domingo, 3 de dezembro de 2023

POUCAS & BOAS - artemis'iodacosta@hotmail.com (Do Jornal Corre'io da Semana - Sobral-CE - 02.12.23)

“Um instante, Maestro!”

Essa curta pausa sempre solicitada na famosa frase do saudoso Flávio Cavalcante (1923-1986), quando pedia um intervalo em seu Programa de TV, voltou a ressoar em minha mente. Há exatos oito anos a chamada passou a significar “eternidade” para nossa família (Alves Costa) e para a cultura sobralense. E como doeu! 

O dia 3 de dezembro de 2015 recaiu numa quinta-feira e às 4h21min daquele triste dia faleceu meu querido primo, Maestro JOSÉ WANDERLEY ALVES COSTA (foto), aos 57 anos, em Fortaleza (CE). 

 Dada a forma prematura e inesperada, a perda desse grande ser humano abalou fortemente não apenas seus familiares, mas também ex-colegas do clero, do magistério, alunos e integrantes da Escola de Música local, amigos e até quem apenas o conhecia ou dele ouvia falar. Seu corpo foi trasladado para Sobral e velado na Casa de Cultura. Na sexta-feira (4) seguiu para o distrito massapeense de Tuína (Remédios), onde houve a missa de corpo presente e o sepultamento no cemitério daquela localidade.  

Nascido em Sobral (CE), em 15.10.1958, filho do casal Miriam e Mundico Alves, Wanderley Costa, hoje também falecidos. Era casado com Maria do Socorro Melgaço Costa, com quem teve os filhos Paula Fernanda e Wanderley Jr. 

Maestro Wanderley Costa era formado em Música pela UFC, tocava vários instrumentos, professor de Música e diretor da Banda de Música de Sobral. Ex-sacerdote católico durante quatro anos, homem culto e estudioso, bom filho e irmão, excelente esposo e pai, além de amigo fiel. O querido Maestro tinha como traços marcantes da personalidade a fé, a humilde, a solidariedade, a mansidão, a retidão de caráter e sempre estava pronto para servir. 

Obrigado por tudo e descanse em paz, meu primo!

**********

Sinais dos tempos

Visando esconder os danos e as marcas causados pelo tempo, um casal amigo quase sessentão, já temendo leves sinais que aparentam demência, confessou-me: “Daremos uma sacudida em nossas vidas, uma recauchutada em nossos corpos”. Aproveitei para alertar: mas não tire os pés da realidade!

Idade real x Ida de real

A nossa intimidade os impede que escondam de mim a idade real de cada e a realidade sobre a saúde de ambos. Também me autoriza a alertá-los sobre a ida de real volumosa para clínicas e os médicos. E até a sugerir que estariam preferindo algo perfeitamente adiável a prioridades mais urgentes, caso partam para a reforma corporal, a meu ver, ainda não tão necessária pra eles.

Sem serventia

A situação do casal não deixou outra opção a não ser fazê-lo conhecer a profecia do famoso Dr. Dráuzio Varella, que diz: “No mundo atual está se investindo cinco vezes mais em remédios para virilidade masculina e silicone para mulheres do que na cura do Mal de Alzheimer. Daqui a alguns anos teremos velhas de seios grandes e velhos de pinto duro, mas que não se lembrarão para que servem”.

Não entre nessa!

Exigir menos velocidade é motivo de constrangimento, expondo publicamente o passageiro a risinhos zombeteiros e às gozações dos motoristas de topiques. Desconhecendo seus direitos, a maioria dos usuários não exige seu respeito. Além disso, esses usuários não levam em conta que eles próprios é que dão a sustentação financeira daqueles profissionais. Sugiro: Não entre nessa (Topique)!. Opte e valorize os motoristas responsáveis. Será o bastante para eliminar esse flagrante abuso injustificadamente ignorado pelas autoridades.

Realidades distintas

Disse um garoto a outro: “Tudo o que quero meus pais me dão na hora e sem reclamação”.  O amiguinho rebateu: “Comigo é diferente. Primeiro meus me falam da situação financeira da família; explicam o que é supérfluo, orientam-me a pesquisar, pechinchar preços e economizar logo nas pequenas coisas. Depois é que resolvem se atendem ou não o meu pedido”. E eu pergunto, então: Em qual situação se enquadra seu filho?

Virou cultura

Xenofobia é a aversão a pessoas e coisas estrangeiras. Praticá-la é ter cultura limitada e ser praticante de um nacionalismo cego e prejudicial. O que não é concebível é essa mania exagerada pelo “estrangeiro”. É o macaquear tudo que vem de fora sem nenhuma razão plausível. Também denuncia visível complexo de inferioridade. E a língua portuguesa tem sofrido.

Pra inglês ver

Comerciantes abusam dos letreiros americanizados; muitos pais massacram filhos e professores com nomes estrangeiros, muitas vezes grafados erroneamente. Temos, sim de conhecer a cultura estrangeira, tirar dela o melhor, acrescentá-lo à nossa. Deixá-la sufocar (ou substituir) a nossa, jamais.

É poda!

Talvez por economia, evitando disponibilizar bons cursos de podação para servidores dessa área, a prefeitura de Sobral vem optando para a pelação total das nossas árvores. E quando se pergunta aos podadores o que eles fazem caso não consigam manter contato prévio com o dono do imóvel, eles respondem de forma curta e grossa: Poda-se!

Vai dar samba

Neste sábado (02/11) comemora-se o Dia Nacional do Samba. E mais uma vez Ary Barroso é lembrado. A comemoração surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luís Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. O compositor já tinha composto seu sucesso "Na Baixa do Sapateiro", mas nunca havia posto os pés na Bahia. Dois de dezembro foi a data em que ele visitou Salvador pela primeira vez. A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional.

DOMINGO NA EDUCADORA FM 107,5 - SOBRAL-CE

ÁUDIO: https://www.radios.com.br/play/12869

ÁUDIOVÍDEO: https://www.facebook.com/educadoradonordestefm

NO YOUTUBE: Rádio Educadora FM 107.5 

Neste domingo (3), das 10h30 às 12h30, PROGRAMA ARTEMÍSIO DA COSTA na Rádio Educadora de Sobral FM 107,5. Com notícias, reportagens, curiosidades e música de boa qualidade. DESTAQUE: Entrevista, gravada, com a Dra. Luci Pfeiffer, pediatra integrante do Grupo de Trabalho de Saúde na Era Digital da SBP, que falará sobre “Menos Telas, Mais Saúde".

Participe: 3611-1550 / 3611-2496: / Facebook: Artemísio da Costa.

UM DOMINGO ABENÇOADO E DIVERTIDO!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário