segunda-feira, 4 de abril de 2022

Fatos históricos de 5 de abril

 5 de abril é o 96º dia no calendário gregoriano. Faltam 270 para acabar 2022.

- Dia Internacional da Diversão no Trabalho - Comemoração listada em vários calendários pela internet, para ser festejada no "Dia da Mentira" em 1º de abril ou na 1ª quinta-feira de abril quando 1º de abril cair em fim de semana.

- Dia da Criança Palestina - Comemoração instituída pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância ou "United Nations Children's Fund"). Objetivo: alertar sobre uma geração de meninos e meninas que, ao contrário do que é estabelecido por tratados internacionais, tem sido privada do seu direito à educação, além de alertar sobre outras arbitrariedades, como o incidente de 5 de abril de 1996. Naquele dia, num posto de checagem, soldados israelenses barraram uma mulher palestina em trabalho de parto e que estava a caminho da maternidade em Jerusalém, causando a morte da criança por falta de atendimento.

- Dia dos Fabricantes de Materiais de Construção.

EVANGELHO (Jo 8, 21-30)

5ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto, e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”.

22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”

23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.

25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”.27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

SANTO DO DIA: Vicente Ferrer

EFEMÉRIDES

Vicente de Carvalho  (1866-1924)

823 - Lotário I é coroado Rei da Itália pelo Papa Pascoal I.

1081 - Aleixo I Comneno é coroado imperador bizantino em Constantinopla.

1242 - Durante a Batalha sobre o gelo do lago Peipus, as forças russas, lideradas por Alexandre Nevsky, repelem uma tentativa de invasão dos Cavaleiros Teutônicos.

1536 - Entrada Real de Carlos V em Roma: o último triunfo romano.

1614 - Na Virgínia, a nativa americana Pocahontas casa com o colono inglês John Rolfe.

1621 - O Mayflower parte de Plymouth, Massachusetts, em uma viagem de volta para a Inglaterra.

1632 - Guerra dos Trinta Anos: Tropas suecas, comandadas por Gustavo Adolfo, atravessaram o Rio Lech e confrontaram as tropas na Baviera, que ficou conhecida como Batalha de Rain.

1722 - O explorador holandês Jakob Roggeveen descobre a Ilha de Páscoa.

1764 - Parlamento inglês aprova a Lei do Açúcar, substituindo a Lei do Melaço, criando novos impostos sobre o açúcar estadunidense.

1768 - É criada a Real Mesa Censória, em Lisboa, que passa a desempenhar funções que cabiam à autoridade eclesiástica.

1794 - Georges Jacques Danton, um dos líderes da Revolução Francesa, foi morto na guilhotina.

1795 - Assinado o Tratado de Paz de Basileia entre a França e a Prússia.

1818 - Na Batalha de Maipú, o movimento de independência do Chile, liderado por Bernardo O'Higgins e José de San Martín, tem uma vitória decisiva sobre a Espanha, deixando 2.000 espanhóis e 1.000 patriotas chilenos mortos.

1866 - Nasceu Vicente de Carvalho (Vicente Augusto de Carvalho), em Santos (SP), onde também morreu em 22.04.1924. Foi advogado, jornalista, político, magistrado, poeta, contista e membro da Academia Brasileira de Letras. Era tido como "O poeta do mar".

1879 - Estoura a Guerra do Pacífico entre Chile, Peru e Bolívia, em razão da delimitação das fronteiras entre os três países.

1886 - Assinado o Acordo de Tophane entre o Principado da Bulgária e o Império Otomano.

1889 - Nasceu Donga (Joaquim Maria dos Santos), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 25.09.1974. Foi músico (cavaquinho e violão), compositor e sambista, autor do primeiro samba gravado: "Pelo Telefone". Participou participa do Grupo de Caxangá (1914) e do conjunto Oito Batutas (1919), com Pixinguinha, de sucesso no exterior.

1900 - Arqueólogos em Cnossos, Creta, descobrem um grande esconderijo de placas de argila com escrita hieroglífica em um roteiro que eles chamam de Linear B.

1908 - Nasceu Bette Davis (Ruth Elizabeth Davis), diva do cinema mundial, em Lowell, Massachusetts-EUA. Morreu em Neuilly-sur-Seine, França, em 06.10.1089.

1910 - Inaugurada a Ferrovia Transandina que liga Chile e Argentina.

1916 - Nasceu Gregory Peck (Eldred Gregory Peck), em La Jolla, Califórnia, EUA. Foi ator e galã cinematográfico (estreia em "Days of Glory", 1944), último dos grandes nomes da Era de Ouro de Hollywood, tem seu personagem em "O Sol é para Todos" apontado pelo "American Film Institute" como o maior herói da história do Cinema. Gregory Peck   morreu, dormindo, em casa, em Los Angeles, EUA, em 12.06.2003, em casa, dormindo, Los Angeles, California, EUA.

1916 - Nasceu Carmem Silva (Maria Amália Feijó), atriz brasileira, em Pelotas (RS). Morreu em Porto Alegre (RS), em 21.04.2006.

1922 - Incorporação da Liga Americana de Controle de Natalidade, precursora da Federação de Paternidade Planejada da América.

1923 - Lord Carnarvon, arqueólogo que descobriu a tumba do faraó egípcio Tutancamon, morreu de uma doença até então desconhecida. Era chamada apenas de A Maldição de Tutancamon.

1928 - Celina Guimarães Viana é a primeira mulher a votar no Brasil, na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte.

1928 - Nasceu o cantor e compositor Francisco Carlos (Francisco Rodrigues Filho), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 19.03.2003. 

1930 - Ação final da Marcha do Sal (Marcha para Dândi - Salt Satyagraha) quando, num ato de desobediência civil, Mahatma Gandhi quebrou a lei britânica marchando 240 milhas (386,24Km), desde Sabarmati até o mar de Dandi (23 dias), para fazer SAL. Foi imitado por milhares de pessoas, sem que as incitasse a isso, no ano de 1930.

1931 - Nasceu Genival Lacerda, em Campina Grande (PB). É um cantor e compositor de forró. Seus principais sucessos foram Severina Xique Xique, De quem é esse jegue? E Radinho de Pilha. Sua carreira começou na Região Nordeste e ao longo dela gravou 70 discos.

1933 - Decreto 22.621 dispõe sobre a convocação da Assembleia Nacional Constituinte.

1942 - Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler emite a Diretiva Führer n.º 41 resumindo o Caso Azul, incluindo o ataque planejado do 6.º Exército alemão a Stalingrado. 

1944 - Nasceu o compositor Fausto Nilo (Fausto Nilo Costa Junior), em Quixeramobim (CE).

1945 - Segunda Guerra Mundial: A União Soviética rompe o Pacto de Neutralidade Nipo-soviético com o Japão, ao mesmo tempo em que se preparava para invadir a ilha juntamente com os aliados, conforme decisão na Conferência de Ialta.

1946 - As tropas soviéticas deixam a ilha de Bornholm, na Dinamarca, depois de uma ocupação de onze meses.

1951 - Julius e Ethel Rosenberg são condenados à morte por espionagem para a União Soviética.

1952 - Golpe de Estado em Cuba: Fulgêncio Batista dá um golpe de Estado e assume o poder de Cuba. Dissolveu os partidos políticos e marcou o seu governo pela violência e repressão. Acabou liberando o país para a ação da máfia, do tráfico de drogas e da prostituição, revoltando toda população.

1955 - Winston Churchill, aos 80 anos, renunciou ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido.

1955 - África do Sul deixa a UNESCO, alegando interferência em suas questões raciais.

1956 - Fidel Castro declara-se em guerra contra o presidente cubano Fulgencio Batista.

1957- EUA e o Reino Unido anunciam que a URSS realizou mais uma explosão nuclear experimental.

1958 - Nasceu Moacyr Luz, no Rio de Janeiro (RJ). É autor de mais de 150 composições já foi gravado por intérpretes como Maria Bethânia, Nana Caymmi, Leila Pinheiro, Beth Carvalho e Zeca Pagodinho entre outros. Além de cantar a cidade do Rio de Janeiro, Moacyr tem também sambas homenageando cariocas imortais como Pixinguinha, Geraldo Pereira, e o ítalo-carioca-portelense cartunista Lan.

1963 - URSS e EUA preparam linha especial de comunicação para evitar o risco de uma guerra acidental.

1964 - Morte do general Douglas MacArthur, em Washington, EUA. Foi um comandante militar norte-americano, filho de um dos grandes heróis da Guerra da Secessão, formado na Academia Militar de West Point em 1903. Nasceu em Little Rock, EUA, em 26.01.1880.

1968 - Ministro da Justiça proíbe o funcionamento da Frente Ampla, criada por Carlos Lacerda, João Goulart e JK, movimento pela volta da democracia no Brasil.

1971 - No Sri Lanka, Janatha Vimukthi Peramuna lança uma revolta contra o governo da primeira-ministra Sirimavo Bandaranaike.

1971 - O vulcão italiano Etna, localizado na Sicília, entrou em erupção 20 anos depois da sua última manifestação.

1974 - É formado um governo de coligação no Laos, entre direitistas e esquerdistas, pondo fim a uma guerra de mais de dez anos.

1976 - O Incidente em Tian'anmen, um protesto contra a repressão do regime chinês próximo ao final da Revolução Cultural, acontece na Praça da Paz Celestial em Pequim.

1976 - Brasil não autoriza representação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), destinada a atuar em todo o continente.

1977 - O ex-presidente de Cuba, Carlos Prío Socarrás, líder da comunidade anticastrista, se suicida em Miami, onde estava exilado.

1977 - Morreu Luperce Miranda (Luperce Bezerra Pessoa de Miranda), no Rio de Janeiro (RJ). Compositor e bandolinista. Nasceu em Recife (PE), em 28.07.1904.

1978 - Senador Teotônio Vilela apresenta o 'Projeto Brasil'.

1979 - Exército da Tanzânia e exilados ugandenses tomaram Entebbe, antiga capital administrativa de Uganda

1980 - Quinhentos cubanos ocupam a Embaixada do Peru em Havana para pedir asilo político.

1986 - Uma explosão de uma bomba na discoteca La belle, em Berlin Ocidental, causa a morte de duas pessoas e deixa 155 feridas. 

1990 - Os Estados Unidos e a União Soviética anunciam que o Presidente George Bush e o President Mikhail Gorbachev teriam o seu primeiro encontro de cúpula nos Estados Unidos em maio ou junho daquele ano.

1991 - Um terremoto de 6,2 graus na escala Richter atingiu a região da Amazônia peruana.

1992 - O presidente Alberto Fujimori lidera golpe no Peru.

1992 - Morreu Antônio Marcos  (Antônio Marcos Pensamento da Silva), em São Paulo (SP), onde também nasceu em 08.11.1945. Foi cantor. Compositor e ator. 

1994 - Kurt Cobain, músico norte-americano, comete suicídio.

1998 - No Japão, a ponte Akashi-Kaikyo ligando a ilha Awaji com Honshu e custando cerca de US$ 3,8 bilhões de dólares, é aberta ao trânsito, tornando-se a maior ponte suspensa do mundo.

1999 - Mísseis e aviões da OTAN explodem alvos sérvios na Iugoslávia pelo 13º dia consecutivo.

1999 - Depois de dez anos de reclamações, a Líbia entrega, na Holanda, os autores do atentado de Lockerbie (Escócia) que causou 270 mortes.

2000 - Morreu de enfarte, aos 56 anos, a assaltante Lili Carabina (Djanira Ramons Suzano), no Rio de Janeiro (RJ). Nascido em 1944,_em Campo Grande (MS), foi uma criminosa dos anos 70, condenada a mais de 100 anos de prisão por homicídios, assaltos, latrocínios, tráfico, direção perigosa, porte de armas e falsidade ideológica. Foi indultada em 1999 e dizia-se arrependida de tudo o que havia feito.

2001 - Suíça libera uso de maconha e do haxixe.

2004 - Canadá ordena matança de aves para evitar que a variante H7 da gripe do frango se espalhe pelo país

2005 - Fidel Castro comparece a uma missa em homenagem a João Paulo II na catedral de Havana

2006 - Morreu o palhaço Carequinha (George Savalas Gomes), em São Gonçalo (RJ). Foi artista de circo, cantor e compositor (26 discos). Começou a trabalhar em circo em 1920 e torna-se palhaço em 1927. Foi o primeiro artista circense a fazer sucesso na TV (1951, TUPI) e pioneiro nos programas de auditório. Segundo Carequinha, o circo é imortal. Dizia também: “Sou contra circo que tem animais. Não gosto. O circo comum, sem animais, agrada muito mais”. Carequinha nasceu em Rio Bonito (RJ), em 18.07.1915.

2006 - STF nega recurso de Roberto Jefferson para reassumir mandato de deputado federal.

2007 - Inauguração do Teatro Popular de Niterói, idealizado por Oscar Niemeyer.

2007 - Chegada do 1º novo gerador de vapor da Usina Angra I

2008 - Morte de Charlton Heston (John Charles Carter), em Beverly Hills, EUA. Foi um ator norte-americano notabilizado no cinema por papéis heroicos em superproduções da época de ouro de Hollywood, como Moisés de Os Dez Mandamentos, Judah Ben-Hur de Ben-Hur, o lendário cavaleiro espanhol El Cid no filme homônimo e Robert Neville em A Última Esperança da Terra. Sofria desde 2002 de uma doença degenerativa com sintomas similares aos do Mal de Alzheimer. Charlton Heston nasceu em Evanston, Illinois, EUA, em 04.10.1923.

2009 - Coreia do Norte lança seu controverso foguete Kwangmyŏngsŏng-2. O satélite passou sobre Japão, o que provocou uma reação imediata do Conselho de Segurança das Nações Unidas, bem como dos países participantes das negociações do Diálogo a Seis.

2009 - Estreia de Bruno Senna na Série Le Mans (3ª colocação na etapa Barcelona).  

2010 - Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter atinge a fronteira México-Estados Unidos. É o maior sismo registrado na região desde 1992.

2010 - Lançamento do ônibus espacial Discovery (retorna em 20.04.2010).

2010 - Forte temporal no Rio de Janeiro provoca cerca de 210 mortes.

2011 - Presidenta Dilma Rousseff recebe 40 prefeitos de capitais e grandes cidades brasileiras.

2011 - Governo questiona solicitação da OEA pela construção da represa de Belo Monte, no Pará.

2012 - Comitê Olímpico Saudita não aprova mulheres dopais nas Olimpíadas de Londres.

2012 - Governo anuncia votação de projetos sobre Pacto Federativo.

2012 - Apple começa a vender aplicativos de jogos em sua loja no Brasil.

2013 - Inauguração da Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

2013 - Publicada lei que obriga pais ou responsáveis a matricular crianças de 4anos na pré-escola.

2013 - Coreia do Norte recomenda a evacuação das missões diplomáticas em Pionguiangue, devido à crise na Península, conforme a Convenção de Viena.

2013 - Papa Francisco pede “ação decisiva” contra abusos sexuais na Igreja.

2014 - Morreu José Wilker de Almeida, no Rio de Janeiro (RJ). Nascido em Juazeiro do Norte (CE), em 20.08.1944,  foi um ator, diretor, narrador, apresentador e crítico de cinema brasileiro. Considerado um dos maiores atores da sua geração, marcou época e personagens, no cinema, no teatro e na televisão.

2015 - Justiça determina a interdição da cadeia pública de Aquiraz (CE) após casos de meningite.

2015 - Papa Francisco lamenta violência no mundo na missa da Páscoa.

2016 - Rede Sustentabilidade lança a campanha “Nem Dilma Nem Temer, Nova Eleição é a Solução”.

2016 - Supremo Tribunal Federal determina fornecimento de pílula do câncer somente até o fim de estoque.

2016 - Justiça do Rio de Janeiro determina liberação da Uber na cidade.

2016 - Presidenta Dilma Rousseff lança o Programa “Hora do Enem”. 

2016 - O número de casos confirmados de microcefalia no Brasil chega a 1.046.

2016 - STF determina que Eduardo Cunha instale comissão de impeachment contra Michel Temer.

2017 - Cecília, uma chimpanzé argentina, é o primeiro ser vivo não-humano a receber um habeas corpus.

2018 - Arábia Saudita anuncia a abertura de seu primeiro cinema depois de mais de 35 anos.

2018 - Na Venezuela, presidente Nicolás Maduro classifica de “injustiça” processo contra Lula.

2018 - No Uruguai, o ex-presidente Julio Sanguinetti diz que governo Lula foi um dos mais corruptos.

2018 - Justiça do Paraná bloqueia bens da senadora Gleisi Hoffmann.

2018 - Distrito Federal inaugura primeiro hospital veterinário público da capital, em Taguatinga.

2018 - MEC suspende criação de cursos de medicina e anuncia redefinição da formação médica.

2018 - Força Aérea inicia transporte de venezuelanos de Roraima para outros estados.

2018 - O ex-presidente Lula se reúne com lideranças do PT em sindicato de São Bernardo do Campo.

2018 - O juiz federal decreta a prisão do ex-presidente Lula.

2018 - Defesa de Lula diz que vai tomar “todas as medidas legalmente previstas para evitar a prisão.

2019 - Trump diz que EUA estão “lotados” e que não aceitará mais pedidos de asilo.

2019 - ONU pede fim da violência na Líbia. 

2019 - Igreja Católica da Espanha apoia “cura espiritual” para homossexuais.

2019 - Morreu Gervásio Baptista, em Brasília (DF). Nascido em Salvador (BA), em 19.06.1923, foi um fotojornalista que ficou conhecido como o "fotógrafo dos presidentes". Registrou alguns dos mais importantes episódios da história brasileira e mundial.

2019 - Presidente Bolsonaro confirma que não haverá horário de verão em 2019.

2019 - Petrobras confirma venda da TAG para Engie e Caísse de Depôt por US$ 8,6 bilhões.

2020 - Manifestantes bolsonaristas protestam contra o governador paulista e quarentena.

2020 - Maurício de Sousa lamenta uso de Histórias em Quadrinhos (HQ) em ataque de ministro contra a China.

2020 - Suspensa a entrada de turistas e moradores no arquipélago de Fernando de Noronha.

2020 - Bolsonaro diz que usará caneta contra integrantes do governo que viraram “estrelas”.

2020 - Embaixada da China diz que declarações de Weintraub são “absurdas e desprezíveis”.

2020 - Brasil registra 54 novas mortes por coronavírus. O total de óbitos é 486.

2020 - Ministro Paulo Guedes defende congelamento de salário de servidores por dois anos.

2020 - Na Espanha, o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez fala em “economia de guerra” para Europa.

2020 - Nos EUA, Olavo de Carvalho cobra “vergonha na cara” do vice-presidente Hamilton Mourão.

2020 - Número de mortes por coronavírus nos EUA ultrapassa 8.500.

2020 - Presidente Maduro (Venezuela) envia carta ao povo dos EUA pedindo “cessação das sanções” contra Venezuela.

2020 - Equador usa caixões de papelão para suprir demanda de mortes por coronavírus.

2020 - Coronavírus começa a desacelerar em parte da França.

2020 - Papa Francisco diz que a vida é medida pelo amor.

2021 - Portugal reabre escola de ensino médio e museus.

2021 - Amazon pede desculpas após negar que entregadores urinam em garrafas de plástico.

2021 - Concorrentes ganham força e Netflix perde 31% de sua participação de mercado.

2021 - Nos EUA, médico Bradford Langenfeld disse que tentou ressuscitar George Floyd por cerca de “30 minutos”; FMI anuncia extensão do mecanismo de alívio da dívida para 28 dos países mais pobres; Vitória do Google em julgamento contra Oracle por direitos autorais; Anunciada a descontinuidade do Facebook Analytics (30/06/2021).

2021 - Na Inglaterra, o primeiro-ministro Boris Johnson revela estratégia para abrir as fronteiras.

2021 - Rev. Rose Hudson-Wilkin diz que Grã-Bretanha não é “modelo para outros países de maioria branca’.

2021 - Na Inglaterra, o jornal “The Gardian” critica o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

2021 - Japão envia equipe de patrulha para monitorar embarcações chinesas no estreito de Miyako.

2021 - Presidente Alberto Fernández pede que Rússia garanta “entrega regular de vacinas” à Argentina.

2021 - Chile amanhece com fronteiras fechadas e novo toque de recolher.

2021 - Na Rússia, presidente Vladimir Putin assina lei que permite concorrer a mais dois mandados.

2021 - A ex-ministra boliviana Maria Elza Pincker pede asilo político por suposta perseguição.

2021 - Venezuela confirma oito mortos em combates em 21/03/2021 ,a fronteira com a Colômbia.

2021 - Procuradoria Geral de Ancara anuncia a prisão de 10 almirantes da reserva após crítica ao governo.

2021 - Grécia reabre o comércio 2021.

2021 - LG anuncia que vai encerrar as operações no mercado de celulares.

2021 - Manifestantes fecham Ponte da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai,

2021 - Guatemala anuncia a compra de 16 milhões de doses da vacina russa Sputnik V.

2021 - Irã anuncia a prisão de suposto espião israelense.

2021 - Na Nigéria, grupo armado ataca prisão na cidade de Owerri e liberta mais de 1,5 mil pessoas.

2021 - No Sudão, passa de 40 o número de mortos em confrontos tribais na região de El-Geneína.

2021 - Em Moçambique, militares anunciam a retomada da cidade de Palma dos militantes islamitas.

2021 - Novo decreto do Rio Grande do Norte contempla escolas e abertura gradual do comércio.

2021 - Piauí lança programa que ajudará municípios a oferecer serviços de melhor qualidade.

2021 - Pernambuco abre inscrições para o 3º Funcultura Microprojeto Cultural.

2021 - TV Brasil estreia novela Os Dez Mandamentos.

2021 - Nível do Rio Solimões ultrapassa cota de alerta e causa inundações em Manacapuru (AM).

2021 - O vice-presidente Hamilton Mourão diz que celebrações religiosas são possíveis com máscara.

2021 - Alexandre Frota (PSDB-SP) protocola outro pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro.

2021 - Ministro Alexandre de Moraes (STF) mantém processo de impeachment contra Wilson Witzel.

2921 - Instituto Butantan entrega 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde.

2021 - Petrobras reajusta (a partir de 01/05/2021) preço do gás natural em mais de 30%.

TÚNEL DO TEMPO

Relembre Antônio Marcos  


 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário