sexta-feira, 15 de julho de 2022

Fatos históricos de 16 de julho

16 de julho é o 197º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 168 para acabar 2022.

- Dia da Festa de Nossa Senhora do Carmo - Celebrada em muitas comunidades Cristãs pelo mundo a fora, incluindo várias cidades do Brasil.

Dia Internacional das Drags ou "International Drag Day" - Comemorado por Drag queen ou Drag kings e simpatizantes, que são artistas performáticos travestidos cômica ou exageradamente com fantasias, trabalhando geralmente em apresentações artísticas e profissionais, em boates e bares de LGBTTTs - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Simpatizantes).

- Dia Nacional do Comerciante - Conforme Lei Nº 2.048, de 26.10.1953, em homenagem à data do nascimento do economista, jurista, publicitário e político brasileiro, José Maria da Silva Lisboa (Visconde de Cairu).

- Dia Estadual do Conselho (e do Conselheiro) Tutelar - Comemorado nos estados do Ceará (Lei Nº 13.705, de 01.12.2005), e Minas Gerais (Lei Nº 16.638, de 04.01.2007).

EVANGELHO (Mt 12,46-50)

15ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Nossa Senhora do Carmo

 EFEMÉRIDES

 

Visconde de Cairu (1756-1835)

622 - Começo do Calendário islâmico, com a fuga do profeta Maomé para Medina, na Arábia Saudita.

997 - Batalha de Spercheios: as forças búlgaras do czar Samuel são derrotadas por um exército bizantino sob comando do general Nicéforo Urano, no rio Spercheios, Grécia.

1054 - Três legados romanos rompem relações entre as Igrejas cristãs do Ocidente e do Oriente em razão do ato de terem colocado uma bula pontifícia de Excomunhão, emitida de forma inválida, no altar da Basílica de Santa Sofia durante a liturgia divina da tarde de sábado. Os historiadores frequentemente descrevem o evento como o início do Grande Cisma.

1194 - Nasceu Santa Clara de Assis (Chiara d'Offreducci), em Assis, Itália. Foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a chamada Ordem de Santa Clara (ou Ordem das Clarissas). Faleceu em Assis, Itália, em 11.08.1253.

1212 - Batalha de Navas de Tolosa: depois que o Papa Inocêncio III convocou os cavaleiros europeus para uma cruzada, as forças dos reis Afonso VIII de Castela, Sancho VII de Navarra, Pedro II de Aragão e Afonso II de Portugal derrotam as tropas muçulmanas berberes do Califado Almóada, marcando um ponto de virada significativo na Reconquista e na história medieval da Espanha.

1216 - Morreu Inocêncio III (Lotario di Segni), em Perúgia, Itália. Foi o primeiro Papa do século XIII (22/02/1198). Promoveu a IV Cruzada, legitimou as Ordens dos Dominicanos e Franciscanos, proclamou o XII Concílio Ecumênico e lutou pelo apogeu do absolutismo papal. Nasceu em Anagni, Itália, em 1160.

1228 - São Francisco de Assis, após 01 ano, 09 meses e 13 dias depois da sua morte em 3 de outubro de 1226, foi canonizado pelo Papa Gregório IX na Basílica de São Francisco de Assis em Assis. É mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente. Sua festa ocorre em 4 de outubro.

1232 - A cidade espanhola de Arjona declara a independência e nomeia seu nativo Maomé ibn Yusuf como governante. Isso marca a primeira ascensão de Maomé à proeminência; mais tarde, ele estabeleceria o Emirado nasrida de Granada, o último estado muçulmano independente na Espanha.

1482 - O primeiro atlas mundial foi impresso. A carta foi desenhada por Claudius Ptolemy no ano 150.

1556 - Morreu Dom Pedro Fernandes Sardinha, em Alagoas. Foi o primeiro bispo do Brasil, trucidado e devorado pelos indígenas, após naufrágio do seu barco no rio São Miguel. Nasceu em Évora, Portugal, em 1496.

1590 - Morreu Dom Frei Bartolomeu Fernandes dos Mártires, em Viana do Castelo, Portugal. Foi Arcebispo de Braga. Entrou na Ordem Dominicana em 11 de novembro de 1528. Eleito Arcebispo de Braga em 1558/1559. Dedicou-se ao ensino em Lisboa e Évora e foi preceptor de Dom António, Prior do Crato. Nasceu em Lisboa, Portugal, em maio de 1514

1696 - Fundação da cidade de Mariana (MG).

1756 - Nasceu Visconde de Cairu (José da Silva Lisboa), em Salvador (BA). Foi economista, jurista, publicista, político monarquista e escritor. Defendeu as teses de Adam Smith; Deputado da Real Junta do Comércio (1808) e Desembargador da Casa de Suplicação. Influenciou o Príncipe D. João na Abertura dos Portos às nações amigas; Barão (1825) e Visconde (1826). Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 20/08/1835.

1782 - Estreia da ópera de Mozart "O rapto no Serralho", no Burgtheater de Viena.

1790 - A assinatura do Residence Act dá ao então presidente americano, George Washington, o poder de escolher o local onde seria construída a nova capital americana.

1808 - Nasceu José Pedro Dias de Carvalho, em Mariana (MG). Foi jornalista, deputado provincial, deputado geral, vice-presidente de província, presidente do Banco do Brasil, ministro da Fazenda, conselheiro de Estado e senador do Império do Brasil de 1858 a 1881. Faleceu em 26 de julho de 1881.

1821 - Nasceu Mary Baker Eddy, em Bow, Nova Hampshire, EUA. Foi a criadora da Ciência Cristã em 1866.  Autora do livro-texto deste movimento religioso, intitulado Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, fundou A Primeira Igreja de Cristo, Cientista, em Boston, Estados Unidos. Criou e foi a presidente da Faculdade de Metafísica de Massachusetts. Dedicou mais de 40 anos ao estabelecimento da Ciência Cristã, consolidando a reconhecida posição como pensadora religiosa e fundadora de um movimento religioso de alcance global e que está alicerçado na simplicidade do Cristo, seu poder divino atemporal e na Cura Cristã, aberta e acessível, prática e aplicável a todas as circunstâncias do cotidiano humano. Morreu em Newton, EUA, em 03.12.1910.

1838 - Juan Pablo Duarte funda a sociedade secreta "La Trinitaria", para lutar pela independência de Santo Domingo, que estava há 11 anos sob domínio do Haiti.

1849 - Antônio Maria Claret funda a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, popularmente conhecida como os claretianos em Vic, na província de Barcelona, Catalunha, Espanha.

1861 - Guerra de Secessão: na ordem do presidente Abraham Lincoln, as tropas da União chegaram a 25 milhas de Virgínia chegaram para começar a Primeira Batalha de Bull Run, a primeira grande batalha da guerra.

1884 - Morreu Pedro Luís Pereira de Sousa, em Bananal (SP). Foi advogado, jornalista, político, orador e poeta. Nasceu em Araruama (RJ), em 13.12.1839. Era tio do presidente Washington Luís Pereira de Sousa; é patrono da cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras. Em 1934 a academia publicou os seus Dispersos.

1888 - Nasceu Frits Zernike, em Amsterdam, Países Baixos. Foi físico e ganhou, em 1953, o Nobel de Física, pela demonstração do método de contraste de fase e, em especial, pela invenção do microscópio de contraste de fase. Morreu em Amersfoort, Países Baixos, em 10.03.1966.

1902 - Nasceu Miguel Torres (Miguel dos Anjos de Sant'Ana Torres), em Salvador (BA), onde também morreu em 16.12.1937. Foi compositor, oficleidista, regente e professor. Oficleide é um instrumento grave de metal, de funcionamento semelhante ao do bugle - instrumento de sopro de metal, semelhante à corneta usada em bandas militares.

1909 - Revolução Constitucional Persa: Maomé Ali Xá Qajar é forçado a abdicar como Xá da Pérsia e é substituído por seu filho Amade Cajar.

1911 - Nasceu o ator Paulo Gracindo (Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 04.09.1995. Era filho do ex-senador Demócrito Gracindo, falecido em 1928. Mudou-se ainda criança com a família para Maceió, em Alagoas, onde se formou em Direito e teve seu primeiro contato com o teatro amador – para desgosto do pai, que o proibiu de atuar nos palcos. O pai era um obstáculo, e lhe dizia: “No dia em que você subir a um palco, saio da plateia e te arranco de lá pela gola”. Paulo Gracindo respeitou a proibição até a morte do pai. Aos vinte anos, mudou-se para o Rio, dormiu na rua e passou fome. Investiu num namoro com a filha de um português para entrar no grupo de teatro de maior prestígio da época, o Teatro Ginástico Português. Batizado Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo, no palco mudou o nome: “Uns me chamavam de Petrópolis, outros de Pelopes. A empregada me chamava de Envelope”. Foi depois desta troca de nome que resolveu virar Paulo Gracindo.  Começou no rádio como apresentador e ator, consagrando-se na televisão como um dos maiores atores que o Brasil já produziu. Além de diversos personagens que interpretou é sempre lembrado Odorico Paraguassu, de O Bem Amado.

1918 - A família Romanov é executada pelos revolucionários comunistas liderados por Lenin.

1920 - Nasceu Elizeth Cardoso Moreira, no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 07/05/1990. Foi cantora e ficou conhecida como A Divina. Elizeth é considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira e uma das mais talentosas cantoras de todos os tempos.

1923 - Nasceu Bola Sete (Djalma de Andrade), no Rio de Janeiro (RJ). Foi compositor e violonista, tendo feito muito sucesso nos EUA, onde morreu (Califórnia), em 13/02/1987.

1926 - A revista National Geographic publicou as primeiras fotos coloridas do fundo do mar, em Florida Keys, nos Estados Unidos.

1930 - O Papa Pio XI proclama Nossa Senhora de Aparecida como Padroeira do Brasil.

1934 - A Assembleia Constituinte promulgou a constituição e elegeu Getúlio Vargas presidente da República.

1935 - Instalado o primeiro parquímetro do mundo, na cidade de Oklahoma.

1940 - Nasceu Arthur Moreira Lima (Arthur Moreira Lima Jr.), no Rio de Janeiro (RJ). Conhecido internacionalmente, é um pianista erudito brasileiro, famoso por suas interpretações de choro.

1944 - Nasceu o cantor da Jovem Guarda, Ari Sanches (Ariovaldo Sanches Lopes), em São Paulo (SP).

1944 - A primeira legião da Força Expedicionária Brasileira (FEB) desembarca na Itália e se junta aos exércitos dos Aliados da Segunda Guerra Mundial.

1945 - Segunda Guerra Mundial - Projecto Manhattan: os americanos detonam a primeira bomba atômica (nome de código "Trinity") no deserto de Alamogordo, Novo México.

1945 Segunda Guerra Mundial: o cruzador pesado USS Indianapolis deixa São Francisco com o núcleo de urânio e outros componentes da bomba "Little Boy" a bordo com destino à ilha Tinian.

 1947 - O Parlamento britânico aprova a lei que outorga a independência da Índia.

1950 - Tragédia no Maracanã - Na tarde de 16 de julho de 1950, 173.850 pessoas emudeceram na maior tragédia da história do futebol brasileiro. O Brasil precisava apenas de um empate contra o Uruguai para conquistar a sua primeira Copa do Mundo, em pleno Maracanã. O time saiu ganhando mas acabou perdendo com um jogo de virada, por 2 a 1.

1957 - Um jato da Marinha americana estabelece novo recorde de voo entre Nova Iorque e Los Angeles: 3h 22min 50,05s.

1965 - Inaugurado o túnel do monte Branco, com 11,6km de extensão, que reduz em 200 quilômetros a distância entre Roma e Paris.

1968 - Morreu Sebastião Cirino, no Rio de Janeiro (RJ). Nasceu em Juiz de Fora (MG), em 20/01/1902. Foi maestro, instrumentista (violonista e pistonista) e compositor.

1969 - Lançado ao espaço o foguete Apollo 11 que transportou à Lua os astronautas norte-americanos Edwin Aldrin, Neil Armstrong e Michael Collins. Nave Apollo 11 é lançada na histórica missão do homem a Lua com os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins.

1970 - O cadáver do ex-presidente provisório da Argentina, Eugenio Aramburu, assassinado pelos "montoneros", é encontrado na localidade de Timote, a 380 quilômetros de Buenos Aires.

1973 - As conversas gravadas do presidente norte-americano Richard Nixon no caso Watergate são descobertas. O caso provocou a renúncia de Nixon.

1974 - Morreu Vianinha (Oduvaldo Vianna Filho), no Rio de Janeiro (RJ). Foi dramaturgoator e diretor de teatro e televisão. Nasceu em São Paulo (SP), em 04/07/1936.

1975 - Nasceu a modelo e atriz Ana Paulo Arósio, em São Paulo (SP).

1979 - O presidente Jimmy Carter anuncia que os EUA investirão 142 bilhões de dólares em dez anos para reduzir em cerca de 50% sua dependência do petróleo importado.

1984 - James Oliver Huberty atacou um restaurante do Mc Donald's e mata 21 pessoas. O fato ficou mundialmente conhecido como O Massacre do McDonald's.

1990 - O Conselho Supremo da Ucrânia declara a soberania do Estado sobre o território da República Socialista Soviética da Ucrânia.

1990 - Rede Record passa a ser administrada pra valer pela Igreja Universal do Reino de Deus, lançando seu novo logotipo, sua nova programação e novas aberturas e vinhetas.

1995- Explosões destroem o Centro de Munição Almirante Antônio Maria de Carvalho, na ilha do Boqueirão, no Rio de Janeiro.

1996 - O chanceler Luís Filipe Lampreia informa que o Brasil pretende retirar de Angola os 1.200 homens enviados em agosto de 1995 para integrar a força de paz da ONU.

1999 - John Kennedy Jr., de 38 anos, filho do presidente assassinado em 1963, desapareceu quando pilotava um avião de turismo acompanhado por sua mulher, Carolyne Bessette, e sua cunhada, Lauren, frente à ilha de Martha's Vineyard nordeste dos Estados Unidos.

2000 - Quatro milhões de litros de óleo cru vazam da refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária (PR), causando o maior desastre ambiental da Petrobrás em 25 anos. Foi o desastre ecológico no Rio Barigui, um dos afluentes do Rio Iguaçu, no Paraná, devido a vazamento de petróleo.

2000 - Morreu Barbosa Lima Sobrinho, no Rio de Janeiro (RJ). Foi jornalista, escritor, deputado federal, Presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e membro da ABL (Academia Brasileira de Letras). Nasceu em Recife (PE), em 22/01/1897.

2001- Rússia e China firmam pacto de amizade.

2004 - Millennium Park, considerado o primeiro e mais ambicioso projeto arquitetônico do início do século XXI de Chicago, é aberto ao público pelo prefeito Richard M. Daley.

2005 - É lançado o sexto livro da série Harry Potter: Harry Potter and the Half-Blood Prince.

2007 - Reeleição do presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

2008 - Presidente Lula sanciona o piso salarial nacional dos professores (R$ 950).

2009 - Ricardo Tadeu Marques da Fonseca torna-se o primeiro magistrado deficiente visual do País.

2010 - O deputado federal Ciro Gomes diz que não vai pedir votos para Dilma Rousseff.

2010 - Magazine Luíza compra a rede de varejo nordestina Lojas Maia.

2011 - Cerimônia marca início da construção de 4 submarinos brasileiros com tecnologia francesa.

2011 - Lançamento do selo: “Atores nacionais: Centenário do nascimento de Paulo Gracindo.".

2012 - Portaria nº 303 dispõe sobre as salvaguardas institucionais às terras indígenas.

2012 - Câmara aprova Medida Provisória de incentivos fiscais do plano Brasil Maior.

2012 - Câmara dos deputados informa que divulgará salários de servidores a partir de 31/07/2012.

2013 - Publicado artigo do ex-presidente Luiz Inácio da Silva no jornal “The New York Times”.

2013 - Congresso instala grupo de trabalho que vai elaborar o texto do projeto da reforma política.

2013 - Câmara dos Deputados gasta R$ 28,4 mil em jantar para 80 pessoas oferecido a deputados do PMDB.

2013 - Entidades que representam os médicos organizam protestos em várias capitais brasileiras.

2014 - Empresas são condenadas a pagar indenização por caos de 2006.

2014 - Aprovada prorrogação da Zona Franca de Manaus até 2073.

2014 - Comissão do Senado aprova liberação de inibidores de apetite.

2014 - CPMI da Petrobras aprova quebras de sigilo bancário.

2014 - Morreu Armando Marques (Armando Nunes Castanheira da Rosa Marques), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 06.02.1938. Foi um antigo e polêmico árbitro de futebol do Brasil. Considerado o melhor árbitro de futebol brasileiro enquanto esteve em atividade, era amado e odiado pelos torcedores e jogadores. Perpetuou erros históricos, principalmente em jogos de futebol de São Paulo. Anulou um gol de Leivinha do Palmeiras, pois assinalou que foi com a mão quando as imagens mostraram claramente que foi com a cabeça. Esse erro ajudou o São Paulo a ser campeão paulista de 1971, pois aconteceu na final entre os dois clubes.

2015 - Morreu Ghiggia (Alcides Edgardo Ghiggia), em Montevidéu, Uruguai, onde também nasceu em 22.12.1926. Foi um jogador de futebol que se celebrizou como o iluminado que fez o gol do título do Uruguai sobre o Brasil em pleno Maracanã na Copa do Mundo de 1950. Ele era o último jogador daquela partida ainda vivo. Teria disputado também a Copa do Mundo de 1954, mas a Roma, clube que defendia na época, não o liberou.

2015 - Senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) diz que senadores serão “próximas vítimas” da Procuradoria.

2015 - Banco Central perde disputa sobre a incidência de IOF e paga R$ 1,6 bilhão à Receita Federal.

2016 - Na, Rússia, lançamento da nave 64 para reabastecer a Estação Espacial Internacional.

2016 - Passa de 265 o número de mortos na tentativa de golpe militar na Turquia.  

2017 - Presidente Emmanuel Macron pede retomada de negociações entre Israel e Palestina.

2017 - Paquistão lança ofensiva contra o Estado Islâmico em áreas tribais.

2017 - Justiça do Distrito Federal determina bloqueio de bens de Marcelo Crivella.

2018 - EUA entra na OMC contra Canadá, China, México, Turquia e União Europeia.

2018 - STF suspende resolução da ANS sobre franquia e coparticipação em planos de saúde.

2018 - Ciro Gomes diz que “Lula só sai da cadeia se a gente assumir o poder”.

2018 - Justiça do Rio de Janeiro proíbe Marcelo Crivella de beneficiar igrejas evangélicas.

2018 - Economistas reduzem previsão da inflação de 4,17% para 4,15% em 2018.

2019 – A deputada democrata Ilhan Omar sugere o impeachment do presidente Donald Trump.

2019 – ONU alerta que luta mundial contra a aids está se desacelerando.

2019 – Câmara dos EUA aprova resolução contgra tweets “racistas” de Donald Trump.

2019 - Brasil assume a liderança pró-tempore do Mercosul na cidade argentina de Santa Fé.

2019 - EMBRATUR lança nova marca para promoção internacional

2019 - Glenn Greenwald diz que “Verdevaldo” é nome infantil usado por bolsonaristas.

2019 - Ministro Sergio Moro nega que liberou verbas para campanhas de publicidade.

2019 - Wilson Witzel (PSC) diz que “é só uma questão de tempo” antes de se tornar presidente do Brasil.

2019 - Corregedor do Ministério Público abre investigação sobre Deltan Dellagnon e Robertson Pozzobon.

2019 - Dias Toffoli (STF) atende a pedido de Flávio Bolsonaro e suspende inquérito com dados do Coaf.

2019 - Entra em vigor o cadastro “não me perturbe” criado pela ANATEL.

2020 - Conselho de Ministros aprova nomeação de Mário Centeno governador do Banco de Portugal.

2020 - Itália impõe proibição de viagem para Kosov. Sérvia e Montenegro.

2020 - Nos EUA, Netflix anuncia que ganhou mais de 10,1 milhões de assinantes no mundo durante a pandemia.

2020 – EUA batem novo recorde e superam 77 mil casos diários de Covid-19.

2020 - Microsoft anuncia lançamento do novo serviço de nuvem do Xbox Game Pass Ultimate.

2020 - Pesquisa revela que 22% dos suecos não querem vizinhos muçulmanos.

2020 - EUA, Reino Unido e Canadá acusam Rússia de tentar roubar dados sobre vacina para covid-19.

2020 - Moscou inicia teste gratuito covid-19 para 12,6 milhões de habitantes.

2020 - Colômbia tem que seu pior dia de pandemia da covid-19 (8.037 infecções e 215 mortos nas últimas 24 horas).

2020 - Venezuela denuncia “entrada furtiva” de navio norte-americano nas águas jurisdicionados do país.

2020 - Índia se aproxima de um milhão de casos de coronavírus e amplia retorno ao confinamento.

2020 - Vaticano divulga manual sobre como lidar com casos de abusos de menores.

2020 - Papa Francisco pede para que Nossa Senhora do Carmo nos ajude a ter um coração puro.

2020 - Marrocos aceita o retorno de 7.200 trabalhadores temporários bloqueados na província de Huelva.

2020 - Agência Espacial Europeia (ESA) divulga imagens do sol captadas pela missão Solar Orbiter.

2020 - No Brasil, posse do novo ministro da Educação, Milton Ribeiro.

2020 - Câmara dos Deputados aprova auxílio de R$ 600 a profissionais do esporte.

2020 - Ministério Público Federal apresenta denúncia contra o desembargador (TJ-RJ), Mário Guimarães Neto.

2020 - Ministério Público Federal apresenta denúncia contra o empresário Jacob Barata Filho.

2020 - IBGE revela dados de fechamento de empresas na primeira quinzena de Junho.

2020 - Sindicato informa que Universidade Positivo demitiu 60 funcionado.

2020 - Geraldo Alckmin (PSDB-SP) é indiciado sob suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro,

2021 - Na França, presidente Emmanuel Macron anuncia (08/2021) conferência sobre o Líbano.

2021 - Nos EUA, membros da organização do Globo de Ouro são proibidos de aceitar presentes e viagens.

2021 - Presidente Cyril Ramaphosa diz que violência na África do Sul foi “provocada e planejada”.

2021 - Enchentes na Bélgica deixam cerca de 29 mortos e milhares de afetados.

2021 - Justiça argentina abre investigação contra Mauricio Macri por suposto envio de armas à Bolívia.

2021 - Na Rússia, o chanceler Sergey Lavrov diz que a missão dos Estados Unidos no Afeganistão “falhou”.

2021 - Pedro Castillo ratifica a necessidade de uma nova Constituição.

2021 - Terremoto de 5,2 graus na Amazônia peruana.

2021 - Colômbia anuncia envio de missão ao Haiti.

2021 - China lança mercado nacional de carbono; China completa com esse primeiro teste de voo de veículo suborbital reutilizável.

2021 - Indonésia supera o Brasil e vira líder de casos diários de covid no mundo.

2021 - Angola e Portugal facilitam vistos para viagens de curta duração.

2021 - Reunião dos líderes dos países do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).

2021 - Comissão Europeia reaprova auxílio de emergência.

2021 - Chuvas deixam mais de 100 mortos, milhares de desaparecidos e rastro de destruição na Europa.

2021 - Último dia para inscrição no segundo prêmio Detran DF de Educação de Trânsito.

2021 - Queda de torre de transmissão de energia entre Anapu e Pacajá, sudoeste do Pará (7 mortos).

2021 - Governo implanta sistema de Prontuário Eletrônico no Hospital Geral de Roraima.

2021 - Congresso eleva para R$ 7 bilhões o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (fundo eleitoral).

2021 - Eduardo Pazuello nega que tenha negociado compra de Coronavac no ministério com intermediários.

2021 - Ministro Paulo Guedes debate com empresários a reforma tributária, em São Paulo (SP).

TÚNEL DO TEMPO

Relembre o Maracanaço

 

SITES CONSULTADOS:                                              

http://www.cancaonova.com                                                                     

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org                                                

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário