sábado, 25 de outubro de 2025

DE OLHO NA LÍNGUA - Prof. Antônio da Costa (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 25.10.25)

O analfabetismo é um agravante ou uma agravante?

O analfabetismo, assim como falta de respeito, será sempre uma agravante na formação de qualquer personalidade. A exemplo de atenuante, a palavra agravante é feminina, apesar de muita gente boa usá-la como masculina, o agravante, o atenuante, doravante use a atenuante, a agravante. 

“Dar na telha” (Origem e etimologia)

A origem da expressão popular “Dar na telha” deu-se pela analogia entre a anatomia do corpo humano e anatomia de uma casa. Segundo o Professor Ari Riboldi,  telha, numa linguagem informal, pode significar cabeça ou mente. “Dar na telha” se diz quando uma pessoa age de modo irrefletido, quando toma atitudes sem refletir, de modo repentino, sem tomar as devidas precauções do resultado de suas decisões. 

Casa de alvenaria (Significado)

Alvenaria é mais uma das palavras árabes de nossa língua. Alvenaria vem de alvener”, que significa “aquele que constrói”; o pedreiro. Os dicionários registram uma lista bem grande de sinônimos de “alvener”: albanel, alvaner, alvanéu, alvanil, alvanir, alvaneiro, etc. 

Casa geminada

As casas geminadas são aquelas juntas, (de gêmeos), unidas, ligadas. Não existem casas germinadas. Germinadas (de germinação). 

Alparcata

Há três formas corretas para a designação desta espécie de calçado, cuja sola se ajusta ao pé por meio de tiras de couro ou de algum tecido: alpercata (com “e”), alparcata (sem “e”), por dissimilação e alpargata com “g”. Existem ainda as formas “apragata” e “alpragata” usadas pelas pessoas incultas. Existe também a forma alparca, desusada no Brasil. Alpargata é formação do vasconço  “abarca” pelo árabe al-bargat. 

Mocambo ou Mucambo?

Mucambo é a grafia correta. Trata-se de um substantivo próprio locativo, que significa couto (coito) de escravos fugidos na floresta, quilombo, cerrado de mouta (moita). Mucambo é também uma cidade do Ceará. 

Mungido X Mugido

Mungido (com “n” intermediário) é particípio substantivado de mugir. Mungir significa ordenar, sugar, extrair naturalmente ou por meio mecânico das tetas (úberes) das vacas, que produzem o gostoso e perfumado leite mungido. Já mugido (sem “n” intermediário) é particípio substantivado do verbo mugir; a voz da vaca e, em geral, dos bovídeos (bovinos); berro do gado, bramido. 

Cédula ou Sédula?

Moeda cédula (com c) significa nota, dinheiro. Ex.: Recebi meu salário em cédulas de cinquenta reais. Sédula (com s) significa diligente, cuidadosa, ativa, ou um termo para um documento de identificação em alguns lugares, como a cédula de identidade em Bonaire. A distinção é importante, pois a palavra cédula (com c) refere-se a bilhetes ou notas como dinheiro. Cédula pode ser também o feminino de sédulo (cuidadoso, ativo, diligente, etc.) 

Palavras que muitas pessoas erram na grafia e na pronúncia

Benjamin (e não, Beijamim), Ildefonso (Idelfonso), Hildebrando (Hidelbrando), Meteorologia (Metereologia), mendigo (mendingo e muito menos mindingo), mortadela (mortandela), Ximenes (Ximendes), sobrancelha (sombrancelha). 

Corrigenda

Na semana passada, no tópico “Amazonas (lenda grega)”, falha na digitação ocasionou erro no uso das palavras cavaleiro e cavalheiro. FRASE CORRIGIDA: “...Amazona é também o feminino de cavaleiro. Não confundir com a palavra cavalheiro, cujo feminino é dama. 

Válido = Valido?

Não. Válido = sadio, vigoroso. Valido = protegido. 

Zumbido = Zunido?

Zumbido = sussurro de insetos, abelhas. Zunido = som agudo do vento. 

Vadear = Vadiar?

Não. Vadear = passar ou atravessar a pé ou a cavalo (um rio). Vadiar – Vagabundear.

 

(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (088) 99373-7724.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário