sábado, 25 de novembro de 2017

DE OLHO NA LÍNGUA - Prof. Antônio da Costa (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 25.11.2017)

Plano Real
“O eminente político alertou a população sobre o perigo iminente de quebra de normalidade democrática, quando surgiram os problemas com a estabilidade da moeda”. Cuidado ao usar as palavras “eminente” e “iminente”. Elas são parônimas, ou seja, têm grafias parecidas, mas significados diferentes. Eminente significa célebre, notável, ilustre; iminente significa: aquilo que está próximo a acontecer, próximo, ameaçador.

Jogo de futebol
“Os expectadores não gostaram do empate Vasco x Flamengo porque tinham a expectativa de um resultado melhor para o clube rubronegro”. Observe a diferença: espectador (com “s”) é quem assiste a qualquer espetáculo; Expectador (com “x”): é que tem esperança.

O “H” da questão
“Os seus contos eram ilariantes”. Escrever “ilariante” seria hilariante, se não fosse trágico. Para quem não se lembra: hilariante significa engraçado, que produz alegria, riso. 
Preste atenção: não confunda hilariante com hilário (relativo a hilo e traficante de cavalos e burros) ou hilário (planta gramínea) - Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa de Caldas Aulete. No Novo Aurélio - Dicionário da Língua Portuguesa - Século XXI -  a palavra “hilário” é também uma planta, mas o vocábulo hilário aparece como sinônimo de hilariante.

A alface ou o alface?
Alface é um substantivo do gênero feminino. Diga: a alface. Assim como alface são também palavras do gênero feminino: a abusão, a aguardente a aluvião, a análise, a apendicite, a bacanal, a cal, a cataplasma, a comichão, a derme, a dinamite, a ênfase, a entorse, a hélice, a jaçanã, a juriti, a libido, a omelete, a omoplata, a ordenança, a sentinela, a elipse, a sucuri.

Alguém roubou minha carteira
Quando o sujeito é representado por um pronome substantivo indefinido (alguém, ninguém, algo, qualquer, outro, etc.), temos sujeito simples e determinado. Nesse caso, a indefinição está na carga significativa do pronome, mas, gramaticalmente, o sujeito está representado pelo pronome e estabelece-se uma relação de concordância entre sujeito e verbo.

Algures/alhures
Algures é advérbio de lugar. Significa em “alguma parte”, “em algum lugar”: Não foi este o próprio vocábulo empregado por ela; já lá disse algures que d. Carmo não possui o estilo enfático” (Machado de Assis). Alhures é advérbio de lugar e significa “em outro lugar”, “noutra parte”: “Tornou ao piano; era a vez de Mozart, pegou de um trecho, e executou-o do mesmo modo, com a alma alhures (Machado de Assis).

Qual é o plural de fax?
Eu prefiro “os fax”. Palavras terminadas em “x”, com som de 'ks', mormente as formadas recentemente, ou que entraram há pouco tempo na língua, não variam no plural. Estão no mesmo caso de fax: xérox, telex, dúplex e tórax, entre muitas outras. No entanto, o Houaiss também admite os faxes, os saxes, que o Dic. Aurélio, por sua vez, recomenda como único plural.

Rã é feminino de sapo
Não. O feminino de sapo - grave bem - é sapa. Rã é o nome epiceno: Existe a rã macho e a rã fêmea. Alguns professores ainda ensinam a seus alunos que rã é feminino de sapo. Nunca foi.


(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos:  (088) 99762-2542.



Nenhum comentário:

Postar um comentário