Sem sujeira!
Se, por um lado, esta festa carnavalesca vem abrindo espaço para o ingresso de mais pessoas, o atingimento de mais idade, a insatisfação com mudanças nas regras e a violência oriunda da ação de novos foliões têm afastado integrantes tradicionais do Bloco dos Sujos, tirando aquele aspecto de brincadeira quase familiar. Pena que esse inconveniente toma mais dimensão na semana seguinte, no Carnaval propriamente dito.
É de lamentar que todo ano, após os dias da folia momina, jornais, emissoras de rádio, televisão, blogs e outros meios de comunicação começam a repassar uma imensa lista de fatos lamentáveis e tristes. E, principalmente, o obituário. Esse, sim, ganha ênfase na voz de profissionais da comunicação que deixam transparecer certa “satisfação mórbida” em noticiar as desgraças do quotidiano.
São mortes por acidentes; assassinatos; ocorrências ocasionadas por algum tipo de excesso; são vítimas que ficarão com sequelas permanentes ou outras (vítimas) de assaltos, da prostituição ou do abuso das drogas, além dos desentendimentos familiares que não chegam à mídia.
“Quem entrará na lista negra este ano?” Eis a desagradável pergunta que muita gente ignora e até zomba nos dias que antecedem a festa que faz o País parar e o folião dispara. Mas estar ou não na próxima lista negra dependerá quase que exclusivamente de cada um de nós. E o que fazer para estar longe desta temida lista?
Primeiro, usar de muita responsabilidade como folião cidadão, que, respaldado em muita prudência e educação, procura cumprir fielmente seus deveres e, da mesma forma, procura respeitar o direito dos outros. Em segundo lugar, caso seja folião motorista é imprescindível redobrar os cuidados com o veículo e com a documentação de ambos, bem como com o estado de conservação do seu transporte.
Além disso, entregar-se nas mãos de Deus, a fim de obter proteção contra os perigos na estrada: motoristas imprudentes, irresponsáveis, animais nas rodovias e o péssimo estado de algumas delas. Essa é uma receita simples, mas eficaz, para se ter um bom carnaval e com probabilidade quase zero de aparecer na lista.
LEMBRETE: Embora pareçam óbvios, quatro conselhinhos com frequência são deixados de lado nessa época. Se observados e seguidos à risca podem evitar muita coisa desagradável, inclusive tragédias. São eles: Se for dirigir não beber; se for beber não dirigir; se for dirigir transportando a família lembrar que carrega seu maior tesouro. E se estiver cansado, com sono, pare e descanse. Do contrário, o descanso pode tornar-se eterno.
Que os abusos infelizmente praticados
nesse tríduo momino não interrompam seu carnaval e nem o de outras pessoas para
uma visita a um hospital, a uma delegacia ou para um funeral precoce. Quer
abusar? Pois que abuse somente da responsabilidade, da prudência, do respeito à
vida, às pessoas, às leis. Repito: E jamais se esquecer de pedir a Deus a
proteção para todos (brincantes ou não) através da oração. Eis a receita de uma
boa e sadia brincadeira.
******************
Sujeira
Arrasar em criatividade com fantasias satirizando ou homenageando situações e/ou personalidades locais, nacionais ou do resto do mundo. É isso o que se espera dos integrantes do Bloco dos Sujos de Sobral ao desfilarem pelas nossas ruas. Com tantos políticos e vultos de outras áreas fazendo sujeira, inspiração é o que não falta.
Não é para menos!
Pode observar: entre os sérios e honrados foliões há sempre alguns que, por comodidade ou “predileção” explícita, não conseguem impedir o extravasamento do lado feminino. Essa indisfarçável explosão sazonal de feminilidade vem obrigando as mulheres a não poupar reclamação por invasão de área restrita a elas. E elas têm razão.
Brincadeira séria
A exemplo de anos anteriores, neste sábado alguns foliões sobralenses mereceram ser premiados pela performance perfeita ao representar o sexo oposto. Como em anos anteriores, de tão empolgados alguns deixarão transparecer o desejo de que aquele momento se eternizasse.
Abaixo a baixaria!
Sem falso moralismo, salutar seria que maneirassem no exagero do escrache em algumas fantasias, alguns artefatos utilizados e alguns trejeitos promíscuos. Isso não apenas envergonha os antigos foliões sérios e tradicionais do Bloco dos Sujos. Tende, também, a ser ofensa à própria moralidade.
E@leitor
Agradeço
e-mail do ouvinte da Educadora FM 107,5 e leitor do CS, OSVALDO TEIXEIRA, ipuense
residente em Macapá (AP). Segundo ele, por lá é praxe na noite anterior ao dia
6/9 (aniversário da cidade) a prefeitura povoar de peixes os dois lagos da
praça Floriano Peixoto. Ao amanhecer, munidas de varas, as pessoas vão pescar e
se divertir no "pesque-e-leve". Até que seria excelente fazer o mesmo
na Lagoa da Fazenda no aniversário de Sobral em julho. Só que os peixinhos já
morrem bem antes de serem fisgados. Mas devido à poluição que abocanhou o
local. Quem sabe, um dia...
Pérolas do Rádio
Assim dizia, anteontem, um colega de
microfone: “Nesse Carnaval só vou tomar solda limonada ou suco de acelora
e iorgute”. Péssima notícia para vendedores de soda
limonada, suco de acerola e iogurte.
DOMINGO NA EDUCADORA FM 107,5 - SOBRAL-CE
ÁUDIO: https://l.radios.com.br/r/12869
ÁUDIOVÍDEO: https://www.facebook.com/educadoradonordestefm
NO YOUTUBE: Rádio Educadora FM 107.5
Neste domingo (8), das 10h30 às
12h30, PROGRAMA ARTEMÍSIO DA COSTA, na Educadora FM 107,5 de
Sobral. Com notícias, reportagens, entrevistas, curiosidades e música de boa
qualidade. DESTAQUE: Entrevista, ao vivo, com o médico
geriatra Dr. EDMILSON CORREA TIMBÓ, que falará sobre
“Saúde na Terceira Idade”. Participe:
3611-1550 // 3611-2496 // Facebook: Artemísio da Costa.
LEIA, CRITIQUE, SUGIRA E DIVULGUE
www.artemisiodacosta.blogspot.com
%20-%20DOMINGO%20NA%20EDUCADORA.jpg)
%20-%20DOMINGO%20NA%20EDUCADORTA.jpg)
%20-%20DOMINGO%20NA%20EDUCADORA.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário