domingo, 24 de julho de 2022

Fatos históricos de 24 de julho

24 de julho é o 205º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 160 para acabar 2022.

Dia Internacional do Cachorro - Comemoração móvel criada em 2008, a partir da iniciativa do então estudante chileno, Ignacio Gac, que foi encampada por associações de defesa de animais, pedindo às pessoas que doassem água e comida aos cães abandonados: último domingo de julho.

Dia da Polícia Rodoviária Federal - Comemorado no Brasil, para marcar a data da criação da "Polícia de Estradas", atual PRF (Polícia Rodoviária Federal), que se deu em 24 de julho de 1928, durante o Governo do então presidente brasileiro, Washington Luiz.

Dia Nacional do Suinocultor - Conforme Lei Nº 12.635, de 14.05.2012, para marcar a data da fundação da ACCS - Associação Catarinense de Criadores de Suínos, em 24.07.1959.

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

EVANGELHO (Mt 11, 1-13)

17ª Semana do Tempo Comum

1Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um dos seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”.

2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.

5E Jesus acrescentou: “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário.

9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá.

11Será que algum de vós, que é pai, se o filho lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?

13Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: São Charbel Makhlouf

EFEMÉRIDES

Hélio Ribeiro (1935 - 2000)

1148 - Primeiro dia do Cerco de Damasco por tropas da Segunda Cruzada, com o objetivo de conquistar a cidade aos buridas.

1414 - Data provável da realização do Conselho Régio de Dom João I de Portugal, em Torres Vedras, para deliberar a expedição para a conquista de Ceuta, que marcou o início da expansão portuguesa ou Descobrimentos portugueses.

1567 - Presa na ilha de Loch Leven, Maria Stuart é forçada a abdicar em favor de seu filho.

1568 - Morreu o príncipe de Astúrias (Carlos Lourenço de Habsburgo), EM Madri, Espanha. Nasceu em Valladolid, Espanha, em 08.07.1545. O Príncipe das Astúrias, era filho de Filipe II de Espanha e da sua primeira esposa, Maria Manuela, filha de João III de Portugal.

1783 - Nasceu Simón Bolívar (José Antonio de la Santíssima Trindad Simón Bolívar), em Caracas, Venezuela. Foi militar e líder revolucionário responsável pela independência de vários territórios da América Espanhola. Ficou conhecido como o "Libertador das Américas". Morreu em Santa Marta, em Santa Marta, Colômbia, em 17.12.1830.

1802 - Nasceu Alexandre Dumas, pai, em Villers-Cotterêts, França. Foi um romancista francês. Seu nome de batismo era Dumas Davy de la Pailleterie. Escreveu romances e crônicas históricas com muita aventura que estimulavam a imaginação do público francês e de outros países nos idiomas para os quais foram traduzidos. Alguns destes trabalhos foram: O Conde de Monte Cristo; Os Irmãos Corsos; Os Três Mosqueteiros (Les Trois Mousquetaires, 1844), dentre muitos outros. Seu trabalho como escritor lhe rendeu muito dinheiro, porém Dumas vivia endividado por conta de seu alto gasto com mulheres e de seu estilo de vida. Morreu em Puys, Sena Marítimo, França, em 05.12.1870.

1810 - Depois da chegada a Almeida do exército da Terceira Invasão Francesa, chefiado por André Massena, teve lugar o primeiro confronto armado na Ponte do Côa - o Combate do Côa.

1823 - Batalha naval de Maracaibo, com vitória do almirante colombiano José Padilla, que garantiu a independência da Venezuela.

1823 - Uma lei declara livre todos os escravos do Chile e todos os que pisem no território nacional, fazendo com que este país seja o primeiro da América a libertar os escravos.

1828 - Nasceu Antônio Henriques Leal, em Cantanhede (MA). Foi médicojornalista e escritor. Faleceu no Rio de Janeiro (RJ), em 29.09.1885.

1827 - Nascimento de Francisco Solano López, em Assunção, Paraguai. Militar e Presidente (1840), declarou guerra ao Brasil e Argentina (1864), iniciando a Guerra do Paraguai. Morreu em Cerro Corá, Paraguai, em 01.05.1870. Foi executado ao resistir à rendição, na Batalha de Cerro Corá, pelo Cabo brasileiro Chico Diabo.

1833 - Em Portugal, as tropas liberais, comandadas pelo duque da Terceira, entram em Lisboa, depois de terem derrotado as tropas miguelistas lideradas por Teles Jordão na batalha da Cova da Piedade.

1833 - Dom Pedro I do Brasil toma Lisboa de seu irmão, Dom Miguel.

1847 - Richard March Hoe, inventor americano, patenteia a prensa móvel rotativa.

1862 - Nasceu Farias Brito (Raimundo de Farias Brito), em São Benedito (CE). Foi escritor e filósofo, sendo considerado como um dos maiores nomes do pensamento filosófico de seu país e autor de uma das mais completas obras filosóficas produzidas originalmente no Brasil. Crítico do kantismo, combateu o materialismo, a teoria da evolução e o relativismo. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 16.01.1917.

1870 - Nasceu Alphonsus Guimarães (Afonso Henrique da Costa Guimarães), em Ouro Preto (MG). Foi jurista e poeta. Morreu em Mariana (MG), em 15.07.1921.

1873 - Nasceu Quintino Cunha (José Quintino da Cunha), em Itapajé (CE). Foi advogado, poeta lírico, repentista, humorista e modinheiro. Viveu durante alguns anos na Amazônia, exercendo a advocacia como rábula. Retornou à Fortaleza e foi cursar a Faculdade de Direito, formando-se em 31.12.1909. Morreu em Fortaleza (CE), em 01/07/1943.

1875 - Patrice Mac-Mahon, presidente da França decide a favor de Portugal e contra o Reino Unidosobre a posse da região sul de Moçambique.

1883 - O município de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, torna-se a primeira cidade da América Latina a ter iluminação pública.

1890 - Nasceu Guilherme de Almeida (Guilherme de Andrade e Almeida), em Campinas (SP). Conhecido como "o Príncipe dos poetas brasileiros", foi advogadojornalistacrítico de cinemapoetaensaísta e tradutor. Morreu em São Paulo (SP), em 11.07.1969.

1899 - Nasceu Cândido das Neves, no Rio de Janeiro (RJ). Um dos quatro filhos do célebre trovador e palhaço Eduardo das Neves, também conhecido por Nego Dudu, foi um dos primeiros cantores a registrar discos no Brasil. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 04/11/1934.

1901 - Morreu Gaspar da Silveira Martins, em Montevidéu, Uruguai. Político monarquista, líder da Revolução Federalista, foi Presidente da Província do Rio Grande e grande orador, conhecido como "Leão dos Pampas". Nasceu em Bagé (RS), em 05.08.1834.

1902 - Prisão de Benito Mussolini.

1911 - Descobrimento da cidade inca de Machu Picchu, em Cuzco, pelo norte-americano Hiram Bingham.

1917 - A dançarina holandesa Margaretha Geertruida Zelle, conhecida como "Mata Hari", foi condenada à morte por espionagem durante a Primeira Guerra Mundial 1917. Foi fuzilada em Vincennes, França, em 15.10.1917.

1918 - Nasceu Antonio Candido de Mello e Souza, no Rio de Janeiro (RJ). É um sociólogo, literato e professor universitário. Estudioso da literatura brasileira e estrangeira, possui uma obra crítica extensa, respeitada nas principais universidades do Brasil. À atividade de crítico literário soma-se a atividade acadêmica, como professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É professor-emérito da USP e da UNESP, e doutor honoris causa da Unicamp.

1922 - O projeto do Mandato Britânico da Palestina foi formalmente confirmado pelo Conselho da Liga das Nações; entrou em vigor em 26 de setembro de 1923.

1923 - O Tratado de Lausanne, estabelecendo as fronteiras da Turquia moderna, é assinado na Suíça pela Grécia, Bulgária e outros países que lutaram na Primeira Guerra Mundial.

1927 - Inaugurada em Ypres, Bélgica, a Porta de Menin, um memorial da Primeira Guerra Mundial.

1927 - Nasceu o ator de teatro, cinema e televisão Jardel Filho (Jardel Jércolis Filho), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 19.02.1983, de infarto, durante as gravações da novela "Sol de Verão".

1929 - Entra em vigor o Pacto Kellogg-Briand, renunciando à guerra como um instrumento de política externa (é assinado pela primeira vez em Paris em 27 de agosto de 1928, pela maioria das principais potências mundiais).

1930 - Nascimento de Jece Valadão (Gecy Valadão), em Campos dos Goytacazes (RJ), mas criado em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Foi ator, produtor (estreia em "Os Cafajestes", (1962) e diretor (estreia em "Procura-se uma Rosa", 1964). Iniciou na carreira como locutor de rádio, fundou a produtora MAGNUS FILMES e imortaliza-se interpretando vilões e machões. Morreu em São Paulo (SP), em 27.11.2006.

1931 - Explode um movimento contra a ditadura chilena do general Carlos Ibáñez, que acabou destituído do poder.

1934 - Nazistas que queriam a unificação entre a Áustria e a Alemanha assassinaram o chanceler austríaco Engelbert Dollfuss.

1935 - A onda de calor Dust Bowl atinge seu pico, atingindo temperaturas de 43 °C em Chicago e 40 °C em Milwaukee.

1935 - Nasceu Hélio Ribeiro (José Magnoli), em São Paulo (SP), onde também morreu em 06.10.2000. Foi radialista, jornalista e narrador, publicitário, pintor, escultor, compositor. Atuou nas rádios Tupi, Difusora, Piratininga, Jovem Pan, Bandeirantes e Capital, fazendo sucesso nos anos 1970 e 1980. Tornou-se correspondente radicado nos EUA, narrando trabalhos para a Paramount, Metro, Fox, Columbia e Universal. Retornou ao Brasil em 1995.

1938 - Nasceu Mazolla (José João Altafini), em Piracicaba (SP). É um ex-jogador de futebol, campeão do Mundo com a seleção Brasileira em 1958 e comentarista esportivo em uma TV italiana. Emprestou sua voz, em língua italiana, ao videogame Pro Evolution Soccer 2009.

1943 - O Grande Conselho Fascista italiano aprova a retirada de Mussolini e pede que o poder volte à Coroa.

1943 - Segunda Guerra Mundial: começa a Operação Gomorra: aviões britânicos e canadenses bombardeiam Hamburgo à noite, e aviões americanos bombardeiam a cidade durante o dia. Até o final da operação, em novembro, 9 000 toneladas de explosivos terão matado mais de 30 000 pessoas e destruído 280 000 edifícios.

1946 - Dean Martin e Jerry Lewis se apresentam pela primeira vez como dupla no Club 500, em Atlantic City.

1950 - A Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral inicia suas operações com o lançamento de um foguete Bumper.

1951 - Nasceu Lynda Carter (Linda Jean Córdoba Carter), em Phoenix, Arizona-EUA. Atriz, tornou-se famosa interpretando a Mulher Maravilha (1975/79), em seriado da TV.

1954 - Marta Rocha (Miss Brasil) conquista o segundo lugar no concurso de Miss Universo.

1959 - Na abertura da Exposição Nacional Americana em Moscou, o vice-presidente americano Richard Nixon e o primeiro-ministro soviético Nikita Khrushchov têm um "Debate da Cozinha".

1962 - A Globo e a americana Time Life assinaram um acordo para a instalação de uma emissora de TV no Rio de Janeiro

1966 - Uma bomba explodiu no aeroporto de Recife, onde pousaria o avião do marechal Costa e Silva, candidato à sucessão do presidente Castello Branco.

1968 - Representantes da classe teatral brasileira realizam um protesto nas escadarias do Teatro Municipal, no Rio, contra a ação da censura.

1969 - Nasceu a atriz Jennifer Lopez (Jennifer Lynn Lopez), no Bronx, Nova Iorque, EUA.

1969 - A nave americana Apolo 11 volta a Terra. Seus astronautas são recolhidos pelo porta-aviões Hornet e postos em um vagão especial de quarentena.

1970 - A violação dos direitos humanos de presos políticos brasileiros foi denunciada durante uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Genebra, na suíça.

1972 - O "Patinho feio", primeiro computador projetado e construído no Brasil, foi colocado em funcionamento na Escola Politécnica da USP.

1972 - A ONU declara ter provas de que os EUA bombardearam deliberadamente vários diques no Vietnam do Norte.

1975 - O ministro das Minas e Energia, Shigeaki Ueki, revela a descoberta de mais 120 milhões de toneladas de fosfato na jazida de Patos de Minas (MG).

1976 - Nuvem do gás letal dioxina escapa do complexo químico de ICMESA, provocando uma catástrofe ecológica na cidade italiana de Seveso, próxima a Milão. Os 15 mil habitantes da cidade foram retirados, com graves lesões na pele.

1977 - Fim da Guerra Líbia-Egito.

1980 - O comediante Peter Sellers morreu aos 54 anos, vítima de um ataque cardíaco. Richard Henry "Peter" Sellers nasceu em SouthseaHampshireInglaterra, em 08.09.1925.

1983 - Começam os tumultos anti-tâmil do Julho Negro no Sri Lanka, matando entre 400 e 3 000 pessoas. Julho Negro é geralmente considerado como o início da Guerra civil do Sri Lanka.

1986 - Gustavo Arias Londono, principal líder do grupo guerrilheiro M-19, morreu sob a custódia da Polícia do departamento de Caldas, em Medellín, Colômbia.

1987 - Um Congresso Universal de Esperantistas comemora em Varsóvia o primeiro centenário desta língua, criada pelo doutor polonês Ludwik Lejzer Zamenhof.

1990 - Tropas iraquianas começam um massivo ataque contra o Kuwait.

1991 - Astrônomos britânicos anunciam a descoberta do primeiro planeta situado além dos limites do sistema solar.

1992 - O Rei da Espanha encerra em Madrid a II Cúpula Iberoamericana, que coincide com o V Centenário do Descobrimento da América. Os preceitos de "compromisso com a democracia representativa, respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais" são reafirmados.

1994 - O partido Sinn Fein, representante do Exército Republicano Irlandês (IRA), reúne cerca de 500 integrantes na Irlanda do Norte para discutir o acordo de paz proposto pela República da Irlanda e pelo governo britânico.

1996 - Aprovada pela Câmara a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

1997 - Os criadores de Dolly, a primeira ovelha clonada, produzem outro fenômeno da engenharia genética: a ovelha Polly, também clonada, portadora de um gene humano.

2000 - O governo britânico inicia a libertação de 87 presos do IRA, condenados por múltiplos assassinatos, em aplicação do Acordo de Paz de Ulster.

2000 - O Partido Comunista do Chile apresenta a acusação número 148 contra Augusto Pinochet, pelo desaparecimento de 137 de seus militantes, após o golpe de 1973.

2001 - Equipe médica anuncia o câncer da apresentadora Ana Maria Braga.

2002 - A Suíça adere à Organização das Nações Unidas (ONU).

2003 - Morreu o comediante Rogério Cardoso (Rogério Cardoso Furtado), no Rio de Janeiro (RJ).  Destacou-se nos papéis de "Rolando Lero" (na Escolinha do Professor Raimundo), "Salgadinho", na telenovela Explode Coração, ambos na Rede Globo. Este último o motivou a tentar carreira na política, e Rogério elegeu-se vereador pelo PFL do Rio de Janeiro, em 1996. Seu último papel foi como o "Seu Flor" da série A Grande Família. Nasceu em Mococa (SP), em 30.03.1937.

2005 - É criada a TeleSUR, rede multi-estatal latino-americana com sede na Venezuela.

2006 - Dunga (Carlos Caetano Bledorn Verri) assumiu o comando da Seleção Brasileira. “Quero trazer para a seleção a mesma vontade que tive como jogador. Vibração, motivação e vontade de vencer são imprescindíveis para vestir a camisa do Brasil.”

2008 - Morreu a cantora Zezé Gonzaga (Maria José Gonzaga), no Rio de Janeiro (RJ). Nasceu em Manhuaçu (MG), em 03.09.1926.

2009 - PSDB anuncia representação contra José Sarney por falta de decoro parlamentar.

2009 - Criação do Programa Nacional de Telecomunicações Rurais.

2010 - Mano Menezes aceita ser técnico da seleção brasileira de futebol.

2011 - Realizados os primeiros casamentos homossexuais em Nova Iorque, EUA.

2011 - Encerramento dos Jogos Mundiais Militares 2011 (Brasil conquista 114 medalhas).

2012 - Laudo psiquiátrico atesta que o contraventor Carlinhos Cachoeira não sofre de perturbações mentais.

2013 - Após vencer o Olímpia nos pênaltis, o Clube Atlético Mineiro conquista sua primeira Copa Libertadores da América.

2013 - CBF decreta três dias de luto pela morte de Djalma Santos.

2013 - Presidente Barack Obama promete fazer com que o país “funcione de novo”.

2013 - Papa Francisco visita o Santuário Nacional de Aparecida.

2013 - Um trem a 190 km/h descarrilou na Espanha ao fazer uma curva com limite de velocidade de 80 km/h, matando 78 passageiros.

2014 - Voo Air Algérie 5017 perde contato com os controladores de tráfego aéreo 50 minutos após a decolagem. Viajava entre Ouagadougou, Burkina Faso e Argel. Os destroços são encontrados mais tarde no Mali. Todas as 116 pessoas a bordo morrem.

2014 - ONU revela que militantes ordenam mutilação genital feminina no Iraque.

2014 - FMI corta previsão de PIB brasileiro em 2014 para 1,3%.

2015 - Tesouro vende R$ 134 milhões em ações do Banco do Brasil no Fundo Soberano.

2015 - Revista “Veja” revela que empresário vai denunciar o ex-presidente Lula.

2015 - O ex-presidente Lula compara os opositores de Dilma Rousseff e do PT a nazistas.

2016 - Rússia escapa da proibição total nos Jogos Olímpicos, mas será submetida a critérios rigorosos.

2016 - Presidente Barack Obama denuncia a inexperiência de Trump na política internacional.

2016 - Militares da Marinha e do Exército iniciam o policiamento na cidade do Rio de Janeiro.

2016 - MST realiza Festival Nacional de Arte e Cultura da reforma Agrária em Belo Horizonte (MG).

2017 - Na Venezuela, presidente Nicolas Maduro desafia a pressão internacional e confirma eleição constituinte.

2017 - O ex-presidente Lula defende a criação de um fundo para o financiamento de campanhas eleitorais.

2017 - Casa da Moeda retoma a emissão de passaportes.

2018 - Michael Cohen vaza gravação onde fala com Trump sobre pagamento a ex-modelo Karen McDougal.

2018 - Manifestantes jogam tinta vermelha na entrada do STF e pedem liberdade de Lula.

2018 - ANATEL libera 700 MHz em SP permitindo maior velocidade de transmissão de dados.

2018 - Portaria reforça orçamento de investimento da Petrobras em R$ 2,7 bilhões.

2019 - Alemanha enfrenta onda de calor com temperaturas acima de 40 graus.

2019 - Cantor Elton John faz evento de arrecadação de fundos no sul da França para combate à Aids no Quênia.

2019 - Coca-Cola anuncia a entrada no segmento de bebidas alcoólicas após mais de um ano de testes.

2019 - Irã ameaça suspender importações do Brasil se navios retidos em Paranaguá não forem reabastecidos.

2019 - Inauguração da Central Termelétrica a Biogás em Entre Rios do Oeste (PR).

2019 - Marcelo Crivella acusa Fundação Roberto Marinho de receber R$ 214 milhões sem licitação.

2019 - PT diz que inquérito sobre invasão de celular de Moro é mais uma armação contra o partido.

2020 - Duas estátuas de Cristóvão Colombo são retiradas de Chicago.

2020 - Na Alemanha, o primeiro-ministro Boris Johnson admite que governo demorou para entender pandemia.

2020 - Alemanha anuncia que oferecerá teste em aeroporto como alternativa à quarentena.

2020 - Rússia anuncia a retomada (o1/08/2020) de voos para a Turquia.

2020 - Kremlin acusa EUA de “distorcer” a verdade com relação a testes (15/07/2020) no espaço.

2020 - Na Suíça, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) adverte para “excepcional” calor da Sibéria.

2020 - Uruguai e Brasil selam acordo para combate conjunto à covid-19 na fronteira.

2020 - Polônia registra maior número de novos casos (458) de covid-19 desde 06/2020.

2020 - Coreia do Sul reabre estádios de futebol e baseball ao público.

2020 - Comissão Europeia garante que UE tem capacidade para desenvolver rede 5G.

2020 - Fórmula 1 cancela GPs do Brasil, Estados Unidos, México e Canadá devido ao coronavírus.

2020 - Petrobras inicia contratação de três plataformas para Búzios.

2020 - Prefeitura de São Paulo anuncia adiamento carnaval 2021 por conta da covid-19.

2020 - Fiocruz lança manual com recomendações para reabertura de escolas no contexto da corrida 19.

2020 - Twitter suspende contas de bolsonaristas após decisão de Alexandre de Moraes.

2020 - Pesquisa revela que Jair Bolsonaro vença eleições de 2022 em qualquer cenário.

2020 - Roberto Jefferson usa conta da filha após ser excluído do Twitter. 

2021 - Protestos contra as medidas sanitárias na Itália.

2021 - Rússia envia dois aviões de ajuda humanitária para Cuba.

2021 - Manifestantes anticonfinamento enfrentam a polícia em cidades Austrália.

2021 - Na Venezuela, presidente Nicolás Madura reitera apoio incondicional a Cuba.

2021 - Cuba nega “repressão contra o povo” e crítica sanções americanas.

2021 – Na Hungria, manifestação do Orgulho LGBTQ em Budapeste.

2021 – Afeganistão declara de recolher na maior parte do país.

2021 - Vaticano revela propriedades imobiliárias pela primeira vez.

2021 - Reabertura do Aquário Municipal de Santos (SP).

2021 - Último dia para as pessoas que tiveram auxílio emergencial negado recorrer.

2021 - Manifestação contra Jair Bolsonaro fecha Avenida Paulista em São Paulo.

2021 - Marcha para Jesus arrecada alimentos em São Paulo.

2021 - Prefeitura de João Pessoa (PB) realiza ação para hipertensos e diabéticos.

2021 - Prefeitura de Fortaleza (CE) faz dia D de vacinação em 112 postos da Capital.

2021 - Pessoas com 26 anos são vacinadas contra covid-19 em Macapá (AP).

2021 - Instituto Butantan começa segunda etapa de pesquisa com Coronavac em Serrana (SP).

2021 - Governo do Amazonas realiza mutirão de vacinação nas cidades de Barueri e pirâmide.

2021 – Associação Brasileira de Imprensa manifesta apoio ao professor Conrado Hubner.

2021 - Protesto de centrais sindicais.

TÚNEL DO TEMPO

Conheça melhor Quintino Cunha

SITES CONSULTADOS:                                              

http://www.cancaonova.com                                                                     

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org                                                

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário