1908)

533 - Uma frota expedicionária bizantina sob o comando de Belisário navega de Constantinopla para atacar os vândalos na África, via Grécia e Sicília.

1002 - Nasceu Papa Leão IX (Bruno de Eguisheim-Dagsbourg), em Eguisheim, Alsácia. Foi papa e líder mundial da igreja católica (ainda na época igreja cristã) de 12.02.1049 até a data de sua morte, em 19.04.1054, em Roma. Foi principalmente um papa viajante, trabalhando pela paz na Europa.

1505 - Júlio II requer 200 guardas mercenários suíços para defesa dos Estados Pontificados. As tropas chegam ao Vaticano a 22 de janeiro de 1506, data atribuída à criação da Guarda Suíça.

1527 - Morreu Nicolau Maquiavel (Niccolò Machiavelli), em Florença, Itália, onde também nasceu em 03.05.1469.  Foi historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pela simples manobra de escrever sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser.


1582 - Período Sengoku: Oda Nobunaga, o mais poderoso dos daimiôs japoneses, é forçado a cometer suicídio por seu próprio general Akechi Mitsuhide.

1633 - O cientista italiano Galileo Galilei é condenado pela Inquisição por heresia por defender a visão copérnica do mundo, na qual se acredita que a Terra e outros planetas estão em órbita ao redor do Sol.

1640 - Chega de Lisboa, na Bahia, a esquadra que trazia o Marquês de Montalvão, primeiro Vice-rei nomeado para o Brasil.

1662 - Padre Antonio Vieira é intimado a depor perante o Tribunal da Inquisição, dando origem à "Resposta aos 25 Capítulos" da acusação instituída contra ele.

1732 - Nasceu Johann Christoph Friedrich Bach, em Leipzig, Alemanha. Foi compositor, nono filho de Johann Sebastian Bach. Morreu em Bückeburg, Alemanha, em 26.01.1795.

1764 - A missão do Miranda (no extremo sul do Ceará) é elevada à categoria de vila, e tem o seu nome modificado para Vila Real do Crato, em homenagem ao município homônimo localizado no Alentejo português.

1788 - A Constituição dos Estados Unidos é adotada oficialmente, retardada por uma convenção constituinte reunida na Filadélfia.

1791 - Luís XVI da França e sua família começam a Fuga para Varennes durante a Revolução Francesa.

1813 - Guerra Peninsular: Wellington vence Napoleão na Batalha de Vittoria, dois anos antes de Waterloo.

1824 - Guerra de independência da Grécia: forças egípcias capturam Psara no Mar Egeu.

1830 - Nasceu Luís Gonzaga Pinto da Gama, em Salvador (BA). Foi um advogado, jornalista e escritor. Morreu em São Paulo (SP), em 24.08.1882.

1839 - Nasceu Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 29.09.1908. Foi poeta, romancista, poeta, dramaturgo, contista, jornalista e teatrólogo, considerado como o maior nome da literatura brasileira. Sua extensa obra constitui-se de nove romances e nove peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas. Machado assumiu cargos públicos ao longo de toda sua vida, passando pelo Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, Ministério do Comércio e pelo Ministério das Obras Públicas.  Machado de Assis era bisneto de escravos e filho de Joaquim, um pintor de paredes mulato, e de Maria Leopoldina, uma lavadeira. Nasceu no Morro do Livramento, ficou órfão de mãe aos 3 anos e de pai, aos 11. Não frequentou escola e tornou-­se vendedor de balas na rua para a tia doceira. Sua participação na música popular restringe-se a três composições. "Hino patriótico", com música de Júlio José Nunes, data de 1863, e foi apresentada pela atriz Emília Adelaide no Teatro Ginásio, com o título de "Hino dos voluntários". A segunda é a "Cantata da Arcádia", musicada por José Amat. Foi escrita especialmente para o sarau literário e artístico, realizada pela Arcádia Fluminense, nos salões do Clube Fluminense em 25 de novembro de 1865. A terceira foi "Lua da estiva noite", poema musicado por Artur Napoleão, uma serenata para canto, piano e flauta. 

1863 - Nasceu Max Wolf (Maximilian Franz Joseph Cornelius Wolf), em Heidelberg, Alemanha, onde também morreu em 03.10.1932. Foi um astrônomo alemão. O asteroide 827 Wolfiana foi assim batizado em sua homenagem.

1868 - Nasceu Graça Aranha (José Pereira da Graça Aranha), em São Luís (MA). Foi escritor, diplomata e um imortal da Academia Brasileira de Letras, considerado um autor pré-modernista no Brasil, sendo um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 26.01.1931.

1890 - Nasceu Frank Sherman Land, em Kansas City, EUA, onde também morreu em 08.11.1959. Foi o idealizador e fundador da Ordem DeMolay, no dia 18 de março de 1919 em sua cidade natal. Também foi Imperial Potentate dos Shriners.

1898 - Estados Unidos capturam Guam da Espanha.

1900 - Levante dos Boxers. A China declara formalmente guerra aos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, França e Japão, com um decreto emitido pela Imperatriz Tseu-Hi.

1905 - Nasceu Jean-Paul Sartre (Jean-Paul Charles Aymard Sartre), em Paris, França, onde também morreu em 15.04.1980. Foi filósofo francês, escritor e crítico, conhecido representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra.

1914 - Nasceu William Vickrey, em Victoria, Canadá. Foi economista, agraciado com o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de 1996. Morreu em Nova Iorque, EUA, em 11.10.1996.

1919 - Os alemães afundam 70 barcos de guerra de sua frota em Scapa Flow (ilhas Orcadas, ao norte da Grã-Bretanha) para não entregá-los aos ingleses, violando as condições do armistício.

1919 - Início da 'Primeira Conferência Comunista do Brasil'

1919 - Nasceu Nelson Gonçalves (Antônio Gonçalves Sobral), em Santana do Livramento (RS). Foi cantor e compositor, segundo maior vendedor de discos da história do Brasil, com 65 milhões de unidades. Fica atrás apenas de Roberto Carlos, com oitenta milhões. Seu maior sucesso foi a canção A volta do boêmio. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 18.04.1998.

1920 - Nasceu Carlos Scliar, em Santa Maria da Boca do Monte (RS). Foi desenhista, gravurista, pintor, ilustrador, cenógrafo, roteirista e designer gráfico. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 28.04.2001.

1929 - Um acordo intermediado pelo embaixador norte-americano Dwight Morrow encerra a Guerra Cristera no México.

1933 - Adolf Hitler proíbe a existência de outros partidos políticos na Alemanha.

1940 - Segunda Guerra Mundial: o governo do general Petain autoriza os chefes dos exércitos franceses do Leste a entregar as armas, quando as tropas ficam cercadas por seis divisões e dois mil carros blindados alemães.

1940 - Começa a primeira navegação bem-sucedida de oeste a leste da Passagem do Noroeste em Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá.

1941 - A Alemanha nazista declara guerra à União Soviética.

1941 - Nasceu Eduardo Suplicy (Eduardo Matarazzo Suplicy), político brasileiro. Economista e m São Paulo (SP). É professor de economia da Fundação Getúlio Vargas, economista e político.

1942 - Segunda Guerra Mundial: Tobruk é tomada pelas tropas italianas e alemãs.

1945 - Segunda Guerra Mundial: a Batalha de Okinawa termina quando a resistência organizada das forças do Exército imperial japonês desmorona na área de Mabuni, no extremo sul da ilha principal.

1945 - Decreto nº 7.661 - Lei de Falências.

1947 - Crise na Academia de Lisboa - A PIDE prende os membros da Comissão Acadêmica e da Comissão Central do MUD juvenil, entre eles Mário Soares, Salgado Zenha e Rui Grácio.

1947 - Fundação do Clube Sociedade Esportiva de Alagoas.

1948 - O disco LP é apresentado pela Columbia Records no Hotel Waldorf-Astoria, em Nova Iorque, EUA.

1949 - Nasceu Luís Pereira (Luís Edmundo Pereira), em Juazeiro (BA). Ex-jogador de futebol (zagueiro central), considerado um dos maiores na sua posição na história do futebol brasileiro e um dos maiores ídolos do Palmeiras, com participação decisiva nas conquistas da equipe na época da chamada "Academia". Além da participação histórica no Palmeiras, também é ídolo do Santo André e do Atlético de Madri, da Espanha e da Seleção Brasileira. Luís Pereira terminou sua carreira somente em 1997, com 47 anos.

1953 - Nasceu Benazir Bhutto, em  Karachi, Paquistão. Foi uma política paquistanesa, duas vezes primeira-ministra de seu país, tornando-se a primeira mulher a ocupar um cargo de chefe de governo de um Estado muçulmano moderno. Foi assassinada em Rawalpindi, Paquistão, em 27.12.2007.

1954 - Morreu Gideon Sundbäck (Otto Fredrik Gideon Sundbäck), em Meadville, EUA. Foi engenheiro e inventor sueco que imigrou para os Estados Unidos. É associado a pesquisas de desenvolvimento do zíper.

1955 - Nasceu Platini (Michel François Platini), em Jœuf, França. É o décimo terceiro maior jogador da história e atual presidente da UEFA. É filho de imigrantes italianos que inclusive foram donos de um restaurante especializado em massas.

1963 - É eleito o Papa Paulo VI (Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini), o 263º papa. Foi Papa do dia 21.06.1963 até à data da sua morte, em 06.08.1978. Chefiou a Igreja Católica durante a maior parte do Concílio Vaticano II e foi decisivo na colocação em prática das suas decisões.

1964 - Luta pelos direitos cívicos, nos EUA. Morte de três ativistas, na região de Meridian, deixa o "Mississipi em chamas".

1964 - Lei nº 4.344 cria o cargo de Ministro Extraordinário para Coordenação dos Organismos Regionais.

1965 - Estreia da peça “Toda nudez será castigada”, de Nelson Rodrigues.

1966 - Brasil e Paraguai discutem em Foz do Iguaçu PR problemas de fronteira e aproveitamento do potencial hidrelétrico do salto de Sete Quedas.

1968 - Duas pessoas morreram no Rio de Janeiro durante manifestações contra a ditadura. O dia ficou conhecido como "Sexta-feira sangrenta".

1969 - Morreu Henriqueta Martins Catharino, em Salvador (BA). Foi uma educadora e pioneira do feminismo e responsável direta pela formação de um dos mais ricos acervos memoriais de vestuário, cultura popular e histórico da Bahia, e um dos mais importantes do Brasil. Nasceu em Feira de Santana (BA), em 12.12.1886.

1970 - O Brasil conquista pela terceira vez a Copa do Mundo de futebol. Neste ano a Copa foi realizada no México (Taça Jules Rimet). A seleção brasileira de futebol vence a Itália na final por 4 X 1, com gols de Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto.

1980 - Uma passeata em protesto ao governo de Paulo Maluf é dispersada violentamente na Freguesia do Ó, em São Paulo. Os agressores seriam policiais militares à paisana e funcionários municipais,

1981 - Socialistas e liberais de esquerda conseguem a maioria absoluta nas eleições para a Assembleia Nacional francesa.

1982 - John W. Hinckley Jr., que tentou assassinar o presidente Ronald Reagan em março de 1981, é absolvido por um tribunal federal, que o considerou mentalmente doente.

1986 - Ao menos 200 pessoas morrem soterradas em um deslizamento de terra na província equatoriana de Putumayo.

1986 - Brasil é eliminado da Copa do Mundo do México pela França.

1988 - O então senador Fernando Henrique Cardoso se desligou do PMDB

1989 - O Botafogo põe fim ao longo jejum de 21 anos sem conquistar o Campeonato Carioca, de forma invícta, ao vencer o Flamengo, que acabou sendo vice campeão pela terceira vez seguida.

1990 - Terremoto mata 35.000 pessoas e deixa 100.000 feridos no Irã.

1990 - Os Parlamentos da República Democrática Alemã e da Alemanha Federal aprovam o Tratado de União Monetária, Econômica e Social, para a reunificação.

1998 - Andrés Pastrana vence eleição na Colômbia, depois de doze anos de governo liberal.

1999 - A OTAN confirma o final da retirada das tropas sérvias de Kosovo, seguindo o calendário acordado. A guerrilha albano-kosovar se compromete a desmilitarizar-se em um prazo de 90 dias.

1990 - A menina Daniela (4 anos) recebe alta (milagre atribuído a Frei Galvão).

1991 - EUA apreendem a maior apreensão de heroína na história do país: 577 quilos, avaliados em três bilhões de dólares.

1992 - Primeiras eleições gerais democráticas na Etiópia, em que 33 milhões de cidadãos escolhem um governo federativo.

1992 - Entra em vigor a nova Constituição do Paraguai, que derruba a promulgada durante a ditadura de Alfredo Stroessner.

1993 - Lei nº 8.666 institui normas para licitações e contratos da Administração Pública.

1994 - Lei nº 8.894 dispõe sobre o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro.

1994 - Decreto nº 1.160 cria a Comissão Interministerial para o Desenvolvimento Sustentável.

1995 - Morreu Claudionor Cruz (Claudionor José da Cruz), no Rio de Janeiro (RJ). Nasceu em Paraibuna (MG), em 01/4/1910. Foi compositor e instrumentista, considerado um mestre no violão-tenor.

2000 - O governo chileno aprova a lei que preserva a identidade daqueles que apresentarem provas sobre o paradeiro dos desaparecidos durante a ditadura.

2001 - Começa em Estrasburgo, na França, o primeiro congresso mundial pela abolição da pena de morte.

2001 - Um júri federal em Alexandria, Virgínia, indiciou 13 sauditas e um libanês no atentado de 1996 contra as torres de Khobar, na Arábia Saudita, que matou 19 militares americanos.

2002 - Morreu Roberto Francis Drummond, em Belo Horizonte (MG), Nasceu em Ferros (MG), em 21.12.1933. Foi jornalista e escritor, tendo participado da chamada literatura pop, marcada pela ausência de cerimônias e pela proximidade com o quotidiano. Também fez um programa esportivo diário na TV Bandeirantes de Belo Horizonte. Fanático torcedor do Clube Atlético Mineiro. Morreu vítima de problemas cardíacos, no dia da partida entre Brasil e Inglaterra pelas quartas-de-final da Copa do Mundo de 2002.

2004 - A nave americana SpaceShipOne, primeira aeronave privada tripulada a ir ao espaço, pousa no deserto de Mojave, nos EUA.

2004 - Morreu de Leonel Brizola (Leonel de Moura Brizola), no Rio de Janeiro (RJ). Foi Engenheiro e político, tendo sido prefeito de Porto Alegre (RS), deputado estadual e governador do Rio Grande do Sul, deputado federal pelo Rio Grande do Sul e pelo extinto estado da Guanabara e duas vezes governador do Rio de Janeiro. Sua influência política no Brasil durou aproximadamente cinquenta anos, inclusive enquanto exilado pelo Golpe de 1964, contra o qual foi um dos líderes da resistência. Foi um dos fundadores do PDT (Partido Democrático Trabalhista). Nasceu em Carazinho (RS), em 22.01.1922.

2004 - O Brasil fecha um acordo com a China que permite a retomada das exportações de soja para aquele país.

2005 - Dilma Rousseff assume a Casa Civil da Presidência da República.

2005 - A “Carta aos Brasileiros” é entregue ao presidente Lula.

2006 - Descobertos dois satélites de Plutão, batizados de Nix e Hydra.

2006 - Senado reconhece união afetiva estável de servidora homossexual.

2006 - Senado aprova dedução do IR pelo empregado doméstico.

2006 - Criadas três novas reservas ambientais na Amazônia.

2007 - Renan Calheiros reitera que não pedirá afastamento da presidência do Senado.

2008 - TRF do Rio de Janeiro decide que o Exército não poderá patrulhar o Morro da Providência.

2009 - Groenlândia assume o autogoverno.

2009 - Os brasileiros Kaio Márcio e Thiago Pereira ganham medalha de ouro no Open de Paris, França.

2010 - Abertura da 12ª Semana Nacional sobre Drogas em Brasília (DF).

2011 - Toma posse em Portugal o XIX Governo Constitucional, um governo de coligação pós-eleitoral entre o Partido Social Democrata e o CDS – Partido Popular chefiado pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

2011 - Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lança o Process o Judicial Eletrônico (PJE).

2012 - A Santa Sé torna público o programa do Ano da Fé.

2012 - Encerramento da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite.

2012 - Brasil e China fecham acordo e anunciam fundo de R$ 60 bilhões.

2013 - Pesquisa DATAFOLHA revela que a corrupção é a principal motivação dos manifestantes.

2013 - O deputado federal Romário apoia manifestantes e critica a FIFA: “FIFA chega, arma o circo, não gasta nada e leva tudo”.

2013 - Ministro Gilberto Carvalho culpa o “moralismo” da imprensa por protestos violentos.

2013 - Nota da CNBB: “Ouvir o clamor que vem das ruas”.

2014 - PT lança candidatura de Dilma Rousseff à reeleição.

2014 - Papa Francisco denuncia, durante visita à Calábria, o sofrimento das vítimas da máfia.

2015 - Desenhos e aquarelas de Adolf Hitler são leiloados por 400 mil euros em Nuremberg.

2015 - Ato realizado contra a intolerância religiosa na zona norte do Rio de Janeiro.

2016 - Câmara dos Deputados aprova 100% de capital estrangeiro em empresas aéreas.

2016 - Senado aprova regras mais rígidas para lei de responsabilidade nas estradas.

2016 - STF recebe denúncia contra deputado Jair Bolsonaro por incitação ao crime de estupro.

2016 - ANVISA propõe proibir uso de termômetros de mercúrio na saúde.

2016 - Senado aprova texto-base do projeto que atualiza as regras do Supersimples.

2017 - Chuva inunda 15 bairros do Rio de Janeiro.

2017 - Comissão do Senado aprova possibilidade de revogação do mandato presidencial.

2017 - Ministério Público denuncia Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

2018 - Especialista Ernesto Solari anuncia a descoberta de trabalho pictórico de Leonardo Da Vinci de 1471.

2018 - Na Venezuela, o presidente Nicolás Maduro aumenta em 103% o valor do salário mínimo integral no País.

2018 - Governo das Filipinas diz que país não está preparado para casamento gay.

2018 - STF declara inconstitucionais dispositivos da Lei das Eleições que vedavam sátira a candidatos.

2018 - BRF anuncia férias coletivas a cerca de 5.600 funcionários de quatro fábricas do Sul do País.

2018 - UNIFESP promove a Palestra Recursos Hídricos no Brasil: o que tenho a ver com isso?

2019 - China proíbe importações de suínos do Laos devido à peste africana.

2019 - STF nega pedidos de liberdade e de prisão domiciliar feitos pela defesa de João de Deus.

2019 - General Floriano é confirmado como presidente dos Correios.

2019 - Major José Antônio de Oliveira Francisco é o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

2019 - Força-tarefa da Lava jato repudia novo vazamento de mensagem entre Moro e procuradores.

2019 - Presidente Bolsonaro sugere operação com drones para retirar militares da linha de frente.

2019 - Nova Iorque descriminaliza maconha após fracassar com legalização.

2020 - Conflito entre seguranças da Vale e agricultores em Parauapebas (PA).

2020 - Nos EUA, Justin Bieber é acusado de estupro por duas jovens pelas redes sociais.

2020 - Nos EUA, Museu de História Natural de New York anuncia remoção de estátua de Theodore Roosevelt.

2020 - Na Inglaterra, o piloto de automobilismo Lewis Hamilton participa de protesto antirracista em Londres.

2020 - Manifestantes pró e contra Bolsonaro realizam atos em Brasília.

2020 - Governo do Distrito Federal fecha a Esplanada dos Ministérios para carros.

2020 - Ato simbólico do movimento Médicos e Médicos pela Democracia na Praia da Avenida, em Maceió (AL).

2020 - Flávio Bolsonaro diz que Frederick Wassef não é mais seu advogado de defesa.

2020 - Arquidiocese de Belém inicia Cerco de orações para o Círio 2020.

2021 - Em Portugal, Clever Leaves executa o primeiro envio comercial de flor de cannabis para Austrália.

2021 - Governo da Espanha anuncia indulto a separatistas catalães.

2021 - Na França, confirmada a derrota de Marine Le Pen e Emmanuel Macron nas eleições regionais.

2021 - Itália anuncia que suspenderá a obrigatoriedade das máscaras ao ar livre em 28/06/2021.

2021 - EUA apresentam um plano para distribuir igualmente 55 milhões de doses de vacina da covid; Facebook lança suas próprias salas de áudio ao vivo; Carl Nassib se torna o primeiro jogador profissional a se declarar gay.

2021 - Japão confirma que permitirá que multidões de até 10.000 participantes dos eventos na Olimpíada.

2021 - Na Suécia, aprovada moção de censura contra o primeiro-ministro sueco, Stefan Lovfen.

2021 - Argentina adverte que denunciará 287 viajantes que descumpriram isolamento.

2021 - No Peru, Keiko Fujimori pede que seguidores enviem provas de irregularidades nas eleições; Juiz peruano rejeita prisão preventiva de Keiko Fujimori por lavagem de dinheiro.

2021 - Colômbia supera 100 mil mortes por covid.

2021 - Na China, preço do Bitcoin despenca após China desligar 90% de sua capacidade de mineração.

2021 - No Paquistão, o clérigo muçulmano Aziz-ur-Rehman nega acusações de abusar sexualmente de um estudante.

2021 - Nas Filipinas, presidente Rodrigo Duterte ameaça com prisão quem se recusar a tomar vacina contra a covid-19.

2021 - Legado dos EUA no Afeganistão é uma “desgraça e desastre total”, diz ex-presidente Hamid Karzal.

2021 - Polícia da Nicarágua detém 5º candidato presidencial da oposição.

2021 - Panamá pede apoio aos EUA para atender ao afluxo maciço de migrantes. 2021 - Irã fecha temporariamente central nuclear de Bushehr.

2021 - Na Armênia, anunciada a vitória do partido do primeiro-ministro Nikol Pashinyan nas eleições antecipadas.

2021 - União Europeia aprova sanções econômicas contra Belarus por desvio de avião.

2021 - A alta comissária da ONU, Michelle Bachelet, denuncia retrocesso sem precedentes dos direitos humanos.

2021 - Terceiro dia de greve dos motoristas de ônibus de Franca (SP).

2021 - Amazon promove no Brasil, pelo segundo ano consecutivo, o Prime Day.

2021 - Câmara dos Deputados aprova texto-base da Medida Provisória da privatização da Eletrobras.

2021 - Justiça Federal absolve em presidente Lula em ação por corrupção na Operação Zelotes.

2021 - Defensoria Pública pede integridade física do “serial killer de Brasília” em casa de prisão.

2021 - Justiça Federal tranca ação contra Boulos no caso de invasão do triplex do Guarujá.

2021 - Maringá (PR) vacina pessoas a partir de 45 anos e profissionais da educação.

2021 - Santos (SP) antecipa vacinação contra covid-19 a maior de 47 anos.

2021 - Vacinação de profissionais de segurança da Paraíba.

2021 - Prefeitura de São Paulo suspende por 1 dia vacinação na capital por falta de doses.

2021 - Anitta é nomeada para o conselho de administração do Nubank.

2021 - Questionário sobre máscara, presidente Bolsonaro manda repórter da TV Vanguarda “calar a boca”.

2021 - Magazine Luiza anuncia a compra do aplicativo Plus Delivery.

TÚNEL DO TEMPO

Relembre Nelson Gonçalves

  

SITES CONSULTADOS:                                 

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário