sexta-feira, 5 de abril de 2024

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hitmail.com (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - 06.04.24)

                   Sobral e o Jornalismo 

Desde 1931, no Brasil, comemora-se em 7 de abril o Dia do Jornalismo e do Jornalista. A data homenageia a fundação da Associação de Imprensa, atual ABI - Associação Brasileira de Imprensa, constituída em 7 de abril de 1908, a partir da iniciativa do jornalista brasileiro, Gustavo de Lacerda, com alguns de seus companheiros de jornalismo. 

É também uma homenagem ao médico, jornalista e político italiano radicado no Brasil, João Batista Líbero Badaró (Giovanni Battista Libero Badaró 1798 – 1830). Sua morte também acelerou a abdicação do imperador do Brasil, Dom Pedro I, ocorrida em 7 de abril de 1831. 

Observa-se claramente que é notória a vocação do sobralense para a cultura e, especialmente nesse enfoque, para o jornalismo escrito. Cinproca-se oficialmente isso com a publicação de “O Tabyra”,  em 14 de agosto de 1864. Como o primeiro periódico de Sobral, “O Tabyra” circulava aos domingos e sobreviveu até 29 de dezembro daquele ano. 

Depois disso, mais de cem jornais foram postos à disposição da população. A maioria de passagem efêmera; outros, de duração razoável, dentre os quais se destacaram: O Sobralense, Gazeta de Sobral, A Cidade, O Rebate, A Lucta, A Ordem, O Debate e outros. Mais recentemente, além do Correio da Semana, os sobralenses também puderam contar com O Noroeste, Nova Meta, O Sobralense, Folha do Acaraú, ZN News, Circular, Zona Norte, além de alguns estudantis e outros de classes profissionais de curtíssima existência. 

No sábado passado (31/03), o Correio da Semana (CS) atingiu 106 anos, cuja primeira edição circulou no dia 31 de março de 1918 (Domingo da Ressurreição). Órgão da Diocese de Sobral, foi fundado por Dom José Tupinambá da Frota, que abraçou e tornou realidade as ideias do Pe. Francisco Leopoldo Fernandes Pinheiro e do Pe. José de Lima Ferreira.

Mesmo seguindo sua linha católica, nesses 106 anos, além de ser importante meio de comunicação da Igreja Católica, o Correio da Semana continua atuando brilhantemente como palco de grandes embates, depositário do registro de importantes acontecimentos históricos, como a cobertura do Eclipse de 29 de maio de 1919, além de registrar fatos cotidianos e sociais relevantes. 

Constata-se que é imensa e ilustrada a lista de religiosos e intelectuais que colocaram seus talentos à disposição dos leitores do hebdomadário sobralense, através de belos artigos, crônicas, poesias e matérias documentais. Por tudo isso, o CS também se constitui em rica fonte de pesquisa para estudantes, professores, escritores, curiosos e ainda serve de escola para quem deseja enveredar na área do jornalismo ou da história. 

Sem muito esforço mental, percebe-se que a base de sustentação do Correio da Semana pode ser explicada pelo trabalho, zelo e pela dedicação dispensados por Dom José Tupinambá da Frota e pelos primeiros redatores e colaboradores. Na atualidade, a longevidade e o sucesso do jornal confirmam que tal estratégia tem sido fielmente também adotada pelos que os sucederam. 

Durante seus 106 anos o Correio da Semana experimentou grandes e importantes avanços. Isso o possibilitou estar hoje totalmente integrando à mais moderna tecnologia, podendo ser lido em todo o planeta através da rede mundial de computadores. Dada a instantaneidade atual da informação e a periodicidade (semanal), o Correio da Semana tem se notabilizado por ser um meio de comunicação que atua com mais ênfase no jornalismo evangelizador, educativo e formador de opinião.

Por ocasião do transcurso do centésimo sexto aniversário do nosso jornal, cumprimento e parabenizo a atual direção, composta por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, Bispo da Diocese de Sobral, e Pe. Lucas do Nascimento Moreira, Diretor do jornal, bem como parabenizo a todos os colaboradores e anunciantes.

Na condição de humilde colaborador do CS desde 1993, Redator (1999-2002), assíduo leitor e, também, por saber o quanto é difícil manter um jornal, apelo para que haja mais reconhecimento, valorização e contribuição por parte da população e do empresariado local. Isso é um indispensável combustível para que continuemos a contar por mais muitos anos com o Correio da Semana - O mais antigo jornal em circulação do Estado do Ceará.

**********

A (balada) 

Há tempo, no Brasil, “balada” também significa encontro ou movimentação festiva de jovens, geralmente à noite. Portanto, sair pra balada é ir encontrar-se com amigos para conversar, dançar, namorar, beber, brincar, enfim, curtir.

Risco

A violência crescente em Sobral, por conta da falta de mais segurança, está prestes a dar novo sentido ao termo balada. Devido aos tiroteios, pode até se complicar quem afirma “ir, estar ou vir” da balada. Arrisca-se até ser abordado pela Polícia ou mal interpretado pela população, que já vive abalada. 

31 crimes

De forma assustadora, assaltos a mão armada, seqüestros, latrocínios e assassinatos já começam a ser assimilados no município e região como acontecimentos normais. São 31 assassinatos só neste ano e isso vem sendo entendidos como “frutos do progresso”. Pode?! 

Revolta

A maciça veiculação nos noticiários policiais vem tornando as pessoas insensíveis com o sofrimento e até com interrupções brutais de vidas humanas.  Ao sentir que a autoridade máxima do Estado, responsável direta pela segurança, não está nem um pouco abalada infla a revolta da população.. 

Pandemia

Independentemente de faixa etária, vê-se surgir uma geração de pessoas acometidas por algumas doenças da modernidade, como síndrome do pânico, síndrome pré-traumática e pós-traumática, dentre outras. 

Hamurabi

Sem atualização da legislação e sem ações urgentes e enérgicas, a sociedade já demonstra querer fazer justiça com as próprias mãos. Já ensaia a reedição do Código de Hamurabi, que tem como base a Lei do Talião: “olho por olho, dente por dente”.

Sem segredo

Ouve-se falar de grupos tentando organizar-se, armar-se ou anunciando preparar-se para “pegar a pulso” criminosos. Ou seja: Fazer o trabalho da Polícia. Que vergonha! 

Responda quem puder

E se a balada (em seu novo sentido: tiroteio) chegar até o local de trabalho ou à casa de autoridades, como governador, comandante de batalhão, prefeito, juiz, etc.? Dormirão eles com um barulho desses? 

Final feliz

Quando alguém do Poder ficar abalado, decreta-se, enfim, o adeus dessa triste balada. E aí, em vez de a população, quem dançará será a bandidagem. É o que mais desejam as pessoas de bem.

DOMINGO NA EDUCADORA FM 107,5 - SOBRAL-CE 

ÁUDIO: https://www.radios.com.br/play/12869

ÁUDIOVÍDEO: https://www.facebook.com/educadoradonordestefm

NO YOUTUBE: Rádio Educadora FM 107.5 

Neste domingo (7), das 10h30 às 12h30, PROGRAMA ARTEMÍSIO DA COSTA com notícias, reportagens, curiosidades, música de boa qualidade. DESTAQUE: CHICO ANYSIO alerta sobre HÁBITO DE FUMAR, DEPRESSÃO e DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC). Participe 3611-1550 // 3611-2496 // Facebook: Artemísio da Costa. 

UM DOMINGO ABENÇOADO E DIVERTIDO! 

LEIA, CRITIQUE, SUGIRA E DIVULGUE

www.artemisiodacostablogspot.com

 

 

Um comentário: