sexta-feira, 7 de novembro de 2025

O que é a COP30, quando começa e por que ela é importante para combater mudanças climáticas

Lideranças mundiais vão se reunir em breve em Belém, no Pará, para a Conferência anual das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP).
Esta é a primeira vez que uma cidade brasileira sedia o evento.

COP30 acontece 10 anos depois da assinatura do Acordo de Paris, no qual os países se comprometeram a tentar conter o aquecimento global abaixo de 1,5°C.

Contudo, o secretário-geral das ONU, António Guterres, já afirmou que "ultrapassar" a meta de 1,5°C, hoje, é inevitável.

É esperada a presença de chefes de Estado de diferentes países que, juntos, vão discutir soluções para enfrentar às mudanças climáticas.

No entanto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está entre os líderes que não deve comparecer ao encontro.

O que é a COP30 e quando ela acontece?

A COP30 é o 30° encontro anual da ONU sobre mudanças climáticas.

O evento é o principal espaço de negociação e decisão sobre o clima no mundo e reúne representantes de diversos países, diplomatas, especialistas e ativistas.

Nesse encontro são definidas metas, tratados e mecanismos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e enfrentar os impactos da crise climática.

COP significa "Conferências das Partes". As "Partes" são os quase 200 países que assinaram o acordo climático original da ONU em 1992.

A COP teve sua origem na Conferência Rio-92, onde foi firmada a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

Esse tratado internacional estabeleceu o compromisso de diversos países em controlar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, servindo como fundamento institucional para a criação das COPs.

A primeira COP foi realizada em Berlim, na Alemanha, em 1995.

Este ano, a conferência acontece entre os dias 10 e 21 de novembro. Mas as lideranças mundiais vão se reunir antes da abertura, na Cúpula dos Líderes, marcada para quinta (06/11) e sexta-feira (07/11).

A reunião frequentemente se estende além do previsto devido a negociações de última hora para garantir um acordo.

LEIA MATÉRIA COMPLETA CLICANDO ABAIXO:

https://www.bbc.com/portuguese/articles/ced6w1ew688o


Nenhum comentário:

Postar um comentário